A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 1 EJA tent 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"No ano de 2000 foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 53.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona para quais níveis as diretrizes foram desenvolvidas, em 2000: 
Nota: 10.0
	
	A
	Nível fundamental e Médio.
	
	B
	Nível fundamental I e ensino superior.
	
	C
	Nível fundamental I e II.
	
	D
	Nível fundamental e médio.
	
	E
	Todos os níveis, da educação básica à educação superior.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a organização de diretrizes curriculares para todos os níveis, da educação básica à educação superior" (Livro-base, p. 53). 
Questão 2/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"A política educacional para o país tem os seus primórdios com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, porém, no decorrer desse mesmo século, os debates, os projetos, etc, tentaram colocar em foco a educação popular e com ela a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 35.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, os altos índices de analfabetismo construíram um indicador. Sabendo disso, assinale a alternativa correta que menciona esse indicador: 
Nota: 0.0
	
	A
	Quantidade de pessoas por família.
	
	B
	Subdesenvolvimento do país.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Os altos índices de analfabetismo constituíram um dos indicadores do subdesenvolvimento do país, por isso que se buscava pensar o ensino e as reformas educacionais" (Livro base, p. 35).
	
	C
	Poder aquisitivo da região.
	
	D
	A população menos favorecida.
	
	E
	Quantidade de escolas para a população.
Questão 3/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"'Constituição de 1891 eliminou a seleção por renda e acrescentou a seleção pelo aspecto da instrução escolar". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 37.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre o voto, assinale a alternativa correta que menciona o nome atribuído a lei que permitia que o analfabeto votasse, antes da constituição de 1891: 
Nota: 10.0
	
	A
	Lei Sabará.
	
	B
	Lei Saraiva.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "O saber ler e escrever, especialmente entre os adultos, foi motivo de maior atenção na história da educação brasileira com a Lei Saraiva ou 'nova lei eleitoral', sancionada pelo imperador em 9 de janeiro de 1881" (Livro base, p. 36).
	
	C
	Lei Áurea.
	
	D
	Lei Rouanet.
	
	E
	Lei de Terras.
Questão 4/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"Uma frágil formação articula-se a uma difícil prática educacional, com isso abre-se espaço para a reprodução da prática educacional [...], para usar um conceito sistematizado por Paulo Freire". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 35.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona o nome, denominado por Paulo Freire, para a prática de reprodução: 
Nota: 10.0
	
	A
	Alternativa.
	
	B
	Repetitiva.
	
	C
	Educacional.
	
	D
	Bancária.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Uma frágil formação articula-se a uma difícil prática educacional, com isso abre-se espaço para a reprodução da prática educacional 'bancária' para usar um conceito sistematizado por Paulo Freire" (Livro base, p. 35).
	
	E
	Popular.
Questão 5/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"Art. 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I ensino fundamental, obrigatório e gratuito [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 75.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta que complementa o art. 208, mencionado no trecho de texto a seguir: 
Nota: 10.0
	
	A
	inclusive para aqueles que não tiveram acesso a ele na idade própria.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Art. 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso a idade própria [...]" (livro-base, p. 75). 
	
	B
	na idade correta conforme indicação pelo MEC.
	
	C
	para alunos que não possuem nenhuma necessidade especial.
	
	D
	a partir dos 8 anos de idade.
	
	E
	até os 18 anos de idade.
Questão 6/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
leia o fragmento de texto a seguir:
"Nos dias atuais, é praticamente consenso que o sujeito da EJA possui uma vasta bagagem cultural e que os conteúdos da EJA precisam ter estreita relação com essa realidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p.17. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona quem eram os principais sujeitos da EJA na primeira metade do século XX:
Nota: 10.0
	
	A
	Migrantes rural.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Na primeira metade do século XX, os principais sujeitos da educação de jovens e adultos eram os migrantes de várias localidades do rural brasileiro que se dirigiam para as cidades" (livro-base, p. 17). 
	
	B
	Idosos.
	
	C
	Adolescentes.
	
	D
	Índios.
	
	E
	Adultos.
Questão 7/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir: 
"Os déficits do atendimento no ensino fundamental resultaram, ao longo dos anos, num grande número de jovens e adultos que não tiveram acesso ou não lograram terminar o ensino fundamental obrigatório. Embora tenha havido progresso com relação a essa questão, 'o número de analfabetos é ainda excessivo e envergonha o País': atinge 16 milhões de brasileiros [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 56.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta que menciona com qual idade um indivíduo é considerado analfabeto: 
Nota: 10.0
	
	A
	5 anos de idade.
	
	B
	7 anos de idade.
	
	C
	10 anos de idade.
	
	D
	15 anos de idade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] 'o número de analfabetos é ainda excessivo e envergonha o País': atinge 16 milhões de brasileiros maiores de 15 anos" (Livro base, p. 56).
	
	E
	20 anos de idade.
Questão 8/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"Em 1996, foi aprovada a LDBEN nº 9.394/1996, cujos artigos 37 e 38 tratam da EJA".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 52.
Considerando

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.