Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na busca pelo regramento jurídico, os grupos buscam atender e defender os interesses de uma determinada classe. Os grupos, através de reivindicações, buscam a defesa dos seus interesses, a fim de que tornem-se normas jurídicas, melhorando assim as condições de trabalho e garantindo os direitos dos envolvidos. Sobre a importância das reivindicações em grupo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os grupos são constituídos por pessoas que não têm interesses em comum.
	 b)
	Os grupos são importantes para o desenvolvimento do ordenamento jurídico, uma vez que a partir da defesa do interesse comum do grupo, são geradas as relações coletivas de trabalho.
	 c)
	As relações coletivas não são importantes para gerar normas jurídicas, pois buscam interesses individuais e não coletivos.
	 d)
	Os grupos são formados por pessoas de diferentes classes, por exemplo: bancários e metalúrgicos formam um grupo de interesse comum em reivindicações.
	2.
	Está previsto no artigo 625- A uma comissão cujo objetivo tenta conciliar os conflitos individuais do trabalho, ou seja, sempre que um empregado almeje promover alguma ação trabalhista na justiça, havendo essa comissão, deverá antes haver a tentativa de conciliação no âmbito desta comissão. A qual comissão se refere essa afirmação?
	 a)
	CPA.
	 b)
	CCT.
	 c)
	CIPA.
	 d)
	CCP.
	3.
	Como sabemos, antes da Constituição Federal de 1988, o Estado podia intervir nas ações dos sindicatos, sendo que esta interferência era feita através do Mistério do Trabalho e Emprego, e, hoje, com a vigência da Constituição, isto foi modificado. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Com a intervenção do Estado, uma das suas prerrogativas era determinar estatutos padrões e tempo limite do mandato dos dirigentes.
II- Com a Constituição de 1988, os sindicatos precisam de autorização do Estado para sua fundação, mas sem que o Estado possa intervir na organização do sindicato, assim é necessário o registro em órgão competente.
III- Para que o sindicato possa entrar em funcionamento, ele precisa fazer o registro e o depósito de seus estatutos apenas no Cartório, que é o Registro Civil de pessoas jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	Para o desenvolvimento dos sindicatos, podemos observar um grande avanço a partir da Constituição Federal de 1988, pois esta compõe um avanço no processo democrático. Sobre o desenvolvimento dos sindicatos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a partir da Constituição Federal que o direito de liberdade sindical é declarado, assim, é reconhecido pelo Estado o direito do coletivo ou dos grupos constituírem seus estatutos.
	 b)
	A Constituição Federal não reconhece o exercício dos sindicatos, uma vez que não preza pela democracia.
	 c)
	A Constituição Federal é um instrumento importante para o ordenamento jurídico, mas não reconhece o processo democrático.
	 d)
	É garantida a liberdade de associação para fins ilícitos.
	5.
	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A contribuição sindical, desde o advento da reforma trabalhista passou a ser facultativa.
II- O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, podendo ser compensação no mesmo mês.
III- A CLT sempre terá prevalência sobre o que for negociado por intermédio de acordo ou convenção coletiva.
IV- As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/64900/a-lei-n-13-467-de-13-de-julho-de-2017-reforma-trabalhista-e-o-direito-intertemporal-reflexoes-sobre-as-mudancas-implementadas-na-consolidacao-das-leis-do-trabalho-clt-decreto-lei-n-5-452-de-1-de-maio-de-1943. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	O surgimento da OIT no início do século XX visava ao alcance da promoção de justiça social e direitos humanos - especificamente dentro do âmbito laboral. A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. Sobre a OIT, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A OIT visava principalmente ao caráter heterogêneo das condições e relações de trabalho de acordo com a realidade de cada nação.
	 b)
	A OIT é responsável pela criação de normas de caráter global autoaplicáveis em seus Estados membros.
	 c)
	As decisões tomadas no âmbito da OIT não sofreram influência dos movimentos sindicais, visto que é um órgão superior aos sindicatos.
	 d)
	A OIT é considerada como um organismo associado à ONU, sendo de um dos braços especializados da mesma.
	7.
	A greve é vista como uma paralisação dos trabalhos para que, em função disso, os empregadores se sintam pressionados e possam negociar com os trabalhadores. No entanto, existem vários tipos ou classificações de greve. Sobre essas classificações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Greves lícitas.
II- Greves ilícitas.
III- Greves abusivas.
IV- Greves não abusivas.
(    ) É quando os trabalhadores fazem greves que ultrapassam as determinações legais.
(    ) É quando os trabalhadores fazem greve e atendem às determinações legais.
(    ) É quando os trabalhadores fazem a greve em acordo com as determinações legais e sem abuso.
(    ) É quando os trabalhadores não atendem às determinações legais ao fazerem a greve.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	II - III - IV - I.
	8.
	A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar essas normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Sendo assim, existem diferenças entre os estados membros, no que se refere às relações coletivas de trabalho e ao funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria.
(    ) No Brasil, a liberdade sindical é parcial, pois o poder público pode interferir na criação e administração de um sindicato.
(    ) No Brasil, dentro de uma mesma base territorial só pode haver um sindicato que defenda a mesma categoria.
(    ) No Brasil, os sindicatos têm a liberdade de se organizarem e definirem sua forma de administração sem a interferência do poder público.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	A negociação coletiva é um dos mais importantes instrumentos utilizados para garantir os interesses dos trabalhadores frente aos empregadores. A partir de uma negociação coletiva ocorre a possibilidade de um acordo coletivo ou convenção coletiva. Como é definida a Convenção Coletiva de Trabalho nos termos da CLT?
	 a)
	Acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho.
	 b)
	Acordo de caráter corporativo pelo qual a Delegacia do Trabalho representativa de categorias econômicas idênticas estipula condições de trabalho.
	 c)
	Acordo de caráter facultativo pelo qual a Delegaciado Trabalho representa o Sindicato de categorias econômicas idênticas e estipula condições de trabalho.
	 d)
	Acordo de caráter participativo pelo qual o Sindicato de Classe representa as categorias econômicas participativas e estipula condições de trabalho.
	10.
	A greve é considerada hoje um direito fundamental de todo povo brasileiro e configura-se como um instrumento de pressão dos empregados sobre os empregadores. De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	 b)
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	 c)
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação dos serviços essenciais.
	 d)
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	11.
	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	 a)
	A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
	 b)
	A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	 c)
	A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
	 d)
	A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
Parte inferior do formulário

Continue navegando