Buscar

PAINEL meu autor favorito

Prévia do material em texto

TEMA: MEU AUTOR FAVORITO É AQUELE DO MEU BOLO PREFERIDO.
Palavras iniciais
O interesse em desenvolver esse projeto de intervenção pedagógico deu-se pelo fato de estar atuando na educação fundamental como pratica de observação pedagógica, a participação efetiva na escola enquanto caminho para o aprendizado e enriquecimento pedagógico na pratica na elaboração de projeto interdisciplinar, valorizando a construção dos saberes direcionando novos desafios.
A profissão de educar é uma conquista diária todos os dias o educador com os alunos adentra em um universo complexo chamado conhecimento e a sala de aula é o local onde caminhos novos vão sendo conquistados cheios de desafios, sensações até fracasso.
O fracasso é um quebra cabeça sem montar, mas quando as peças são remanejadas a possibilidade de aprendizado é rica e novas hipóteses surgem.
As mudanças surgem, através de motivação, compreensão dinamismo e são extremamente importantes é preciso empenho para o desconhecido quando houver possibilidade de novas experiências.
“Mesmo quando termina os sonhos não se joga no lixo”.
 Pedro bandeira
 JUSTIFICATIVA
 
O projeto foi elaborado após uma organização da equipe gestora e professores em torno da pratica pedagógica que realizou uma fera com materiais didáticos propondo apresentação de materiais didáticos e diversas obras literárias de diferentes autores. Com o objetivo de formação de habilidade fundamental como leitura critica, escolhas individuais e formação de opiniões e convívio social.
“As atividades pedagógicas desenvolvidas após a fera literária foi observada e pensando na metodologia de projetos como questão de aprendizagem e a construção de conhecimento nasce o projeto pedagógico.” “Meu autor favorito é aquele do meu bolo preferido”.
Com base de estudo em pedagogia de projetos como construção de conhecimento e diversidade de ideias e caminhos a ser percorridos usando a importância da leitura em atividades desencadeada em projeto.
“acreditamos que para isso existem os educadores, exercito único capaz de lutar, de saltar seu grito ao vento pela solidariedade, respeito, pela justiça, pelo amor e pela liberdade, buscando em qualquer lugar a paz, a vida.”
OBJETIVO GERAL
Apreciar e ler vários tipos de vitórias, contos, fabula história em quadrinhos, etc.
Formar leitores que respeitem diferentes tipos de textos e diferentes autores.
Conhecer a obra em sua totalidade capa, ilustrações, autores, conteúdos, contexto, moral, leitura e releitura. Considerar os contos como patrimônio cultural.
Valorizar a produção de texto e respeitar a dos outros alunos.
Formar leitores que respeitem diferentes tipos de textos e diferentes autores.
Conhecer a obra em sua totalidade capa, ilustrações, autores, conteúdos, contexto, moral, leitura e releitura. Considerar os contos como patrimônio cultural.
METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE TRABALHO
A constituição deste projeto se deu por meio de extensão, que constitui um processo de formação continuada dos alunos enquanto leitores em desenvolvimento o interesse pela leitura como fonte prazerosa e incentivadora do conhecimento de mundo na vida escolar do educando.
Empenho em estudar, refletir e discutir o projeto “meu autor favorito” vem como um subsidia para o educador desenvolver experiência desafiadora e inovada dentro do contexto curricular.
A pedagogia de projetos está atrelada aos (PCN) de ensino fundamental e ensino médio a palavra “projeto” tornou-se uma ordem. Tendo como instrumento auxilia a prática pedagógica.
“uma opção metodológica que considera a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento e valoriza suas experiências, sem conhecimento prévio e a interação professor-aluno (...). Desenvolvendo na educação a capacidade de proporcionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de iniciativas e cooperativamente em função de metas eleitas, governo, estabelecerem critérios e eleger princípios éticos (Parâmetros curriculares nacionais introdução vol. 1-p 94)”.
Sugestões de atividades
-atividades debates sobre os personagem quem são? Por quê? Qual você se identificou?
-atividades em grupos- criando livros de receitas, organizando escritos desenhos e pintura.
-atividade fantasias dos personagens escolhidos confecção.
-pesquisa sobre contos de fada em jornais ,interne te,dicionários e outros livros.
-atividade de releitura com final diferente do autor.
-atividades de matemática sobre tempo, espaço, datas. Problemas e soluções.
-atividade de ciência natureza vegetação, solo clima etc.
-atividades histórias passado, presente futuro. Pesquisa de tipos de textos em datas diferentes.
-atividade conta de fada pelo aveso.
-atividade quem é quem? Autor, ilustrador, desenhista etc.
Avaliação
Avaliação da aplicação das atividades será diária através da observação.
O desempenho e interesse dos alunos serão avaliados individualmente como também no coletivo. O professor deve estar atento a cada detalhe desenvolvida pelo aluno os esquemas motores, corporal noções de espaços, aptidões físicas e emocionais ritmo etc.
Estimular os alunos a desenvolver dicção, a imaginação, interesses curiosidade, observar novas palavras, pesquisa, trabalho coletivo etc.
Respeitos mutuam, equilíbrio dialoga entre os alunos e elaboração das matérias valororizando o coleguismo.
Considerações finais
As narrativas estão vivas e presentes como forma de oralidade ou nos velhos classicos, dos autores conhecidos. Os contos infantis são representação de vidas como a maneira de ver o mundo em nosso redor.
No universo literário os sujeitos são participantes ativos e adentram em um universo imaginário, rico em cores no qual os personagens criam vidas, objetos se comunicam e os leitores devem estar atentos a perceber cada detalhe.
A literatura não é apenas um conto de fada, mas uma forma de expressão e compreensão do mundo, por meio de temas diverso e amoral que o autor relata em cada história.
Foi possível perceber que é necessário repensar sobre a função pedagógica enquanto pratica de ensino. A realidade é diferente da pratica e os recursos se fazem necessário como fonte de aprendizagem um exemplo são os livros.
Ao finalizar está pesquisa percebo o quanto é difícil envolver as famílias a pratica de projeto, mas com esforço dos alunos e atuação participativa do professor como mediador.
REFERÊNÇIAS BIBLIOGRAFICAS
 BUSCA:PEDRO BANDEIRA/ESTANTE VIRTUAL
https://www.estantevirtual.com.br>livros
-Pedro Bandeira-biografia do escritor brasileiro-InfoEscola
HTTPS://www.infoescola.com>pe...
-vida e obra Pedro Bandeira.you tube
HTTPS://wwwyoutube.com/watc?yhlwrtknul
-literatura infantil/incentivo a leitura
Pedro bandeira texto do livro 6.
www.multirio.rj.gov.br/idex...
1705-pedro-bandeira-o-misterio-da-fabrica-de –livros.
-Baú das histórias e poemas de Pedro bandeira
baudashistoriaspoemas.blogspot.com>...
FOLHA DE DEBATE LITERATURA INFANTILCOM AUTORES PERO BANDEIRA E HELOISA 
m.folha.uol.com.br>ilustrada> 2013/05
-FRASES DE PEDRO BANDEIRA ESCRITOR DO MUNDO INFANTIL
Https://m.mensagenscomamor.com>Fras...
-CENTRO MAIEUTICA DE PSICOLOGIA APLICADA
WWW.CENTROMAIEUTICA.COM.BR
-PCN- VOLUME 1-PG 94.
- PEDAGOGIA DEPROJETO INTERDISCIPLINARES ( TÂNIA DIAS QUEIROZ- MARCIA M.V. BRAGA E ELAINE PENHA LEICK)
 
 
.

Mais conteúdos dessa disciplina