Buscar

Quimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula: Composição Química das Células
Conceituar: átomos e moléculas;
Identificar: as principais moléculas orgânicas e inorgânicas que compõem as células; os diferentes tipos de ligações químicas;
Descrever: a diversidade do plasma;
ÁTOMOS E MOLÉCULAS: 
Átomos são as menores unidades da matéria que ainda mantêm as propriedades químicas fundamentais de um elemento. No entanto, muito do estudo da química envolve analisar o que acontece quando átomos se combinam com outros átomos para formar compostos. 
Uma molécula é um grupo de átomos distintos unidos por ligações químicas. Assim como a estrutura do átomo é mantida pela atração eletrostática entre núcleos, carregados positivamente, e elétrons que os circundam, carregados negativamente, a estabilidade entre as ligações químicas também se deve à atração eletrostática. 
Para ilustrar, considere os dois maiores tipos de ligações químicas: ligações covalentes e ligações iônicas. Em ligações covalentes, dois átomos compartilham pares de elétrons, enquanto em ligações iônicas, elétrons são totalmente transferidos entre dois átomos de maneira que íons sejam formados. Mas antes disso, devemos considerar a Regra do Octeto.
REGRA DO OCTETO:
A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química.
A regra do octeto diz que:
“em uma ligação química um átomo tende a ficar com oito elétrons em sua camada de valência no estado fundamental, semelhante a um gás nobre"
Para que os átomos apresentem a camada de valência completa é preciso realizar ligações químicas com objetivo de doar, receber ou compartilhar elétrons.
Os átomos tendem a compartilhar elétrons até adquirir uma configuração estável, ou seja, a camada de valência completa.
Desse modo, um átomo apresenta a distribuição eletrônica igual a de um gás nobre mais próximo ao seu número atômico.
Os gases nobres (Família 8A) são os elementos da tabela periódica que possuem oito elétrons na camada de valência. A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons.
Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade. Isso quer dizer que não se ligará a outros átomos, pois não apresenta tendência a ganhar ou perder elétrons.
É por isso que não encontramos compostos formados por gases nobres.
A eletrosfera possui 7 camadas, cada uma suportando uma quantidade máxima de elétrons:
K: 2 elétrons
L: 8 elétrons
M: 18 elétrons
N: 32 elétrons
O: 32 elétrons
P: 18 elétrons
Q: 8 elétrons
Por Exemplo:
O oxigênio possui 16 elétrons. Realizando a sua distribuição:
K: 2 é
L: 8 é
M: 6 é
Totalizando 16 elétrons distribuídos em 3 camadas. O número de elétrons na última camada preenchida, diz a família a qual o elemento pertence, o oxigênio pertence a família 6A.
Sódio: 11 elétrons
K: 2 é
L: 8 é
M: 1 é
Portanto o sódio pertence a família 1A.
Cálcio: 20 elétrons
K: 2 é
L: 8 é
M: 10 é
Porém a última camada preenchida não pode apresentar mais de 8 elétrons, a quantidade que faltar devemos adicionar na próxima camada, então:
K: 2 é
L: 8 é
M: 8 é
N: 2 é
Portanto o sódio pertence a família 2A.
Famílias 1, 2 e 3 tendem a perder elétrons quando realizam ligações químicas, sendo considerados elementos metálicos.
Famílias 5, 6 e 7 tendem a ganhar elétrons quando realizam ligações químicas, sendo considerados elementos ametálicos.
LIGAÇÃO COVALENTE: ligação com ametal e ametal. Ambos realizando um meio de compartilhar os elétrons.
LIGAÇÃO IONICA: ligação com metal e ametal. Nessa ligação, para atingirem a estabilidade e realizar a ligação, um elemento ganha e o outro necessariamente deve perder os elétrons para que ambos fiquem estáveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando