Buscar

POSTAGEM_1_PEID

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
 PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE: ID)
 POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
 ARUTR MANOEL MARTINS DA ROCHA SANTOS - 2006082
 ITAJAÍ II
 
SUMÁRIO
1.	REFLEXÕES SOBRE OS 13 TEXTOS:	3
1.1	“EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM ÍNDIO”;	3
1.2	“FAX DO NIRSO”;	3
1.3	“A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO(NA VERSÃO DO LOBO);	4
1.4	“UMA PESCARIA INESQUECÍVEL”;	5
1.5	“A FOLHA AMASSADA”;	5
1.6	“A LIÇÃO DOS GANSOS”;	6
1.7	“A ASSEMBLEIA DA CARPINTARIA”;	7
1.8	“COLHERES DE CABO COMPRIDO”;	7
1.9	“FAÇA PARTE DOS 5%”;	8
1.10	“O HOMEM E O MUNDO”;	8
1.11	“PROFESSORES REFLEXIVOS”;	9
1.12	“UM SONHO IMPOSSÍVEL”;	9
1.13	“PIPOCAS DA VIDA”.	10
2.	REFERÊNCIAS	11
1. REFLEXÕES SOBRE OS 13 TEXTOS:
1.1 “EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM ÍNDIO”;
Quando se fala de educação imagina-se o ato de educar (passar conhecimento para outro indivíduo), mas muitas vezes a educação é interpretada como um conceito único, então muito ainda se pergunta “O que é Educação?”. 
Como mostrado no texto, quando os governantes do estado de Virgínia e Maryland oferecem estudos para um grupo de crianças indígenas, os indígenas recusam a oferta, pois, se as crianças fossem educadas com conceitos diferentes de suas nações de origem e enviados de volta, seriam vistos como “inúteis” aos olhos de seus conterrâneos por não “conseguirem viver na floresta” então agradeceram pela oportunidade e ofereceram justamente o contrário, enviar um grupo de pessoas para aprenderem a viver como indígenas, isso traz de volta ao debate inicial sobre: “O QUE É EDUCAÇÃO?”.
No conceito mais básico, educação é sim compartilhar conhecimento com outros indivíduos, mas cada nação possui seus diferentes modos de se compartilhar conhecimento muitas vezes por motivos culturais e o autor usa esse fato histórico para exemplificar os lados “bons e ruins” da educação.
A educação pode ser usada para preparar um indivíduo para o mundo, dar conhecimentos sobre o lugar onde mora, sobre a vida, sobre si mesmo, etc... Mas também pode ser usada para motivos escusos, como manipular outros, padronizar o indivíduo por motivos políticos ou econômicos, como é feito no Brasil, aprender hoje em dia se tornou apenas uma forma de criar mão de obra “competente”, um grande exemplo disso é o ENEM, que faz com que os jovens estudem conteúdos que muitas vezes não são de interesse profissional ou pessoal do jovem, padronizando o indivíduo.
1.2 “FAX DO NIRSO”;
No texto é perceptível o fato das palavras serem em sua maioria escritas erradas, enaltecendo o modo como “Nirso” escreve, porém não o colocando numa posição de incompetente, pois lendo o texto pode ser visto que o personagem é muito competente com seu serviço, sempre relatando seus trabalhos realizados.
Mas quando o superior vê os relatórios de “Nirso”, vai logo alertar o presidente da empresa com o pretexto de “estar preocupado com a imagem da empresa”.
Isso mostra como há preconceito sobre aqueles que possuem menor escolaridade, pois mesmo sendo competente em seu serviço, “Nirso” é julgado apenas por seu método “rustico” de escrever. Mas então, o presidente toma a decisão de apenas ignorar e dizer para seus outros funcionários para se preocuparem mais em trabalhar e menos em escrever certo, mostrando que “Nirso” é visto pelo presidente por sua capacidade no serviço e não sua escolaridade.
Em um local de trabalho, é necessário sim ter certo conhecimento, mas se o indivíduo tem competência no que faz, a escolaridade deixa de importar, como um escritor que não possui dicção, se escreve bem, mas não consegue falar na frente de muitas pessoas, não importa, ele ainda sabe escrever.
1.3 “A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO(NA VERSÃO DO LOBO);
O texto tem o intuito de não só fazer uma crítica ao desmatamento mas também fazer uma inversão de papéis, mostrando o lado da história do famoso “Lobo Mal”, mas será que o Lobo era tão mal assim? Esse é o debate trazido pelo texto.
Desde sempre, o Lobo é mostrado como uma figura antagônica, algo que deve ser temido e evitado, o texto ainda mantém essa imagem, mas mostrando que o personagem é mais do que só um “monstro perigoso”.
Somos levados a acreditar (mesmo que intencionalmente pela história) que o Lobo estava apenas agindo de forma maligna, mas na verdade o personagem era apenas um animal querendo preservar seu habitat, então, quando visto o outro lado dessa história percebe-se o grande pré-conceito criado em cima da figura do lobo, aqueles que aprendem na escola esta história se tornam temerosos com a figura do Lobo, criando uma única linha de pensamento, sendo padronizado.
Os que criam esse tipo de pensamento muitas vezes não tem a opção de interpretar, pois, é mais fácil ensinar uma verdade única e imutável do que deixar que criem uma interpretação diferente dos fatos apresentados.
1.4 “UMA PESCARIA INESQUECÍVEL”;
É muito importante na criação de um indivíduo, compartilhar não só conhecimentos acadêmicos, mas também experiências de vida.
No texto, o conto de um pai pescando com o filho é usado para refletir a importância do desenvolvimento do caráter de uma pessoa, enfatizando o fato de que “ética, significa agir corretamente não apenas na frente de outros, mas quando se está sozinho também”, tanto que é dito no texto que o menino levou a lição de seu pai consigo por toda a vida, mesmo 34 anos depois ele ainda vê a figura do peixe como um símbolo de “Questão de Ética”.
Alguns estudos indicam que crianças já nascem com um senso de certo errado, mas que devem absorver experiências com passar do tempo para desenvolver o seu caráter, mas essa tarefa é dada para os pais que devem ensinar suas crianças, mas será que isso é apenas uma obrigação dos pais ou a escola deveria intervir também? As crianças levam quase tudo que aprendem na escola para a vida, então seria a solução, não é? Talvez, mas ter apenas uma matéria como “Educação Moral e Cívica”, não resolveria tudo, pois, a criança não teria a chance de desenvolver o seu caráter, criando seus próprios parâmetros de ética, estabelecendo seus próprios valores do que é certo e errado.
A solução seria deixar a criança descobrir seus valores por meio da convivência com outros, os professores não precisam apenas focar neste assunto para guiar o seu aluno para o caminho correto e os pais que ensinam o básico para seu filho, devem sempre estar em volta para ajudar seu filho (a) em qualquer tipo de “encruzilhada” que aparecer no caminho.
1.5 “A FOLHA AMASSADA”;
Um aluno impulsivo é algo que todo professor deve estar preparado para lidar em algum momento, por isso é necessário ter certo preparo para lidar com uma situação assim.
No texto é descrito que um homem aprendeu a lidar com seus instintos impulsivos após ser aconselhado pelo seu professor, através de uma metáfora utilizando uma folha de papel. O professor tem um papel importante na formação do indivíduo, a comunicação é muito importante nessa profissão, pois, nem todo aluno impulsivo significa “problema”. É necessário entender as questões pessoas desse aluno antes de aplicar a punição.
Para ter uma boa comunicação com todos os alunos, é preciso prestar atenção em suas ações, sendo um mediador, ser agradável com seus alunos, aconselhar e ensinar principalmente, mantendo a posição de professor e exigindo respeito, respeitando seus alunos em troca.
 
1.6 “A LIÇÃO DOS GANSOS”;
A lição vista com a formação V dos gansos, é a importância do trabalho em equipe, algo que pode ser difícil realizar hoje em dia.
Hoje em dia, não só no mercado de trabalho, as pessoas se tornaram muito individualistas, pois, o único benefício válido é o benefício próprio. Não pensando no próximo, acabam passando por cima de outras pessoas mesmo que inconscientemente, não fazendo questão de tentar encorajar alguém em um momento difícil, pois, “o problema é dele”.
Talvez se todos pensassem como os gansos, o mundo seria um lugarmais convidativo para se viver, enquanto alguns tentam fazer a diferença, outros apenas se isentam sem se preocupar se a causa vale a pena.
Um grande exemplo desse tipo de ação, é a atual Crise do Corona Vírus (COVID-19), o povo não faz questão de pensar no próximo, esvaziando supermercados, acabando com seus estoques, porque querem estar sempre cheios de suprimentos, sem pensar que alguém pode não ter coisas básicas para sobreviver, ou se aglomerar em multidões, arriscando se infectar ou transmitir o vírus para outros. 
Talvez o mundo pudesse aprender muito, apenas observando gansos voando em formação de V.
1.7 “A ASSEMBLEIA DA CARPINTARIA”;
O texto traz um debate sobre tolerância, é muito comum ver pessoas apontando uma coisa que não gostam em outros, usando esse defeito para degradar esse indivíduo, dizer que fulano é isso ou aquilo, mas não conseguem apenas ver que talvez o defeito esteja em si.
Ser destacado pelos seus defeitos é algo que faz com que você tenha dificuldade de expressar seus pensamentos, pois, o medo de falhar é maior do que a vontade de mostrar que pode conseguir mudar. Procurar defeito em algo é o maior fator que separa as pessoas, por isso quando deixamos nossas diferenças de lado, pessoas fazem coisas incríveis, como ferramentas de carpintaria que são usadas para criar belos móveis de madeira, por exemplo.
Humanos não são seres perfeitos, todos possuem seus defeitos e virtudes, usar isso para diferenciar uns dos outros é algo errado, todos tem chance de mostrar seu potencial, portanto, quando temos essa chance de mostrar esse potencial, nós finalmente nos tornamos unidos.
1.8 “COLHERES DE CABO COMPRIDO”;
O conceito de “trabalho em equipe” é abordado no texto usando o conto das colheres, assim é criada uma relação entre os egoístas e altruístas e como o trabalho em equipe pode facilitar e muito a vida de todos.
O inferno é retratado no texto, como um grande caldeirão de sopa, rodeado por várias pessoas famintas que usavam suas colheres para pegar um pouco da sopa, mas não era possível levar a sopa até a boca, devido à distância. Mostrando como pessoas que sempre preferem agir sozinhas em proveito próprio, acabam muitas vezes escolhendo o caminho mais difícil.
Já o céu, é uma perfeita cópia, porém como é dito por “Deus” no texto “...aqui as pessoas aprenderam a alimentar umas as outras”. Quando o caminho o é difícil, receber a ajuda de outros é muito importante, tanto na vida quanto no trabalho.
A ajuda de companheiros na conclusão de um projeto ou na tomada de decisões é sempre importante, e isso deve ser um dos objetivos primários de um professor, pois, esses conceitos devem vir dos anos iniciais da escola. 
1.9 “FAÇA PARTE DOS 5%”;
O indivíduo enquanto educador deve ter a capacidade de ser tolerante com seus alunos, mas também capaz de manter o pulso firme e afirmar sua autoridade se for preciso dar broncas que talvez possam mudar o comportamento da sala, pois, algumas broncas podem ficar para sempre na memória de alguém.
O personagem do professor afirma que apenas 5% dos alunos fazem realmente a diferença no futuro, enquanto os outros 95% seriam apenas “inúteis”. Esse comentário é algo que marca os alunos e faz com que eles levem essa lição para vida toda, na tentativa de provarem que não fazem pare dos 95%.
Esse tipo pensamento em teoria é correto, mas um pouco radical demais, separar alunos por números é algo no mínimo errado, mas as vezes palavras duras são muito mais eficientes e pode ser que essa seja a única solução.
1.10 “O HOMEM E O MUNDO”; 
Um homem tenta descobrir a solução para todos os problemas da Terra, mas será que a “grande solução” é tão complicada de se achar?
O personagem do “Cientista” tem o objetivo de solucionar todos os problemas, querendo descobrir as repostas para suas dúvidas, então se trancava em seu santuário de estudo, até que um dia seu filho apareceu em seu santuário querendo ver o trabalho de seu pai, então para entreter a criança, o cientista picotou uma folha de revista com um mapa do mundo e pediu para que seu filho “consertasse o mundo”.
Imaginando que o menino levaria dias para terminar, voltou ao seu trabalho, mas após algumas horas o menino concluiu o quebra-cabeça e deixou o cientista de queixo caído. O menino se guiou pela figura de um homem por trás do mapa e quando o homem foi consertado, o mundo também foi.
Crianças são realmente fascinantes, mesmo com tão pouca experiência de vida já podem ensinar coisas que adultos levam anos para entender, não se entende muito o porquê disso, mas talvez seja pela inocência predominante nas crianças, que acabam achando soluções simples para problemas complicados, como os problemas da Terra serem resolvidos se o homem fosse unido novamente.
1.11 “PROFESSORES REFLEXIVOS”;
O debate principal visto no texto, é a transformação de pessoas em humanos em números e com esse assunto o personagem da “Professora” entra em um questionamento sobre o que faz um indivíduo ser padronizado.
No mercado de trabalho ou até mesmo na vida geral, as pessoas são divididas em grupos, que são transformados em números nas estatísticas do governo, que as estuda para ver o que deve mudar e no que vale a pena investir. Com isso, são estabelecidas normas que devem (ou que deveriam) ser seguidas pela sociedade e com essa padronização a vida das pessoas se torna totalmente regrada.
Um grande exemplo disso é a escola, os professores devem ensinar os seus respectivos conteúdos e apenas isso, não é a obrigação do professor “aconselhar” os alunos ou ser colega, ele deve apenas ensinar, seguindo o cronograma, qualquer tipo de mudança ou atraso, é responsabilidade do indivíduo. O mesmo pode ser dito dos alunos, eles devem apenas respeitar as normas e aprender, não é necessário gostar dos professores, mas sim respeita-los e obedecer as regras das escolas e se formarem para que se tornem mão de obra para a sociedade.
1.12 “UM SONHO IMPOSSÍVEL”; 
Todo pai e mãe sonham com o sucesso dos filhos, às vezes por não quererem que os filhos vivessem da mesma forma que eles, mas como se sabe, a vida não é sempre do jeito que se planeja.
No Brasil, atualmente um dos maiores problemas sociais é a “evasão escolar”, não se pode dizer exatamente o que causa isso, são vários fatores que acabam causando a saída dos jovens das escolas.
Um dos maiores fatores que agravam a situação é a condição financeira das famílias, pois, muitos pais por uma questão de necessidade acabam tirando seus filhos da escola, para que ajudem em casa, outro fator é a visão de algumas pessoas sobre a escola, mesmo que esse número tenha diminuído, muitos pais acabam deixando seus filhos aprenderem o básico e depois os tiram da escola (as vezes nem levam as crianças).
Esses são apenas alguns dos fatores, que agravam a “evasão escolar”, nem sempre os pais tem culpa de seus filhos abandonarem as escolas, podem ser questões pessoais dos jovens ou apenas descontentamento com o método de ensino. Felizmente, hoje em dia existem vários projetos sociais que trazem esses jovens ou adultos de volta a escola, porém, ainda é necessário achar uma maneira de manter os alunos dentro da escola.
1.13 “PIPOCAS DA VIDA”.
Amadurecer pode ser uma das coisas mais difíceis na vida de alguém, principalmente na juventude.
O texto faz uma metáfora com as dificuldades da vida usando milho, onde o fogo seriam as situações inesperadas e o milho é indivíduo que pode decidir mudar e se tornar uma pipoca ou se manter igual e ser um piruá (um milho que não estoura), totalmente fechado para novas possibilidades.
Todos em algum momento da vida terão que atravessar um momento de dificuldade na vida, nesses momentos é necessário ter maturidade para superar isso ou até mesmo mudar alguma atitude. Aqueles que não têm essa capacidade acabam sofrendo e tendo uma vida triste, mas é claro, que quem diz “está tudo bem”, pode até aparentar estarem bem, mas em algum momento esse “milho pode começar a pegar fogo”.
Não conseguir mudar não é algo terrível, todo indivíduo (principalmente na adolescência) temproblemas de entender quem são, talvez apenas precisem de apoio e com isso no futuro descobrir algo que estava dentro de si, mas nem sabiam que existia.
2. REFERÊNCIAS
FABOSSI, M. O Fax do Nirso (Liderança). 2008. Disponível em: <http://www.blogdofabossi.com.br/2008/10/o-fax-do-nirso-lideranca/>. Acesso em: 16 de abr. de 2020.
LOPES, J. O quê sabem os bebês? 2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/nasce-sabendo/>. Acesso em: 18 de abr. de 2020.
MURILO, R. Resumo do texto “Educação? Educações: aprender com o índio”. 2017. Disponível em: <https://portodalinguagem.com.br/resumo-do-texto-educacao-educacao-educacoes-aprender-com-o-indio/>. Acesso em: 15 de abr. de 2020.
SILVA, W. S. da. Prática de Ensino – Introdução à Docência. São Paulo: Universidade Paulista, 46 p., 2020.

Continue navegando