Buscar

Teorias e Práticas do Currículo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	
	
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447446) ( peso.:1,50)
	
	
	Prova bjetiva:
	
10208310 Legenda certa errada NOTA DA PROVA 8,0 
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Young (2007), há conhecimentos que são mais importantes que outros, desenvolvidos nas escolas. Assim, existem dois tipos de conhecimento: curricular e não escolar. Young (2007, p. 1294) afirma que "existe algo no conhecimento escolar ou curricular que possibilita a aquisição de alguns tipos de conhecimento". Sobre as características do conhecimento curricular e do não escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecimento não escolar depende do contexto que o indivíduo se encontra inserido, refletindo sobre as resoluções de problemas cotidianos.
II- O conhecimento escolar nos estudos de Young recebe a denominação de conhecimento poderoso.
III- O conhecimento escolar depende do contexto vivenciado pelos alunos, valorizando exclusivamente suas experiências.
IV- Espera-se que na escola os alunos aprendam o conhecimento poderoso, não sendo oferecido em suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n 101, p. 1287-1302, 2007.
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas. ERRADA
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	As narrativas contidas no currículo tradicional corporificam noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais. Sobre a lógica monocultural esboçada nesses currículos, analise as sentenças a seguir:
I- Sua concepção cultural reflete a epistemologia da lógica dominante.
II- Nessa perspectiva, o currículo faz uma opção clara pelo modelo eurocêntrico, cristão, masculino, branco e heterossexual.
III- Valorizam as ligações pessoais, a interação, a intuição e o pensamento divergente. 
IV- Valorizam as artes e a estética, o comunitarismo e a cooperação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença IV está correta.
	c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	
	3.
	Kant diferencia cultura de civilidade, sendo que a cultura não decorre da civilidade ou como o resultado do aperfeiçoamento da civilização, porém a civilidade representava a substituição da espontaneidade pela contenção dos afetos. Entretanto, o termo cultura era entendido como um conjunto de produções e representações da ordem dos saberes, da sensibilidade e do espírito. A posição tradicional de cultura, cujas bases pertencem ao modelo kantiano forneceu uma única visão para o currículo. Sobre a consequência desta posição, analise as sentenças a seguir:
I- A abertura para um currículo multicultural.
II- A forma monocultural de cultura, inerte e estática, que deveria ser transmitida às futuras gerações como sendo algo singular e homogêneo.
III- A imposição, pela via educacional, de um padrão cultural único, que era ao mesmo tempo branco, machista, de forte conotação judaico-cristã, eurocêntrico e, de preferência germânico.
IV- Definiu uma única possibilidade para o conceito de religião, masculino, feminino, branco e negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	A avaliação dialógica compreende a inserção de uma ação pedagógica no contexto sociocultural do educando, comprometida com as circunstâncias socioculturais onde se dá a prática educativa. A avaliação dialógica e interativa procura promover sujeitos moral e intelectualmente críticos e participativos inseridos em seu contexto social e político. Sobre a avaliação na perspectiva dialógica, analise as sentenças a seguir:
I- Privilégio à compreensão.
II- Privilégio à memorização.
III- Pauta-se sob a lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia.
IV- Intenção de reprodução das classes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	5.
	O movimento que difundiu os estudos sobre a interdisciplinaridade surgiu na Europa, com maior intensidade na França e Itália. Nesses países, na metade dos anos de 1960, aconteceu movimentos estudantis que reivindicavam novos estatutos de universidade e escola, desencadeando o rompimento com uma educação fragmentada. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Seria o primeiro nível de integração entre as disciplinas em torno de um tema comum, isento de cooperação entre as disciplinas envolvidas, considerando somente uma breve discussão sobre o assunto.
	b)
	Estabelece uma interação mais complexa com a extinção da divisão das disciplinas, ocorrendo várias relações que se integram, promovendo diferentes conexões e atividades colaborativas.
	c)
	São relações significativas que ocorrem entre as diferentes disciplinas, usadas como referências para a elaboração de diferentes saberes na composição dos diversos temas estudados.
	d)
	Consiste na interação entre duas ou mais disciplinas, incluindo a simples comunicação de ideias até a integração dos conceitos, teoria do conhecimento, metodologia e dados de pesquisa.
	 
	 
	6.
	A palavra educação provém do latim educare e apresenta um sentido humano, social e político. Assim, a educação não consiste na transmissão de herança para as gerações novas, mas na organização de algo novo. Por meio da educação se mantém a sobrevivência da sociedade, enquanto mediadora das ações que ocorrem entre as pessoas e a sociedade. Sobre as diferenças existentes entre os termos educação e ensino, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A educação age sobre a vida e o desenvolvimento social, nas forças produtivas como nos valores morais, produzindo mudanças que alteram pressupostos já estabelecidos.
PORQUE
II- A diferença que estabelece com o ensino diz repeito à forma como se apresenta, enquanto conhecimentos que já existem no processo de desenvolvimento e aprimoramento das pessoas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	 
	7.
	A avaliação não pode estar vinculada ao objetivo de punir ou excluir. Entretanto, é preciso que os professores não confundam avaliar com medir. Sobre a avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A função classificatória contribui para o avanço e o crescimento do aluno, se constituindo como elemento fundamental do processo de crescimento do aluno.
II- A função classificatória da avaliação desempenha um papel significativo para o modelo social libertador.
III- A perspectiva classificatória trabalha uma unidade de estudo, faz uma verificação do aprendido atribuindo conceito ou notas que simbolizam o valor do aprendizado do aluno.
IV- Os resultados das avaliações são apenas provisórios, o que o estudante demonstrou não conhecer em um momento, pode vir a conhecer em outro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças
I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas. ERRADA
	 
	 
	8.
	A crítica pós-estruturalista coloca em foco o sujeito autônomo, centro das grandes narrativas modernas e estendem nossa compreensão para a subjetividade e para as relações de poder. Sobre a avaliação na perspectiva pós-crítica, analise as sentenças a seguir:
I- Os entendimentos das pedagogias pós-críticas procuram olhar para a avaliação como uma tecnologia educacional de poder.
II- Quando narramos minuciosamente a criança estamos nos ancorando em práticas avaliativas de observação e de autoavaliação, que produzem e fixam a identidade do sujeito escolar.
III- São a favor de uma avaliação por meio de normas e regras vinculadas à produção do sujeito moderno.
IV- Fazer uma avaliação descrevendo minuciosamente as atitudes, sentimentos, comportamentos e etapas de desenvolvimento infantil é operar com tecnologias de dominação, vigilância e normalização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	O modo como as palavras baixa cultura aparecem em nossa sociedade acabam depreciando a noção de cultura popular, ao mesmo tempo em que privilegiam uma expressão intelectualizada, baseada em referências legitimadas por críticos e autores especializados em repertórios restritos à história da arte sobre o que seja alta cultura. O currículo, a exemplo da cultura, é formado por um conjunto de práticas em que os significados são construídos, disputados, rejeitados, contestados e compartilhados. Sobre alta e baixa cultura, analise as sentenças a seguir:
I- São conceitos importantes dentro da escolarização para detectar obras de arte e objetos de origem real.
II- A baixa cultura é definida pela classe dominante como uma cultura que não lhe pertence, apontando-a como banal e insignificante 
III- A baixa cultura geralmente é considerada indigna de legitimação acadêmica ou de alto prestígio social.
IV- O caminho da baixa cultura para a alta cultura deve ser entendido como um caminho natural para a "elevação cultural" de um povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	10.
	Na perspectiva crítica de currículo, a ideia de cultura é inseparável de grupos e de classes sociais. Desta forma, a cultura é terreno de excelência onde se dá a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais. Sobre a perspectiva crítica de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo é o espaço privilegiado de manifestação de conflitos.
II- Denuncia o racismo, o sexismo e a exploração de classes sociais como ideologias e práticas sociais e as relações de produção cultural.
III- Prefere manter as narrativas oficiais construídas a partir de uma só vertente histórica e um único discurso.
IV- Investigam as condições históricas e as circunstâncias materiais que ratificaram e regulam as práticas culturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	 
	 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando