Buscar

Teste de Conhecimento - Posicionamento de Novos Produtos

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
POSICIONAMENTO DE NOVOS PRODUTOS
		1
        Questão
	
	
	Em relação aos níveis de decisão de uma organização, o planejamento tático relaciona-se com as ações de:
		
	
	logística
	 
	supervisão ou gerência.
	
	estratégia
	
	operação.
	
	direção.
	Respondido em 23/10/2020 17:21:01
	
Explicação:
O planejamento tático é o desdobramento do planejamento estratégico, sendo responsável por criar as metas e condições para cumprir as ações definidas no planejamento estratégico. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	No planejamento estratégico, a razão de ser da organização, a natureza dos negócios e os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços são algumas das questões a serem interpretadas e analisadas pelo administrador na definição da:
		
	
	orçamentação.
	
	estratégia.
	 
	missão.
	
	meta.
	
	política.
	Respondido em 23/10/2020 17:19:25
	
Explicação:
Peter Drucker argumenta que a missão de uma empresa é a base de seu sucesso, e que o planejamento financeiro de uma organização não deve ser a prioridade; e sim a realização da missão; essa deve ser o centro das atenções da organização. Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem sucedida, e não o contrário.
Muitas vezes a organização define a missão da empresa como uma declaração de como ela vai atuar no mercado. Isso significa que se as condições de mercado se modificarem, a missão também há de ser alterada, ou seja, a missão estará sujeita a mudanças contínuas.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A matriz BCG é uma análise gráfica, utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos, planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação a variáveis externas e internas. A matriz apresenta quatro quadrantes e tem duas dimensões: taxa de crescimento do mercado e participação de mercado. Determine, dentre as alternativas, os quadrantes componentes da Matriz BCG.
		
	
	Cometa, Interrogação, Vaca Leiteira e Pepino
	 
	Estrela, Interrogação, Vaca Leiteira e Abacaxi
	
	Estrela, Interrogação, Touro Mecânico e Pepino
	
	Planeta, Oportunidades, Cabra Leiteira e Abacaxi
	
	Cometa, Oportunidades, Vaca Leiteira e Pepino
	Respondido em 23/10/2020 17:20:34
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Em relação ao processo de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP), a etapa de 'triagem de ideias' deve levar em consideração alguns critérios. Assinale a alternativa que representa um critério para realizar a seleção de ideias:
		
	
	Tamanho do público-alvo.
	
	Investimento necessário.
	 
	Todas as alternativas.
	
	Impacto sobre a imagem da empresa.
	
	Experiência dos sócios e gestores no negócio.
	Respondido em 23/10/2020 17:24:16
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Sobre o ciclo de vida dos produtos (CVP), avalie as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta: I- As vendas atravessam estágios diferentes, cada um com desafios, oportunidades e problemas distintos para o vendedor. II- Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto. III- Os produtos têm vida limitada. IV- Os produtos exigem estratégias de marketing, finanças, produção, compras e recursos humanos similares em todos os estágios de seu ciclo de vida.
		
	
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente III e IV estão corretas.
	Respondido em 23/10/2020 17:24:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A opção que apresenta a sequência correta do processo de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) é:
		
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	1. Análise de viabilidade de mercado, 2. Geração de Ideias, 3. Triagem das ideias, 4. Teste de conceito ou teste preliminar, 5. Teste de mercado, 6. Comercialização (time-to-market).
	
	1. Geração de Ideias, 2. Teste de conceito ou teste preliminar, 3. Triagem das ideias, 4. Análise de viabilidade de mercado, 5. Teste de mercado, 6. Comercialização (time-to-market).
	 
	1. Geração de Ideias, 2. Triagem das ideias, 3. Teste de conceito ou teste preliminar, 4. Análise de viabilidade de mercado, 5. Teste de mercado, 6. Comercialização (time-to-market).
	
	1. Geração de Ideias, 2. Triagem das ideias, 3. Análise de viabilidade de mercado, 4. Teste de conceito ou teste preliminar, 5. Teste de mercado, 6. Comercialização (time-to-market).
	Respondido em 23/10/2020 17:25:24
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Produtos de marcas conhecidas possuem uma posição destacada na mente dos consumidores. Isso se deve ao Posicionamento, que se dá de acordo com o diferencial do produto. Analise o seguinte slogan: "Brastemp não tem comparação". Essa empresa está utilizando o posicionamento:
		
	
	Posicionamento por qualidade ou preço: o produto é posicionado como o que oferece o melhor valor.
	
	Por benefício é o produto posicionado como líder em determinado benefício
	 
	Por categoria de produto diz respeito ao produto posicionado como líder de determinada categoria de produto.
	
	Posicionamento por concorrente: alega-se que o produto é de algum modo melhor que o do concorrente.
	
	Por atributo diz respeito ao produto posicionado como líder em determinado atributo.

Continue navegando