Buscar

Atividade saúde emocional dos profissionais 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade
Nome: Elizabeth C. Brandão
RA: T1592I-1
1-Distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso cuja causa está intimamente ligada à vida profissional. Estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, sendo que as profissões mais vulneráveis são geralmente as que envolvem serviços, tratamento ou educação. Trata-se da Síndrome:
a) do Pânico.
b) de Burnout. 
c) de Angelman.
d) de Guillain-Barré.
e) de Estocolmo.
2- Considerando que o estresse tem dois lados, o negativo e o positivo, dizer que níveis moderados de estresse podem ajudar ou energizar, incentivando esforço no trabalho, estimulando a criatividade e encorajando maior empenho, está relacionado com
a) estar motivado o suficiente para reverter situações mais críticas.
b) o efeito do eustresse ou estresse construtivo sobre a pessoa e/ou a organização.
c) distresse.
d) adoção de técnicas de inteligência emocional para superar as dificuldades.
e) ancoragem gerencial adequada para “sustentar” o estresse do funcionário.
3- O indivíduo submetido ao estresse ocupacional pode deixar de responder adequadamente às demandas do trabalho e geralmente se encontra irritável, ansioso e/ ou deprimido. Indivíduos com cronificação de altos níveis de estresse ficam vulneráveis ao surgimento da Síndrome de Burnout. A Síndrome é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de estresse profissional. O termo Burnout é a junção de burn (queima) e out (exterior), significando exaustão emocional, fadiga, frustração, desajustamento. São fatores associados ao aparecimento da Síndrome de Burnout, EXCETO
A) baixa autonomia no desempenho das atividades profissionais.
B) elevado reconhecimento no trabalho por parte dos pares e superiores.
C) sobrecarga de trabalho.
D) problemas de relacionamentos interpessoais (chefia, colegas ou clientes).
E) sentimento de desqualificação e falta de cooperação dentro da equipe.
4- A síndrome da estafa profissional (síndrome de Burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Sobre essa síndrome, é CORRETO afirmar que:
a) A despersonalização, decorrente da síndrome, é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, contudo o trabalhador mantém relações cordiais e trabalho eficiente.
b) As variáveis que propiciam o desencadeamento do Burnout são: características pessoais, sociais e espirituais do trabalho, da organização e de lazer.
c) A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre, principalmente, da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais do profissional.
d) As condições de trabalho não têm relação com a síndrome de Burnout, logo, os aspectos organizacionais da empresa devem ser excluídos de possível diagnóstico.
e) A síndrome de Burnout se manifesta por psicossomatização e prejuízo nas relações interpessoais, porém com envolvimento no trabalho e sem perda na qualidade da assistência ou absenteísmo por parte dos trabalhadores.
5- Em relação aos desgastes emocionais discutidos em aula, quais sugestões você daria para evitá-los e quais intervenções poderiam ser realizadas com os profissionais que já os apresentam. Cite 3 de cada.
Conversaria com cada um da equipe para entender o que está acontecendo, pois cada profissional tem desgaste emocional diferente do outro, pois cada indivíduo é único.
Entender a demanda do setor onde está acontecendo o desgaste emocional com a equipe, saber se é sobrecarga de trabalho ou se estão desmotivados com o salário ou a gestão. Se for referente ao salário verificar se estão com o valor que está sendo ofertado no mercado de trabalho, se for abaixo, sugerir para a instituição que mude esse cenário e se for algo relacionado com a gestão solicitar sugestões de melhora e entender o que está errado.
Conflito pessoal entre a equipe. Conversar com os envolvidos e entender o que está acontecendo, se é competição entre os funcionários, questões interpessoais ou algum outro cenário. Após conversa com todos os envolvidos e compreender melhor o que está acontecendo com essa equipe, fazer com que haja comunicação mais efetiva entre a equipe, para que todos se respeitem no ambiente de trabalho.

Outros materiais