Buscar

Estudo de Caso: Desafios de Liderança

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES 
 Esta avaliação deve ser respondida pelo(a) aluno(a) e devolvida em formato PDF; 	 
 A postagem da avaliação deve ser feita no SIA/SAVA, no item “Trabalhos da Disciplina”; 	
 O prazo limite para a postagem é até 14 de maio, às 23h59; 
 A avaliação é constituída de 04 (quatro) questões, as quais deverão ser respondidas a partir das informações do caso motivador apresentado abaixo; 	 
 Não serão aceitos os envios feitos em desacordo com estas orientações. 
BOA PROVA!
CURSO: ADMINISTRAÇÃO / GESTÃO DE RH / CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
PROFESSOR (A): 
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ALUNO(A):
TURMA: 3001 TURNO NOITE 
DATA: 13/05/2020
AV1
Nota dos trabalhos: _______________
Nota da Prova: _______________
Nota Final: _______________
Assinatura Profª.: ________________________ 
COMPOSIÇÃO DA AV1
ESTUDO DE CASO – VALOR 10,0 PONTOS
ESTUDO DE CASO
Marina tem 37 anos de idade, é solteira e trabalha na organização “X” há cinco anos. Selecionada como digitadora da seção de cobrança, cargo que ocupou por dois anos e meio. Como teve excelente desempenho como digitadora, apresentando sempre um trabalho de ótima qualidade e feito com grande rapidez, tão logo vagou um cargo superior ao seu, foi promovida por merecimento. Inesperadamente, a responsável pelo setor de digitação foi acometida de esgotamento nervoso e, por ordens médica, foi obrigada a afastar-se do trabalho. Naquele momento, o responsável pela área se viu obrigado a substituir sua líder doente, propôs ao departamento de recursos humanos que promovesse Marina. Quando comunicada pelo fato, a recém-promovida Marina, mostrou significativa insegurança diante de novas responsabilidades. Depois de seis meses em seu novo posto, as coisas não corriam tão bem como se esperava. Eram constantes as reclamações de seus colaboradores sobre a inabilidade de tratar com as pessoas. Frequentemente gritava com seus colaboradores, quando era contrariada tinha reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores, perdia as estribeiras. Os demais setores que dependiam do serviço de digitação se queixavam que o serviço além de ter má qualidade, também atrasava. Marina quando ia conversar com sua equipe, sempre cobrava as metas, prazos e o fechamento dos relatórios. Chamada para uma conversa, Marina contou que antes de trabalhar nesta empresa sempre havia ocupado funções de auxiliar administrativo. Em uma delas, havia se negado a assumir o posto de encarregada de serviço porque as pessoas a quem deveria supervisionar eram pessoas de difícil convivência e ela não estava disposta a ter problemas com colegas de trabalho. Preferia tocar atividades rotineiras, pois no trabalho os trabalhos a resolver eram simples e não exigiam muito esforço intelectual. Sentia que não tinha jeito nem motivação para o cargo de líder, que não nasceu com competência para tal, que seus colaboradores não a respeitavam e nem a obedeciam de bom grado. Trata-se de um tipo de pessoa que prefere receber ordens. 
(texto retirado da internet, com adaptações) 
QUESTÃO 1 (2,5 PONTOS)
O fato de Marina ter sido promovida a função a qual ela não tinha identificação, fez com que Marina modificasse uma marca que tinha no seu trabalho, da agilidade, o mesmo passou a ser lento. A que isso se deve? 
Resposta: 
Se deve à falta de uma boa estratégia a composição da função em questão. Como;
1º - Já que a empresa tinha uma excelente funcionaria para ocupar a vaga existente no momento. Seria necessário realizar um treinamento com o profissional antes de ocupar a função em aberta. Assim o mesmo estaria apto a ocupar a vaga em questão.
2º - Poderia ser feito uma adesão de um processo interno para a ocupação da função e identificar o funcionário mais apto em ocupar a vaga.
3º - Deveriam realizar uma possível entrevista com a mesma para analisar seu comportamento como líder e assim treina-la para a função ou descartar a possibilidade de lhe dá a promoção.
QUESTÃO 2 (2,5 PONTOS)
As reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores, perdia as estribeiras que Marina tinha quando contrariada, refere-se aos seus sentimentos ou suas emoções? Justifique sua escolha.
Resposta:
Refere-se a sua emoção. Pois as emoções são transmitidas a segunda ou terceira pessoa. Podendo muitas das vezes não ser percebida pela primeira pessoa e sem um possível controle sobre si mesmo a uma ação não desejada muitas das vezes. Transmitindo assim.... Uma imagem negatividade ou positividade com sua ação. No caso de Marina é uma emoção e comportamento negativo a ser passado dentro de uma instituição.
Já o sentimento é aquilo que não podemos vê e sim sentir. Sem serem percebidas muitas das vezes pela segunda ou terceira pessoa. Obtendo uma oportunidade de pensar no que pode ser feito com o seu sentimento para uma atitude visível ao seu próximo.
QUESTÃO 3 (2,5 PONTOS)
No estudo de caso, Marina refere que não nasceu com competência para liderança. Podemos dizer que a liderança é faz parte da sua personalidade ou é uma característica de comportamento? Comente sobre sua escolha.
Resposta: 
É uma característica de comportamento: Temos várias características de um bom líder. Ex:
Temos os líderes que já nascem com a competência e assim obtendo uma soma em sua personalidade nessa característica, passando a facilidade de conduzir uma liderança.
Por outro lado, também. Temos aquele líder que é trabalhado o seu comportamento para uma liderança bem-sucedida. É admirável quando uma empresa reconhece seus funcionários com excelentes comportamentos e resultados positivos nas suas atividades exercidas (Refiro-me as atividades exercidas como Marina antes de liderar). Mas admirável ainda..., quando uma empresa prepara aquele funcionário sem habilidade de liderar e assim transforma-lo em uma referência de liderança. Somando para o crescimento da empresa e da equipe.... Precisara de bons investimentos. Como treinamento e possíveis convivências com a atividade em vista. 
QUESTÃO 4 (2,5 PONTOS)
Os líderes desenvolvem duas estruturas do comportamento. Podemos dizer que o comportamento de Marina é voltado para qual? Explique o estilo escolhido.
Resposta: 
A Marina é voltada para a liderança centrada na produção, focada nos resultados do trabalho pois o seu trabalho sempre foi voltado aos resultados de sua empresa. Contudo isso atrapalha a desenvoltura de uma boa liderança da qual deseja ou não obter um dia. Quando um líder foca apenas em resultado ele esquece que está lhe dando com pessoas e não consegue chegar no resultado desejado apesar de uma empresa ter as melhores tecnologias, mas quem conduz elas são os serem humano. E para ter um excelente resultado um líder precisa ter a sua equipe consigo e por isso deve-se atentar para os detalhes da motivação e envolvimento do grupo. O trabalho bem desenvolvido é realizado por pessoas e isso é necessário trabalhar com o bem-estar delas e para isso devolve-se é necessário ter um equilíbrio entre o foco nos resultados e as relações humanas no trabalho.
Por outro lado, vejo também que... A liderança é a influência em uma situação do processo de comunicação atingindo a meta desejada. Podendo obter um excelente Líder por trás de um resultado positivo esperado por sua equipe liderada.
VANESSA CARSOSO!

Continue navegando