Buscar

Análise de Conforto Térmico em Edificação Residencial

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
CIDIANE ROSA
ANALISE DE AMBIENTES PARA HABITABILIADE
Caxias do Sul 
2020
O estudo de avaliação de desempenho térmico foi realizado em uma edificação residencial unifamiliar, que está localizada na cidade de Farroupilha/RS, no bairro Belvedere.
ESTUDO DA ZONA BIOCLIMÁTICA (conforme mapa norma NBR 15220-3)
Ela se encontra em uma Zona bioclimática número 1, conforme mapa apresentado na Norma NBR 15220-3. A figura apresenta o Mapa das zonas bioclimáticas brasileiras e esta informação é muito relevante para a definição da utilização de determinados materiais e determinados critérios a serem adotados.
ANÁLISE DOS MATERIAIS CONSTRUTIVOS EMPREGADOS 
As vedações verticais são compostas por alvenaria de blocos cerâmicos 15 furos circulares (14x11,5x19cm) com reboco em ambas as faces (2 cm + 2 cm), totalizando 18 cm, As paredes internas são de tijolos seis furos, com reboco em ambas das faces, as paredes da cozinha e do banheiro são revestidas em cerâmica. O fechamento de vãos é feito por janelas de correr pantográficas na sala e cozinha, em madeira de angelim e no banheiro por janelas basculantes, todas com vidro simples 4mm. O piso é em porcelanato. A cobertura é composta por telhado inclinado de telhas de barro com forro de PVC 10 cm e câmara de ar sem ventilação.
ANÁLISE DOS SEGUINTES TÓPICOS:
a) Controle solar x uso da iluminação natural
Devido a possuir aberturas pequenas na cozinha, a luz solar não é muito bem aproveitada, mesmo possuindo um janelão, este não pega sol para ajudar. 
b) Ventilação Natural
O vento é um recurso natural gratuito, renovável e infinito. O uso adequado traz diversos benefícios para os ambientes, isso consigo graças a ter três janelas e uma porta na cozinha e no banheiro por ter uma porta e uma janelas em sentidos contrários, facilitando a corrente de ar.
c) Análise da Ventilação Cruzada
A ventilação cruzada é um efeito causado pela diferença de pressão entre lados opostos de um ambiente. Isso ocasiona uma vazão de ar dentro da edificação, sendo insuflado pelas janelas no lado com maior pressão e retirado pelas janelas com menor pressão. Consigo este efeito tanto na cozinha como no banheiro. 
d) Tabela de vãos de aberturas (análise conforme NBR 15220-3)
e) Tratamento Paisagístico
Na fachada oeste no verão seria ideal o plantio de arvores para diminuir a incidência solar, porém no inverno ajuda a manter a temperatura mais agradável. 
f) Mapear as trocas térmicas
Nas imagens iniciais. 
g) Analisar as variáveis físicas do ambiente
No banheiro praticamente não pega sol, por ele se situar entre dois ambientes, sua parede não tem incidência solar, deixando a ambiente normalmente gelado. 
A cozinha só pega o sol da tarde em uma das paredes, deixando assim o ambiente gelado no inverno, porém agradável no verão. 
h) Avaliar o desempenho térmico de componentes construtivos.
Nos próximos itens. 
i) Conhecer a geometria do movimento solar
Imagens iniciais. 
j) Considerar as características bioclimáticas do local.
A arquitetura bioclimática consiste em planejar as edificações aproveitando de forma mais eficaz as características ambientais do entorno, como insolação, vegetação e ventilação.
k) Analisar as variáveis físicas do ambiente.
A casa esta situada em uma área aberta, sem grandes construções próximas e nem vegetações de grande porte. Possui uma grande incidência de sol. 
Escolher um caso para estudo, utilizando fotos, plantas-baixas, fachadas e demais documentos do objeto de estudo, realizar a análise dos itens referente a conforto térmico, acústico e luminoso, identificando os possíveis problemas e sugestões técnicas para os mesmos.
SEGUNDA ETAPA – CONFORTO TÉRMICO 
ESTUDO DE CASO – ETAPA DE ANÁLISE DE MATERIAIS
1. Especificar o tipo de material da cobertura
Telhado com estrutura em madeira e cobertura em telhas de barro e com forro de PVC. 
2. Especificar tipologia das paredes externas e internas
A estrutura foi construída em alvenaria com Tijolos 15 furos, tamanho: L: 14 Cm x A: 11,5 Cm x C: 19 Cm com reboco interno e esterno. As paredes internas da cozinha e do banheiro são revestidas em cerâmica.
3. Especificar materiais relevantes no ambiente estudo de caso
Peredes revestidas em cerâmica o que deixa o ambiente mais gelado. 
4. Propor soluções para a problemática térmica dos ambientes (soluções arquitetônicas, de uso de matérias, de vegetação e se necessária nova função do ambiente).
Uma solução bastante eficiente e barata seria a colocação de manta ou barreira radiante (isolante térmico) abaixo das telhas existentes que duplicaria a eficiência da câmara de ar, ajudando assim na função de amortecimento do frio ou do calor. 
Aumentar o tamanho da abertura na fachada oeste, para facilitar a entrada de sol na cozinha. 
 
TERCEIRA ETAPA – CONFORTO ACUSTICO
Relatórios de Medição Acústica:
• Foram realizados medições na cozinha e no banheiro conforme imagens do início do trabalho;
• Devido a não possuir o decibelímetro, utilizei o aplicativo Sound Meter. 
• Especificações dos materiais empregados no ambiente:
– Piso cerâmico;
-- Paredes em alvenaria revestidas em cerâmica;
-- Forro PVC;
– Mesa redonda de vidro;
-- Cadeiras de madeira;
-- Cozinha em L de MDF com tampo de granito;
-- Box de vidro no banheiro;
-- Cortina somente para enfeite na cozinha. 
Realizei diversas medições e todos os resultados ficarem entre 13 e 22 decibéis, acredito que o valor tenha ficado tão abaixo, pois morro em uma rua sem saída, com um terreno vazio ao lado. 
Acredito que se morasse em um local mais barulhento teria sérios problemas, principalmente pelo baixo isolamento proporcionado pelas aberturas que possuem vidro simples e deveriam serem substituídos por vidros duplos e a falta de isolamento gerado pelo forro de PVC. 
CONFORTO LUMINICO
Um ambiente adequado luminosamente é o que satisfaz as necessidades de informações visuais dos seus usuários. A luz altera a percepção do espaço, pois ela influencia, por exemplo, se o espaço parece mais quente ou mais frio e pode alterar como nos sentimos naquele local, se somos acolhidos e integrados ou restritos e fechados.
	Nos ambientes analisados cheguei as seguintes conclusões:
- No banheiro: Possui iluminação central de LED e uma iluminação direta no espelho do banheiro com dois spots. 
- Na cozinha: Possui uma iluminação central de LED em cima da pia e uma lâmpada florescente de LED em cima da mesa de jantar. Não possui luminárias de destaque nem de iluminação direta. 
	Indicaria a colocação de lâmpadas para a criação de uma parede de destaque para ajudar na harmonização do ambiente. 
	Como já citado anteriormente o ideal seria aumentar a janela da cozinha para a entrada de maior luminosidade natural.

Continue navegando