Buscar

Exercícios Anatomia vegetal

Prévia do material em texto

x
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Luciana Maria - 4547
Gabriela de Oliveira Garcia - 5409
Thaís Del’ Arcos – 5428
Beatriz Baldin- 5681
Karen Cristina – 5692
Isabel Moreira– 6658
EXERCÍCIO 2 – UNIDADE 2
CBI 230 – ANATOMIA DAS ESPERMATÓFITAS
Professora: Jaqueline Dias Pereira
Rio Paranaíba
2020.
CBI 230 – ANATOMIA DAS ESPERMATÓFITAS
EXERCÍCIO - UNIDADE2
Professora Jaqueline Dias Pereira
1- Identifique os tipos de microscopia presentes nas figuras abaixo:
 
 Microscopia eletrônica de varredura Microscopia de luz 
 Microscopia eletrônica de transmissão
 
 Microscopia de luz Microscopia de luz
 
 
*Imagens de acervo pessoal (laminário, artigos e tese) e do acervo do laboratório de anatomia vegetal, da UFV- Campus Viçosa. Imagens utilizadas exclusivamente para fins didáticos.
2- Diferencie as técnicas abaixo:
a. Dissociação de epiderme: Consiste na separação da epiderme do mesofilo foliar utilizando solução jeffrey (acido nítrico + acido crómico) que desintegra a lamela media, permitindo visualizar a epiderme em vista frontal.
b. Diafanização: Consiste na clarificação das amostras, que tratadas ficam semitransparentes, permitindo visualizar os tecidos em camadas e células em vista frontal, sendo utilizadas em estudo de venação foliar, epidérmico, estruturas reprodutoras entre outros.
c. Macerado: Consiste na individualização das células através da dissolução da lamela media, permitindo a visualização espalhada das células em corte longitudinal, possibilitando a procura ao percorrer a amostra á célula necessária ao estudo. 
d. Impressão de epiderme: Consiste na anexação da amostra sobre a lamina com a face a ser observada sobre o adesivo (super-bonder), sendo uma técnica de baixo custo e curto prazo, podendo conter algumas desvantagens na visualização das amostras que apresentam estrias ou estruturas que mascarem as células. 
e. Destacamento de epiderme: Consiste na separação manual ou através de processos químicos da EAB ou EAD. Permitindo a visualização em vista frontal.
3- Qual a importância dos fixadores no processamento de amostras botânicas?
Os fixadores são de extrema importância para a conservação do material por um período de tempo maior. O fixador irá preservar o máximo possível das características celulares e estruturais da amostra quando in vivo e não será muito alterado as suas constituições químicas. Já o método de fixação irá depender do propósito do pesquisador.
4- Quais são os planos de cortes comumente utilizados em anatomia vegetal? Explique cada um deles.
São utilizados o corte transversal, no qual é feito perpendicularmente ao maior eixo, o longitudinal onde é feito paralelamente ao maior eixo do órgão, podendo ser de forma tangencial ou radial em casos de regiões cilíndricas, como também o plano de corte paradérmico, que é realizado paralelamente a superfície do órgão, onde é possível obter uma visualização frontal.
5- Quando é necessário fazer o corte do material a fresco? E como isso acontece?
O corte do material a fresco é um método rápido e prático sem uso de fixador, sendo assim, o isopor e o pecíolo de embaúba são utilizados como suporte para o corte desse método. É colocado um pedaço da folha entre o isopor ou entre o pecíolo e com o auxílio da lâmina de barbear, essa folha é cortada em pedaços finos, e em seguida, esses cortes são clarificados em água sanitária, corados e colocados nas lâminas. Este procedimento permite esclarecer melhor as características vegetais do material de interesse, por isso, o posicionamento e o plano de corte da folha devem ser feitos de acordo com o objetivo estabelecido. Portanto o corte do material a fresco é necessário quando o interesse em questão é obter informações estruturais da parede do vegetal, como: tecidos e células.
6- Destaque os principais tipos de microscopia e a importância de cada uma delas.
 Os principais tipos de microscopia são: microscopia de luz, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET).
 A microscopia de luz permite a identificação das estruturas analisadas, como células e tecidos, sendo importante para caracterização de espécies, por exemplo. 
 A microscopia eletrônica de varredura possui um poder de resolução maior e um aumento maior da que a microscopia de luz permitindo uma análise mais detalhada como, por exemplo tricomas e grãos de pólen, de uma forma tridimensional com maior noção de profundidade. Na MEV as estruturas não são danificadas, quando preparadas.
 A microscopia eletrônica de transmissão possui um poder de resolução maior que a microscopia eletrônica e permite evidenciar estruturas mais internas tornando possível a visualização detalhada de membranas, mitocôndrias, as organelas internamente.
7- Identifique os planos de corte abaixo:
 Corte transversal Corte paradérmico
 Corte longitudinal
*Imagens de acervo pessoal (meu laminário, artigos e tese) e do acervo do laboratório de anatomia vegetal, da UFV- Campus Rio Paranaíba e Campus Viçosa. Imagens utilizadas exclusivamente para fins didáticos.

Continue navegando