Buscar

Apresentação PIA

Prévia do material em texto

PROJETO DE INSTALAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE CACAU NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES- MT
Discentes: Ana Paula Barbosa Rodrigues
	 Lislaynne Lima de Souza
Orientadora: Carla Weber
2
1. INTRODUÇÃO
 O cacaueiro (Theobroma cacao L.) é uma planta pertencente à família Malvaceae, provavelmente originada da Bacia Amazônica e cultivada nas regiões tropicais do mundo. O interesse de cultivo desta espécie está no aproveitamento de suas sementes (amêndoas) para produção de manteiga de cacau e chocolate (ALVES, 2002). 
2. DEFINIR A AGROINDÚSTRIA/INDÚSTRIA
 A indústria do cacau tem uma das concentrações econômicas mais sofisticadas do mercado internacional de commodities (ONDEI, 2016).
3
3. JUSTIFICAR A ESCOLHA
 O cacau foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em outras regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem. 
4
 As primeiras sementes de cacau chegaram ao sul da Bahia no século XVIII. Com o clima quente e úmido da região, extensos cacaueiros, rapidamente se desenvolveram, transformando o sul do estado no principal produtor de cacau do país. Por mais de um século, o Brasil se firmou como um dos maiores exportadores de cacau para o mundo, chegando a produzir mais de 400 mil toneladas ao ano (FRANCO, 2001).
5
4. REVISÃO DA MATÉRIA-PRIMA E PRODUTOS ACABADOS
5.1 Chocolate Meio Amargo
 O chocolate meio amargo ganhou maior evidência no mercado nacional a partir dos anos de 2006 a 2008, quando foram lançados os teores de cacau acima de 50%, devido ao sabor particular e dos benefícios à saúde (SOUZA, 2010).
6
5.2 Chocolate ao Leite
 De acordo com Martins (2007) no chocolate ao leite, o leite em pó e/ou condensado substitui parte da massa de cacau, resultando num sabor mais suave. 
7
5.3 Achocolatado
 Os achocolatados são alimentos utilizados por pessoas de todas as idades e podem ser encontrados em todo o mundo. As suas particularidades sensoriais e nutricionais, assim como sua conveniência e praticidade, fazem com que o produto seja bem aceito pelo consumidor. 
8
6. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
 O Império do Cacau é uma agroindústria de alimentos derivados do cacau, associados a três processos produtivos: chocolate meio amargo, chocolate ao leite e achocolatado. É a marca registrada de uma empresa que busca transmitir ternura e abranger inovações ao setor, para que se possa crescer de forma consistente ao longo do tempo. 
9
6.1 Localização
 O Império do cacau localiza-se no município de Barra do Bugres – MT, situada na Avenida Xavantes n° 562, no bairro Maracanã. A escolha foi feita como uma forma de estratégia de marketing e vendas, visando satisfazer as necessidades e desejo de cada indivíduo.
Fonte: Google Maps,2020.
7. MIX DE PRODUTOS
 Os produtos que serão ofertados são tabletes de chocolate meio amargo, chocolate ao leite de 100 g ambos, lata de achocolatado de 400 g e achocolatado em pacote de 1,2 kg.
8. CONCORRENTES 
 A concorrência é uma característica de mercado decorrente da ação de empresas rivais, denominadas competidoras ou concorrentes, que disputam os mesmos clientes, consumidores ou fornecedores (PORTER, 1989).
12
Fonte: Autores, 2020.
9. MERCADO
 O mercado pode ser definido como um lugar que agentes econômicos operam a troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens, para satisfazerem suas necessidades (SILVA e MARTINELLI, 2012).
13
 
10. DISTRIBUIÇÃO
 O modelo de distribuição do Império do cacau, terá como base distribuir mercadorias por intermédios de caminhões em uma grande escala de pedidos, nesse intuito as vendas serão destinadas a comércios de pequeno, médio e grande porte. 
14
11. MISSÃO DA EMPRESAA EMPRESA
 Produzir chocolates com excelência, prezando o atendimento e satisfação do cliente. 
15
12. DESCRIÇÃO E FLUXOGRAMA GERAL DOS PROCESSOS
16
DESCRIÇÃO DO FLUXOGRAMA GERAL
 Recepção das Sementes;
Seleção das Sementes;
Limpeza;
Torragem;
Trituração;
Moagem; 
Pulverização;
17
DESCRIÇÃO DO FLUXOGRAMA GERAL
Refinação;
Conchamento;
Temperagem;
Modelagem;
Adição de Açúcar e Leite em pó;
Embalagem.
18
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Em virtude do que foi mencionado é possível denotar que o cacau apresenta importância econômica e social no mundo todo, sendo a principal matéria-prima para a fabricação do chocolate. 
19
14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, S. A. M. Epidemiologia da vassoura de bruxa (Crinipellis perniciosa (STAHEL) SINGER) em cacaueiros enxertados em Uruçuca, Ba. 2002. 70 dissertação (Mestrado em Agronomia). Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Piracicaba – SP.
Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica – ASAE. Legislação de produtos à base de cacau. Disponível em: <<http://dre.pt/pdf1sdip/2003/09/224A00/63196323>>.PDF. Acesso em: 03 mar, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Legislação. VisaLegis. Resolução RDC n.265, de 22 de setembro de 2005. Aprova Regulamento Técnico para balas, bombons e gomas de mascar. Disponível em: Acesso em: 10 nov. 2006. 
20

Continue navegando