Buscar

legislação aduaneira 3 discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	 
	
	Disciplina:
	Legislação Aduaneira (LOD29)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22670099
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Ao iniciar uma comercialização internacional, existem responsabilidades bem definidas, tanto para o exportador como para o importador. Essas responsabilidades são negociadas entre as partes e ficam bem estabelecidas por meio do Incoterm escolhido. Levando em consideração os Incoterms existentes perante os acordos comerciais nas negociações internacionais entre exportador e importador, disserte sobre as diferenças das responsabilidades e gastos na logística internacional entre exportador e importador existentes entre os Incoterms CFR (Cost and Freight) e CIP (Carriage and Insurance Paid to) e cite o meio de transporte que ambos podem utilizar.
	Resposta Esperada:
Os Incoterms servem para definir regras em um contrato de compra e venda internacional entre exportador e importador.
CFR: Cost and Freight.
Custo e frete (porto de destino nomeado).
Responsabilidades do exportador: a mercadoria deve ser colocada a bordo do navio de embarque com as despesas pagas; executar o pagamento de frete internacional até o porto de destino; responsável pelo desembaraço para exportação; ao cruzar a murada do navio no porto destino, termina a responsabilidade do exportador no risco de perdas e danos da mercadoria.
Responsabilidades do importador: as despesas ficam a cargo do importador sobre o frete nacional no país do comprador; deverá ser contratado seguro da mercadoria; desembaraço, despesas e impostos na nacionalização da mercadoria. Utilizado no transporte aquaviário, marítimo, fluvial e lacustre.
CIP: Carriage and Insurance Paid to: Transporte e Seguro Pagos até.
Transporte e seguro pagos até (local de destino nomeado).
Responsabilidade do exportador: as despesas ficam a cargo do exportador no que diz respeito ao embarque da mercadoria, assim como o frete internacional e o pagamento de seguro de transporte até seu destino; gastos de embarque no país de origem, desembaraço e os gastos para exportação.
Responsabilidades de importador: as despesas ficam a cargo do importador sobre o frete nacional no país do comprador, desembaraço, despesas e impostos na nacionalização da mercadoria. Utilizada em qualquer modalidade de transporte.
	2.
	A disputa entre países por mercados numa esfera global é bastante acirrada. Os países se unem através da formação de blocos econômicos para alcançar sua participação e ter atuação comercial no mundo com o objetivo de se fortalecer economicamente. Com a existência de diversos tipos de blocos econômicos com denominações diferenciadas e alguns níveis de formação entre os seus países membros, podemos mencionar como exemplos dos blocos econômicos a zona de preferências tarifárias ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a zona de livre comércio, NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), a união aduaneira, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), entre outras. De acordo com Tredesini (2011, p. 23), "A união aduaneira é a segunda etapa de formação de um bloco. Não existe uma regra de quanto tempo os países permanecem na fase inicial de zona de livre comércio, para então evoluir para a segunda fase que é a união aduaneira". Partindo do pressuposto, disserte sobre a união aduaneira e mencione seus objetivos.
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio exterior. 2. ed. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2011.
	Resposta Esperada:
União aduaneira é uma área de livre comércio e formada por um grupo de países que se associaram e se caraterizam por possuírem uma tarifa externa comum (TEC) e a livre circulação de mercadorias provenientes dos países associados. A Tarifa Externa Comum é uma taxa comercial padronizada por um grupo de países, em que todos os países associados aplicam a mesma taxa sobre a importação de mercadorias dos países não pertencentes ao grupo ou dos países não participantes do Mercosul. Seus objetivos são: as pessoas e as mercadorias têm passagem livre nas fronteiras; os estados-membros ou os países associados têm a eliminação de tarifas internas; possuem uma tarifa externa comum entre os associados e os demais países do mundo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando