Buscar

AVALIAÇÃO DIREITO INTERNASCIONAL PRIVADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo/ Matricula 20104257 
ALUNA .MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO SILVA 
 AVALIAÇÃO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 
Nota: 2 (dois) pontos
A Avaliação deverá ser realizada no horário da aula;
É permitida consulta à doutrina e a Lei;
Qualquer cópia de texto, ou páginas web serão desconsideradas, e receberão nota 0(zero).
Nome Completo/ Matricula 
Questão 01 - Elementos de Conexão São as questões jurídicas vinculadas a fatos ou elementos de fatores sociais com conexão internacional elemento de conexão, é “a parte que torna possível a determinação do direito aplicável”. A respeito dos elementos de conexão no Brasil, assinale Certo ou Errado na afirmativa abaixo:
“A lei da nacionalidade da pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade. ”
Certo ( X )
Errado ( )
Justifique sua resposta
 a LINDB, que do art. 7º ao 12, estabelece regras que tomam por referência parâmetros territoriais para a definição da competência.
Questão 02 - Manoel, brasileiro, casado com Greta, natural da Suécia, domiciliados no Brasil. Greta fez testamento na Suécias referente à dois imóveis situados em São Paulo. Em viagem de férias, na França, Greta, após o jantar, veio a falecer, em razão de uma intoxicação alimentar. Manoel, ao tomar conhecimento do documento sueco, questiona a validade. À luz das regras de Direito Internacional Privado, assinale a afirmativa correta.
A) ( ) nesse caso, por se tratar de casamento, mesmo que haja discussão acerca da validade do testamento, deverá ser aplicada a legislação brasileira, pois Greta, encontrava-se domiciliada no Brasil.
B) ( X ) se houver discussão acerca da validade do testamento, no que diz respeito à observância das formalidades, deverá ser aplicada a legislação sueca, local em que foi realizado o ato de disposição de última vontade de Greta e por se tratar de documento realizado na Suécia em conformidade com a lei sueca.
C) ( ) A autoridade judiciária brasileira não é competente para proceder ao inventário e à partilha de bens, porquanto Greta faleceu na França, e não no Brasil.
D) ( ) se houver discussão acerca do regime sucessório, deverá ser aplicada a legislação sueca, em razão da nacionalidade da de cujus.
Justifique sua resposta: 
 realizado o testamento em Suécia, a legislação sueca será aplicável no que concerne às formalidades do ato. A locus regit actum é a regra que determina que a lei aplicável à forma do ato, nos termos do art. 9º caput da LINDB, é a do lugar onde o ato foi constituído.
Questão 03 - O Voo Gol 1907 (ICAO: GLO 1907) foi uma rota comercial doméstica, quando sobrevoava o Estado de Mato Grosso, colidiu no ar com um Embraer Legacy 600 pertencente a uma empresa Norte Americana. Todos os 154 passageiros e tripulantes a bordo do Boeing 737 morreram após a aeronave se despedaçar no ar e cair em uma área de mata fechada, enquanto o Legacy, apesar de ter sofrido danos graves na sua asa e estabilizador horizontal esquerdo, pousou em segurança com seus sete ocupantes não lesionados, na base Aérea do Cachimbo. A família de uma das vítimas brasileiras inicia uma ação no Brasil contra a empresa norte‐americana, pedindo danos materiais e morais. A empresa norte‐americana alega que a competência para julgar o caso é da justiça americana. Segundo o direito brasileiro, o juiz brasileiro:
A) (x )tem competência visto que o ato lesivo aconteceu no Brasil.
B) ( )não tem competência concorrente porque o réu é empresa ambos de nacionalidade Norte-Americana, e não operam no Brasil.
C) ( )não tem competência, pois a aeronave é de propriedade de empresa de nacionalidade Norte-Americana e deverá remeter o caso, por carta rogatória, à justiça americana.
D) ( ) possui competência posto que as vítimas tinham nacionalidade brasileira.
Justifique sua resposta:
conforme o artigo 21 CPC compete a autoridade judiciária brasileira ,processa e julga as ações em que o réu ou que qualquer que seja sua nacionalidade ,que estive domiciliado no Brasil. que o9 fato tenha ocorrido em território brasileiro .
Questão 04 - Considerando a atual sistemática e o entendimento da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e do Direito Internacional Privado no Brasil, julgue o item a seguir. À luz das regras brasileiras para o divórcio realizado em pais estrangeiro e as regras de de Direito Internacional Privado, assinale a afirmativa correta.
A.  ( )O Divórcio realizado em pais estrangeiro só poderá ser reconhecido no Brasil após um ano, contados da separação judicial, da separação judicial por ruptura da vida em comum.
B. ( x )O Divórcio realizado em pais estrangeiro só poderá ser reconhecido no Brasil com a prolação da sentença, momento em que seus efeitos ocorrerão de imediato, independentemente de anterior separação judicial.
C. ( )O Divórcio realizado em pais estrangeiro só poderá ser reconhecido no Brasil depois de seis meses da data da sentença, salvo se houver sido antecedida de separação judicial por igual prazo, caso em que a homologação produzirá efeito imediato.
D. ( )O Divórcio realizado em pais estrangeiro não poderá ser reconhecido no Brasil.
Justifique sua resposta:
Conforme artigos 6°e 7° da LINDB não e mais necessário aguarda o prazor de um (1) para separação .