Buscar

EXERCICIO ESTRUTURA VIARIA E MECANICA DOS PAVIMENTOS UNIFSA 10-09-2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALUNO(A):										_______	CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
CURSO: Engenharia Civil
DISCIPLINA: Estrutura Viária e Mecânica dos Pavimentos
PROFESSOR: D.Sc Matias Francisco Gomes de Sales
TURNO: 
(Nome do aluno(a) completo e legível)
TURMA:	 		 DATA: 10 / 09 / 2020
EXERCICIO
1º) QUESTÃO 
Para a composição de uma estrutura de uma via que será pavimentada os materiais que serão utilizados deverão ser selecionados, de forma que dependendo do tipo da camada esses materiais terão uma seleção de acordo com a estrutura propriamente dita. Ou seja quanto mais próxima da superfície de rolamento a camada deverá possuir maior suporte. Nesse caso enumere a segunda coluna na ordem decrescente: da capa de revestimento asfáltico até o terreno natural, com os numerais de 01 a 07, de acordo com a ordem numérica.
· Reforço do subleito ----------------------------------------------------- ( )
· Revestimento asfáltico -------------------------------------------------- ( )
· Subleito ----------------------------------------------------------------- ( )
· Base estabilizada -------------------------------------------------------- ( )
· Fundação ou Terreno Natural ------------------------------------------ ( )
· Regularização do subleito ---------------------------------------------- ( )
· Sub-base estabilizada -------------------------------------------------- ( )
2º) QUESTÃO 
Quando nos deparamos com um solo do tipo argiloso com alta plasticidade, sabemos que ele não é apropriado para o uso na pavimentação rodoviária. Porem quando o solo é ensaiado é que podemos aceitar ou rejeita-lo. Quando é que torna-se aceitável esse solo, baseado e comprovado nos ensaios? Marque a única alternativa verdadeira, de aceitação em relação aos resultados dos ensaios: Limite de Liquidez. Índice de Plasticidade e Expansão.
a) LL ≥ 25%; IP ≤ 6%; E > 0,5%
b) LL ≤ 25%; IP ≤ 6%; E < 0,5%
c) LL ≤ 25%; IP ≥ 6%; E > 0,5%
d) LL ≥ 25%; IP ≤ 6%; E < 0,5%
e) LL = 25%; IP ≥ 6%; E > 0,5%
3º) QUESTÃO 
Em um estudo de trafego, o crescimento médio anual estatístico, mostrou um valor que se enquadra de forma linear, com um Número de Equivalência de Operação do Eixo Padrão, N = 106. Para o estudo do solo do subleito o valor médio do CBR encontrado foi de CBR = 8%. Utilizando o Ábaco determine a espessura da camada do pavimento em cm.
4º) QUESTÃO 
Em um estudo de trafego, o crescimento médio anual estatístico, mostrou um valor que se enquadra de forma linear, com um Número de Equivalência de Operação do Eixo Padrão, N = 5 x 107. Para o estudo do solo do subleito o valor médio do CBR encontrado foi de CBR = 10%. Utilizando a formula Ht = 77,67 x N0,0482 x CBR-0,598, determine a espessura total da camada em cm (Ht).
5º) QUESTÃO 
Sempre que desejamos projetar uma estrutura de uma via, é importante que façamos um estudo de tráfego e o estudo geotécnico, para conhecermos todo material da estrutura existente, caso exista e a quantidade de veículos de cargas que irão trafegar sobre o PAVIMENTO. Essa estrutura é que irá garantir a vida útil da rodovia. Portanto usando suas próprias palavras conceitue essa estrutura denominada PAVIMENTO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando