Buscar

Planejamento e Desenvolvimento organizacional hospitalar avaliação 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menu
 Ir para o conteúdo
 Ir para o cabeçalho
AMBIENTE DE PRODUÇÃO - Servidor conectado: 10.190.0.76
	Acadêmico:
	Janaina Oliveira da Rocha (1894798)	
	Disciplina:
	Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar (HOS20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:651205) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23756796
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda: 
Resposta Certa  
Sua Resposta Errada  
	1.	A Organização Mundial da Saúde determinou algumas funções para um hospital. E uma delas consiste nas ações de ambulatório, na qual os pacientes recebem o primeiro atendimento ou os mesmos retornam para o deslocamento após a liberação do hospital. Evitar as doenças consiste em ações da vigilância em saúde, saúde mental e materno-infantil. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de função na área da saúde:
	
a)	Procedimentos cirúrgicos.
	
b)	Pesquisa em laboratórios.
	
c)	Pesquisa científica.
	
d)	Prevenção de doenças.
	2.	Assim como as empresas, as instituições hospitalares também são compostas por um organograma. Um organograma é um instrumento que auxilia várias ações que favorecem o planejamento da organização. Sobre os diversos tipos e funções de um organograma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das principais atividades de um organograma é analisar e definir os layouts e implementar melhorias nos processos. 
(    ) Um tipo de organograma é o radial, que é usado para as organizações que possuem diferentes áreas de atuação geográfica.
(    ) Temos o organograma clássico, que representa a organização, mas não deixa evidente os níveis hierárquicos. 
(    ) O organograma em barras é o único que permite uma rápida verificação de autoridade e nos setores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
a)	F - F - F - V.
	
b)	F - V - V - V.
	
c)	V - V - F - F.
	
d)	V - F - V - F.
	3.	Assim como as empresas, as instituições hospitalares também podem ser apresentadas e entendidas por um organograma. Segundo Tajra (2011), o organograma é um instrumento que representa a organização formal e favorece o desenvolvimento do planejamento da organização. Sobre os níveis hierárquicos de uma organização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No 1º nível do organograma devem ficar as linhas dos órgãos deliberativos, como conselhos, assembleias e acionistas. 
(    ) No 2º nível devem ficar as linhas dos órgãos executivos, representados por diretoria, presidência e superintendência. 
(    ) As assessorias terceirizadas, órgãos provisórios e outros órgãos que forem considerados diferenciados para a empresa, devem constar no organograma com linha diferenciada, como utilizar linha pontilhada.
(    ) Ao elaborar um organograma, podemos fazer o cruzamento de linhas e a inclusão de linhas diagonais quando necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TAJRA, S. F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. São Paulo: Érica, 2001.
	
a)	F - F - F - V.
	
b)	F - V - V - V.
	
c)	V - F - V - F.
	
d)	V - V - V - F.
	4.	O primeiro hospital no Brasil surgiu no ano de 1543, ou seja, 43 anos após a descoberta do Brasil. Foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos por Brás Cubas. Com o passar dos anos, outros hospitais foram surgindo para atender a toda a comunidade. Sobre as funções do hospital, analise as afirmativas a seguir:
I- A função prevenir doenças está voltada às atividades dos ambulatórios, nas quais o paciente recebe o primeiro atendimento.
II- A função restaurar a saúde constitui-se no diagnóstico em que recebe cuidados especiais, clínicos e cirúrgicos, e o paciente poderá voltar às suas atividades normais.
III- A função pesquisa visa somente à educação da saúde pública, com o objetivo de integrar a comunidade, a família e o paciente.
IV- A função educativa visa à pesquisa dos estudantes e comunidade e não tem centro de pesquisa nos hospitais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
a)	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
b)	As afirmativas I e III estão corretas.
	
c)	As afirmativas I e II estão corretas.
	
d)	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.	Com o passar do tempo, os hospitais se tornaram mais complexos e diversificados. Com a nova era da tecnologia, é preciso implantar sistemas inovadores, para poder fazer todos os tipos de procedimentos cirúrgicos e diagnósticos aos pacientes e à comunidade. Sobre a classificação hospitalar do Sistema Único de Saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um hospital deve possuir toda tecnologia, estrutura física, profissionais qualificados e os processos todos organizados.
(    ) Um hospital público presta assistência à saúde e é subdividido em municipal, estadual e federal.
(    ) Um hospital estadual é de propriedade do Governo Federal e órgãos internacionais.
(    ) Os hospitais privados são liderados pelo órgão municipal. A prefeitura de cada cidade arca com despesas e investimentos do hospital.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
a)	F - F - V - V.
	
b)	V - F - V - F.
	
c)	F - V - F - V.
	
d)	V - V - F - F.
	6.	Os hospitais, no final do século XIX, com o avanço da medicina, infraestrutura e tecnologia, começaram a atender à sociedade toda, incluindo prevenções, atendimento de emergência e ensino de pesquisa. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram determinadas as principais funções de um hospital. Assinale a alternativa CORRETA que define algumas dessas funções importantes para um hospital:
	
a)	Sem internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos.
	
b)	Incentivar a pesquisa e impedir doenças.
	
c)	Somente atendimento aos carentes.
	
d)	Restauração da saúde e sem pesquisas.
	7.	O organograma é um instrumento que ajuda em diversas atividades que contribuem para a empresa. Descreve funções de cada cargo e analisa os layouts. Elabora formulários e toda parte da documentação usada em cada setor. Afinal, como podemos formar um organograma? Temos várias metodologias para se fazer um organograma, porém devemos atentar a algumas questões importantes na hora de elaborar um organograma. Sobre essas questões, analise as sentenças a seguir:
I- No primeiro nível, devem permanecer os acionistas, as assembleias e os conselhos, que são os órgãos deliberativos.
II- No segundo nível, estão os diretores, os presidentes e a superintendência, classificados como órgãos executivos.
III- No terceiro nível, estão a gerência, os setores e a coordenação, que são os órgãos operacionais.
IV- No quarto nível, estão os assessores, a auditoria e os comitês, que são os órgãos técnicos e subsidiários.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TAJRA, S. F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. São Paulo: Érica, 2006.
	
a)	As sentenças I e IV estão corretas.
	
b)	Somente a sentença II está correta.
	
c)	As sentenças I e II estão corretas.
	
d)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.	Com o passar dos anos, os hospitais se tornaram mais complexos, diversificando os estabelecimentos hospitalares. Temos algumas classificações e definições de acordo com a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNAH), para uma instituição ser nomeada como hospital. Sobre essa classificação, analise as sentenças a seguir:
I- O atendimento dos hospitais deve ser 24 horas por dia, toda semana e finais de semana, independente de ter demanda ou não.
II- Os hospitais devem ter infraestrutura, com tecnologia avançada, processos organizados e profissionais qualificados e contar com no mínimo 50 leitos.
III- Hospitais especializados em pediatria e cuidados relacionados com a maternidade devem conter um número mínimo de 80 leitos.
IV- Os hospitais especializados que atendem no mínimo a 50 leitos e os hospitais em pediatria que têm o mínimo de 80 leitos são obrigados
a atender a uma população de menos de 20.000 habitantes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
a)	As sentenças II e IV estão corretas.
	
b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
c)	Somente a sentença I está correta.
	
d)	As sentenças I e II estão corretas.
	9.	Com o passar dos anos, a assistência-médico-hospitalar se tornou mais complexa e com isso os estabelecimentos hospitalares se diversificaram. Assim, hoje encontramos vários tipos de hospitais, de acordo com a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNAH) instituída pela Consulta Pública nº 19 de 1º de Novembro de 2012, seção II. Sobre as características necessárias para uma instituição ser classificada como hospital, analise as sentenças a seguir: 
I- Os hospitais prestam atendimento ininterrupto, 24 (vinte e quatro) horas por dia, de segunda a sábado, por demanda referenciada e/ou espontânea.
II- Os hospitais devem ter densidade tecnológica, estrutura física, processos organizativos e profissionais adequados ao seu perfil assistencial e contar com, no mínimo, 50 (cinquenta) leitos.
III- Excepcionalmente, os hospitais especializados em pediatria e cuidados prolongados e as maternidades podem contar com um quantitativo mínimo de 20 (vinte) leitos.
IV- Os hospitais gerais ou especializados com, no mínimo, 50 leitos, e os Hospitais especializados em pediatria, cuidados prolongados e maternidades com, no mínimo, 40 leitos, deverão abranger uma população de pelo menos 50.000 (cinquenta mil) habitantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Atenção Hospitalar. Brasilia/DF, 2012. Disponível em: <http://www.lex.com.br/legis_23930826_CONSULTA_PUBLICA_N_19_DE_1_DE_NOVEMBRO_DE_2012.aspx>. Acesso em: 17 set. 2018.
	
a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
b)	As sentenças II e IV estão corretas.
	
c)	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
d)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.	O hospital é definido como parte de um sistema integrado com a saúde, no qual o objetivo é atender a todas as pessoas e à comunidade, curando, prevenindo e incluindo os serviços até na casa do paciente. De acordo com os surgimentos dos hospitais no mundo, analise as afirmativas a seguir:
I- O início da história dos hospitais no mundo foi com o Imperador Constantino, em 335 d.C., que construiu hospitais no lugar dos templos, atendendo a peregrinos e estrangeiros.
II- Na época quando surgiram, os hospitais estavam voltados às questões espirituais, atendendo a indivíduos doentes e moribundos.
III- No início, com o surgimento dos hospitais, o tratamento aos doentes que era dado pelos médicos era oferecido em igrejas e não em casas dos pacientes.
IV- Na América, o primeiro hospital construído foi no Brasil por volta de 1525, acomodando mais de 400 pacientes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
a)	As afirmativas I e II estão corretas.
	
b)	As afirmativas I e III estão corretas.
	
c)	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
d)	As afirmativas II e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando