Buscar

trabalho de história IGREJA ANTIGA

Prévia do material em texto

9
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA 
FRANCIELE KEPLIN DE OLIVEIRA 
O ESTUDO DAS PRIMEIRAS IGREJAS 
Santa Maria - RS
2020
FRANCIELE KEPLIN DE OLIVEIRA 
O ESTUDO DAS PRIMEIRAS IGREJAS 
Trabalho apresentado à UNOPAR – Santa Maria , como requisito parcial à aprovação no 4º semestre do curso de História – Licenciatura.
Santa Maria - RS
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………..3
2 DESENVOLVIMENTO …………………………………………..…………………..4
2.1 PERÍODO FEUDAL NA ANTIGUIDADE………………………………………………………….. 5
2.2 COSTUMES E ARQUITETURAS DE IGREJAS NA ANTIGUIDADE …………………………..7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS …………………………………………………………8
4 REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………9
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordaremos qual foi a importância da arqueologia e da arquitetura nos períodos das antiguidades, explicando o contexto socioeconômico, cultural e politico naquela época a fim de mostrar a real importância do momento em que os cristãos viveram na idade média, contemplando as igrejas no mundo antigo e atualmente. 
Os estudos das igrejas vem ganhando um aspecto de estudo muito grande, pois as famílias nos dias atuais mostram a realidade das religiões, o mundo nos dias de hoje, vive com uma visão limitada das massas das religiões, pois muitas estão com um foco de mudança muito grande, também vemos grandes regras que se seguiram dos períodos antigos, o que leva ainda mais a mudança de privacidade de muitas pessoas, discutiremos como nos dias atuais, atuam as igrejas e como são arquitetadas.
3
2 DESENVOLVIMENTO 
A arqueologia no mundo de hoje tem um marco muito grande pois nela, temos os parâmetros de toda história pois é nela que se descobre e se cataloga e ajuda a descifrar os objetos da antiga década, visando um marco muito grande para os historiados no mundo atual, O exemplo mais conhecido disto é na egiptologia, a área de interesse da História que estuda o Antigo Egito. Quando os arqueólogos descobrem novas múmias, novas ferramentas e novos objetos cotidianos em suas escavações, eles ajudam os historiadores a entender melhor como funcionava o antigo Egito, ajudando a desfazer alguns mitos e ter uma noção cada vez mais científica do passado. O trabalho do historiador pode ser comparado ao trabalho dos detetives pois nos dois casos é necessário basear a explicação de algo em traços e evidências reais, não podendo nem o detetive e nem o historiador "inventar provas" que expliquem as suas teorias. A diferença do trabalho de ambos é que o detetive geralmente procura uma "solução" que é única, apenas esclarecer fatos, enquanto que o Historiador, além de buscar esclarecer fatos, busca também construir sentido.
 A história da arquitetura sempre acompanhou o crescimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar espaços sobretudos, os espaços urbanos. Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes. Na década da pré história os homens começam a desenvolver técnicas de construções, oque começa a alimentar a arquitetura com pedras, madeiras e mais tarde os metais (DIANA, 2018). Sabemos que muitas histórias da antiguidade para a idade média estão estampadas, seguindo os estudos nos mostram, historiadores da Antiguidade e medievalistas discutem sobre o período que corresponde à desarticulação do Ocidente imperial e à expansão do cristianismo e do islamismo. Até meados do século XX, prevaleceu a perspectiva pessimista, identificada pelo epítome de “declínio” imperial. 
 Em reação a tais premissas desponta o conceito de Antiguidade Tardia que, ao enfatizar a noção de “transição”, atenua o conteúdo catastrófico das análises e dispensa noções correlatas, como a das “trevas” medievais. Em resposta às limitações desta perspectiva, alguns autores aventam a noção de Primeira Idade Média. Nesse artigo, examinamos as potencialidades e limitações das duas abordagens correntes, indicando, assim, o uso da noção de Primeira Idade Média ao estudo do Ocidente, como preferencial. Marcam este período o feudo como base econômica, a estrutura política baseada no sistema de vassalagem e suserania, certo estatismo social, onde havia pouca mobilidade e uma forte hierarquia e classes(SILVA,2013).
2.1 PERÍODO FEUDAL NA ANTIGUIDADE
 O feudalismo é um modo de produção ou a maneira como as pessoas produziam os bens necessários para sua sobrevivência. Durante a idade média, este foi um sistema de organização social que estabelecia como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas ocupavam na sociedade. Entre as principais causas do surgimento feudal está a decadência do Império Romano.
 O feudalismo teve suas origens no final do século 3, se consolidou no século 8, teve seu principal desenvolvimento no século 10 e chegou a existir até o final da Idade Média. Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do Império Romano do Ocidente e com ela se encerrou no final da Idade Média, quando houve a queda do Império Romano do Ocidente. Já no século 3 d.C., na grave crise econômica no Império Romano, ocorreram invasões germânicas que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem suas casas para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média. Pessoas menos ricas buscaram trabalho e a proteção dos grandes senhores romanos e fizeram com eles um tratado, ou seja, os mais pobres poderiam usar as terras, mas seriam obrigados a entregar parte da produção destas terras aos senhores proprietários. Isso fez com que o antigo sistema escravista de produção fosse substituído por esse novo sistema servil de produção, no qual o trabalhador rural se tornava servo do grande proprietário. 
 Neste episódio podemos citar onde o cristianismo tornou-se religião no império romano segundo o autor HELLFELD, o culto proibido era para buscar a paz entre as religiões.
No dia 19 de junho de 325, o imperador Constantino interferiu num conflito eclesiástico. Para pacificá-lo, ele convidou os bispos cristãos para um concílio em Niceia, nas proximidades da atual Istambul. A meta desse encontro, de que participaram mais de 300 representantes, não era a imposição do cristianismo como religião estatal, mas sim o estabelecimento de uma paz religiosa, a fim de estabilizar o Império Romano. (HELLFELD, 2009). 
Depois de vários debates Constantino 1º aceitou o consenso segundo o qual Deus e Jesus constituiriam uma mesma entidade. Com a assinatura dessa definição pelos religiosos presentes, teve fim a perseguição dos cristãos. Oque se originou no decreto da religião no estado romano.
2.3 COSTUMES E ARQUITETURAS DE IGREJAS NA ANTIGUIDADE
 Nos períodos atuais vemos muitas igrejas sendo vinculadas a casa, pátios ou pequenos espaços, oque é de estilo atual, antigamente no período românico, vimos grandes igrejas situadas como palácios ou castelos seguindo um designer bem gótico e com estruturas de imagens gigantescas, seguimos nos dias atuais vendo ainda muitas igrejas assim, porém com tanto avanço acabam virando monumentos ou tento desligamentos em muitas cidades.
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios (sena, 2020). 
 Na Idade Média, as pessoas mais instruídas pertenciam à Igreja Católica, que controlava grande parte das atividades artísticas, literárias e intelectuais da época. Desse modo, a Igreja mantinha o controle da leitura e da escrita, usando-o como forma manter seu poder e doutrinar pessoas, impedindo que pensassemdiferente de seus dogmas. Nessa sociedade marcada pelo feudalismo e cristianismo como polos dinamizadores da cultural, surgiu a arte medieval, que teve como finalidade servir à majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para reverenciar ambos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No presente trabalho podemos ver o avanço em que o mundo vem tomando, mostrando as orientações e informações de arquiteturas e buscando entender como foi planejado e seguido a denominação de religiões, buscamos entender oque foi o feudalismo e mostrar o lado do cristianismo. 
Mostramos também que as buscas pela história não para, pois é com ela que seguimos os conhecimentos e bases reais de como erá antigamente, vejo que nos dias atuais muitas regras e leis ainda se seguem nos modelos de antigamente, purificando a história e trazendo o conforto a muitos, a busca por resultado da história de suma importância, assim como o avanço tecnológico e é dela que aprendemos muito.
8
 Buscar entender e escrever a história sempre foi de maneira fácil, oque hoje buscamos é sempre a comprovação do que estamos escrevendo a fim de garantir que aquele texto ou artigo está sendo gerado de modelo verdadeiro, como buscamos mostrar neste trabalho final.
REFERÊNCIAS
DIANA, daniela diana. A matéria sobre tudo. Matérias escolares no ano de 22 nov 2018. local de acesso: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-arquitetura/ acessado dia 18 ago 20
SILVA, Paulo Duarte Silva, O DEBATE HISTORIOGRÁFICO SOBRE A PASSAGEM DA ANTIGUIDADE À IDADE MÉDIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE ANTIGUIDADE TARDIA E PRIMEIRA IDADE MÉDIA acesso disponivel em: http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/article/viewFile/95/92 link acessado 18 ago 20
SILVA, Paulo Duarte Silva, O DEBATE HISTORIOGRÁFICO SOBRE A PASSAGEM DA ANTIGUIDADE À IDADE MÉDIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE ANTIGUIDADE TARDIA E PRIMEIRA IDADE MÉDIA acesso disponivel em: http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/article/viewFile/95/92 link acessado 18 ago 20
Matthias von Hellfeld, HELLFELD, Cristianismo tornou-se religião de Estado do Império Romano em 380 d.C. acesso disponível em https://www.dw.com/pt-br/cristianismo-tornou-se-religi%C3%A3o-de-estado-do-imp%C3%A9rio-romano-em-380-dc/a-4224599#:~:text=Mundo-,Cristianismo%20tornou%2Dse%20religi%C3%A3o%20de%20Estado%20do%20Imp%C3%A9rio%20Romano%20em,Com%20bons%20e%20maus%20desdobramentos. Link acessado 18 ago 20

Continue navegando