Buscar

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica – APOL1
Questão 1/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
O processo diagnóstico parte da análise de uma queixa, trazida pela família, pelo sujeito ou pela escola. Com relação a queixa é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A queixa é uma reclamação, um assinalamento, uma fala, indicativa de que algo não vai bem no processo de aprendizagem do sujeito e que precisa ser investigado.
Você acertou!
Resposta correta: Alternativa “a”
Análise
a) Correta, pois é de fato uma reclamação, uma fala e um assinalamento indicando que algo não vai bem no processo de aprendizagem e que requer investigação.
b) Incorreta, pois ela expressa as dificuldades do sujeito e é muito cedo para indicar a troca de escola, pois ainda não se realizou a avaliação.
c) Incorreta, pois nem sempre a queixa é clara e objetiva, não deve ser tomada literalmente, mas investigada e não indica as causas das dificuldades, apenas quais as dificuldades apresentadas pelo sujeito.
d) Incorreta, pois embora possa trazer sintomas, estes não devem ser suprimidos, posto que apenas a supressão não possibilita a superação das dificuldades. É preciso investigar as causas dos sintomas, para agir sobre elas, levando o sujeito a superar as dificuldades apresentadas.
	
	B
	A queixa expressa o descontentamento dos pais do sujeito com a escola e,  na maioria das vezes, indica a necessidade da troca de escola.
	
	C
	A queixa é clara e objetiva, deve ser tomada literalmente e indica a causa das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo sujeito.
	
	D
	A queixa traz uma série de sintomas apresentados pelo sujeito e que precisam ser suprimidos o mais rápido possível, objetivo central do trabalho psicopedagógico.
Questão 2/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Assinale a alternativa que apresenta os materiais que devem compor a caixa da E.O.C.A, segundo Visca.
Nota: 20.0
	
	A
	Folhas de papel sulfite brancas, folhas de papel pautado, folhas de papel quadriculado, folhas de papel colorido para dobradura, lápis grafite, borracha, régua, tesoura, cola colorida, jogos de regras, bola, carrinho, boneca, bicho de pelúcia e livro com texto em letra caixa alta.
	
	B
	Folhas de papel sulfite brancas, folhas de papel pautado, folhas de papel quadriculado, folhas de papel colorido para dobradura, lápis grafite sem ponta, apontador, borracha, caneta, régua, tesoura, cola, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera, marcadores, revista e livro.
Você acertou!
Resposta correta: alternativa “b”
Análise:
a) Incorreta, pois Visca não indica a colocação de brinquedos.
b) Correta, pois traz os materiais sugeridos por Visca
c) Incorreta, pois acrescenta materiais como sucata, tinta, lantejoulas, glitter e grampeador, que não são listados por Visca e lápis, sem indicar que deve ser sem ponta.
d) Incorreta, pois inclui materiais como máscaras, fantasias, fantoches, miniaturas, retalhos de tecido, acessórios e maquiagem, que não compõe o material da EOCA listado por Visca.
	
	C
	Folhas de papel sulfite brancas, folhas de papel pautado, folhas de papel quadriculado, folhas de papel colorido para dobradura, lápis, apontador, borracha, régua, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache, pincel, sucata, glitter, lantejoulas, fita adesiva, grampeador e revistas para recorte.
	
	D
	Folhas de papel sulfite, papel pautado, papel quadriculado, papel carmim colorido, lápis sem ponta, giz de cera, máscaras, fantasias, fantoches, miniaturas, tesoura, cola, retalhos de tecido, livro com figuras, livro com texto, acessórios e maquiagem.
Questão 3/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Na proposta de Márcia Torres a Oficina Psicopedagógica é organizada em três momentos. Leia as alternativas abaixo e assinale a que descreve a Hora da Roda.
Nota: 20.0
	
	A
	Momento privilegiado de construção de conhecimentos em que os sujeitos desenvolvem atividades que requerem as funções psicológicas superiores para a resolução de situações-problema.
	
	B
	Momento em que se estabelecem vínculos entre os participantes, que conversam trocando informações, partilhando conhecimentos, expressando sentimentos.
Você acertou!
Resposta correta: alternativa “b”
Análise:
a) Incorreta, pois descreve o Jogo do Dia
b) Correta, descreve a Hora da Roda
c) Incorreta, pois descreve Os Cantinhos
d) Incorreta, pois descreve o Jogo do Dia.
	
	C
	Momento em que os participantes podem escolher livremente as atividades que querem realizar, mas dentro de limites estipulados pelo profissional, que seleciona materiais específicos em função dos objetivos a alcançar.
	
	D
	Momento, que tem a duração de cerca de 50 minutos, em que jogos de regras e desafios escritos são escolhidos pelo profissional e apresentados aos sujeitos, que deverão realizá-los individual ou coletivamente.
Questão 4/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta em relação a função da E.O.C.A.
Nota: 20.0
	
	A
	Instrumento de avaliação psicopedagógica cuja função é investigar as estruturas do pensamento de modo a compreender sua organização e levantar o nível de pensamento atual do sujeito.
	
	B
	Instrumento de intervenção psicopedagógica que tem a função de trabalhar as funções psicológicas superiores, promovendo o alcance de níveis mais complexos de pensamento.
	
	C
	Recurso utilizado na avaliação psicopedagógica cuja função é estabelecer vínculo com o sujeito, conhecê-lo e levantar o primeiro sistema de hipóteses.
Você acertou!
Resposta correta c.
Análise:
a) Incorreta, pois o instrumento que analisa as estruturas do pensamento são as provas do diagnóstico operatório.
b) Incorreta, pois a EOCA não é um instrumento de intervenção psicopedagógica.
c) Correta
d) Incorreta, embora a EOCA seja uma entrevista, não tem como função levantar a história do sujeito, o instrumento utilizado com essa função é a Anamnese.
	
	D
	Entrevista realizada com o sujeito em avaliação que tem por função levantar os dados de sua história, desde o nascimento até o momento atual, relacionando-os com a queixa.
Questão 5/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
O trabalho psicopedagógico de intervenção fundamenta-se nas visões ou concepções de diferentes autores. Entre estes destacam-se Vinh-Bang, Alícia Fernandez, Lino de Macedo e Sara Paín. Relacione as colunas em relação aos autores e as características de suas visões, marcando em seguida a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Alícia Fernandez
(2) Vinh-Bang
(3) Lino de Macedo
(4) Sara Paín
( ) Propõe a utilização dos jogos de regras na intervenção, destacando que estes apresentam limites dentro dos quais as situações-problema são apresentadas e os resultados considerados, levando a revisão de procedimentos e ações.
( ) Na intervenção criam-se situações em que o sujeito é estimulado a agir mentalmente, de modo estruturante. As situações, atividades e tarefas provocam erros específicos e esperados, levando o sujeito, por meio da mediação do profissional, a tomar consciência do erro e dos procedimentos que levaram a ele, desenvolvendo um processo corretor.
( ) A intervenção psicopedagógica é sintomática, pois considera que o sujeito não pode integrar os objetos do conhecimento e seu tratamento é urgente, é situacional, posto que se baseia no que acontece durante as sessões, e é também, operativa, uma vez que acontece a partir de uma tarefa a ser realizada, seguindo instruções e orientações.
( ) Destaca que o olhar e a escuta são instrumentos fundamentais na intervenção, pois permitem a percepção das fraturas presentes no discurso do sujeito, relacionando-as aos acontecimentos que as antecederam, descobrir os esquemas de ação subjacentes, provocar a repetição destes esquemas, fazendo as interpretações das operações.
Nota: 20.0
	
	A
	1-3-2-4
	
	B
	2-4-1-3
	
	C
	3-2-4-1
Você acertou!
Resposta correta: alternativa “c”
Análise
3 – Lino de Macedo trabalha com os jogos de regras e a problematização
2 – Vinh-Bang propõe a intervenção com atividades queprovocam erros específicos e a tomada de consciência deles, levando a ações mentais estruturantes.
4 – Para Sara Paín a intervenção é sintomática, urgente, situacional e operativa.
1 – Alícia Fernandez destaca o olhar e a escuta que possibilitam perceber as fraturas no discurso e estabelecer as diversas relações de modo a provocar a repetição de esquemas e fazer as interpretações.
	
	D
	4-1-3-2