Buscar

Psicologia Aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia – Aula 02 – A equipe Multiprofissional e o Trabalho Interdisciplinar – P1
1) O campo da saúde se desenvolveu a partir da racionalidade médica, motivada pela ciência moderna, influenciando a constituição do objeto da saúde. Entre os modelos de saúde, qual deles diz respeito à separação do corpo das demais dimensões da vida, focando apenas nas regularidades do funcionamento corporal e nos agentes capazes de causar desequilíbrios?
Modelo biomédico.
Resposta correta
A racionalidade médica formulou suas concepções de saúde e adoecimento a partir do paradigma científico da modernidade, reduzindo o adoecimento aos componentes biológicos, o que focaria apenas no modelo da lesão, da patologia, formando um modelo biomédico de saúde/doença, que busca a relação causa-efeito e a compreensão das regularidades que podem ser desequilibradas.
Essa concepção foi questionada pelo modelo multicausal e dos determinantes sociais para valorizar a prevenção e a promoção de saúde, considerando fatores ambientais, políticos, econômicos e sociais, pois os processos de adoecimento são resultado de múltiplos fatores. Assim, considerou-se a complexidade dos processos de saúde e doença para além de uma visão de normalidade e patológico enquanto regularidades de um organismo fechado em si mesmo, formado por leis universais.
2) A mudança na concepção de saúde redefine o trabalho nesse campo, na medida em que a crítica, a especialização e o caráter focado na cura da doença implicavam um olhar fragmentado e reducionista. A compreensão da complexidade do fenômeno colocou a necessidade de abordagens interdisciplinares no campo da saúde. Essa transformação aponta para uma construção de outras práticas em saúde e do trabalho profissional. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
O trabalho multiprofissional se torna importante para operacionalizar práticas de saúde que considerem um olhar global.
Resposta correta
O trabalho interdisciplinar diz respeito a uma valorização da integração e da inter-relação dos saberes, rompendo com uma lógica disciplinar e especializada do conhecimento, para um processo dialógico de construção de novas práticas e saberes sobre o cuidado. Esse processo acompanha mudanças na formação e atuação profissional, para que se considere a prática colaborativa com foco na integralidade do sujeito usuário da saúde. Por isso, não é a mera presença de diferentes disciplinas em um contexto profissional que torna a prática interdisciplinar, dado que cada um pode ainda atuar partir de seu contexto disciplinar. A ruptura das fronteiras disciplinares demanda olhar o sujeito de forma global, ampliada e contextual, que saia do modelo unicausal, pautado na racionalidade biomédica, para um modelo multicausal.
3) A interdisciplinaridade tem sido colocada como uma necessidade, diante da consciência da complexidade e do caráter multifacetado das relações humanas e não humanas. Esse debate emerge no momento em que há uma demanda por reestruturação do trabalho em equipes e da produção do conhecimento. Considerando esse debate, é correto afirmar que a interdisciplinaridade:
Religa os saberes por meio do olhar integral e do diálogo ampliado.
Resposta correta
A interdisciplinaridade tem sido apresentada como um caminho para a construção de um olhar ampliado, com ênfase na ideia de integralidade. Essa perspectiva procura romper com a fragmentação do conhecimento promovida pela disciplinarização do conhecimento, bem como com a cisão teoria-prática propiciada entre a produção do conhecimento e a aplicação deste, contrariando a homogeneização conceitual e teórica. A religação entre saberes e práticas tem demandado maior integração e diálogo entre áreas que foram separadas no desenvolvimento da ciência moderna. Com isso, fortalece-se o trabalho em equipe de forma dialógica, integrada e relacional para a produção de novos saberes.
4) O pensamento científico se desenvolve a partir de paradigmas que vão constituindo as condições de possibilidade de produção do conhecimento e de desenvolvimento das metodologias e teorias de cada campo. A interdisciplinaridade emerge em meio a críticas à racionalidade hegemônica, que levou à divisão disciplinar dos fenômenos e, consequentemente, à formação profissional especializada e fragmentada. Nesse contexto, qual é o paradigma que influencia a constituição da interdisciplinaridade enquanto ferramenta metodológica e epistemológica?
Paradigma da complexidade.
Resposta correta
O paradigma científico se constitui na modernidade como um paradigma, o paradigma da modernidade, a partir do cartesianismo e do pensamento comteano. Esse paradigma propiciou a formação do conhecimento em disciplinas que reivindicavam um objeto e um método próprios para se chamarem de ciência. Por isso, entendeu-se que a ciência deveria ser positiva, no sentido de produzir conhecimento a partir dos métodos das ciências naturais para o progresso e desenvolvimento, como desenhou Comte. Além disso, foi pautado na cisão entre mente e corpo, o dualismo cartesiano, que constituiu e atravessou as ciências nascentes do século XIX, consequentemente levando à redução da complexidade da perspectiva de que os fenômenos podem ser separados e analisados. Contemporaneamente, as mudanças sociais e econômicas têm demandado revisões do processo de conhecimento e da prática profissional. Por isso, o desenvolvimento do paradigma da complexidade se apresenta como uma outra proposta epistemológica para a produção do conhecimento e a formação profissional.
5) A prática cotidiana da área da saúde é formada por diferentes profissionais com formações diversas. Esse modelo de trabalho em equipe forma um espaço multiprofissional, em que diversos saberes são colocados em contato para o planejamento do trabalho. Levando em conta essa configuração do espaço de trabalho em saúde, assinale a alternativa correta:
Os processos de saúde/doença demandam uma visão holista e plural que envolve a inter-relação de diferentes campos do conhecimento.
Resposta correta
A saúde é um campo que está relacionado à complexidade e pluralidade, por isso envolve ações com visão integral e holista, evitando reducionismos causa-efeito. Como o objeto dessa área está situado em diferentes campos de conhecimento, a dimensão da interdisciplinaridade se torna fundamental. A formação de equipes multiprofissionais possibilita a expressão da integração entre as disciplinas, indo além da ideia de mera reunião de diferentes áreas que teriam suas ações presas a um modelo especializado disciplinar. Por isso, tem-se colocado a construção de modelos de formação profissional e partilha de conhecimentos para que se possa trabalhar em uma perspectiva integradora.

Continue navegando