Buscar

EXERCÍCIO 01 FUNDAMENTOS DA ADMISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 01
RH + LOGÍSTICA:
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
DATA - 06/04/2020 
PROFESSOR: David-RH-SALA 15
ALUNA: Leliane Santos de Alcântara
1) Um resumo das páginas 13 à 19
Com base nos conceitos apresentados, foi concebida uma definição de administração: “consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazos e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. 
As estratégias consistem na alocação dos recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação racional dos recursos”. 
14 Unidade I Revisão: Alessandro - Diagramação: Márcio - 28/04/11 - 2ª revisão: Andréia - Diagramador: Jefferson - 05/05/11 // 3ª Revisão: Alessandro - Correção: Márcio - 30/05/2011 1.2 O administrador Ao analisar a atuação do administrador, Stoner (1999) propõe uma classificação de acordo com 
o 
nível que ocupa na organização: gestores de primeira linha, gestores médios e altos gestores, bem como pelas responsabilidades por atividades organizacionais que lhes são atribuídas: administradores funcionais e gerais. 
Os administradores gerais atuam em micro e pequenas empresas, sendo responsáveis por todas ou, pelo menos, por um grupo de áreas funcionais da empresa, bem como por todas as equipes alocadas para estas funções. 
Já os gestores médios estão localizados no nível intermediário da pirâmide e são responsáveis pelos gestores de primeira linha e, eventualmente, pelo comando direto de trabalhadores operacionais. 
Por fim, os altos gestores, denominados pelo termo inglês CEO (Chief Executive Officer), também podendo ser chamados Presidente, Vice‑Presidente, ocupam o cargo mais alto na pirâmide organizacional, são responsáveis pelo direcionamento estratégico global da organização e por seus recursos disponibilizados. 
Além destes procedimentos, realizará pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, além de outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos. 
De acordo com pesquisa realizada em empresas, estas são algumas características vistas como fundamentais ao perfil de um bom administrador moderno: [...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; 
Segundo Katz (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional, assim como da sua compreensão e capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. 
exigência técnica diminui, mas continua presente no nível tático, devido ao relacionamento direto com o nível operacional, de forma a instruir e transmitir as diretrizes para o estabelecimento de objetivos e metas; 
Segundo Chiavenato (2000), habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.” Estas habilidades são necessárias em todos os níveis da organização, pois o gestor necessita de eficiência nas relações interpessoais com a sua equipe, desde a necessidade de estimular a participação de todos os colaboradores, no estabelecimento de objetivos e estratégias organizacionais; 
Porém, ainda muito significativa, devido à necessidade de entendimento, pelos gestores funcionais, do conteúdo do planejamento estratégico da organização, da mesma forma, que de sua participação na sua elaboração. 
19 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Revisão: Alessandro - Diagramação: Márcio - 28/04/11 - 2ª revisão: Andréia - Diagramador: Jefferson - 05/05/11 // 3ª Revisão: Alessandro - Correção: Márcio - 30/05/2011 1.2.3 Competências pessoais do administrador Costuma‑se afirmar que o bom gestor tem que ter atitude. 
Isto é, ele tem que ser um agente de mudança na organização e estar à frente do desenvolvimento da organização nos aspectos relacionados à estratégia, processos, cultura, criatividade e inovação, de forma a aumentar ou manter a competitividade diante do conturbado, dinâmico e volátil ambiente organizacional. 
A capacidade de analisar as situações problemáticas, observar, identificar as causas, planejar e controlar a execução dos procedimentos para solucioná‑las, viabiliza a atuação do profissional à frente das organizações.
2) Responder as questões abaixo.
a) Origem do conceito teorias da administração.
 • Governar organizações total ou parcialmente.
 • Processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar a aplicação dos recursos organizacionais. 
• Alcançar os objetivos organizacionais de forma eficiente e eficaz, ou seja, de maneira efetiva.
 • Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformálos em ação organizacional por meio do processo administrativo
b) O que é e para que serve o 5W2H? 
A 5W2H é uma ferramenta de gestão empregada no planejamento estratégico de empresas. Ela parte de uma meta para organizar as ações e determinar o que será feito para alcançá-la, por qual razão, por quem, como, quando e onde será feito, além de estimar quanto isso custará.
c) O que compreende o nível operacional?
 O nível operacional compreende o nível de execução existente em todas as áreas funcionais da organização. Neste estágio, cada objetivo tático das áreas será transformado em diversos objetivos operacionais e convertido em metas operacionais.
d) Segundo Katz (1986), as três categorias de habilidades imprescindíveis para o bom desempenho do administrador. Quais são elas? 
são as técnicas, as humanas e as conceituais.

Continue navegando