Buscar

Prova 2 pergunta 1 Educação fisica Resolução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A Resolução nº 7, de 31 de março de 2004, foi considerada um grande marco na história da educação física. Com a finalidade de reestruturar o mercado de trabalho, esta resolução também buscou priorizar as competências e a práxis educativa no campo da cultura corporal. Este ajuste estrutural no campo da educação física definido como: dentro e fora da escola formou duas áreas distintas de atuação profissional. Disserte sobre a Resolução nº 7 de 31 de março de 2004 e suas determinações.
FONTE: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em: 6 dez. 2018. ( * Máximo 4000 caracteres )
Na "Resolução n° 7, de 31 de março de 2004" ficam instituídas as 'Diretrizes Curriculares Nacionais' para cursos de Educação Física (graduação) no nível superior de graduação plena. Ficando, assim, estabelecidas orientações específicas a respeito da licenciatura plena em Educação Física, conforme os termos que foram definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a 'Formação de Professores da Educação Básica'.
Assim, foram instituídas normas e regras pré-estabelecidas para as instituições de ensino superior poder ofertar os cursos de educação física, nisso se enquadra a grade curricular específica do curso, estágio profissional curricular obrigatório, atividades complementares, trabalho de conclusão do curso, modalidade do curso, projeto pedagógico do curso avaliado permanentemente, metodologias e processos de avaliação, entre outros.
Espera-se, de acordo com a resolução, que os formados em educação física ao findar do curso dominem os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos do curso, saibam e busquem pesquisar, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e da formação cultural, diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Sendo assim, as Instituições de Ensino Superior poderão incorporar outras competências e habilidades que se mostrem adequadas e coerentes com seus projetos pedagógicos.
Segundo o Art. 4º parágrafo 1º da resolução, “o graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”
A partir desta resolução, as instituições de ensino passaram a oferecer a formação de bacharelado em Educação Física, passando a ter um campo de atuação amplo.
Essa mesma resolução separou a atuação do profissional de educação física em área escolar e não escolar, separando a licenciatura do bacharelado. Assim, as instituições de ensino superior passaram o oferecer dois cursos distintos, sendo eles: 
Licenciatura em Educação Física: Formação focada na educação básica, na qual o professor deverá estar qualificado para a docência deste componente curricular, tendo como referência a legislação do Conselho Nacional de Educação, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
 Bacharelado em Educação Física: Voltado para formar profissionais que vão atuar diretamente no mercado de trabalho. Estudos focados no ensino teórico-prático de atividades de esportes, lazer e saúde. Isso significa que o profissional pode ser empregado em qualquer estabelecimento ligado à prática de esportes ou atividades físicas, ministrar aulas em academias de ginástica e atuar como colaborador fixo ou eventual de empresas e associações, hotéis, centros de saúde como hospitais ou postos e spas.

Continue navegando

Outros materiais