Logo Passei Direto
Buscar

BDQ Conceitos e História da Psicopedagia

User badge image
JNelson Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao considerarmos as funções de um psicopedagogo clínico, com todas as etapas que precisam ser realizadas em um atendimento, notamos o compromisso do profissional.
Analise as asserções a seguir: I. Em uma avaliação psicopedagógica, realiza-se uma entrevista com pais e/ou responsáveis para identificar os motivos da queixa, o material que precisará ser utilizado, a duração das sessões ou encontros, os horários e as hipóteses para uma melhor observação e análise do(s) sintoma(s). PORQUE - II. Realizando primeiramente essas ações, o psicopedagogo terá condições de executar um trabalho eficiente, com uma prática interventiva que possibilitará resultados satisfatórios e úteis. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as asserções.
I. Em uma avaliação psicopedagógica, realiza-se uma entrevista com pais e/ou responsáveis para identificar os motivos da queixa, o material que precisará ser utilizado, a duração das sessões ou encontros, os horários e as hipóteses para uma melhor observação e análise do(s) sintoma(s).
II. Realizando primeiramente essas ações, o psicopedagogo terá condições de executar um trabalho eficiente, com uma prática interventiva que possibilitará resultados satisfatórios e úteis.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
Ambas verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Ambas verdadeiras, segunda não justifica primeira.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas

Sabemos que o trabalho hospitalar é também uma modalidade de atuação para o psicopedagogo.
Dessa forma, leia e analise as afirmacoes abaixo: I. A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo que, em razão de sua formação interdisciplinar, é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade. II. A atuação do psicopedagogo nos hospitais tornou-se inviável e gerou algumas confusões, pois, ao invés de trabalhar com formação específica do professor de classe especial, acabou assumindo as suas funções. III. A alternativa de apoio educacional psicopedagógico ao paciente internado é interessante para assegurar-lhe uma boa recuperação em meio à inquietação oriunda da preocupação em relação ao tratamento recomendado e ao tempo de hospitalização. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo que, em razão de sua formação interdisciplinar, é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade.
II. A atuação do psicopedagogo nos hospitais tornou-se inviável e gerou algumas confusões, pois, ao invés de trabalhar com formação específica do professor de classe especial, acabou assumindo as suas funções.
III. A alternativa de apoio educacional psicopedagógico ao paciente internado é interessante para assegurar-lhe uma boa recuperação em meio à inquietação oriunda da preocupação em relação ao tratamento recomendado e ao tempo de hospitalização.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.

Vimos que o psicopedagogo nas organizações (empresas) pode assumir diversas funções.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: I. A Psicopedagogia na organização pode orientar ações avaliando a aprendizagem profissional, propondo e coordenando cursos de atualização que atendam às necessidades específicas desse espaço. II. A contribuição do psicopedagogo no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico organizacional. III. O psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ação se dá com o objetivo de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos e criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. A Psicopedagogia na organização pode orientar ações avaliando a aprendizagem profissional, propondo e coordenando cursos de atualização que atendam às necessidades específicas desse espaço.
II. A contribuição do psicopedagogo no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico organizacional.
III. O psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ação se dá com o objetivo de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos e criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.

A educação não é um processo neutro, pois se acha comprometida com o espaço político e econômico, com uma ideologia que se impõe acima da vontade humana perfazendo todos os anseios da classe dominante.
Nesse contexto, não é função social da escola:
Ser decisiva no processo de democratização de uma sociedade, pois tem presença em qualquer projeção que se faça do futuro.
Ser variável conforme interesses de sistemas superiores, pois produz nos indivíduos socializantes conceitos e formas de agir autônomos, favorecendo aos preceitos da homogeneidade da vida coletiva.
Ser influenciada por aspectos exteriores a ela, em um processo histórico, se configurando, nesse sentido, como um elemento propício à coação social e se tornando, na maioria das vezes, um aparato hierárquico e seletivo.
Apresentar condição para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria; sendo, nesse caso, relevante a sua independência/liberdade e autoconstrução, dentro dos espaços de dominação existenciais.
Possibilitar uma real participação do povo enquanto sujeito de um processo cultural, já que o processo de aprendizagem é efetivado quando a ação educativa for permeada de uma reflexão sobre o ser humano e seu meio de vida, seu contexto social.
A alternativa D sugere que a escola deve apresentar condições para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria, o que não é uma função social da escola.

(Adaptado de Ibade, Prefeitura de Vilhena, RO, Psicopedagogo, 2019). Há cerca de 40 anos, a Psicopedagogia despertou a atenção de educadores e outros profissionais que trabalham com processo de ensino e aprendizagem ou que têm contato com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que corresponde à caracterização e à atuação profissional do psicopedagogo:
É o profissional que atua e atende os alunos para reforço escolar, e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional responsável por educar os estudantes de séries iniciais apenas e por introduzir o novo aluno no mundo da educação, mas não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional que estuda e entende os princípios e métodos de ensino, da gestão de escolas e da condução dos assuntos educacionais, mas não tem a obrigação de garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional que tem a oportunidade de identificar problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino, bem como garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional impossibilitado de identificar possíveis situações de desempenho escolar dos alunos e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
O psicopedagogo é um profissional que tem a capacidade de identificar problemas que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos no processo de ensino e aprendizagem. Ele busca alternativas para melhorar esse processo, garantindo que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos pelos alunos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao considerarmos as funções de um psicopedagogo clínico, com todas as etapas que precisam ser realizadas em um atendimento, notamos o compromisso do profissional.
Analise as asserções a seguir: I. Em uma avaliação psicopedagógica, realiza-se uma entrevista com pais e/ou responsáveis para identificar os motivos da queixa, o material que precisará ser utilizado, a duração das sessões ou encontros, os horários e as hipóteses para uma melhor observação e análise do(s) sintoma(s). PORQUE - II. Realizando primeiramente essas ações, o psicopedagogo terá condições de executar um trabalho eficiente, com uma prática interventiva que possibilitará resultados satisfatórios e úteis. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as asserções.
I. Em uma avaliação psicopedagógica, realiza-se uma entrevista com pais e/ou responsáveis para identificar os motivos da queixa, o material que precisará ser utilizado, a duração das sessões ou encontros, os horários e as hipóteses para uma melhor observação e análise do(s) sintoma(s).
II. Realizando primeiramente essas ações, o psicopedagogo terá condições de executar um trabalho eficiente, com uma prática interventiva que possibilitará resultados satisfatórios e úteis.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
Ambas verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Ambas verdadeiras, segunda não justifica primeira.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas

Sabemos que o trabalho hospitalar é também uma modalidade de atuação para o psicopedagogo.
Dessa forma, leia e analise as afirmacoes abaixo: I. A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo que, em razão de sua formação interdisciplinar, é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade. II. A atuação do psicopedagogo nos hospitais tornou-se inviável e gerou algumas confusões, pois, ao invés de trabalhar com formação específica do professor de classe especial, acabou assumindo as suas funções. III. A alternativa de apoio educacional psicopedagógico ao paciente internado é interessante para assegurar-lhe uma boa recuperação em meio à inquietação oriunda da preocupação em relação ao tratamento recomendado e ao tempo de hospitalização. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo que, em razão de sua formação interdisciplinar, é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade.
II. A atuação do psicopedagogo nos hospitais tornou-se inviável e gerou algumas confusões, pois, ao invés de trabalhar com formação específica do professor de classe especial, acabou assumindo as suas funções.
III. A alternativa de apoio educacional psicopedagógico ao paciente internado é interessante para assegurar-lhe uma boa recuperação em meio à inquietação oriunda da preocupação em relação ao tratamento recomendado e ao tempo de hospitalização.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.

Vimos que o psicopedagogo nas organizações (empresas) pode assumir diversas funções.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: I. A Psicopedagogia na organização pode orientar ações avaliando a aprendizagem profissional, propondo e coordenando cursos de atualização que atendam às necessidades específicas desse espaço. II. A contribuição do psicopedagogo no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico organizacional. III. O psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ação se dá com o objetivo de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos e criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
I. A Psicopedagogia na organização pode orientar ações avaliando a aprendizagem profissional, propondo e coordenando cursos de atualização que atendam às necessidades específicas desse espaço.
II. A contribuição do psicopedagogo no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico organizacional.
III. O psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ação se dá com o objetivo de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos e criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.

A educação não é um processo neutro, pois se acha comprometida com o espaço político e econômico, com uma ideologia que se impõe acima da vontade humana perfazendo todos os anseios da classe dominante.
Nesse contexto, não é função social da escola:
Ser decisiva no processo de democratização de uma sociedade, pois tem presença em qualquer projeção que se faça do futuro.
Ser variável conforme interesses de sistemas superiores, pois produz nos indivíduos socializantes conceitos e formas de agir autônomos, favorecendo aos preceitos da homogeneidade da vida coletiva.
Ser influenciada por aspectos exteriores a ela, em um processo histórico, se configurando, nesse sentido, como um elemento propício à coação social e se tornando, na maioria das vezes, um aparato hierárquico e seletivo.
Apresentar condição para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria; sendo, nesse caso, relevante a sua independência/liberdade e autoconstrução, dentro dos espaços de dominação existenciais.
Possibilitar uma real participação do povo enquanto sujeito de um processo cultural, já que o processo de aprendizagem é efetivado quando a ação educativa for permeada de uma reflexão sobre o ser humano e seu meio de vida, seu contexto social.
A alternativa D sugere que a escola deve apresentar condições para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria, o que não é uma função social da escola.

(Adaptado de Ibade, Prefeitura de Vilhena, RO, Psicopedagogo, 2019). Há cerca de 40 anos, a Psicopedagogia despertou a atenção de educadores e outros profissionais que trabalham com processo de ensino e aprendizagem ou que têm contato com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que corresponde à caracterização e à atuação profissional do psicopedagogo:
É o profissional que atua e atende os alunos para reforço escolar, e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional responsável por educar os estudantes de séries iniciais apenas e por introduzir o novo aluno no mundo da educação, mas não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional que estuda e entende os princípios e métodos de ensino, da gestão de escolas e da condução dos assuntos educacionais, mas não tem a obrigação de garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional que tem a oportunidade de identificar problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino, bem como garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional impossibilitado de identificar possíveis situações de desempenho escolar dos alunos e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
O psicopedagogo é um profissional que tem a capacidade de identificar problemas que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos no processo de ensino e aprendizagem. Ele busca alternativas para melhorar esse processo, garantindo que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos pelos alunos.

Prévia do material em texto

VERIFICANDO O APRENDIZADO - ConcHistPsicopedagogia - DGT0782 - 9001
01-. Ao considerarmos a complexidade da questão do processo de aprendizagem, com todas as variáveis e todos os elementos que interferem nesse processo, nem a Psicologia nem a Pedagogia e muito menos a Psicologia Escolar dão conta dessa dimensão sozinhas. Sobre o assunto, analise as asserções a seguir: I. Quando recorremos à Psicopedagogia para resolver os problemas de aprendizagem, não é o mesmo que utilizar os procedimentos e as técnicas da Psicologia, da Pedagogia, da Psicologia Escolar ou da Psicologia Educacional. PORQUE -II. A Psicologia, a Pedagogia, a Psicologia Escolar e a Psicologia Educacional são áreas de conhecimento distintas, e cada uma traz suas contribuições à Psicopedagogia. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as asserções:
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
Ambas são verdadeiras, e a II justifica a primeira.
Ambas são verdadeiras, a II não justifica a I.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas.
Comentário: - Por mais que a Psicopedagogia sugira uma junção da Psicologia e da Pedagogia, ou tenha alguma relação com a Psicologia Escolar e a Psicologia Educacional, essa área de estudos vai mais além, pois envolve conhecimentos de diversos campos do saber e tem suas particularidades.
02. Os fundamentos teóricos da Psicopedagogia estão vinculados a vários campos do conhecimento que contribuíram para a evolução dessa área. Que campo do saber não tem relação com a Psicopedagogia?
Psicanálise, que estuda o universo psíquico do indivíduo e seus processos inconscientes.
Psicologia Social, que estuda os processos grupais, institucionais e familiares.
Psicologia Genética, que estuda os aspectos cognitivos e a construção do conhecimento.
Enfermagem, que presta assistência às pessoas e promove a saúde.
Linguística, que estuda os aspectos da linguagem, da língua e da fala.
Comentário: A área da Enfermagem também cuida das pessoas. No entanto, o enfermeiro oferece assistência ao paciente no que diz respeito às doenças orgânicas, aos exames clínicos, à aplicação de injeção e curativos, ao bem-estar do paciente em clínicas, hospitais e domicílios, e não necessariamente aos aspectos relacionados ao aprendizado.
03- O desenvolvimento ocorre em vários domínios ou dimensões do eu. Os psicólogos da área fazem distinção entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Tomando por base as considerações apresentadas sobre o desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta:
O desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto, em que os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, influenciam-se reciprocamente, produzindo a subjetividade de cada ser.
A psicologia do desenvolvimento é uma área do conhecimento q estuda o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos: - físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta.
O estudo do desenvolvimento humano se baseia especificamente no histórico familiar de doenças orgânicas e nos fatores protetivos e de risco presentes no contexto psicossocial.
O estudo do desenvolvimento humano possibilita conhecer as características comuns a cada faixa etária – formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo.
A compreensão do desenvolvimento implica descrever, tão completa e exatamente quanto possível, as funções psicológicas das crianças em diferentes faixas etárias e descobrir como tais funções mudam com a idade.
Comentário: - O desenvolvimento humano preocupa-se em conhecer o indivíduo como um todo, e não somente os aspectos de seu desenvolvimento físico (doenças orgânicas) e os fatores protetivos e de risco de sua saúde.
04- A aprendizagem ocupa um papel primordial na vida dos indivíduos e no campo de estudo da Psicopedagogia. Ela se faz presente constantemente no contexto familiar e escolar. Sobre o conceito e os aspectos gerais da aprendizagem, assinale a alternativa incorreta:
A aprendizagem é um processo e, em suas unidades mais primárias ou básicas, ocorre quando a pessoa, em virtude de determinadas experiências, que incluem necessariamente inter-relações com o contexto, produz respostas novas e modifica as existentes.
A aprendizagem envolve fatores individuais – como memória, atenção e pensamento, autoestima e autoconfiança, visão e audição, bem como a capacidade de estabelecer relacionamentos.
A aprendizagem é um processo que ocorre durante a vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade. Há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.
Os estudiosos costumam afirmar que, para acontecer a aprendizagem, não precisamos das interferências de fatores específicos, como, por exemplo, a saúde física e mental, a motivação, a maturação etc.
A aprendizagem é a modificação do comportamento frente a uma situação e implica progresso e evolução.
Comentário: A aprendizagem é influenciada por diversos fatores internos do indivíduo, bem como por fatores externos. No caso dos aspectos internos, não há como negar a importância dos fatores orgânicos e psicológicos.
05- A família é uma instituição social que tem passado por transformações significativas ao longo dos anos e é foco de interesse entre vários estudiosos dessa área. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
Atualmente existem muitas formas de estrutura familiar: de pais separados, chefiados p mãe, nuclear e externa.
A família é responsável pela sobrevivência física e psíquica das crianças e constitui o primeiro grupo de mediação do indivíduo.
No contexto atual, fatores como dificuldade econômica, baixa escolaridade, baixa renda, trabalho instável e perda financeira são considerados insignificantes para prejudicar o bem-estar familiar.
A família também deve estabelecer limites às crianças, pois o cumprimento de regras contribui para uma boa convivência entre os membros do ambiente familiar.
A família reproduz a cultura que a criança internaliza, auxilia na convivência em sociedade e orienta condutas aceitáveis.
Comentário: O ambiente familiar pode ser prejudicado pelo impacto de diversos fatores, como, por exemplo, o econômico e o social.
06- A escola e a família devem estabelecer uma união e interação entre si, para que, juntas, possam influenciar e agir positivamente na vida escolar da criança e do jovem, visando a seu bom desempenho escolar e a seu pleno desenvolvimento. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A família e a escola dificultam as interações das crianças e dos jovens com o mundo por meio da relação afetiva saudável, das atividades e das experiências que lhes oferecem.
A família e a escola têm funções muito importantes na vida das pessoas.
A família e a escola contribuem para o desenvolvimento e para a aprendizagem do indivíduo em diversos aspectos, seja cognitivo e afetivo, seja biológico e social.
Muitos pais não sabem que seus comportamentos influenciam o desenvolvimento dos filhos.
Na escola, o professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto.
Comentário: As ações, as posturas da família e da escola, bem como o afeto que estas instituições proporcionam às crianças e aos jovens, favorecem o aprendizado, os relacionamentos, a formação, ou seja, o desenvolvimento integral do indivíduo.
07- Quando nos referimos ao objeto de conhecimento da Psicopedagogia, estamos falando do indivíduo no processo de aprendizagem. Esse objeto de estudo adquire características específicas, dependendo do trabalho preventivo ou clínico. Com relação ao trabalho clínico, assinale a alternativa incorreta:
Ocorre com a pessoa a partir de sua história de vida e de sua maneira de aprender.
O psicopedagogo deve entender o que, como e por que a pessoa aprende.
A instituição é o foco das atenções, e os aspectos didático-metodológicos e a dinâmica institucional são avaliados.relações da comunidade educativa para entender melhor o contexto de aprendizagem dos alunos. A afirmação IV é correta, pois o psicopedagogo também tem o papel de mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem. A afirmação III é falsa, pois o psicopedagogo não deve abdicar das orientações metodológicas de ensino, mas sim utilizá-las como ferramentas para melhorar o processo de aprendizagem.
63- Leia o fragmento de texto a seguir sobre o desenvolvimento humano: "Todas as sociedades marcam a passagem da infância para a idade adulta. Nas sociedades primitivas, a transição entre infância e idade adulta é feita por meio de um ritual de iniciação. Quando o indivíduo atinge a maturidade sexual, há um conjunto de atividades (algumas delas incluindo provas de coragem e resistência) ao término do qual ele entra no mundo dos adultos e assume os deveres e as responsabilidades que a comunidade determinou para essa faixa etária. Entre os deveres estão participar de guerras e construir uma família. Em algumas sociedades, o ritual de iniciação ocorre aos 12 anos; em outras, 13 anos; algumas outras, pouco mais tarde. Com o processo de industrialização nas sociedades modernas, as relações sociais foram ficando mais complexas, e o período de transição entre a infância e a idade adulta foi alongado. Hoje, ele abrange a faixa etária que vai, aproximadamente, dos 12 aos 14 anos até os 18 anos de idade." A que fase do desenvolvimento humano o texto se refere?
Segunda infância (2 a 5 anos).
Terceira infância (6 a 12 anos).
Adolescência.
Adulta.
Velhice.
Gabarito: O texto discute a transição da infância para a idade adulta, destacando a maturidade sexual e a assunção de responsabilidades como marcos desse processo. Ele menciona que, nas sociedades modernas, essa transição ocorre aproximadamente entre os 12 e 18 anos, que corresponde à fase da adolescência.
64- Tomando por base os conhecimentos acerca do papel da escola, avalie as afirmativas a seguir: I - A escola é compreendida como um espaço formador de indivíduos. II - É desnecessário que a escola conheça a história das famílias, construa relacionamento e respeito junto a elas. III - A escola trabalha o potencial de cada um com o objetivo de formar o indivíduo para viver em sociedade. IV - A escola valoriza as aprendizagens e as experiências trazidas pelas crianças. Estão corretas as afirmativas:
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
III e IV
I, II e IV
Gabarito: A escola é, de fato, um espaço formador de indivíduos (I), trabalha o potencial de cada um com o objetivo de formar o indivíduo para viver em sociedade (III) e valoriza as aprendizagens e as experiências trazidas pelas crianças (IV). A afirmativa II está incorreta, pois é fundamental que a escola conheça a história das famílias, construa relacionamento e respeito junto a elas, para que possa compreender melhor o contexto de cada aluno e assim contribuir de forma mais efetiva para o seu desenvolvimento.
65- Leia o fragmento de texto a seguir sobre a Psicopedagogia: "Além de ter o seu referencial na Psicologia e na Pedagogia, também considera as valiosas contribuições de outras áreas de conhecimento, como a Antropologia, a Sociologia, a Fonoaudiologia, a Medicina, a Neurologia, a Linguística. Dessa forma, valoriza-se a construção de uma educação mais ampla que integre as diversas áreas de conhecimento na construção dos saberes do aluno.
O texto apresentado trata:
Do objeto de estudo da Psicopedagogia
Do campo de atuação da Psicopedagogia
Do processo de aprendizagem
Dos fundamentos teóricos da Psicopedagogia
Da formação profissional do psicopedagogo
Gabarito: O texto apresentado discute os fundamentos teóricos da Psicopedagogia, destacando a interdisciplinaridade dessa área. Ele menciona que a Psicopedagogia não se baseia apenas na Psicologia e na Pedagogia, mas também considera contribuições valiosas de outras áreas de conhecimento, como Antropologia, Sociologia, Fonoaudiologia, Medicina, Neurologia e Linguística. Isso é feito com o objetivo de construir uma educação mais ampla que integre as diversas áreas de conhecimento na construção dos saberes do aluno. 
66- Leia o fragmento de texto a seguir sobre a prática da Psicopedagogia: "A prática psicopedagógica prevê, além da atuação em clínicas, a atuação em instituições. De modo geral, o atendimento clínico visa intervir em situações de insucessos que já se apresentam instaladas. A atuação institucional ocorre, geralmente, em instituições de ensino, empresas, organizações assistenciais. Esta forma de atuação apresenta um caráter preventivo que visa evitar ou minimizar possíveis situações de insucessos. Na prática institucional preventiva, um dos aspectos que merece destaque tem sido a dificuldade dos psicopedagogos em propor procedimentos de avaliação e de intervenção." Com base no texto apresentado, a prática:
Clínica promove uma ação mais eficiente por lidar com aspectos preventivos.
Institucional visa cuidar dos problemas de aprendizagem instaurados.
Clínica busca compreender a mensagem do sujeito, implícita no não aprender.
Institucional trabalha com os processos psicológicos do aprender.
Clínica visa somente ao desenvolvimento cognitivo.
Gabarito: Conforme o texto, a prática clínica da Psicopedagogia tem como objetivo intervir em situações de insucesso já instaladas. Significa que ela busca compreender a mensagem do sujeito, implícita no não aprender.
67- Como área de atuação, de conhecimento e de pesquisa, a Psicopedagogia caracteriza-se: I - Pela disciplinaridade. II - Por ter como objeto a aprendizagem humana. III - Por adotar uma configuração clínica. IV - Por ter, entre outras funções, uma preventiva. V - Pela preocupação em produzir conhecimento baseado no senso comum. Estão corretos os itens:
II, III e IV
II e III
I, II, III e V
II, III e V
I, II, IV e V
68- Leia o fragmento de texto a seguir sobre o desenvolvimento humano: "Ao longo do tempo, as necessidades das pessoas em diferentes fases da vida modificam-se tanto quanto as tarefas que o meio vai impondo. Essas alterações ocorrem ora de modo lento e gradativo, ora mais abrupto, às vezes assumindo a forma de um avanço, outras dando a impressão (errônea talvez) de retrocesso; mas, para que cada uma aconteça, entram em jogo os muitos aspectos que se pode analisar num indivíduo - o social, o intelectual, o motor, o afetivo - com maior ou menor ênfase em cada um deles, dependendo do tipo de mudança." Com base nas reflexões do texto, o objeto de estudo do desenvolvimento humano é o curso de mudanças:
A partir da adolescência
A partir da terceira idade
Ao longo de toda a vida
A partir da fase adulta
A partir da infância
69- Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio deles, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
Elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não os desestimular, corrigindo-os em seguida.
70- O conhecimento interdisciplinar que envolve as áreas de saúde e educação para compreender o processo de ensino e aprendizagem:
Privilegia a dimensão empírica, por isso sua intervenção é mais efetiva.
Implica integração e superposição de conhecimentos de diversas áreas.
Constitui um retrocesso no que se refere às intervenções pedagógicas e psicopedagógicas.Permite uma compreensão geral e profunda dos fenômenos que envolvem a aprendizagem.
Elimina as tensões entre os profissionais e estabelece uma visão única da aprendizagem.
71- O aluno é um ser social com cultura, linguagem e valores específicos; quando apresenta dificuldades de aprendizagem deve ser levado em conta sua individualidade, particularidade, ou seja, o professor precisa trabalhar com a diferença, descobrir as potencialidades de cada aluno para, então, partir em busca do desenvolvimento de sua aprendizagem, transformando-o em sujeitos preparados para enfrentar o mundo. Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, analise as asserções seguintes: I. Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. Porque - II. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda é uma justificativa para a primeira.
A asserção I é falsa, mas a asserção II é verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa para a primeira.
A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.
As asserções I e II são falsas.
72- Jorge Visca (1935-2000) foi um psicólogo social argentino, autor da Epistemologia Convergente. Essa teoria propõe três frentes de estudo em Psicologia. São elas:
A Teoria Sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Psicanálise de Sigmund Freud.
A Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière, a Teoria Sócio-histórico-cultural de Vygotsky, e a Psicanálise de Sigmund Freud.
A Epistemologia Genética de Piaget, a Psicanálise de Freud e a Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière.
A Psicanálise de Sigmund Freud, a Teoria do Vínculo de Wallon e o Behaviorismo de Skinner.
A Teoria Sócio-histórico-cultural de Vygotsky, Epistemologia Genética de e o Behaviorismo de Skinner.
73- Alicia Fernández (1946-2015) acreditava na relação entre família e escola, a fim de promover autonomia, autoria e crença no potencial das crianças e dos adolescentes. A autora sempre pensou na Psicopedagogia como um campo que não se preocupa com o conteúdo do que é ensinado, mas com:
A forma como ensinantes e aprendentes se posicionam, promovendo ou não o conhecimento e o saber.
A promoção da autonomia pelo próprio sujeito.
O incentivo exclusivamente dos pais para a promoção da aprendizagem.
A forma como o conteúdo é adquirido.
A potencialização dos resultados mediante a prática docente.
74- (CRP, Especialista em Psicopedagogia, 2010) A Psicopedagogia como produtora de conhecimento científico nasceu da necessidade de uma melhor compreensão dos processos de:
Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Aprendizagem, apenas
Aprendizagem, apenas
Inclusão
Ensino, apenas
75- Vimos em nossos estudos a necessidade de pesquisas na área da Psicopedagogia e a difícil tarefa de articular tais conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar, sem perder de vista o seu objeto central. Considerando os aspectos apresentados, assinale a alternativa incorreta:
As pesquisas na área da Psicopedagogia Escolar centralizam-se no educando e suas dificuldades de aprendizagem.
As pesquisas na área da Psicopedagogia vêm crescendo cada vez mais e tornam-se mais significativas para os profissionais da época.
As pesquisas na área da Psicopedagogia estão mais centralizadas no contexto organizacional em razão da necessidade apontada pelos gestores e colaboradores.
As pesquisas na área da Psicopedagogia Hospitalar apontam a necessidade de atuar com os educadores e as crianças e adolescentes internados.
As pesquisas na área da Psicopedagogia focalizam-se nos processos de aprendizagem.
76- A teoria da Epistemologia Convergente de Jorge Visca aponta que o processo diagnóstico consiste em cinco passos, os quais irão revelar uma visão do sujeito no que diz respeito ao seu aprendizado. Considerando esta afirmação, assinale a sequência correta desses passos:
Anamnese, contrato, diagnóstico, informe e medicação.
Entrevista com a criança, testes, anamnese com os pais, elaboração do informe e devolução para o sujeito e os pais ou responsáveis.
Anamnese, contrato, entrevista, gnosiologia e processo corretor.
Enquadramento, contrato, diagnóstico, entrevista e processo corretor.
Enquadramento, contrato, diagnóstico, elaboração do informe e devolução para o sujeito e os pais ou responsáveis.
77- Assinale a alternativa que apresenta o trabalho pioneiro de Genny Golubi de Moraes no Brasil, na cidade de São Paulo, na década de 1970:
Encaminhamentos frequentes e constantes das crianças às clínicas e aos hospitais-escolas para acompanhamento das dificuldades de aprendizagem.
Pesquisa científica com publicações sobre os fatores orgânicos que atingem as crianças e acarretam dificuldades de aprendizagem.
Encaminhamentos das crianças às Unidades Básicas de Saúde e Unidades Distritais de Saúde, para que os pediatras pudessem avaliá-las e encaminhá-las aos atendimentos psicopedagógicos.
Prevenção das dificuldades de aprendizagem como um dos fatores responsáveis pela defesa de cada vez menos encaminhamentos de crianças às clínicas por problemas escolares.
Projetos de extensão voltados para o atendimento clínico de crianças com deficiência.
78- (CRP, Especialista em Psicopedagogia, 2010) Uma atuação ética em Psicopedagogia pressupõe:
I. Respeitar o Código de Ética independentemente da abordagem particular do profissional.
II. Possuir formação adequada para o exercício profissional.
III. Atualização técnicocientífica a respeito da aprendizagem humana.
IV. Respeitar normas de publicação científica.
Está correto o que se afirma em: Todos os itens; IV e V, apenas; I, II e III, apenas; II e III, apenas.
80- Muitos pesquisadores abordam os benefícios emocionais da idade escolar. Nesse período a idade escolar, considerada dentre 6 e 11 anos, ocorre um significativo crescimento cognitivo Sobre esse tema analise abaixo.
I. Ainda que esse seja um processo gradual, é fundamental dar oportunidades para as crianças de sistematizar e organizar a aprendizagem no processo do desenvolvimento cognitivo. A criança em idade escolar adquire habilidades à medida que se desenvolve cognitivamente e se torna capaz de compreender e aprender os conteúdos trabalhados em sala de aula. PORQUE - II. O desenvolvimento na idade escolar ocorre à medida que as crianças aprendem habilidades que a permitem processar e reter informações. As crianças, nesse período, aprendem a usar a memória, a ter atenção concentrada e praticam ler e escrever. Assim a alternativa correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
81- Sobre a etapa da primeira infância, encontraremos em toda a obra de Froebel a constante comparação do desenvolvimento da criança com o das sementes; a criança para Froebel é como uma semente a ser cultivada. Sobre a essa etapa de vida tão importante de cuidados e acompanhamento do crescimento como o período dos 0 aos 3 anos, algumas afirmativas podem ser falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A dentição geralmente começa quando os bebês estão em torno dos 3 ou 4 meses costumam pegar quase tudo que veem para pôr na boca. No primeiro ano a criança deve apresentar de 6 a 8 dentes e aos dois anos e meio já tem 20 dentes. 
( ) Os genes herdados por um bebê exercem pouca influência no tipo corporal e não vão determinar se uma criançaserá baixa ou alta. Essas características serão impactadas somente pela cultura.
( ) A alimentação pode impactar as fases do desenvolvimento mas biologicamente existe um acerto, assim se forem comparadas crianças da mesma idade de culturas diferentes, todas elas terão o mesmo desenvolvimento peso, forma corporal e habilidades. 
( ) De maneira geral os meninos quando nascem apresentam um tamanho um pouco maior do que as meninas se avaliarmos todas as dimensões corporais.
V - F - F - V
V - V - V - V
V - V - F - F
V - F - V - V
V - V - F - V
82- Qual seria a definição de uma manifestação muito presente na segunda infância em criança, especialmente entre dois aos quatro anos de idade. A criança sendo muito influenciada por suas próprias vontades e desejos, apoia-se unicamente na sua forma de pensar e perceber as coisas. Tudo reflete apenas um ponto de vista, ou seja, o seu próprio. Essa forma de pensar se define como:
Autoconsciência
Regulação Emocional
Pensamento Operatório
Egocentrismo
Autoestima
83- Para Erikson, a formação da identidade não começa nem termina com a adolescência. É um processo que dura toda a vida, amplamente inconsciente para o indivíduo. Suas raízes remontam à infância com a experiência de reciprocidade entre pais e filhos. Sobre a teoria psicossocial, analise as asserções: -I. Um aspecto importante é o conceito da adolescência como moratória psicossocial, ou melhor, como um período intermediário admitido socialmente, durante o qual o indivíduo pode encontrar uma posição na sociedade por meio da livre experimentação de funções. PORQUE -II. Depois de ter chegado ao autoconhecimento nos aspectos físicos, cognitivo, interpessoal, social e sexual, os adolescentes começam a refletir sobre os tipos de compromissos que gostariam de assumir, o que seria o estado da identidade em fase de moratória. A relação correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
84- De acordo com Papalia (2009) o processo de puberdade feminina envolve vários fenômenos anatômico-fisiológicos, sendo o acontecimento da menarca o indicador da maturidade sexual feminina. A idade média de menarca gira em torno de 12 anos. Para meninas atletas, a menarca pode ocorrer mais tarde, e dependendo do estresse causado pelo exercício. Sobre as alterações hormonais desse período analise as asserções abaixo.
I. Uma ocorrência neuroquímica está relacionada ao fato das meninas com sobrepeso possuírem a tendencia de entrar na puberdade mais cedo do que as moças magras. PORQUE - II. A leptina é um hormônio de protéico identificado como atuante na obesidade, e é necessária para desencadear o início da puberdade. O processo de acúmulo de leptina na circulação pode estimular o cérebro, mais especificamente o hipotálamo e o sistema de recompensa do cérebro. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
85- Sobre o tema da adolescência através dos séculos destacam-se etapas de transformações e os impactos sociais desse período em diversas culturas ao longo da história. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Grécia Antiga, a maioridade era atingida aos 18 anos, quando o jovem entrava para a Efebia: se isolando da família e as origens para viver com autonomia. II. Na Roma Antiga, não existia o conceito de maioridade. Aos 16 anos, podiam entrar na carreira política e exército. Na puberdade trocavam as vestes infantis pelas dos adultos. III. No período do Iluminismo, existe um reconhecimento de um tempo de adolescência no século XV Nasce a importância de proteção moral das crianças e de jovens. Apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) em:
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
I, II, III estão corretas.
Apenas II está correta
86- No livro Dez novas competências para ensinar, Philippe Perrenoud (2000) propõe que a formação docente contemple diversas competências. Entre elas podemos destacar:
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
Evitar o uso das tecnologias digitais.
Realizar avaliações dos conteúdos ensinados.
Trabalhar individualmente e levar os alunos a fazer o mesmo.
Promover atitudes segregadoras e discriminativas.
87- "Ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo vai solucionar todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros). No entanto, o psicopedagogo não vem com as respostas prontas. O que vai acontecer será um trabalho de equipe, em parceria com todos que fazem a escola (gestores, equipe técnica, professores, alunos, pessoal de apoio, família). O psicopedagogo entra na escola para ver o 'todo' da instituição. [...]Quando o psicopedagogo entra numa escola, muitas coisas têm que ser levadas em conta, pois, por trás de uma fachada, pode-se encontrar uma escola 'desorganizada'. Diretor pouco envolvido com o trabalho, professores pouco motivados (dão aulas de acordo com o salário que recebem)." Para ocorrer a prática psicopedagógica institucional mencionada no texto, o psicopedagogo precisa:
Trazer para o contexto escolar os conhecimentos da Psicologia Educacional.
Ser um professor particular ou um psicopedagogo professor.
Atuar como um psicólogo escolar, focando em diagnósticos.
Conhecer a instituição como um todo, bem como os profissionais envolvidos.
Atuar como um pedagogo, realizando intervenções pedagógicas.
88- Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não s abem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: ¿é pré-requisito para as séries seguintes, cai no vestibular, hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido. Correlacione a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir. I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas e sua aplicação é uma questão secundária para o processo pedagógico, já que faz parte do currículo oculto.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido no momento.
II e III.
I e III.
I e IV.
II e I V.
I e II.
89- A Epistemologia Genética, de Jean Piaget, estabelece relação entre faixas etárias com o desenvolvimento cognitivo, possibilitando o aprendizado de conteúdos em ordem progressiva de complexidade. Assinale a alternativa que apresenta essa teoria do aprendizado:
Método mnemônico
Freinetiana
Método Montessori
Construtivismo
Teoria Waldorf de Ensino
90- A avaliação psicopedagógica pode também envolver dois grandes eixos de análise: uma sondagem horizontal e uma sondagem vertical. Considerando o eixo vertical, é correto analisar:
A vivência escolar do aluno, seu desempenho
A história de vida do sujeito
O projeto político-pedagógico da escola
A importância
O levantamento atual do desempenho do sujeito
91- Ao pensarmos no psicopedagogo clínico como um profissional que auxilia no reconhecimento,intervenção e resolução dos processos de aprender, podemos compreender que a sua atuação não deve considerar:
Somente os fracassos do indivíduo com deficiências ou transtornos da aprendizagem ou do comportamento.
O comportamento da criança diante das atividades escolares, considerando resistências, bloqueios, repetição e sentimentos de medo e frustração.
Nenhuma das alternativas.
As potencialidades e habilidades da criança e as possíveis estratégias da prevenção dos problemas de aprendizagem.
As habilidades de ouvir, de surpreender, de perguntar e de recomeçar para o trabalho terapêutico.
92- "Ao falarmos do objeto de conhecimento da Psicopedagogia, estamos falando, então, do ser humano no processo de aprendizagem. Não podemos esquecer que esse processo tem a dimensão humana, com disposições individuais que interferem na forma de se relacionar com o meio, influenciam e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do seu meio." Nesse objeto de estudo, qual a alternativa incorreta?
A Psicopedagogia foca na concepção de aprendizagem - processo do qual participa um ser com disposições intelectuais.
A Psicopedagogia foca na concepção de aprendizagem -processo do qual participa um ser com disposições afetivas.
A Psicopedagogia foca na concepção de aprendizagem - processo do qual participa um ser com dificuldades.
A Psicopedagogia foca na concepção de aprendizagem - processo do qual participa um ser sem habilidades mentais e psíquicas.
A Psicopedagogia foca na concepção de aprendizagem -processo do qual participa um ser biológico.
93- De acordo com a teoria comportamentalista, os conceitos de extinção e punição são:
O procedimento de extinção consiste em aumentar o reforço para uma resposta condicionada, a qual tende a desaparecer. O objetivo da punição é diminuir a probabilidade da resposta de forma rápida e eficaz.
O procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada, a qual tende a desaparecer. O objetivo da punição é aumentar a probabilidade da resposta de forma lenta e gradual.
O procedimento de extinção consiste em aumentar o reforço para uma resposta condicionada, a qual tende a aparecer. O objetivo da punição é diminuir a probabilidade da resposta de forma lenta e gradual.
O procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada, a qual tende a desaparecer. O objetivo da punição é diminuir a probabilidade da resposta de forma rápida e eficaz.
O procedimento de extinção consiste em aumentar o reforço para uma resposta condicionada, a qual permanece. O objetivo da punição éaumentar a probabilidade da resposta.
Gabarito: Na teoria comportamentalista, o procedimento de extinção é caracterizadopela suspensão do reforço para uma resposta condicionada, o que leva aresposta a tender a desaparecer. Já a punição tem como objetivo diminuir a probabilidade da resposta de forma rápida e eficaz. 
94- Jean Piaget é um dos grandes pensadores que realizou suas pesquisas a respeito do desenvolvimento cognitivo das crianças. Atualmente, utilizamos sua teoria para compreender a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas ideias, é correto afirmar que:
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilibrações sucessivas.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo não ocorre por meio de constantes equilíbrios e desequilíbrios.
Para Piaget, somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.
A noção de equilíbrio não permite compreender o desenvolvimento cognitivo na teoria piagetiana.
Os conceitos de equilíbrio, assimilação e acomodação são distintos e não mantêm relação entre si.
Gabarito: De acordo com a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico que ocorre por meio de equilibrações sucessivas. Isso significa que o indivíduo passa por constantes estados de equilíbrio e desequilíbrio, que são fundamentais para o seu desenvolvimento. 
95 - A professora de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Essa professora irá desenvolver com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental uma aula de ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista. Nesse contexto, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pela professora?
Demonstrar aos estudantes, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado.
Utilizar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações relacionados ao conteúdo trabalhado.
Aplicar exercícios de fixação em níveis crescentes de complexidade para a internalização dos conteúdos pelos estudantes
Partir do saber cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para o desenvolvimento do conceito desejado.
Realizar leituras informativas sobre o conteúdo e, a partir da apresentação de slides ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, apresentando exemplos.
Gabarito: A alternativa correta é a D, que propõe partir do saber cotidiano doestudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para o desenvolvimento do conceito desejado. Isso está alinhado com a teoria de Jean Piaget, que defende a aprendizagem como um processo ativo, no qual o estudante constrói seu próprio conhecimento a partir de suas experiências einterações com o mundo ao seu redor. Portanto, a abordagem construtivista propõe que o estudante seja o protagonista de seu processo de aprendizagem, e não um mero receptor de informações.
96 - O desempenho escolar sempre foi estudado no Brasil. Na contemporaneidade, os fatores são múltiplos, mas, entre as décadas de 1930 e 1940, o fracasso no desempenho era atribuído:
Às escolas e, sobretudo, aos docentes, em razão da precariedade de sua formação.
Às políticas públicas de educação, que não valorizavam as instituições na periferia.
Aos pais ou responsáveis, agentes do baixo desempenho acadêmico dos filhos.
Aos alunos, pois somente os fatores orgânicos eram considerados para o entendimento do fracasso escolar.
Aos fatores sociais, como baixa remuneração dos professores, qualidade dos livros didáticos, situação social e econômica dos pais dos alunos etc.
Gabarito: Na década de 1930 e 1940, a compreensão do fracasso escolar erabastante diferente da atual. Naquela época, a responsabilidade pelo baixo desempenho era atribuída aos alunos, uma vez que apenas os fatores orgânicos eram considerados para o entendimento do fracasso escolar. Isso significa que se acreditava que o desempenho do aluno estava diretamente ligado a fatores biológicos e de saúde, sem levar em consideração aspectos sociais, culturais ou pedagógicos.
97- A partir de 1948, um método foi estruturado por Maurice Debesse para a readaptação de alunos que não conseguiam atingir os objetivos pedagógicos e o desenvolvimento da personalidade. Esse método é:
Pedagogia Curativa
Pedagogia Histórico-crítica
Psicanálise
Psicogênese da Língua Escrita
Grupos Operativos
Gabarito: O método estruturado por Maurice Debesse em 1948, voltado para a readaptação de alunos que enfrentavam dificuldades em atingir os objetivos pedagógicos e no desenvolvimento da personalidade, é conhecido como Pedagogia Curativa. Essa abordagem pedagógica foca em ajudar os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem e a desenvolver suas personalidades de maneira mais completa e saudável.
98- Pichon-Rivière (1907-1977) criou uma teoria e uma técnica para compreender aestrutura e o funcionamento dos grupos a partir de questões que gerassem conflitos e soluções de problemas de forma imediata por meio de oficinas pedagógicas. Assinale a alternativa que apresenta essa teoria:
Provas operatórias
Grupos Operativos
Teste de Psicolinguística
Jogos lúdicos
Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
Gabarito: A teoria criada por Pichon-Rivière é conhecida como "Grupos Operativos". Esta teoria se baseia na ideiade que os grupos podem ser entendidos e analisados a partir de conflitos e soluções de problemas que surgem durante oficinas pedagógicas
99- Alguns fatores indissociáveis e em permanente interação afetam o desenvolvimento do indivíduo. Entre eles, destacam-se: - I - Meio e inconsciente. - II - Maturação e hereditariedade. - III - Libido e social. - IV - Crescimento orgânico e meio. Estão corretos os itens: - II e IV.
100- Leia o fragmento do Código de Ética do Psicopedagogo: ''O próprio Código de Ética do Psicopedagogo, aponta no Cap. 1 - dos Princípios, em seu Art. 2º, que a Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção''. A alternativa incorreta sobre a transdisciplinaridade na Psicopedagogia é:
A transdisciplinaridade é uma teoria do conhecimento, é uma compreensão de processos, é um diálogo entre as diferentes áreas do saber e uma aventura do espírito. 
A transdisciplinaridade está interessada acima de tudo no que atravessa as especialidades, no trabalho que ocorre entre as disciplinas, no ir além das fronteiras.
A transdisciplinaridade caminha pelo conhecimento das diversas disciplinas, transcendendo-as para ocupar um espaço que é seu. 
A transdisciplinaridade nada mais é do que uma possibilidade de trabalho igual ao trabalho multidisciplinar e interdisciplinar. Esta teoricamente constrói ideias fabulosas, mas não consegue atingir o nível prático e real. 
A transdisciplinaridade transforma nosso olhar sobre o individual, o cultural e o social, remetendo para a reflexão respeitosa e aberta sobre as culturas do presente e do passado
102- Para a Psicopedagogia, a leitura e a escrita são construções permanentes. Algumas crianças chegam à escola com a compreensão do princípio alfabético. Outras pensam que o número de letras de uma palavra é igual ao número de sílabas de uma palavra, enquanto outras, sequer entenderam que as letras escritas tem relação com os sons das palavras. Devemos lembrar sempre que as crianças não chegam à escola com o mesmo nível de compreensão do que seja ler e escrever. Para verificar o estágio de desenvolvimento da leitura e da escrita o Diagnóstico Psicopedagógico incluiu em seu processo 
-a E.O.C.A.
-os testes projetivos
-as provas operatórias
-as provas pedagógicas
-as entrevistas 
103- Ao longo de seu percurso e construção como área de conhecimento a psicopedagogia alterou seu objeto de estudo. Enquanto esse objeto foi o sintoma da dificuldade de aprendizagem, seu objetivo se traduziu por 
-reconciliar a família com a escola
-valorizar a atuação do educador
-atuar na construção do ser cognoscente
-remediar e refazer o processo pedagógico
-amenizar e curar a desatenção, desinteresse, etc.
104- A aprendizagem é um fenômeno complexo e na busca de responder aos seus desafios a Psicopedagogia buscou várias teorias que já se ocupavam de diferentes aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Com a Epistemologia Genética a Psicopedagogia consolida a ideia de que
-a adaptação é um processo ativo do sujeito
-a herança genética explica o fracasso escolar
-a inteligência humana é apenas herança genética
-a inteligência humana independe da interação
-a adaptação é a mesma coisa que acomodação
105- Enquanto adotou como seu objeto de estudo o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia não compreendia o ser cognoscente como centro de sua ação. Nesse estágio seu objetivo principal foi: 
Cuidar da formação dos professores
Revisar as práticas educativas da família
Aproximar no cotidiano escola e família
Reconstruir o processo pedagógico
Atuar na construção do Ser Cognoscente
106- Na França, Itália, Bélgica e tantos outros países, a Grande Guerra (1945) deixou atrás de si um rastro de destruição que favoreceu o surgimento da Psicopedagogia porque:
1. intensificou a busca de soluções para os problemas de dificuldades de aprendizagem.
2. milhares de crianças ficaram traumatizadas e sem família.
3. a economia e o sistema escolar da Europa ficaram destruídos.
4. houve escassez de Professores em toda a Europa.
As afirmativas CORRETAS são: -- 1 e 2 --- 1 e 4 ---1 e 3 ---1, 2 e 3 --- 2, 3 e 4
107- " Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da __________________, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessária para assegurar à criança uma ______________ eficiente dela com o meio-ambiente." A opção que completa adequadamente as lacunas é 
-equilibração / interação
-interação / adaptação
-interação / equilibração
-adaptação / interação
-equilibração / adaptação
108- Em todo momento, a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental. Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc. (Weiss apud Visca, 2007, p. 57). O foco da citação é o que se deseja do paciente durante a:
Prova pedagógica
Prova Operatória 
E.O.C.A.
Prova Operatória 
Anamnese
 Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
109- A Psicopedagogia tem como objeto de estudo atualmente o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que aprende. Sobreesse sujeito é INCORRETO afirmar que:
-todos os aspectos de sua constituição estão relacionados na aprendizagem
-suas dimensões afetiva, cognitiva e relacional são inseparáveis
-as questões sociais interferem muito pouco em sua dinâmica de aprendizagem
-sua dimensão cognitiva é estudada principalmente pela Epistemologia Genética
-sua complexidade pode ser totalmente compreendida pela Psicanálise
110 - As dificuldades de aprendizagem foram investigadas primeiramente sob a orientação da medicina. A Psicopedagogia foi caminhando para uma abordagem transdisciplinar desde que a complexidade do fenômeno de aprendizagem precisou envolver vários campos do conhecimento. Assim, desde sua origem aconteceram significativas aquisições e construções teóricas que hoje definem como objeto de estudo da Psicopedagogia 
-o processo de desenvolvimento emocional
-o aprimoramento do ensino e das técnicas
-o sujeito que aprende e se desenvolve
-a aprendizagem de qualidade, como sempre foi 
-a preparação eficiente dos professores
111- A Psicopedagogia é uma área do conhecimento focada em estudar e compreender o sujeito cognoscente, aquele que aprende, e sua dinâmica de aprendizagem. Para isso sua fundamentação teórica foi definida por Jorge Visca pela Epistemologia Convergente, partindo da integração de três teorias já existentes. São elas:
Psicologia Social, Construtivismo e Epistemologia Genética
Psicanálise, Psicologia Social e Construtivismo
Epistemologia Genética, Psicanálise e Behaviorismo
Psicanálise, Psicologia Social e Epistemologia Genética
Psicologia Social, Behaviorismo e Gestalt
112- (CRP, Especialista em Psicopedagogia, 2010). A Psicopedagogia, enquanto área de atuação, de conhecimento e de pesquisa, caracteriza-se:
I. Pela interdisciplinaridade.
II. Por ter como objeto a aprendizagem humana.
III. Por adotar uma configuração clínica.
IV. Por ter, entre outras, uma função preventiva.
V. Pela preocupação em produzir conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em: Todos os itens.
113- A prática psicopedagógica Clínica, contempla:
I. A utilização do trabalho em grupo na instituição escolar, a estrutura, funcionamento, composição e dinâmica.
II. A utilização de técnicas específicas para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos que não aprendem.
III. A história pessoal do sujeito, procurando identificar sua modalidade de aprendizagem.
IV. A compreensão de forma global e integrada dos processos cognitivos, emocionais e sociais.
Estão corretas apenas: II, III e IV
114- A Psicopedagogia é um campo de conhecimento da Educação que estuda o amplo e complexo processo de aprendizagem. O papel do Psicopedagogo Institucional na escola contempla:
I. Oaprendente a partir da sua singularidade e os mecanismos do aprender e do não aprender.
II. A identificação das dificuldades e os obstáculos presentes na escola e que possam interferir no processo de aprendizagem.
III. A realização de uma terapia individual com recursos específicos visando sanar as dificuldades.
IV. A utilização de recursos das várias áreas do conhecimento humano para a compreensão do ato de aprender.
V. A aplicação de avaliações para a promoção final do aluno na etapa ensino.
Estão corretas apenas: I, II e IV.
Gabarito: - As alternativas corretas são I, II e IV. A Psicopedagogia Institucional na escola contempla o entendimento do aprendente a partir de sua singularidade, a identificação das dificuldades e obstáculos presentes na escola que possam interferir no processo de aprendizagem, e a utilização de recursos das várias áreas do conhecimento humano para a compreensão do ato de aprender.
115- A respeito da Psicopedagogia Institucional, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V ou F:
. ( ) Estuda os processos de aprendizagem e as alterações destes processos.
. ( ) É utilizada na escola somente.
. ( ) Envolve a família e a comunidade escolar.
. ( ) Tem como objetivo remediar as dificuldades de aprendizagem.
. ( ) É realizada de forma individualizada com as pessoas com dificuldades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
V–F – V – F – F
V–V – V – F – F
V–V –V –V –V -F
F–V –F – V – F.
V– F –V –F – V.
116- Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
	I - Epistemologia Genética
	A. Criada por Jorge Visca, integra conhecimento das ideias de Piaget
	II. Psicanálise
	B. Criada por Jean Piaget, estuda o desenvolvimento cognitivo que ocorre em etapas
	III. Epistemologia Convergente
	C. Criada por Sigmund Freud, tem como principal ideia a existência do inconsciente. Fim da descrição
Gabarito: - A Epistemologia Genética, criada por Jorge Visca, é uma abordagem que integra os conceitos de Piaget, Freud e Pichon-Riviére para entender o desenvolvimento humano. A Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, concentra-se na exploração do inconsciente. Por fim, a Epistemologia Convergente, de Jean Piaget, investiga o desenvolvimento cognitivo em estágios. A associação correta: I-B; II-C; III-A.
117- Ao lado de um pequeno grupo de crianças que pode apresentar transtornos de aprendizagem decorrentes de imaturidade do desenvolvimento e/ou disfunção psiconeurológica, há ainda um grupo muito maior de crianças que apresentam baixo rendimento escolar. A respeito das dificuldades de aprendizagem é correto:
As dificuldades de aprendizagem são crônicas, como no caso dos distúrbios. 
Tendem a ser o resultado de outros insucessos sociais, políticos, culturais, educacionais e pedagógicos. 
Atingem mais meninas e tendem a ser mais frequentes nas classes sociais mais favorecidas socioeconomicamente. 
As dificuldades de aprendizagem são causadas por problemas orgânicos. 
As dificuldades de aprendizagem manifestam-se como facilidade para agir adequada diante de situações novas
118- A respeito das diretrizes do código de ética da psicopedagogia, analise as afirmações e marque a correta:
I. O código de ética oferece parâmetros e orienta os psicopedagogos para o exercício profissional.
II. Estabelece que a intervenção psicopedagógica deve ser relacionada ao processo de aprendizagem e utilizar instrumentos e procedimentos próprios.
III. Refere que trabalho psicopedagógico, tanto de natureza clínica como institucional, deve ter o foco na remediação dos problemas de aprendizagem.
IV. Afirma que o psicopedagogo deverá guardar confidencialidade em relação ao cliente, inclusive com especialistas comprometidos com o atendimento.
V. Afirma que os honorários devem ser fixados como retribuição aos serviços prestados, considerando-se as condições socioeconômicas da população atendida.
A alternativa correta é I, II e V.
119- Criada pelo psicopedagogo argentino Jorge Visca, a _________ é uma linha que propõe um trabalho utilizando a interrelação de três abordagens: a _________ de Piaget, a _________ de Freud e a _________ de Enrique Pichon Riviere. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Resposta Correta: Epistemologia Convergente; Epistemologia Genética; Psicanálise; Psicologia Social.
120- A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), criada em 12 de novembro de 1980, tem caráter de direito privado, sem fins lucrativos, e atua na busca dos direitos dos psicopedagogos brasileiros. A respeito da ABPp, assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: Atua para a regulamentação da profissão de psicopedagogo e oestabelecimento de fundamentos éticos na sua atuação.
121- Leia e associe as leis e decretos locais à sua definição:
	I. Resolução nº 1 de 2018
	A. Regulamenta a atividade de psicopedagogia para os diplomados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e/ou cursos de licenciatura que concluíram o curso de especialização em Psicopedagogia
	II. Projeto de Lei nº 31 de 2010B
	B. Estabelece as diretrizes e normas para as ofertas dos cursos de pós-graduação lato sensu
	III- Decreto nº 9.057 de 2017
	C. Regulamenta o artigo 80 da LDB nº 9.394/96, em suas disposições gerais
Resposta Correta: I-B; II-A; III-C.
122- Em relação ao uso de jogos como intervenção psicopedagógica clínica, analise as afirmações: I. A atividade com jogos auxiliam na compreensão do processo de aprendizagem. II. Os jogos permitem o desenvolvimento de habilidades para entender as estratégias usadas pelo adversário. III. Os jogos de regras pouco auxiliam na compreensão do processo de aprendizagem. IV. Os jogos de regras são recursos para a observação e o diálogo a respeito do processo de construção de conhecimento. V. Os jogos de regras pouco permitem a aproximação com o mundo criativo e com o aspecto cognitivo do aprendente. São verdadeiras:
Resposta Correta: I, II e IV, apenas
123- A respeito dos objetivos da psicopedagogia institucional em determinados contextos, associe os objetivos às instituições adequadas:
	I. Hospital
	A. A aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos terem melhor compreensão do que se passa ao seu redor.
	II. ONG
	B. Promover orientações de acordo com as características e particularidades dos envolvidos nos projetos educacionais.
	III. Escola
	C. Construções de projetos para evitar a fragmentação do conhecimento e promover trocas entre os especialistas.
Resposta Correta: I-C; II-A; III-B
124- A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e as dificuldades que podem ocorrer nesse processo, caso a construção de conhecimento não ocorra nos padrões evolutivos esperados.
Sobre o objeto de estudo da Psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V ou F:
( ) A Psicopedagogia é uma área de conhecimento que estuda as aplicações da Pedagogia sobre a aprendizagem.
( ) A Psicopedagogia procura entender o processo de aprendizagem e o sujeito do conhecimento.
( ) A Psicopedagogia é a área que se preocupa em compreender as alterações do processo de aprendizagem
( ) O enfoque preventivo da Psicopedagogia se restringe aos estudos sobre a escola
( ) O enfoque terapêutico estuda a identificação, análise, diagnóstico e tratamento de dificuldades, de forma individualizada.
Resposta Correta: F – V – V – F – V.
125- Heloisa Fogali (1998) aponta os diferentes espaços em que a atuação do psicopedagogo poder ser praticada: - ( I )- Psicopedagogia familiar; -( II ) Psicopedagogia empresarial; -( III ) Psicopedagogia hospitalar; --- (IV ) Psicopedagogia no contexto escolar.
(II) Ampliando formas de treinamento, resgatando a visão do todo, as múltiplas inteligências, resgatando a criatividade e os diferentes caminhos para buscar saídas, desenvolvendo o imaginário, a função humanística e dos sentimentos na empresa ao construir projetos e dialogar sobre eles.
(I) Ampliando a percepção sobre os processos de aprendizagem de seus filhos, resgatando a família no papel educacional,complementar à escola, diferenciando as múltiplas formas de aprender, respeitando as diferenças dos filhos;
(III) Possibilitando aprendizagem, o lúdico e as oficinas psicopedagógicas com os internos.
(IV) Intervém nos descompassos da aprendizagem, preocupando-se com a melhoria da qualidade de ensino.
126- Sobre o fracasso escolar, Weiss (2010) assim o define:
Uma ineficiência diante dos desafios propostos na sala de aula.
O mau êxito na escola, caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar.
Uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola.
As altas taxas de evasão e repetência.
Situação esta que julgamos excessivamente injusta e inaceitável e sua superação requer aprofundamento e análise da questão.
127- Todo o sujeito da aprendizagem deve ser percebido em sua ______________________, considerando que todas as suas ____________________ são coparticipantes de ____________________________, por meio do entrelaçamento e da manifestação dos processos cognitivos, na relação com o objeto do conhecimento; afetivo-emocionais estão presentes na dimensão relacional que se configura também por meio das relações sociais, culturais, orgânicas, psíquicas e pedagógicas, concebendo o sujeito como individual e coletivo. 
Avaliação, aprendizagens, processos avaliativos
Dimensões, individualidades, processos de aprendizagem
Individualidade, dimensões, processos avaliativos
Totalidade, dimensões, seus processos de aprendizagem
128- De acordo com Porto (2011), as intervenções psicopedagógicas na instituição devem:
Rever o projeto político-pedagógico para discutir as questões pedagógicas e adequá-las de acordo com a realidade da instituição de ensino; trabalhar com turmas menores; oferecer cursos de formação e autoformação aos professores e à equipe pedagógica; 5exibilizar o currículo, quando necessário.
129- Para que as propostas de intervenção tenham eficácia, é necessário hierarquizar as dificuldades e saber quais são os obstáculos dominantes e coadjuvantes. Neste sentido, é correto afirmar:
A hierarquia das dificuldades pressupõe na intervenção, considerar a necessidade do grupo ou do indivíduo, a idade do cliente e o material disponível.
130-Sobre os campos de atuação da psicopedagogia institucional, desenvolve-se em três frentes de trabalho:
Aprendiz, sujeito e o aprendente.
Relações de aprendizagem, a construção do conhecimento do sujeito e a qualificação nos processos de aprendizagem.
Sujeito do objeto, constituição do sujeito e qualificação do sujeito.
Sociais, psíquicas e pedagógicas.
Filosofia, valores e ideologias.
131-Elaborada por Jean Piaget, a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, em que se estabelece a relação do conhecimento por meio da aprendizagem do conteúdo em escala progressiva de complexidade, é denominada:
Teoria Sócio-histórico-cultural 
Behaviorismo Metodológico
Epistemologia Genética
Psicanálise
Teoria do Vínculo.
Gabarito: A teoria elaborada por Jean Piaget, que estabelece a relação do conhecimento por meio da aprendizagem do conteúdo em escala progressiva de complexidade, é denominada Epistemologia Genética. Esta teoria é um marco no campo da psicologia do desenvolvimento, pois propõe que o conhecimento é construído em etapas, cada uma com características específicas de pensamento.
132- Leia o fragmento de texto a seguir sobre a área da Psicopedagogia Hospitalar: "Além da clínica, escolas e empresas, a Psicopedagogia pode ser também desenvolvida em hospitais, tanto em serviços psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, quanto em serviços hospitalares gerais. A prática psicopedagógica hospitalar já é bastante comum em alguns países, tais como Argentina, Estados Unidos e Canadá. Aqui no Brasil, porém, esta é uma modalidade muito pouco desenvolvida. Tem-se o conhecimento de algumas experiências isoladas, situação bem diferente da nossa vizinha Argentina, onde a Psicopedagogia Hospitalar data de longo tempo". Com relação à área da Psicopedagogia hospitalar, assinale a alternativa incorreta:
A Psicopedagogia Hospitalar trabalha apenas com as dificuldades de aprendizagem.
A Psicopedagogia Hospitalar deve estar presente no planejamento de uma atividade a ser realizada pela criança internada.
A Psicopedagogia Hospitalar deve atuar na formação e discussão de casos com os educadores responsáveis pela criança hospitalizada.
A Psicopedagogia Hospitalar poderá contribuir com o conhecimento de todo processo de aprendizagem para a atuação em uma classe hospitalar.
A Psicopedagogia Hospitalar pode centralizar-se na promoção de avaliação e atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes.
Gabarito: -A alternativa A está incorreta porque a Psicopedagogia Hospitalar não trabalha apenas com as dificuldades de aprendizagem. Ela também atua no planejamento de atividades para crianças internadas, na formação e discussão de casos com os educadores responsáveis pela criança hospitalizada, contribui com o conhecimento de todo o processo de aprendizagem para a atuação em uma classe hospitalar e pode se centralizar na promoção de avaliação e atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes. Portanto, a Psicopedagogia Hospitalar tem um escopo de trabalho muito mais amplo do que apenas lidar com as dificuldades de aprendizagem.
133- O Código de Ética do Psicopedagogo tem o objetivo de determinar as orientações principais e os limites de atuação profissional. Nesse sentido, é dever do psicopedagogo:
Conceder técnicas psicológicas.
Impor convicções políticas aos alunos.
Resguardar a identidade dos alunos.
Dar conselhos morais aos alunos.
Evitar de dar devolutivas aos familiares e aos sujeitos do processo diagnóstico.
Gabarito: -De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, é fundamental que o profissional resguarde a identidade dos alunos. Isso significa que o psicopedagogo deve proteger as informações pessoais dos alunos, evitando qualquer tipo de exposição que possa prejudicá-los. 
134- Leia o fragmento de texto a seguir sobre os aspectos da Psicopedagogia e a Ciência: Podemos dizer que o objetivo das pesquisas nessa área emergente é a articulação e a convergência do repertório conceitual e instrumental das diversas disciplinas que norteiam a prática psicopedagógica, construindomodelos explicativos mais integradores, realísticos e contextualizados dos processos de ensino-aprendizagem, de forma a permitir desenhar procedimentos gerais e específicos de intervenção psicopedagógica e articular tais conhecimentos (modelos explicativos e procedimentais) para a resolução de problemas concretos e singulares, elaborando estratégias de intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem, bem como desenvolvendo ações preventivas que sejam pertinentes e relevantes no atual contexto da realidade brasileira. Bossa, N. A. A emergência da Psicopedagogia como ciência. Com base no texto apresentado, analise as assertivas a seguir:
I. A aprendizagem humana relaciona-se a uma postura investigativa integradora dos vários saberes que tratam da vida humana. II. As dimensões biopsicossocial e cultural estão inter-relacionados no processo de aprendizagem. III. A ação psicopedagógica estruturou-se na integração dos conhecimentos da Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Biologia, Filosofia, Linguística, Antropologia, Neurologia e tantos outros quantos se fizerem necessários para a apreensão da compreensão do processo de aprendizagem. IV. A Psicopedagogia visa a um diagnóstico e uma metodologia de intervenção respeitando o sujeito na relação com o objeto de conhecimento em contexto de aprendizagem. V-O campo de estudo da Psicopedagogia admite a possibilidade de um conhecimento transdisciplinar, embora ele se tenha construído na perspectiva interdisciplinar. Está correto o que se afirma em:
Todos os itens.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, apenas
Gabarito: - De acordo com o texto apresentado, todas as assertivas estão corretas. A aprendizagem humana está relacionada a uma postura investigativa que integra diversos saberes(I). As dimensões biopsicossocial e cultural estão inter-relacionadas no processo de aprendizagem (II). A ação psicopedagógica se estrutura na integração de conhecimentos de várias disciplinas (III). A Psicopedagogia visa a um diagnóstico e uma metodologia de intervenção que respeita o sujeito na relação com o objeto de conhecimento em contexto de aprendizagem (IV). Por fim, o campo de estudo da Psicopedagogia admite a possibilidade de um conhecimento transdisciplinar, embora tenha sido construído na perspectiva interdisciplinar (V). Portanto, todos itens corretos.
135- 
BDQ CONCEITUAÇÃO/HISTÓRICO DA PEDAGOGIA DGT 0782
A Epistemologia Convergente, desenvolvida por Jorge Visca, é uma abordagem que busca entender o desenvolvimento humano, integrando conceitos de Piaget (desenvolvimento cognitivo), Freud (aspectos psicanalíticos) e Pichon-Riviére (psicologia social).
A Psicanálise, de Sigmund Freud, é uma teoria que se concentra na importância do inconsciente na formação da personalidade e no comportamento humano. Ela explora os processos mentais ocultos e a influência do inconsciente na psicologia.
Epistemologia Genética, de Jean Piaget, concentra-se no desenvolvimento cognitivo, descrevendo como as crianças constroem o conhecimento em estágios sequenciais, abordando questões de aprendizado e desenvolvimento intelectual.
Essas teorias são fundamentais na Psicopedagogia, pois fornecem diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana, permitindo aos psicopedagogos compreenderem melhor os processos de ensino e aprendizagem de seus pacientes. brainly.com.br/tarefa/1614988
1- Uma cidade tem diferentes sons de sirene para os carros de polícia, bombeiros e ambulâncias. No entanto, quando uma pessoa no trânsito escuta qualquer uma dessas sirenes, ela sempre pensa que se trata de uma ambulância. Isto é um exemplo de:
Discriminação
Recuperação espontânea
Aquisição 
Generalização
Condicionamento contextual
2- Estímulos semelhantes fisicamente conseguem eliciar a mesma resposta, a afirmação se refere a conceito de:
Contra condicionamento
Limiar de respostas
Extinção de comportamento
Dessensibilização sistemática 
Generalização respondente
3- Ao se estabelecer uma relação de reforço, a frequência de um comportamento aumenta. Entretanto, se o efeito reforçador é eliminado, o que se observa é que, aos poucos, o nível do comportamento reforçado retorna a seus níveis anteriores. Acerca do processo de extinção operante , responda verdadeiro ou falso.
( ) O processo de extinção operante mostra que os efeitos do reforçamento no comportamento não são permanentes, e só são mantidos frente à manutenção da relação reforçadora.
( ) O processo de extinção se realiza imediatamente com a retirada da consequência reforçadora.
( ) O tempo que se leva desde a retirada do reforçador até a volta do comportamento aos níveis normais anteriores ao reforçamento é variável.
( ) Três fatores são importantes para se entender a resistência à extinção de um determinado comportamento: o número de reforçamentos anteriores, a latência da resposta e a intensidade do estímulo.
( ) O processo de extinção não é contínuo. Há que se considerar um fenômeno chamado recuperação espontânea. A sequência correta é:
V, F, V, V, F
V, F, V, F, V
F, F, V, F,V
V, V, V, F, F
F, V, F, F, V
4- Um rapaz usa drogas toda vez que briga com a namorada, pois a partir do o ocorrido passa a se sentir ansioso. O comportamento do uso de drogas nesse caso, é mantido por:
Reforço positivo 
Reforço negativo
Punição positiva
Punição negativa
Punição
5- Assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente a sentença abaixo: Um reflexo considerado forte é aquele cujo estímulo tem uma intensidade ___________, a latência é _____________a duração da resposta é ___________ e a magnitude da resposta é ____________.
-baixa / curta / curta / alta 
-alta / curta /longa / alta
-alta / longa / longa / baixa
-baixa / longa / curta / baixa
-alta / longa / longa / alta
6-Alberto recentemente foi a uma loja de móveis para o lar e comprou um sofá de molas que estava na promoção a um preço bem convidativo. Ao sentar-se no sofá pela primeira vez, ainda na loja, Alberto percebeu que as molas provocavam um ligeiro incômodo em sua região glútea, mas nada que fosse muito importante. Em função do preço baixo, Alberto efetuou a compra do sofá, ignorando conscientemente o leve desconforto que sentiu. Passados 30 dias da entrega do sofá em sua residência, Alberto não consegue mais se sentar no móvel novo, pois o incomodo que sente é quase insuportável. Com base nos conceitos estudados, que fenômeno explica o incômodo atual de Alberto?
Inadequação
Dessensibilização
Habituação 
Potenciação
Alienação
7- Dentre as teorias de aprendizagem estudadas, uma em particular ressalta a grande importância de se analisar as consequências dos comportamentos pelo indivíduo, visto que estas consequências influenciam o próprio comportamento emitido. Qual, dentre os teóricos abaixo, mais se identifica com tal proposta teórica?
I. PavlovH. 
H. Ebbinggaus
A. Bandura 
B. Skinner
C. Rogers
8- Um rapaz usa drogas toda vez que briga com a namorada, pois a partir do o ocorrido passa a se sentir ansioso. O comportamento do uso de drogas nesse caso, é mantido por:
Reforço positivo 
Reforço negativo
Punição
Punição positiva 
Punição negativa
9- Identifique os elementos da aprendizagem que está ocorrendo no exemplo abaixo. Ana iniciou um novo namoro há um mês e está perdidamente apaixonada por seu namorado. Porém, para a sua profunda tristeza, sempre que o namorado vai a sua casa, a sua mãe cisma em permanecer na sala junto com os mesmos, fato este que faz com que Ana comporte-se exemplarmente fazendo apenas pequenas carícias em seu amado. Entretanto, todas as vezes que sua mãe se ausenta por algum motivo as carícias intensificam-se tornando-se tórridas e provocantes. Com o retorno da mãe para a sala as carícias diminuem chegando quase a cessar.
Condicionamento clássico com generalização.
Condicionamento clássico com extinção. 
Condicionamento clássico com recuperação espontânea.
Condicionamento operante com reforço positivo e punição negativa. 
Condicionamento operante com punição positiva e reforço negativo.
10- Assinale a única alternativa que NÃO se refira a um caso de Condicionamento Operante 
Em duas semanas, Pedro foi assaltado três vezes à caminho da faculdade. Atualmente, Pedro relata que todos os dias ao sair de casa à caminho da faculdade, sente medo de que alguém lhe renda e treme durante todo o percurso.
Desde a infância, Cristiano costuma inventar mentiras nas ocasiões em que percebe que alguém o superará em desempenho. Ainda que os pais de Cristiano ouvissem ele contar uma estória inverídica só para não se sentir inferior, fingiam que acreditavam no menino para não fazê-lo sofrer por humilhação.
Aline confessou aos seus pais que havia quebrado seu tablet. Seus pais brigaram com ela e a proibiram de sair no fim de semana. A partir de então, Aline deixou de dizer a verdade, negando sempre seus erros.
Keila era duramente criticada por seus pais quando esboçava seus projetos profissionais. Atualmente, ela não compartilha mais com seus pais os planos de trabalho que tem em mente.
Beatriz sempre se esforçou em realizar um bom trabalho em seu emprego e, por causa dos resultados alcançados, seus patrões ofereciam-lhe algum tipo de gratificação. Atualmente, Beatriz tornou-se diretora executiva da empresa, destacando-se dos demais funcionários por seu empenho e brilhantismo
11- A educação não é um processo neutro, pois se acha comprometida com o espaço político e econômico, com uma ideologia que se impõe acima da vontade humana perfazendo todos os anseios da classe dominante. Neste contexto, a função social da escola é, EXCETO:
Decisiva no processo de democratização de uma sociedade, pois tem presença em qualquer projeção que se faça do futuro.
Variável conforme interesses de sistemas superiores, pois produz nos indivíduos socializantes conceitos e formas de agir autônomas,favorecendo aos preceitos da homogeneidade da vida coletiva.
Influenciada por aspectos exteriores a ela, em um processo histórico, se configurando, nesse sentido, como um elemento propício à coação social e se tornando, na maioria das vezes, um aparato hierárquico e seletivo.
Condição para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria; sendo, neste caso, relevante a sua independência/liberdade e autoconstrução, dentro dos espaços de dominação existenciais.
12- A Psicopedagogia Clínica faz que tipo de intervenção? 
Psicológica. 
Preventiva. 
Terapêutica. 
Fisiológica. 
13 -Gardner coloca que as inteligências múltiplas são independentes e 
-nunca funcionam isoladamente. 
-sempre funcionam isoladamente. 
-muitas vezes funcionam isoladamente. 
-raramente funcionam isoladamente. 
14- Qual é o legítimo papel da Psicopedagogia escolar? 
Prevenir problemas, inibições, atrasos e desvios, tanto do sujeito quanto do grupo. 
Prevenir problemas de violência social, tanto do sujeito quanto do grupo. 
Prevenir problemas financeiros e atrasos de mensalidades. 
Prevenir problemas e desvios de personalidade
15- Leia as asserções a seguir em relação ao atendimento à família. 
I. São notórias as adversidades nos ambientes familiares que tornam a criança vulnerável às dificuldades. 
II. O campo de atuação da Psicopedagogia vai além da instituição escolar, ela pode atuar em diagnósticos médicos e prescrição de medicamentos. 
III. O papel do psicopedagogo é incentivar a presença dos pais na vida escolar do aluno. 
Somente as asserções I e III estão corretas.
16- Qual o único órgão que representa a classe dos psicopedagogos brasileiros? 
Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).
17- A Psicopedagogia hospitalar contribui para a melhoria da saúde e da autoestima dos pacientes internados. Assim, deve proporcionar uma intervenção marcada por quais qualidades? 
Ludicidade, humanização e aprendizagem.
18 -A Psicopedagogia surgiu no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área médica. Onde ela surgiu? Na Europa.
19- A intervenção psicopedagógica tem como foco o sujeito e sua relação com a aprendizagem como isso ocorre? Independente das razões que o aluno não consegue aprender formal ou informalmente. 
20- Os sujeitos transformam o ambiente em que vivem. Como isso ocorre? 
A partir da interação, da convivência e de vínculos com outras pessoas. 
21- 
EX001 – A formação profissional que dá ao sujeito a oportunidade de compreender a importância de seu posicionamento político, econômico e social... Qual dos teóricos citados abaixo defende essa.... Paulo Freire.
EX002- Piaget definiu o desenvolvimento como o produto der equilibrações sucessivas
EX003- A professora tem a prática pedagógica fundamentada em Piaget e em uma aula de força e movimento de forma construtivista vai: Partir do cotidiano e..... criando conflitos cognitivos para o desenvolvimento dos conceitos.... A abordagem será: Construtivista.
VERIFICANDO O APRENDIZADO ´2
Tema 3: Contribuições da Psicologia, da Pedagogia e Outras Áreas
1- L. S. Vygotsky apresenta em sua teoria o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), como uma ferramenta para se instrumentalizar o ensino. Considere as seguintes afirmativas: I - Criar ZDP no ensino é apresentar desafios às crianças para atividades que se desenvolvem de forma colaborativa. II - O que a criança sabe fazer sozinha é o melhor indicador de seu desenvolvimento no contexto escolar. III – A criança aproveita melhor a ajuda do colega ou do adulto qdo tem clareza das finalidades da tarefa, assim como do “que não sabe” e do “que precisa saber”. Para organizar o ensino considerando as contribuições da ZDP, faz-se necessário levar em conta o conteúdo da(s):
Afirmativa II e III
Afirmativas I e III
Afirmativa I
Afirmativa II
Afirmativa III
Gabarito: - Segundo o conceito de ZDP na teoria vygotskyana, a criança para passar de um nível de conhecimento real, que é aquilo que ela já sabe, para um nível de conhecimento potencial, que é aquilo que ela é capaz de fazer, deve ser desafiada e contar com o auxílio e a mediação de pessoas mais experientes.
2- As crianças têm contato com os números muito antes de entrar na escola. As mais recentes pesquisas sobre a didática da Matemática e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático mostram que, se esse conhecimento for levado em consideração durante o processo de ensino, a aprendizagem torna-se mais eficaz. Essa afirmativa está em coerência com qual prática pedagógica abaixo?
Iniciar pela escrita dos números de zero a nove.
Estimular que o aluno tenha memorizada a tabuada.
Evitar proposta de operações envolvendo números com dois algarismos.
Encorajar o pensamento sobre as características dos objetos, comparando-os.
Apresentar a escrita do número dez depois da introdução da noção de dezena.
Gabarito: O profissional deve encorajar o pensamento espontâneo e autônomo da criança para que ela possa construir relações entre os objetos e desenvolver seu pensamento lógico-matemático.
3- Os estudos sobre a linguagem estão relacionados ao processo de aprendizagem, ao passo que na fase escolar, a criança necessita de boa oralidade e compreensão dos fonemas para evitar as ‘trocas de letras’ que podem ocorrer tanto na fala qto na escrita durante o processo de alfabetização”. São contribuições das áreas de:
Sociologia e Psicomotricidade
Linguística e Psicomotricidade
Linguística e Fonoaudiologia
Sociologia e Psicomotricidade
Sociologia e Fonoaudiologia
Gabarito: As áreas de estudo que fornecem ferramentas para compreender o desenvolvimento da linguagem e da aquisição da leitura e da escrita compartilham seu objeto de estudo e os analisam sob diferentes olhares, é o caso da linguística e da fonoaudiologia.
COMPLEMENTARES
01- Os conceitos de extinção e punição na teoria do condicionamento operante são: 
1. **Extinção**: Refere-se ao procedimento de suspender o reforço para uma resposta que, com o tempo, tende a desaparecer. Ou seja, quando um comportamento que antes era reforçado deixa de receber reforço, a frequência desse comportamento diminui. 
2. **Punição**: O objetivo da punição é diminuir a probabilidade de um comportamento ocorrer, e isso pode ser feito de forma rápida. A punição pode ser positiva (adicionar um estímulo aversivo) ou negativa (remover um estímulo agradável). Portanto, a primeira descrição que você apresentou está correta: "o procedimento de extinção consiste em suspender reforço para uma resposta a qual tende a desaparecer. O objetivo da punição é diminuir a probabilidade da resposta de forma rápida."
02- Vamos analisar cada uma das afirmações com base na teoria de Vygotsky: I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura. Verdadeiro, essa é uma ideia central na teoria de Vygotsky. II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores. Verdadeiro, a linguagem escrita é um instrumento cultural que impacta as funções mentais. III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual. Verdadeiro, a linguagem é fundamental para o desenvolvimento e a apropriação de conhecimentos. IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo. Falso, segundo Vygotsky, as funções psíquicas superiores se desenvolvem a partir da interação social e da cultura, não apenas de funções já existentes. V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo. Verdadeiro, a educação tem um papel crucial na formação do pensamento. Com base na análise, a alternativa correta é: I, II, III e V.
A questão aborda a função social da escola no contexto de uma sociedade marcada por desigualdades e por influências políticas e econômicas. Para responder corretamente,é necessário entender como a educação se relaciona com esses aspectos e qual é o papel que a escola desempenha ou deveria desempenhar na sociedade.
A alternativa B é a correta porque ela descreve um papel da escola que não é coerente com a transformação social e democratização. Quando se diz que a função social da escola é "variável conforme interesses de sistemas superiores" e que ela "favorece aos preceitos da homogeneidade da vida coletiva", isso implica que a escola estaria agindo de maneira a manter o status quo e preservar as desigualdades existentes, o que contraria o papel transformador da educação.
Vamos analisar agora as alternativas incorretas para entender por que elas não são a resposta certa:
A - "Decisiva no processo de democratização de uma sociedade". Essa alternativa está correta porque a educação realmente tem um papel crucial na democratização ao promover igualdade de oportunidades e formar cidadãos críticos e participativos.
C - "Influenciada por aspectos exteriores a ela, em um processo histórico". Esta alternativa também está correta. A educação é parte de um contexto social mais amplo e está sujeita às influências e pressões políticas, econômicas e culturais da sociedade, muitas vezes se tornando um instrumento de coação e perpetuando hierarquias sociais.
D - "Condição para uma mudança que atenue a desigualdade". Essa alternativa indica que a educação pode promover mudanças que reduzem desigualdades e defendem os interesses da maioria, valorizando a independência e a autoconstrução. Essa visão está alinhada com a função emancipadora da educação, que busca transformar a sociedade.
As alternativas A, C e D descrevem papéis que a educação pode desempenhar para promover justiça social e democratização, enquanto a alternativa B descreve um papel de manutenção do status quo, o que não condiz com a função transformadora que se espera da escola.
* * * * *
* * * *
* * *
* *
*Busca-se compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não aprender.
Procura-se identificar a dimensão da relação entre psicopedagogo e sujeito, de forma a favorecer a aprendizagem.
Comentário: - Na prática clínica, o psicopedagogo não pode negar o papel que a escola exerce sobre o indivíduo, porém o foco da atenção do atendimento clínico não são os processos educacionais, a orientação a docentes e aos familiares. A dinâmica da clínica centraliza-se no diagnóstico, na avaliação e no tratamento das dificuldades de aprendizagem da pessoa.
08- Pensando na formação profissional do psicopedagogo, vimos que ele não é um mero técnico, pois sua ação envolve reflexão sobre os problemas apresentados. Nesse sentido, o psicopedagogo é visto como um:
Prático ou psicanalista
Linguista ou teórico especialista
Pedagogo ou fonoaudiólogo
Psicólogo ou pedagogo
Teórico especialista ou prático
Comentário: Pensar na formação do psicopedagogo é esclarecer que sua identidade profissional está centralizada em construções teóricas e reflexões para fundamentar sua prática. Nesse sentido, esse profissional é considerado um teórico especialista ou prático.
09- A Psicopedagogia possui um histórico bastante interessante, permeado por várias ciências. Os primeiros centros e institutos psicopedagógicos foram fundados:
Nos Estados Unidos
Na Europa
Na Argentina
No Brasil
No Canadá
COMENTÁRIO - Os primeiros centros e institutos psicopedagógicos foram fundados na Europa, no início do século XX, na França. Somente mais tarde, os estudos em Psicopedagogia se realizaram na América do Sul, especificamente na Argentina, por intermédio do psiquiatra suíço Enrique Pichon-Rivière. 
10- A partir de 1948, a Pedagogia Curativa destacou-se entre as práticas voltadas para as dificuldades de aprendizagem por meio de Maurice Debesse. Esta proposta surgiu com o objetivo de:
Readaptar pedagogicamente alunos inteligentes, mas com mau aproveitamento escolar.
Criar um método voltado para o processo de inclusão escolar de crianças infrequentes.
Gerar uma alternativa para curar as dificuldades de aprendizagem de autistas.
Formar professores que pudessem se vincular a crianças com dificuldades de aprendizagem.
Criar um curso com finalidade de estabelecer uma relação dialética com a família no processo de aprendizagem.
COMENTÁRIO: - Maurice Debesse propôs a Pedagogia Curativa como método para alunos sem deficiência cognitiva, mas que não conseguiam atingir os objetivos escolares. A ideia era auxiliar os processos voltados para a aquisição dos conhecimentos e a promoção da personalidade.
11- Estudamos vários teóricos que contribuíram para a estruturação da Psicopedagogia na Argentina, dentre eles Jorge Visca. Qual foi a teoria que ele elaborou?
Teoria Sócio-histórico-cultural
Epistemologia Convergente
Psicanálise
Psicologia Experimental 
Epistemologia Genética
COMENTÁRIO: - Jorge Visca foi o autor da Epistemologia Convergente – teoria que contempla a confluência de três frentes de estudo em Psicologia: a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière. O objetivo dessa teoria era avaliar a percepção, a aprendizagem, a decisão e a interação por meio de instrumentos específicos validados por observação.
12- Na Argentina, no período de 1963 até 1969, percebeu-se a influência de uma perspectiva teórica na formação do psicopedagogo voltada para a instrumentalização das práticas e sentida como necessidade de medir a cognição e a afetividade. Assinale a alternativa que apresente essa corrente.
Teoria Sócio-histórico-cultural
Psicanálise
Psicologia Experimental
Epistemologia Genética
Behaviorismo
COMENTÁRIO:- Na década de 1960, os conceitos da Psicologia Experimental estavam em voga. Os professores do curso de formação notaram a necessidade de instrumentalização do futuro profissional, voltada para a tendência da época de mensurar as funções cognitivas e afetivas.
13- No Brasil, o fracasso escolar perdurou por gerações e possui reflexos ainda hoje. Entre as décadas de 1960 e 1970, explicava-se o fracasso a partir da teoria da carência social. No entanto, as bases teóricas da contemporaneidade não apoiam esta ideia, pois:
Acredita-se que o desempenho escolar insuficiente decorre do meio cultural deficitário a q o aluno é submetido.
Sabe-se que a deficiência escolar converge para o estado de vulnerabilidade observado nas periferias.
Entende-se que o processo de aprendizagem é deficitário pelo estado nutricional precário desde o nascimento.
Na atualidade, há maior compreensão sobre os estágios de desenvolvimento infantil.
As causas multifatoriais estão relacionadas à aprendizagem insuficiente, como a atividade docente, as relações pessoais e familiares, a educação pública etc.
Comentário: Estudos recentes demonstraram que as causas para o fracasso escolar são multifatoriais, variam desde à ação pedagógica em si das instituições de ensino às individualidades sociais e familiares.
14- Refletindo sobre a história da Psicopedagogia no Brasil, vimos que, na década de 1980, dois movimentos foram sinalizados para mudanças na compreensão dos fatores que determinavam o fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta esses movimentos:
Os elementos intraescolares e a reeducação psicopedagógica.
A culpabilização do sujeito e das práticas docentes.
A atribuição da causalidade do fracasso escolar à família e ao aprendente.
A crítica às políticas públicas de formação de professores e de assistência às famílias.
A compreensão do fracasso escolar como causa orgânica e os encaminhamentos aos serviços especializados.
Comentário: Na década de 1980, mudanças na concepção foram sinalizadas, reverberando dois movimentos: um para compreender o fracasso escolar, levantando os elementos sucedidos no ambiente escolar; e outro, de ênfase clínica, por meio de uma abordagem multi e interdisciplinar, ampliando o foco de compreensão do fracasso escolar para uma atuação colaborativa.
15- Algumas teorias de aprendizado influenciaram a PP no Brasil. Uma delas foi a Epistemologia Genética, que:
Relaciona o processo de aprendizagem à cognição de familiares.
Compreende que a cognição apresenta escala evolutiva de acordo com as gerações.
Entende que o processo evolutivo da aprendizagem parte de um conhecimento menos complexo a outro de maior complexidade.
Conceituou a aprendizagem de acordo com a zona de desenvolvimento proximal.
Foi fundamentada no behaviorismo de Pavlov e Skinner.
Comentário: - A Epistemologia Genética, de J. Piaget, observa como o sujeito passa de um conhecimento simples para o mais complexo. Esse processo ocorre por meio da superação de fases delimitadas a partir do crescimento cronológico que, por sua vez, influenciam o desenvolvimento biológico maturacional das funções cognitivas.
16- A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito da Teoria Sócio-histórico-cultural e se refere à diferença entre a Zona de Desenvolvimento Real, ou seja, o que a criança consegue fazer sozinha, e a Zona de Desenvolvimento Potencial, ou seja, o que a criança é capaz de aprender. Quem foi o autor desse conceito?
Freud
Piaget
Vygotsky
Skinner
Pavlov
Comentário: - Os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Zona de Desenvolvimento Real e Zona de Desenvolvimento Potencial foram formulados por Vygotsky e representam a Teoria Sócio-histórico-cultural. Essas zonas de desenvolvimento são a base para o entendimento da Teoria Dialética de Vygotsky e estabelecem o lastro de conhecimento validado cientificamente q pode ser repassado a uma criança por adulto experiente.
17- Vimos que o trabalho clínico de Visca fundamenta-se na Epistemologia Convergente. Ele apresenta uma definição da aprendizagem e suas dificuldades por meio da integração, assimilação recíproca e contribuição de três áreas da Psicologia. Assinale a alternativa que contenha estas três áreas.
A psicanalítica; a teoria ecológica sistêmica; a psicologia psicodinâmica
A psicanalítica; a psicogenética; a psicologiasocial
A psicologia social; a teoria Winnicottiana; a teoria ecológica sistêmica
A psicologia psicodinâmica; a psicogenética; a psicologia interacionista
A teoria histórico-cultural; a psicogenética; a teoria da afetividade
Comentário: - Visca tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem. A sua teoria, a Epistemologia Convergente, que é fundamentada em três áreas — psicanálise, psicogenética, psicologia social —, propõe um esquema evolutivo da aprendizagem, que vai além do cognitivo, afetivo e das carências sociais de formas isoladas. Ele busca uma visão integrada para entender o indivíduo como ser único.
18- Ao considerarmos as funções de um psicopedagogo clínico, com todas as etapas que precisam ser realizadas em um atendimento, notamos o compromisso do profissional. Analise as asserções a seguir:
I. Em uma avaliação psicopedagógica, realiza-se uma entrevista com pais e/ou responsáveis para identificar os motivos da queixa, o material que precisará ser utilizado, a duração das sessões ou encontros, os horários e as hipóteses para uma melhor observação e análise do(s) sintoma(s). PORQUE - II. Realizando primeiramente essas ações, o psicopedagogo terá condições de executar um trabalho eficiente, com uma prática interventiva que possibilitará resultados satisfatórios e úteis. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as asserções.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
Ambas verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Ambas verdadeiras, segunda não justifica primeira.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas
Comentário: - Ao realizar uma avaliação psicopedagógica, o psicopedagogo clínico pode ter ações variadas. É adequado começar com uma entrevista com os pais, para obter a história de vida, bem como o motivo da queixa. O profissional fechará um contrato com eles, mostrando o número de sessões, duração e horários. São práticas que auxiliam na intervenção, bem como interferem no fechamento do trabalho.
19- Sabemos que o trabalho hospitalar é também uma modalidade de atuação para o psicopedagogo. Dessa forma, leia e analise as afirmações abaixo:
I. A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo que, em razão de sua formação interdisciplinar, é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade.
II. A atuação do psicopedagogo nos hospitais tornou-se inviável e gerou algumas confusões, pois, ao invés de trabalhar com formação específica do professor de classe especial, acabou assumindo as suas funções.
III. A alternativa de apoio educacional psicopedagógico ao paciente internado é interessante para assegurar-lhe uma boa recuperação em meio à inquietação oriunda da preocupação em relação ao tratamento recomendado e ao tempo de hospitalização. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.
Comentário: - A atuação do psicopedagogo no hospital pode centralizar-se na promoção de avaliação e atendimento psicopedagógico a crianças e adolescentes e no assessoramento dos profissionais das áreas de Saúde e Educação.
20- Vimos que o psicopedagogo nas organizações (empresas) pode assumir diversas funções. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir: 
I. A Psicopedagogia na organização pode orientar ações avaliando a aprendizagem profissional, propondo e coordenando cursos de atualização que atendam às necessidades específicas desse espaço.
II. A contribuição do psicopedagogo no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, bem como os de diagnóstico organizacional.
III. O psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ação se dá com o objetivo de facilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos e criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores. Considerando as asserções acima, assinale a alternativa correta:
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
Apenas a sentença II está correta.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I, II, III estão corretas.
Comentário: - O psicopedagogo organizacional pode trabalhar diretamente no setor de recursos humanos, desenvolvendo diversas funções, como, por exemplo, nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento. Pode se dedicar à formação continuada dos profissionais, promovendo o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e das habilidades criativas e visando à adaptação às condições de trabalho exigidas pela empresa
21- Considerando sua formação profissional, o psicopedagogo pode:
Atuar em instituições de ensino.
Atuar em clínicas.
Ser comparado a um psicólogo ou a um pedagogo.
Ser considerado um teórico especialista na área da aprendizagem ou atuar como um prático na área clínica.
Ter como foco o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Comentário:- O psicopedagogo, em sua formação profissional, pode ser considerado um teórico especialista na área da aprendizagem ou atuar como prático na área clínica. Isso significa que ele pode tanto se dedicar ao estudo e à pesquisa sobre os processos de aprendizagem, quanto atuar diretamente na prática clínica, auxiliando indivíduos que apresentam dificuldades nesse processo. 
22- Leia o fragmento de texto a seguir sobre os desafios da escola e da família no processo de ensino e aprendizagem: "O que se observa é que escola e família apresentam dificuldade em caminhar juntas no intuito de ofertar um ensino-aprendizagem efetivo, acarretando sérios problemas na formação acadêmica do aluno(a) em sua plenitude. Poucas famílias procuram a escola para tratar de assuntos referentes à educação de seu (sua) filho(a). Por outro lado, a escola também apresenta sua falha quando não desenvolve maneiras de trazer a família à reflexão da sua importância no ensino-aprendizagem de seu (sua) filho(a)." Com base no texto:
A escola precisa criar meios p que a família perceba sua importância na construção do desenvolvimento. Afinal, sem ela, dificilmente, a escola conseguirá contribuir, de maneira total, para a formação do(a) seu (sua) filho(a).
O homeschooling é a melhor estratégia para banir os problemas entre família e escola na atualidade.
A escola está preparada para gerir toda a formação do indivíduo, transmitindo-lhe valores, posturas e pensamentos.
A família deixou de ser um dos primeiros ambientes no qual o indivíduo inicia sua vida em sociedade.
A escola deixou de se preparar para os novos desafios do mundo e perdeu espaço para a tecnologia.
Gabarito: Conforme o texto apresentado, é evidente que a escola e a família enfrentam desafios para trabalhar juntas no processo de ensinoaprendizagem. A alternativa correta, portanto, é a que destaca a necessidade da escola em desenvolver estratégias para envolver a família no processo educacional, ressaltando a importância do papel da família na formação do aluno. Sem a participação ativa da família, a escola pode encontrar dificuldades para contribuir de maneira completa para a formação do aluno. 
23- O objeto central de estudo da Psicopedagogia estrutura-se em torno do processo de aprendizagem humana e de seus padrões evolutivos, que são considerados:
Cognitivos e sociais
Maturacionais e afetivos
Normais e patológicos
Criativos, de diversidade, de universalidade e impulsivos
Comportamentais, de valores, de personalidade e de relacionamento
Gabarito: A Psicopedagogia, como campo de estudo, foca no processo de aprendizagem humana. Nesse contexto, ela considera os padrões evolutivos de aprendizagem como sendo "normais" e "patológicos". "Normais" se referem aos padrões de aprendizagem que são esperados para a maioria dos indivíduos, enquanto "patológicos" se referem a padrõesde aprendizagem que desviam do esperado, muitas vezes indicando algum tipo de dificuldade ou transtorno de aprendizagem.
24- Leia as asserções a seguir sobre a instituição família: I - A participação da família na vida da criança é fundamental. Essa instituição serve de modelo de relacionamentos para que, mais tarde, a criança se relacione e conviva com outras pessoas. PORQUE II - A família representa a base para que o ser humano construa uma estrutura social adequada. Assinale a alternativa que apresenta a relação entre as asserções:
Ambas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas.
Gabarito: A família é fundamental na vida da criança, pois serve como modelo para futuros relacionamentos. Além disso, a família é a base para a construção de uma estrutura social adequada, o que justifica a importância da participação da família na vida da criança.
25- Leia o fragmento de texto a seguir sobre a Psicopedagogia institucional: "A psicopedagogia institucional, para detectar, tratar os sinais do processo de ensinoaprendizagem, lida com suas dificuldades por meio de instrumentos e técnicas específicas e apoia-se na psicanálise, na epistemologia genética, na psicologia social e na linguística. Os conhecimentos adquiridos das diversas áreas possibilitam a realização de diagnóstico e intervenção; o desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos; assessoria pedagógica à instituição; orientação vocacional; assessoria quanto a projetos pedagógicos; acompanhar e propor novas propostas metodológicas de ensino; promover integração com as pessoas das instituições; acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem; dentre outros." Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções: I - A Psicopedagogia entendida como uma área em construção, que propicia uma prática interdisciplinar, não pode negar a influência de diversos pressupostos científicos. PORQUE II -Os conhecimentos adversos complementam e ampliam a formação e atuação profissional do psicopedagogo. Alternativa apresenta relação das asserções é:
Ambas são verdadeiras e II justifica a primeira.
Ambas são verdadeiras, mas II não justifica a I
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas.
Gabarito: As duas asserções são verdadeiras. A Psicopedagogia é uma área em constante construção e, por ser interdisciplinar, se beneficia de diversos pressupostos científicos (asserção I). Além disso, os conhecimentos adquiridos de diferentes áreas complementam e ampliam a formação e a atuação do psicopedagogo ( II ). Portanto, a segunda asserção justifica a primeira, pois é a diversidade de conhecimentos que permite a construção e a prática interdisciplinar da Psicopedagogia.
26- Analise o seguinte caso: O inspetor de aluno de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I repreende os estudantes no intervalo, pois estão jogando o material escolar uns nos outros. Eles cessaram tal comportamento, e o inspetor parou de chamar a atenção dos alunos.Na teoria do condicionamento operante, este exemplo relaciona-se:
Ao reforço positivo
Ao reforço negativo
À punição
À generalização
À extinção
Gabarito: Na teoria do condicionamento operante, o reforço negativo é um processo que fortalece um comportamento porque um estímulo negativo ou indesejado é removido em resposta a esse comportamento. No caso apresentado o comportamento dos alunos (jogar material escolar uns nos outros) é seguido por um estímulo negativo (a repreensão do inspetor). Quando os alunos cessam o comportamento indesejado, o estímulo negativo (repreensão) é removido. Isso fortalece o comportamento de não jogar o material escolar uns nos outros, pois os alunos aprendem que esse comportamento resulta na remoção do estímulo negativo. 
27- A busca pela compreensão dos determinantes do comportamento instiga há anos os psicólogos e alimenta um antigo debate em torno da questão inato versus aprendido. Com relação a esse debate, estudos que relacionam medidas de inteligência em gêmeos mostram que os coeficientes de correlação entre gêmeos monozigóticos são claramente mais elevados do que entre os gêmeos dizigóticos, sobretudo na vida adulta. Esses resultados são coerentes com a afirmação de que:
O ambiente neutraliza o papel da hereditariedade na determinação da inteligência.
As medidas de inteligência em gêmeos monozigóticos distanciam-se na vida adulta.
A determinação genética desvincula-se da história de vida ao tratar de inteligência.
A determinação genética exerce um evidente e mensurável papel na inteligência.
As medidas de inteligência em gêmeos dizigóticos mantêm-se próximas na vida adulta.
Gabarito:-Os estudos mencionados no enunciado mostram que os coeficientes de correlação entre gêmeos monozigóticos (que compartilham 100% do material genético) são mais elevados do que entre os gêmeos dizigóticos (que compartilham cerca de 50% do material genético), especialmente na vida adulta. Isso sugere que a genética tem um papel significativo na determinação da inteligência, uma vez que gêmeos monozigóticos, que têm genética idêntica, apresentam medidas de inteligência mais semelhantes do que gêmeos dizigóticos. 
28- Com relação às atividades que a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) desenvolve ao longo dos tempos, assinale a alternativa incorreta: 
É responsável pela organização de eventos de dimensão nacional.
Faz entrevistas com profissionais especialistas na área.
Realiza congressos, encontros e publicações de revista científica.
Oferece atendimento às escolas e atendimento clínico (individual e grupal).
Acompanha todas as etapas para a regulamentação do exercício profissional do psicopedagogo em âmbito legislativo, discutindo sobre elas e participando de cada uma.
Gabarito: A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) não oferece atendimento às escolas e atendimento clínico (individual e grupal). As atividades da ABPp estão mais voltadas para a organização de eventos, realização de entrevistas com profissionais especialistas, realização de congressos, encontros e publicações de revistas científicas, além de acompanhar todas as etapas para a regulamentação do exercício profissional do psicopedagogo em âmbito legislativo.
29- A primeira instituição à qual o indivíduo pertence é muito antiga, se levarmos em conta que, no início da vida, ele precisa de alguém para lidar com seus cuidados básicos, ou seja, para sua sobrevivência. Trata-se do(a):
Sociedade
Escola
Universidade
Estado
Família
Gabarito: "Família", pois, desde o nascimento, o indivíduo é inserido em um contexto familiar, que é responsável por prover seus cuidados básicos e garantir sua sobrevivência. Portanto, a família é a primeira instituição à qual o indivíduo pertence, sendo fundamental para seu desenvolvimento e socialização.
30- Fundamentado nos conceitos básicos da Psicopedagogia, avalie as afirmativas a seguir: I - Essa área busca atender crianças que, por vários motivos, não conseguem aprender. II - É uma área de conhecimento e atuação junto aos processos afetivos. III - Seu objeto de estudo é o indivíduo em processo de aprendizagem. IV - O psicopedagogo é capacitado para trabalhar na prevenção e no tratamento das dificuldades de aprendizagem.
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
III e IV
I, II e IV
Gabarito: - A Psicopedagogia é uma área que busca atender crianças que, por diversos motivos, enfrentam dificuldades para aprender (afirmativa I). O objeto de estudo da Psicopedagogia é o indivíduo em processo de aprendizagem (afirmativa III), e o psicopedagogo é o profissional capacitado para trabalhar na prevenção e no tratamento das dificuldades de aprendizagem (afirmativa IV). A afirmativa II não está correta, pois a Psicopedagogia não atua diretamente nos processos afetivos, mas sim nos processos de aprendizagem.
31- De acordo com Constance Kamii, estudiosa suíça da teoria piagetiana,o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, bem como a construção do número, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos. Assinale a alternativa que apresenta essas relações:
Igual e diferente
Menos e mais
Ordem e inclusão hierárquica
Inclusão e exclusão
Ordem e comparação
Gabarito: -Conforme a teoria de Constance Kamii, baseada nos estudos de Piaget, as duas relações fundamentais que a criança estabelece entre os objetos para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e a construção do número são a ordem e a inclusão hierárquica. A relação de ordem envolve a capacidade de organizar objetos em uma sequência, enquanto a inclusão hierárquica se refere à habilidade de compreender que um conjunto de objetos pode ser parte de um conjunto maior. 
32- Os três constructos que constituem o modelo dinâmico da estruturação da personalidade, segundo a teoria desenvolvida por Freud, são:
O ego, superego e o consciente
O id, o ego, o superego
O id, o inconsciente e o ego
Oego, inconsciente e pré-consciente
O pré-consciente, inconsciente e o superego
Gabarito: De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, a personalidade é estruturada em três sistemas principais: o id, o ego e o superego. O id é a parte primitiva e instintiva da personalidade, que contém os impulsos sexuais e agressivos. O ego é a parte racional e pragmática da personalidade, que busca satisfazer os desejos do id de maneira realista e socialmente aceitável. O superego é a parte moral da personalidade, que incorpora os valores e normas sociais aprendidos dos pais e da sociedade.
33- Esse trabalho está relacionado ao processo de aprendizagem por auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, da lateralidade, da percepção (olfativa, gustativa, espacial, temporal, corporal e musical), da seriação, a partir de situações lúdicas que envolvem o movimento do corpo, trabalhando o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Essa afirmação se refere à contribuição da área de:
Psicomotricidade
Linguística
Fonoaudiologia
Sociologia
Medicina
Gabarito: A área de Psicomotricidade é a que contribui para o processo de aprendizagem auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, da lateralidade, da percepção (olfativa, gustativa, espacial, temporal, corporal e musical), da seriação, a partir de situações lúdicas que envolvem o movimento do corpo. Ela trabalha o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social.
34- O conhecimento é uma construção coletiva e a aprendizagem acontece por meio de eixos, na troca dos sentidos construídos no diálogo e na valorização das diferentes vozes que circulam nos espaços de interação. A partir desses eixos, é importante que o trabalho pedagógico com as crianças garanta o estudo articulado das ciências sociais, naturais, das noções lógico-matemáticas e das linguagens. Na perspectiva das ideias apresentadas no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O objetivo do trabalho com áreas do conhecimento é ajudar a criança a pensar de forma interdisciplinar e a desenvolver atitudes de observação, estudo e comparação das relações entre homem, espaço e natureza. PORQUE II. O trabalho didático com as áreas do conhecimento de forma articulada tem a finalidade de desafiar as crianças a simular situações, elaborar hipóteses, refletir sobre situações do cotidiano e se posicionar, estabelecendo relações e percebendo o significado dos saberes integrados dessas áreas em suas ações cotidianas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabarito: A primeira asserção afirma que o objetivo do trabalho com áreas do conhecimento é ajudar a criança a pensar de forma interdisciplinar e a desenvolver atitudes de observação, estudo e comparação das relações entre homem, espaço e natureza. A segunda asserção, que é uma justificativa correta da primeira, afirma que o trabalho didático com as áreas do conhecimento de forma articulada tem a finalidade de desafiar as crianças a simular situações, elaborar hipóteses, refletir sobre situações do cotidiano e se posicionar, estabelecendo relações e percebendo o significado dos saberes integrados dessas áreas em suas ações cotidianas. 
35- Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência psicológica, que começa com Wundt, James, seus precursores e os sistemas que deles emergiram. Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade da ciência não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão.
II. A Igreja Católica, ao longo da história da constituição da Psicologia como ciência, se absteve de propor interpretações sobre o dualismo mente e corpo.
III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais.
IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista. É correto apenas o que se afirma em:
I e IV
II e III
II e IV
I, II e III
I, III e IV
Gabarito: A afirmação I destaca a importância do debate sobre laicidade, democracia e Psicologia para reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. A afirmação III ressalta que o desenvolvimento da Psicologia, tanto em termos epistemológicos quanto de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. A afirmação IV enfatiza que a Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista. A afirmação II não está correta, pois a Igreja Católica, ao longo da história, não se absteve de propor interpretações sobre o dualismo mente e corpo.
36- Compreender os fatores que influenciam o processo de construção do conhecimento é fundamental na elaboração de um planejamento que visa proporcionar às crianças condições necessárias para que alcancem uma aprendizagem significativa. Entre os estudiosos que se dedicaram a essa missão, no Brasil, damos destaque a Paulo Freire, o qual defende a ideia de que:
O estudante é produto de um meio e todo conhecimento adquirido vem do seu convívio e de suas experiências pessoais.
A aprendizagem independe das práticas de ensino, pois a construção do conhecimento só é possível quando o próprio estudante é autor deste processo, sendo dispensável a figura do professor em qualquer circunstância.
A cada etapa da vida, o sujeito se torna apto a adquirir um determinado nível de conhecimento, portanto é preciso que a criança esteja sempre inserida na série correspondente à sua idade.
O ser humano é sujeito da educação, que deve estar comprometida a permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa e transformar o mundo.
Ensinar e aprender são consequências de ações de uma prática onde o professor é um depositário e o estudante um receptor de conhecimento.
Gabarito: Paulo Freire, um dos mais influentes pensadores da educação, defende que o ser humano é o sujeito da educação. Isso significa que a educação deve estar comprometida em permitir que o homem se torne sujeito, construa-se como pessoa e transforme o mundo. Essa visão enfatiza a importância do papel ativo do estudante no processo educacional, em vez de ser apenas um receptor passivo de informações. 
37- Estudos sobre metodologias a serem aplicadas, objetivos que serão traçados e até mesmo sobre a idade e o tempo certo de se iniciar um processo dealfabetizaçãoestão ganhando cada vez mais espaço no meio educacional, pois muitas são as fundamentações de quem defende uma teoria ou outra. Porém, há um consenso entre todos os teóricos. Qual é esse consenso?
A defesa da alfabetização como única forma de fazer com que um indivíduo consiga ler o mundo à sua volta e se entender como cidadão pertencente a um meio no qual é detentor de direitos e deveres.
A afirmação de que alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, pois deve oferecer ao indivíduo a possibilidade de usar a leitura e a escrita como ferramentas para entender o mundo e se reconhecer como agente ativo do meio no qual está inserido.
A certeza de que, independentemente da faixa etária na qual se inicia o processo de alfabetização, o letramento jamais servirá como agente transformador na realidade de um indivíduo.
O entendimento de que após a primeira infância é impossível alfabetizar de forma integral um indivíduo, pois mesmo aprendendo a ler e escrever ele jamais terá condições de entender o mundo e seus desafios, tornando-se um eterno analfabeto funcional.
A certeza de que a alfabetização se inicia somente na escola e por isso é o único espaço de alternativas de intervenção para otimizar o processo de aprendizagem.
Gabarito: - O consenso entre os teóricos da alfabetização é que o processo de alfabetização vai além de simplesmente ensinar a ler e escrever. A alfabetização deve proporcionar ao indivíduo a capacidade de utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para compreender o mundo ao seu redor e se reconhecer como um agente ativo dentro do seu meio. Significa que a alfabetização não é apenas sobre a aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita, mas também sobre o desenvolvimento de uma compreensão crítica e reflexiva do mundo.
38- Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sóciohistórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Esse pressuposto teórico, conhecido como teoria históricocultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social. Considerando os pressupostos da teoria vygotskyana, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II. Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a esse instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III. A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV. O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
V. A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV
I e V
II, III e IV
I, II, III e V
II, III, IV, V
Gabarito: - A afirmação I destaca a importância da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo, um dos pilares da teoria vygotskyana. A afirmação II ressalta o papel da língua escrita como um instrumento cultural que modifica as funções mentais superiores, o que está alinhado com a ênfase de Vygotsky na linguagem. A afirmação III reforça a ideia de que a linguagem do meio sociocultural influencia o desenvolvimento individual. A afirmação V destaca a importância da educação sistemática e organizada na aquisição de conceitos científicos, o que está em consonância com a visão de Vygotsky sobre a aprendizagem. A afirmação IV, no entanto, não está correta, pois Vygotsky acreditava que o desenvolvimento das funções psíquicas superiores é influenciado pelo contexto social e cultural, e não apenas por funções existentes no indivíduo.
39- De acordo com a Teoria da Gestalt, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes. Qualquer fenômeno observado nunca é uma realidade objetiva em si. Assinale quais são os conceitos mestres dessa teoria:
Reforço positivo e negativo
Estímulo e extinção
Percepção e figura-fundo
Libido e função
Assimilação e acomodação
Gabarito: -Os conceitos mestres da Teoria da Gestalt são a percepção e a figura fundo. A percepção é a capacidade de interpretar as informações sensoriais que recebemos, enquanto a figura-fundo é um princípio da Gestalt que descreve a tendência do sistema perceptivo humano de separar o objeto do resto do campo visual. 
40- A educação não é um processo neutro, pois se acha comprometida com o espaço político e econômico, com uma ideologia que se impõe acima da vontade humana perfazendo todos os anseios da classe dominante. Nesse contexto, não é função social da escola:
Ser decisiva no processo de democratização de uma sociedade, pois tem presença em qualquer projeção que se faça do futuro.
Ser variável conforme interesses de sistemas superiores, pois produz nos indivíduos socializantes conceitos e formas de agir autônomos, favorecendo aos preceitos da homogeneidade da vida coletiva.
Ser influenciada por aspectos exteriores a ela, em um processo histórico, se configurando, nesse sentido, como um elemento propício à coação social e se tornando, na maioria das vezes, um aparato hierárquico e seletivo.
Apresentar condição para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria; sendo, nesse caso, relevante a sua independência/liberdade e autoconstrução, dentro dos espaços de dominação existenciais.
Possibilitar uma real participação do povo enquanto sujeito de um processo cultural, já que o processo de aprendizagem é efetivado quando a ação educativa for permeada de uma reflexão sobre o ser humano e seu meio de vida, seu contexto social.
Gabarito: - A alternativa D sugere que a escola deve apresentar condições para uma mudança que atenue a desigualdade e passe a defender os interesses da maioria, o que não é uma função social da escola. A escola, enquanto instituição educacional, deve promover a educação de maneira igualitária, sem favorecer ou defender os interesses de uma maioria. Além disso, a independência e a autoconstrução não são características que a escola deve necessariamente apresentar, pois a educação é um processo coletivo e colaborativo, que envolve a participação de todos os membros da comunidade escolar.
41- (Adaptado de Ibade, Prefeitura de Vilhena, RO, Psicopedagogo, 2019). Há cerca de 40 anos, a Psicopedagogia despertou a atenção de educadores e outros profissionais que trabalham com processo de ensino e aprendizagem ou que têm contato com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa que corresponde à caracterização e à atuação profissional do psicopedagogo:
É o profissional que atua e atende os alunos para reforço escolar, e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional responsável por educar os estudantes de séries iniciais apenas e por introduzir o novo aluno no mundo da educação, mas não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
É o profissional que estuda e entende os princípios e métodos de ensino, da gestão de escolas e da condução dos assuntos educacionais, mas não tem a obrigação de garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional que tem a oportunidade de identificar problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino, bem como garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.
É o profissional impossibilitado de identificar possíveis situações de desempenho escolar dos alunos e que não necessita encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Gabarito: -O psicopedagogo é um profissional que tem a capacidade de identificar problemas que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornosno processo de ensino e aprendizagem. Ele busca alternativas para melhorar esse processo, garantindo que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos pelos alunos. 
42- (Adaptado de Ibade, Prefeitura de Vilhena, RO, Psicopedagogo, 2019) Visca foi o criador da Epistemologia Convergente, linha teórica que propõe um trabalho com a aprendizagem por meio da integração de três linhas da Psicologia. São elas:
Escola Psicanalítica de Freud, Escola de Psicologia Social de Silvia Lane e Teoria das Representações Sociais.
Teoria Psicogenética de Piaget, Escola Psicanalítica de Freud e Teoria das Representações Sociais.
Escola Psicanalítica Lacan, Teoria da Aprendizagem Social Vygotsky e Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière.
Teoria Psicogenética de Piaget, Escola Psicanalítica de Freud e Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière.
Escola Psicanalítica de Lacan, Teoria da Aprendizagem Social de Vygotsky e Escola de Psicologia Social de Silvia Lane.
Gabarito: -A Epistemologia Convergente, criada por Visca, propõe um trabalho com a aprendizagem por meio da integração de três linhas da Psicologia. As três linhas teóricas que compõem essa abordagem são a Teoria Psicogenética de Piaget, a Escola Psicanalítica de Freud e a Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière. A Teoria Psicogenética de Piaget foca no desenvolvimento cognitivo e na forma como os indivíduos constroem o conhecimento. A Escola Psicanalítica de Freud se concentra na influência dos processos inconscientes na personalidade e no comportamento. Por fim, a Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière se dedica ao estudo das interações sociais e suas implicações para o indivíduo e a sociedade. 
43- Para alcançar o sucesso escolar, o psicopedagogo deve:
Considerar exclusivamente as condições orgânicas do aprendente, pois é no sujeito que se centra a causalidade das dificuldades de aprendizagem.
Considerar, sobretudo, as práticas docentes, pois 70% dos problemas que ocorrem nas salas de aula são de responsabilidade docente.
Rever as possibilidades na escola em parceria com os professores e na clínica, pois é preciso partir da análise contextual e abarcar o conjunto de variáveis que contribuem para o desempenho acadêmico.
Rever os grupos de orientação e acompanhamento dos pais, pois são eles os responsáveis pelo desempenho acadêmico dos filhos.
Rever os cursos de formação de psicopedagogos, pois as grades curriculares estão desatualizadas, envolvidas com políticas ultrapassadas para o exercício da profissão.
Gabarito: -Isso se deve ao fato de que o sucesso escolar não depende apenas de um único fator, mas de um conjunto de variáveis que contribuem para o desempenho acadêmico. Portanto, é essencial partir da análise contextual, considerando todas as variáveis envolvidas, para alcançar o sucesso escolar. As outras alternativas são parciais ou limitadas, pois focam em um único aspecto, enquanto a aprendizagem é um processo complexo que envolve múltiplos fatores.
44- O desempenho escolar sempre foi estudado no Brasil. Na contemporaneidade, os fatores são múltiplos, mas, entre as décadas de 1930 e 1940, o fracasso no desempenho era atribuído:
Às escolas e, sobretudo, aos docentes, em razão da precariedade de sua formação.
Às políticas públicas de educação, que não valorizavam as instituições na periferia.
Aos pais ou responsáveis, agentes do baixo desempenho acadêmico dos filhos.
Aos alunos, pois somente os fatores orgânicos eram considerados para o entendimento do fracasso escolar.
Aos fatores sociais, como baixa remuneração dos professores, qualidade dos livros didáticos, situação social e econômica dos pais dos alunos etc.
Gabarito:- Na década de 1930 e 1940, a compreensão do fracasso escolar era bastante diferente da atual. Naquela época, a responsabilidade pelo baixo desempenho era atribuída aos alunos, uma vez que apenas os fatores orgânicos eram considerados para o entendimento do fracasso escolar. Isso significa que se acreditava que o desempenho do aluno estava diretamente ligado a fatores biológicos e de saúde, sem levar em consideração aspectos sociais, culturais ou pedagógicos. 
45- (Adaptado de Funcab, Machadinho D´Oeste, Auxiliar Educacional III, Psicopedagogo Institucional, 2012) A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, nasceu de uma demanda – as dificuldades de aprendizagem - e está situada além dos limites da Pedagogia e da Psicologia. Em busca de embasamento teórico e formação para sua prática, a Psicopedagogia recorre a outras áreas do conhecimento. São elas:
Linguística, Psicanálise, Sociologia, Filosofia e Neurologia.
Antropologia, Biologia, Fisiologia, Psicanálise e Neurologia.
Linguística, Psicologia, Antropologia, Fisiologia e Neurobiologia.
Antropologia, Psicanálise, Sociologia, Filosofia e Neurobiologia.
Linguística, Antropologia, Sociologia, Filosofia e Neuropsicologia.
Gabarito:- A Psicopedagogia, como campo de estudo, busca compreender a aprendizagem humana e suas dificuldades. Para isso, ela se apoia em diversas áreas do conhecimento, que fornecem embasamento teórico e prático para sua atuação. Entre essas áreas, estão a Linguística, que estuda a estrutura e o funcionamento das línguas; a Psicanálise, que investiga os processos mentais inconscientes; a Sociologia, que analisa as relações sociais e a organização das sociedades; a Filosofia, que questiona sobre a existência, a verdade, o conhecimento, a ética, entre outros; e a Neurologia, que estuda o sistema nervoso e suas funções.
46- Uma das teorias da aprendizagem preconiza que o ensino é organizado por etapas, visando à aquisição de determinado padrão de comportamento no final do processo. Parte-se da premissa de que os resultados desejados são obtidos por estímulos positivos ou negativos, ou seja, como uma resposta individual aos estímulos do meio. Tal proposta é denominada:
Epistemologia Genética
Teoria Sócio-histórico-cultural
Behaviorismo Metodológico
Behaviorismo Radical
Psicanálise
Gabarito:- A teoria que se encaixa na descrição do enunciado é o Behaviorismo Metodológico. Esta teoria da aprendizagem defende que o ensino é organizado por etapas, com o objetivo de alcançar um determinado padrão de comportamento no final do processo. Acredita-se que os resultados desejados são alcançados através de estímulos positivos ou negativos, ou seja, como uma resposta individual aos estímulos do ambiente. 
47- (Ibade, Prefeitura de Vilhena, RO, 2019) A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 1970, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas à(s) disfunção(ões) neurológica(s) denominada(s):
I - Disfunção Cerebral Mínima (DCM); II - Problemas sociopedagógicos; IV - Dificuldades de aprendizagem; V - Médico-pedagógico. Estão corretas as alternativas: 
Somente I
I e II
Somente III
I e IV
IV e V
Gabarito: - Na década de 1970, quando a Psicopedagogia chegou ao Brasil, as dificuldades de aprendizagem eram associadas à Disfunção Cerebral Mínima (DCM). Esta era uma terminologia usada para descrever problemas de aprendizagem e comportamento que não tinham uma causa clara, mas que se acreditava estarem relacionados a disfunções mínimas do cérebro. As outras opções listadas não eram terminologias comumente usadas para descrever essas dificuldades naquela época.
48- A partir da década de 1950, em Buenos Aires, surgiu o primeiro curso de Psicopedagogia, criado pela Universidade de Buenos Aires, cuja finalidade era lidar com o aumento populacional na Argentina, mas sem a devida infraestrutura de atendimento educacional. A alternativa q apresenta conhecida essa estratégia é:
Alfabetização e letramento
Encaminhamento clínico
Reclassificação de série
Reeducação psicopedagógica
Aprovação automática
Gabarito: - A estratégia adotada pela Universidade de Buenos Aires para lidar com o aumento populacional na Argentina, sem a devida infraestrutura de atendimento educacional, ficou conhecida como "Reeducação psicopedagógica". Ela envolveu a criação do primeiro curso de Psicopedagogia na década de 1950,com o objetivo de formar profissionais capazes de atender às demandas educacionais da população em crescimento.
49- (Adaptado de Cespe/Cebraspe, Psicopedagogo, 2020) Na década de 1970, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam:
O deslocamento de sintomas nesses pacientes, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade.
A necessidade de excluir o olhar e a escuta psicanalítica nos tratamentos desses pacientes.
A importância de utilizar o método clínico de Piaget no tratamento desses pacientes.
A conveniência de determinar ações reeducadoras para pacientes com essas dificuldades.
A relação dessas dificuldades com a disfunção neurológica denominada de Disfunção Cerebral Mínima (DCM).
Gabarito:- A alternativa correta é a letra A, que afirma que os psicopedagogos argentinos perceberam o deslocamento de sintomas nos pacientes com dificuldades de aprendizagem, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade. Isso significa que, após o diagnóstico e tratamento, notou-se uma mudança nos sintomas apresentados pelos pacientes, que passaram a manifestar distúrbios de personalidade. Essa observação é fundamental para a compreensão da complexidade dos processos de aprendizagem e das dificuldades que podem surgir nesse contexto, exigindo uma abordagem terapêutica adequada e personalizada.
50- Maud Ferreira Mannoni (1908-1988) propôs reflexões sobre o espaço de crianças em sofrimento psíquico na sociedade, repercutindo na França e, posteriormente, em vários outros países. Tendo em vista o reconhecimento de que as instituições não atribuíam um atendimento adequado a crianças com essas características, fundou, com outros colaboradores, a instituição denominada:
Colégio de Aplicação do Método Clínico
Escola de Classes Especiais
Escola Experimental de Bonneuil
Escola da Ponte
Casas Verdes
Gabarito: Maud, uma psicanalista francesa, é conhecida por suas contribuições significativas para o campo da psicanálise infantil. Ela fundou a Escola Experimental de Bonneuil, uma instituição que se tornou referência no atendimento a crianças com sofrimento psíquico. Esta escola foi criada com o objetivo de proporcionar um ambiente adequado e um atendimento especializado para essas crianças, que muitas vezes eram negligenciadas por outras instituições. 
51- Um dos grandes desafios que a Psicopedagogia enfrenta na emergência do novo século diz respeito ao diálogo entre os diversos saberes que habitam seus campos de atuação. Nesse sentido, a proposta de integrar as disciplinas de conhecimento relaciona-se à:
Pluridisciplinaridade
Interdisciplinaridade
Multidisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Transversalidade
Gabarito: -A interdisciplinaridade ressalta a relação entre duas ou mais disciplinas, na qual é possível estabelecer interação e integração de conhecimentos entre os diversos profissionais e impactos no meio científico com possibilidades de mudanças em instituições e na sociedade de um modo geral.
52- A Psicopedagogia é uma área que: I. Engloba vários campos do conhecimento, atuação multidisciplinar.
II. Analisa o contexto escolar, familiar, afetivo, cognitivo e biológico da criança. III. Organiza a vida escolar da criança, quando esta não sabe fazê-lo espontaneamente. IV. Afirma que sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento. Estão corretas apenas: 
I, II, III e IV
I e II
I, II e III
II, III e IV
II e III
Gabarito: -Por mais que seu foco ainda seja o trabalho interdisciplinar, o trabalho multiprofissional pode ser realizado em alguns momentos do estudo do objeto. Além disso, sua atuação relaciona-se a diversos campos e não se restringe somente ao atendimento clínico como ocorria no passado. Contudo, vale ressaltar que o indivíduo pode aprender por conta própria e não precisa somente do grupo para obter conhecimento.
53- A respeito da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade e sua relação com a Psicopedagogia, verifica-se:
I. A interdisciplinaridade implica ação. Não busca o conhecimento somente no plano teórico.
II. A multidisciplinaridade implica diversas disciplinas somente próximas. Não se tem um trabalho em equipe.
III. A interdisciplinaridade é conceituada pelo grau de integração entre as disciplinas e a intensidade de trocas entre os especialistas e desse processo interativo.
IV. A multidisciplinaridade é o que fundamenta o trabalho da Psicopedagogia na atualidade.
I, II, III e IV
I e II
I, II e III
II, III e IV
II e III
Gabarito:-A interdisciplinaridade, de fato, implica ação e não se limita apenas ao plano teórico. A multidisciplinaridade, por sua vez, envolve diversas disciplinas que não necessariamente trabalham em conjunto. A interdisciplinaridade é caracterizada pelo grau de integração entre as disciplinas e a intensidade de trocas entre os especialistas. No entanto, a afirmação IV está incorreta. A multidisciplinaridade não é o que fundamenta o trabalho da Psicopedagogia na atualidade, pois a Psicopedagogia se baseia em uma abordagem interdisciplinar, que busca a integração e a colaboração entre diferentes disciplinas.
54- Os elementos norteadores para o exercício da transdisciplinaridade relacionam-se aos quatro pilares elaborados por Jacques Delors (Relatório Unesco 1996) para a Educação do Século XXI. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que contemple estes pilares:
Competências, habilidades, aprender a fazer, coerência
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser
Inclusão, cidadania, organização, educação
Aprender a viver juntos, afetividade, aprender a conhecer, competências
Educação, vínculo, aprender a ser, habilidades.
Gabarito: - Os 4 pilares da educação, conforme propostos por Jacques Delors no relatório para a Unesco em 1996, são: "Aprender a conhecer", que envolve a aquisição de conhecimentos e habilidades para compreender o mundo; "Aprender a fazer", que se refere ao desenvolvimento de habilidades práticas e competências para atuar no mundo; "Aprender a viver juntos", que envolve o desenvolvimento de habilidades sociais e de cooperação; e "Aprender a ser", que se refere ao desenvolvimento pessoal e à formação de identidade.
55- A Psicopedagogia como área de atuação, conhecimento e pesquisa caracteriza-se:
I. Pela interdisciplinaridade.
II. Por ter como objeto a aprendizagem humana.
III. Por adotar uma configuração clínica.
IV. Por ter, entre outras, uma função preventiva.
V. Pela preocupação produzir conhecimento científico.
Todos os itens
I, II, IV e V, apenas
I, II, III e V, apenas
II, III e IV, apenas
II, apenas
Gabarito: - " A Psicopedagogia é uma área que se caracteriza pela interdisciplinaridade, tendo como objeto a aprendizagem humana. Ela adota uma configuração clínica, tem uma função preventiva e se preocupa em produzir conhecimento científico. Portanto, todas as afirmações estão corretas.
56- Leia as asserções a seguir sobre a Psicopedagogia Organizacional: - I. O Psicopedagogo Organizacional nas empresas faz parte do setor de recursos humanos (RH), ocupa-se com a criação de condições de aprendizagem dos profissionais integrantes da organização, levando em conta seus diferentes setores de atuação, sua missão e metas. PORQUE II - Orienta ações nas empresas a partir do planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens, oferecendo contribuições relevantes no que diz respeito à qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, dando aportes significativos e perfis específicos aos treinamentos que ocorrem dentro e fora das organizações. A alternativa com a relação correta é::
Ambas são verdadeiras e segunda justifica a primeira.
Ambas são verdadeiras segunda não justifica primeira.
A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas são falsas.
Gabarito: - (A) pq o papel do Psicopedagogo Organizacional, como parte do setor de recursos humanos, é criar condições de aprendizagem para os profissionais da organização, considerando seus diferentes setoresde atuação, missão e metas. Essa função é justificada pela segunda asserção, pois o Psicopedagogo Organizacional orienta ações nas empresas a partir do planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens. Ele contribui significativamente para a qualidade dos processos de recrutamento, seleção e organização de pessoal, fornecendo perfis específicos para os treinamentos que ocorrem dentro e fora das organizações.
57- Ao pensarmos nas funções do psicopedagogo clínico no desenvolvimento integral do indivíduo, devemos considerar: I. O tratamento que será realizado, bem como as técnicas e procedimentos para aquele indivíduo que vai atender. II. Apenas as dificuldades e não o desenvolvimento da construção do conhecimento. III. Avaliar as condições do indivíduo, diagnosticar seus problemas e as causas prováveis. IV. A queixa tanto da família, quanto da escola e do indivíduo que será atendido. Estão corretas as assertivas:
I, II e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I, III e IV
II e III
Gabarito:- A assertiva I é correta porque o psicopedagogo clínico deve planejar o tratamento e as técnicas que serão utilizadas para atender cada indivíduo. A assertiva III também é correta, pois é função do psicopedagogo avaliar as condições do indivíduo, diagnosticar seus problemas e identificar as causas prováveis. A assertiva IV é correta, pois o psicopedagogo deve considerar as queixas da família, da escola e do próprio indivíduo que será atendido. A assertiva II não é correta, pois o psicopedagogo deve considerar tanto as dificuldades quanto o desenvolvimento da construção do conhecimento do indivíduo.
58- Considerando a importância da Ciência para o campo de conhecimento da Psicopedagogia, assinale a alternativa incorreta:
Apesar da dificuldade teórica exigida pela natureza do objeto de estudo da Psicopedagogia, os estudiosos da Educação alertam acerca da necessidade de termos pesquisas na área da Psicopedagogia.
As disciplinas que dão suporte à área da Psicopedagogia são consideradas Ciências e buscaram este status a partir de vários estudos teóricos e práticos.
A Psicopedagogia tem conquistado espaço considerável no campo de investigação científica.
A Psicopedagogia preocupa-se com a prática profissional desvinculada de pressupostos científicos.
Na área da Psicopedagogia Escolar e da Saúde, encontramos diversas pesquisas que vêm contribuindo para a formação e prática profissional.
Gabarito:- A alternativa D é a incorreta. Ela afirma que a Psicopedagogia preocupa-se com a prática profissional desvinculada de pressupostos científicos. No entanto, a Psicopedagogia é uma área que se baseia fortemente em pressupostos científicos para embasar suas práticas. Portanto, a afirmação é falsa, pois a Psicopedagogia não se preocupa com práticas profissionais desvinculadas de pressupostos científicos, mas sim, busca sempre embasar suas práticas em fundamentos científicos.
59- Leia o fragmento de texto a seguir sobre o objeto de estudo da Psicopedagogia: - "A aprendizagem humana em sua complexidade exige postura investigativa integradora dos vários saberes que tratam da vida humana. As dimensões biopsicossocial e cultural de nossa espécie concorrem integralmente no processo de aprendizagem determinando suas vicissitudes A Psicopedagogia constituiu-se e diferenciou-se de outras áreas de conhecimento justamente por esse princípio fundamental. A ação psicopedagógica foi se estruturando na integração dos conhecimentos de Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Biologia, Filosofia, Linguística, Antropologia, Neurologia e tantos outros quantos se fizeram necessários para a apreensão do fenômeno que nos ocupa: o processo de aprendizagem na sua singularidade, no contexto cultural e no âmbito dos fins e meios a que se destina." (BOSSA, N. A. 2008.). O texto apresentado trata da:
Multidisciplinaridade
Pluridisciplinaridade
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Pluridimensionalidade
Gabarito: - O texto discute a interdisciplinaridade, que é a integração de diferentes áreas de conhecimento para abordar um fenômeno complexo, neste caso, o processo de aprendizagem humana. A Psicopedagogia, como mencionado no texto, se estrutura na integração de conhecimentos de diversas áreas como Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Biologia, Filosofia, Linguística, Antropologia, Neurologia, entre outros. 
60- Apesar de a Psicopedagogia ser ainda um campo em construção, teve diversas conquistas e enfrentou muitos desafios para se firmar nos seus propósitos, assim como toda área do conhecimento em construção. Assinale a alternativa incorreta em relação à Psicopedagogia.
A Psicopedagogia escolar avalia a forma como acontece a aprendizagem.
A Psicopedagogia clínica atua diagnosticando o indivíduo.
A Psicopedagogia atua apenas nos transtornos de aprendizagem.
A Psicopedagogia tem uma visão integrada da aprendizagem.
A Psicopedagogia organizacional atua em diferentes ações com gestão de pessoas.
Gabarito: - A alternativa C está incorreta porque a Psicopedagogia não atua apenas nos transtornos de aprendizagem. A Psicopedagogia é uma área que estuda a aprendizagem e suas dificuldades, atuando de forma preventiva e terapêutica em diferentes contextos, como escolar, clínico e organizacional. Portanto, sua atuação não se limita apenas aos transtornos de aprendizagem, mas também engloba a avaliação da forma como a aprendizagem ocorre, o diagnóstico de indivíduos e ações relacionadas à gestão de pessoas.
61- Leia o fragmento do Código de Ética do Psicopedagogo: "O próprio Código de Ética do Psicopedagogo, aponta no Capítulo 1 - dos Princípios, em seu Artigo 2º, que a Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção". Assinale a alternativa incorreta sobre a transdisciplinaridade na Psicopedagogia:
A transdisciplinaridade está interessada acima de tudo no que atravessa as especialidades, no trabalho que ocorre entre as disciplinas, no ir além das fronteiras.
A transdisciplinaridade caminha pelo conhecimento das diversas disciplinas, transcendendo-as para ocupar um espaço que é seu.
A transdisciplinaridade é uma teoria do conhecimento, é uma compreensão de processos, é um diálogo entre as diferentes áreas do saber e uma aventura do espírito.
A transdisciplinaridade nada mais é do que uma possibilidade de trabalho igual ao trabalho multidisciplinar e interdisciplinar. Esta teoricamente constrói ideias fabulosas, mas não consegue atingir o nível prático e real.
A transdisciplinaridade transforma nosso olhar sobre o individual, o cultural e o social, remetendo para a reflexão respeitosa e aberta sobre as culturas do presente e do passado.
Gabarito: - A alternativa D é a incorreta. A transdisciplinaridade não é apenas uma possibilidade de trabalho igual ao trabalho multidisciplinar e interdisciplinar. Ela vai além, pois busca a integração e a superação das fronteiras disciplinares, promovendo um diálogo aberto e respeitoso entre as diferentes áreas do saber. Portanto, a afirmação de que a transdisciplinaridade "teoricamente constrói ideias fabulosas, mas não consegue atingir o nível prático e real" é equivocada, pois a transdisciplinaridade tem como objetivo justamente a aplicação prática e real do conhecimento, através da integração das disciplinas.
62- O psicopedagogo assume funções muito importantes quando se trata de prevenção. Nesse sentido, ao desenvolver sua prática, o psicopedagogo precisa: I. Identificar possíveis transtornos no processo de aprendizagem. II. Integrar-se na dinâmica das relações da comunidade educativa. III. Abdicar-se de orientações metodológicas de ensino. IV. Mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem. Estão corretas:
I, II e IV
I, II e III
I e III
II e III
III e IV
Gabarito:— A afirmação I é verdadeira porque um dos papéis do psicopedagogo é identificar possíveis transtornos no processo de aprendizagem. A afirmação II também é verdadeira, pois o psicopedagogo deve estar integrado na dinâmica das

Mais conteúdos dessa disciplina