Buscar

Resumo Capítulo 6

Prévia do material em texto

Nome: Almerindo Ribeiro de Souza
Matrícula: 201904183981
Resumo Capítulo 6 - apostila “Avaliações de Empresas, fusões e aquisições”.
Aula 6: Sinergias e aquisições alavancadas.
O objetivo dos processos de Fusões & Aquisições é a constituição de uma nova empresa com valor de mercado mais alto do que o valor de mercado das empresas fundidas ou adquiridas separadamente.
Os principais ganhos esperados: ganhos de sinergia; corte de custos operacionais; convergências de sistemas; aumento na eficiência operacional (produção, vendas, logística, novas receitas racionalização do capital investido); acesso a novos canais de distribuição e mercados com aumento da base de clientes; benefícios fiscais pela utilização de prejuízos fiscais acumulados; eliminação de concorrentes do mercado; redução do custo de capital e ajustes na estrutura de capital; aumento na participação de mercado (poder de barganha frente a fornecedores, distribuidores e clientes); redução de riscos operacionais pela diversificação de produtos, mercados, clientes e fornecedores; redução do tempo de aprendizagem devido aos novos conhecimentos incorporados.
A fusão de duas ou mais empresas somente deverá ocorrer se o valor da empresa combinada for maior do que a soma do valor de cada empresa separadamente. Exemplo: A empresa X deseja fundir com a empresa Y, resultando em uma empresaXY. Para haver sinergia, ou seja, para compensar o processo de fusão, deve-se seguir a seguinte lógica:
Sinergia implica em Sinergia -VXY>VX+VY
Onde:
VXY corresponde ao valor da fusão das empresas XY;
VX corresponde ao valor da empresa X;
VY corresponde ao valor da empresa Y.
Lembrando que os benefícios dessa sinergia estão descritos nos fluxos futuros estimados de caixa.
SINERGIA<VXY–(VX+VY)
Como essa sinergia corresponde aos fluxos futuros de estimados de caixa e esses fluxos são trazidos a valor presente por uma dada taxa de desconto, a sinergia corresponde a:
SINERGIA=Z[FC/(1+i)n
Onde FC e a diferença entre os Fluxos de Caixa da empresa fusionada e a soma dos Fluxos de Caixa de cada empresa isolada.
Ágio: Nos processos de F&A, a empresa compradora normalmente arca com um ágio aos acionistas da empresa vendedora. Gera-se com isso um valor da Fusão & Aquisição (VFA) que é medido pela diferença do valor da sinergia pelo ágio.
VFA = valor da sinergia –ágio
Esse ágio somente será aceito se os resultados do Fluxo de Caixa a valor presente (benefícios) forem maiores do que o valor adicional desembolsado pela empresa.
As sinergias são classificadas de duas formas:
Operacional: Economias de escala e maior taxa de crescimento.
Financeira: Alavancagem financeira, créditos fiscais e benefícios da diversificação.
Ganho de sinergia: A união das empresas e, como consequência da união, a geração de uma nova empresa permite o aproveitamento de oportunidades indisponíveis, pelo menos originariamente, caso as empresas estivessem operando de forma isolada. Esse ganho de sinergia torna-se o principal fator para as F&A, pois acreditam que com a nova empresa haverá ganhos de escala, economia de escopo, entre outros ganhos operacionais e administrativos, conforme o tipo de F&A realizada.
Processo de aquisições alavancadas: O processo de aquisições alavancadas, também conhecido por Leveraged Buyout (LBO), corresponde à compra ou aquisição de uma empresa com a utilização de grande volume de recursos financeiros de terceiros. Seu principal objetivo é reduzir ao máximo ou somente do capital próprio. Isso quer dizer que essa operação é custeada em sua grande parte por financiamentos de longo prazo, em que os ativos da empresa adquirida ou comprada são dados como garantia de pagamento (principal e juros). Esses pagamentos serão realizados através da venda de ativos e geração interna de caixa, tornando a empresa atraente para os investidores, abrindo seu capital ou realizando aumento de capital através da emissão de novas ações. Admite-se um mínimo de 70% de capital de terceiros para financiar uma LBO resultando em uma alta alavancagem financeira e seu respectivo risco. O risco está atrelado às dificuldades financeiras originadas da retração de mercado, o que pode dificultar e/ou impedir a liquidação dos compromissos financeiros assumidos quando da realização da operação.
O processo de aquisições alavancadas (LBO) apresenta algumas vantagens: reestruturação do portfólio de investimentos com melhores ganhos para o retorno do acionista; Redução de desembolso de caixa para aquisições (recursos próprios) com maior uso de recursos de terceiros através de financiamentos; Expansão da empresa com novas aquisições e ganhos de escala.

Continue navegando