Buscar

Psicofarmacologia AV2 -docx 16 de junho

Prévia do material em texto

TÓPICO ESPECIAL EM PSI E PREV E PRO DE SAUDE II / Psicofarmacologia
	
	
	SDE0290
	
	
Nome: Rosinete Pedro da Silva Pereira
Matrícula 2015.02.397.838
Disciplina: SDE0290 / TÓPICO ESPECIAL EM PSI E PREV E PRO DE SAUDE II	
Data: 16/06/2020
Período: 2020.1 / AV2	 Grau atribuído:
Docente: Gláucio Diré
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
Boa prova.
1.					 	 _______ de 2,00 
É um fármaco hipnótico (indutor do sono), do grupo das imidazopiridinas, não-benzodiazepínico, de rápida ação e de curta meia-vida. É utilizado para o tratamento a curto prazo da insônia (de 2 e 6 semanas). Em 2011 foi aprovada pelo FDA a marca Intermezzo que consiste numa dose baixa de zolpidem para quem acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir. Acredita-se que seus efeitos se devam a sua alta afinidade pelos receptores GABA A, mais precisamente sua subunidade α1, com menores afinidades pelas subunidades α2 e α3, e com pouca ou nenhuma afinidade pelo α5. Possuí grandes propriedades hipnóticas, e em menores proporções, ansiolíticas, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Em relação aos fármacos ibuprofeno, clonazepam, diazepam, lorazepam, zolpidem e fluoxetina, indique qual se relaciona ao enunciado da questão e justifique a sua resposta.
 
Resposta: O Hemitartarato de Zolpidem (substância ativa) está indicado no tratamento da insônia. O Zolpidem é destinado ao tratamento da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura há muito tempo).
2.					 	 _______ de 2,00 
Explique como de modo geral os anticonvulsivos funcionam em nível de sistema nervoso central.
Resposta: Um anticonvulsivo (também chamado de anticonvulsivante, estabilizante de humor ou antiepilético) é uma classe de fármacos utilizada para a prevenção e tratamento das crises convulsivas e epiléticas, neuralgias e também no tratamento de transtornos de humor, como transtorno bipolar e ciclotimia. Os anticonvulsivos funcionam suprimindo a ativação rápida e excessiva dos neurônios durante convulsões e também evitam que a convulsão se espalhe pelo cérebro.
 
3.					 	 _______ de 2,00 
É um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina. Este fármaco foi descoberto por Eli Lilly and Company, em 1972, e entrou em uso médico em 1986. Está na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS. Suas principais indicações são para uso em depressão moderada a grave, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno alimentar, transtorno do pânico e de ansiedade. É utilizado na forma de cloridrato, como cápsulas ou em solução oral. Indique o medicamento em questão e destaque o resultado produzido a partir da sua farmacodinâmica.
Resposta: A Fluoxetina foi sintetizada e comercializada inicialmente pela companhia farmacêutica Eli Lilly com o nome Prozac®. Atualmente é comercializada no Brasil e em Portugal por vários laboratórios como medicamento genérico, estando sujeita a receita médica (ou até mesmo a retenção da receita). A patente da Eli Lilly sob o Prozac expirou em agosto de 2001, despertando um influxo de genéricos ao mercado. Só nos Estados Unidos, mais de 19 milhões de prescrições genéricas foram efetuadas em 2006, colocando-a na terceira posição entre os antidepressivos mais receitados, após a sertralina e o escitalopram.
4.					 	 _______ de 2,00 
Doenças neurodegenerativas são doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, as células responsáveis pelas funções do sistema Nervoso. Quando isso acontece, dependendo da doença, gradativamente o paciente perde suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva. Embora a doença de Parkinson atualmente não tenha cura, há várias opções de tratamento, incluindo medicação e cirurgia. O tratamento do Alzheimer é medicamentoso e os pacientes têm à disposição a oferta de medicamentos capazes de minimizar os distúrbios da doença, que devem ser prescritos pela equipe médica. O objetivo do tratamento medicamentoso é, também, propiciar a estabilização do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária (ou modificar as manifestações da doença), com um mínimo de efeitos adversos. Por isso, no âmbito do Ministério da Saúde, está disponível nas unidades de saúde de todo o país, o medicamento Rivastigmina adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer. Este tratamento está previsto no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) desta condição clínica, que além do adesivo, preconiza o uso de medicamentos. Considerando as doenças neurodegerativas destacadas no enunciado da questão, indique os principais tratamentos farmacológicos para a doença de Parkinson e para a doença de Alzheimer.
Resposta: No âmbito do Ministério da Saúde está disponível nas unidades de saúde de todo o país, o medicamento Rivastigmina adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer. Este tratamento está previsto no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) desta condição clínica, que além do adesivo, preconiza o uso de medicamentos como: Donepezila, Galantamina, Rivastigmina e Memantina. A rivastigmina já era oferecida por via oral, porém tinha o inconveniente de causar alguns desconfortos gastrointestinais no paciente, como náusea, vômito e diarreia.
5.					 	 _______ de 2,00 
Um opioide é qualquer composto químico psicoativo que produza efeitos farmacológicos semelhantes aos do ópio ou de substâncias nele contidas, embora não sejam quimicamente aparentados. Os opioides agem sobre receptores opioides, com efeitos similares aos da morfina, por exemplo. Analgésicos opióides, algumas vezes chamados narcóticos, são eficazes para muitos tipos diferentes de dor. No entanto, existe uma grande variedade de analgésicos não opióides muitas vezes são eficazes para a dor leve a moderada. Esses medicamentos são frequentemente preferenciais para o tratamento de dores. O que se pode considerar acerca dos fármacos ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno em relação aos estados de tolerância e dependência?
Resposta: Muitas vezes são eficazes para a dor leve a moderada. Esses medicamentos são frequentemente preferenciais para o tratamento de dores. As pessoas não se tornam fisicamente dependentes desses medicamentos ou tolerantes aos efeitos de alívio da dor.

Continue navegando