Buscar

PROJETO ANOS INICIAIS

Prévia do material em texto

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ANOS INICIAL- ENSINO FUNDAMENTAL
NOME DA ESCOLA: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
DIRETORA: SUSANA MARIA SIMIONI
PROFESSOR REGENTE: LUCELIA A. BONFANTE CONCATTO
TURMA: 4º ANO
ACADÊMICA ESTAGIÁRIA: ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA
PEDAGOGIA: 6º SEMESTRE 
TURNO: MATUTINO
DATAS DO ESTÁGIO: 23/10/2019 À 30/10/2019 
ENDEREÇO DA ESCOLA: RUA ASSIS BRASIL, 710-D, BAIRRO SANTA MARIA – 89.812-220
VISITAS SUPERVISÃO DE ESTÁGIO____________________________________
CHAPECÓ, 2019
 HORÁRIO - CRONOGRAMA DAS AULAS
	
Horários
	
Segunda-feira
	
Terça-feira
	
Quarta-feira
	
Quinta-feira
	
Sexta-feira
	07h 45min às 08h 30min
	Português
	Matemática
	Ed. física
	Geografia
	Matemática
	08h 30min às 09h 15min
	 biblioteca
	Matemática
	História
	Geografia
	Matemática
	09h 15min às 10h
	Libras
	Português
	História
	Ed. física
	Português
	10h às 10h 15 min
	Intervalo
	Intervalo
	Intervalo
	Intervalo
	Intervalo
	10h 15min às 11h
	Matemática
	Artes
	Ciências
	Português
	Português
	11h às 11h 45min
	Matemática
	Artes
	Ciências
	Português
	Ed. física
 
 PROJETO DE INTERVENÇÃO/REGÊNCIA EM SALA
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
INTRODUÇÃO
Projeto baseado no currículo e a necessidade dos alunos de aprender, ira ser trabalhado em matemática a questão da geometria (formas geométricas) sendo assim os alunos tem de ser capas de reconhecê-las e interagir identificar ela em nosso dia-a-dia, conhecendo assim as formas geométricas planas e espaciais. 
Em português os alunos aprenderam sobre os sinais de pontuação, sendo assim serão capaz de identificar os sinais e também saber aplicar em um texto ou diálogo, formando assim com que os alunos reconheçam também como podemos encontrar esses pontos em nossa leitura.
Já em geografia e história iremos trabalhar um pouco para conhecer nosso município trabalhando assim os meios de transporte e seus pontos turísticos criando assim maior interesse dos alunos em conhecer o observar melhor nossa cidade e tudo que ela tem a nos oferecer.
Também em ciências trabalharemos sobre a alimentação assim para os alunos conhecer de que os alimentos são compostos e também as quantidades adequadas que devemos consumir no nosso dia. Com a pirâmide alimentar os alunos iram identificar aonde se encontra cada grupo de alimentos o que devemos consumir mais e o que devemos consumir menos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Pontos turísticos de Chapecó.
Fundada em 1917, Chapecó era habitada apenas por índios kaingang quando os primeiros tropeiros e imigrantes começaram a cruzar a região. Hoje, o município do oeste catarinense possui cerca de 180 mil habitantes e é a capital brasileira da agroindústria e turismo de negócios.
Porém, nos últimos anos o turismo de lazer vem ganhando cada vez mais espaço. Isso se deve, principalmente, ao fato da cidade dispor de uma excelente infraestrutura hoteleira e um aeroporto com voos para os principais centros urbanos. Com temperatura média de 25ºc durante o ano, o clima subtropical proporciona passeios agradáveis pelos monumentos, balneários e belezas naturais do local.
Monumento o desbravador
O monumento o desbravador é uma homenagem aos primeiros colonizadores que ajudaram a construir Chapecó. Inaugurada em 1981, a obra — do artista plástico Paulo de Siqueira — tem 14 metros de altura e pesa 9 toneladas.
Ela é composta pela figura de um gaúcho segurando um machado na mão direita que simboliza o trabalho. Por sua vez, a mão esquerda carrega um louro que representa as conquistas dos desbravadores. Em sua base encontra-se o posto de informações turísticas onde você pode tirar dúvidas sobre os passeios.
Localizado no centro da cidade, o monumento é o cartão-postal oficial do município e um dos pontos turísticos mais visitados.
Arena conda
A história da arena onde treina o famoso time da associação chapecoense de futebol pode ser contada em 3 fases. Em1973, foi inaugurado o campo de futebol para que os jovens desportistas da região tivessem um lugar para disputar as partidas.
Posteriormente, o local foi batizado de estádio regional índio conda, cujo nome é uma homenagem a um importante cacique da tribo kaingang. Devido à necessidade de se ter um espaço mais confortável para os torcedores, em 2009, parte do estádio foi demolido para a construção de novos setores.
Hoje, a arena conda tem um campo de 8.428,35 m² e capacidade para 25 mil visitantes. Localizado no centro de Chapecó, ele é uma excelente opção de passeio tanto para os que amam futebol quanto para aqueles que apenas desejam conhecer um pouco mais da história da cidade.
Estância das águas
Situado no distrito de Marechal Barman, oferece aos turistas águas termais e sulfurosas com temperaturas que chegam a 43ºc.
5 piscinas termais;
Lago para pesca;
Parque infantil;
Conjunto de tobogãs;
Quadras poliesportivas;
Recanto ecológico para caminhada;
Área arborizada para relaxar;
Parque com churrasqueiras;
Restaurante;
Lanchonete;
Hotel;
Área de camping;
Estacionamento;
Privativo.
O acesso se dá pela rodovia 480 que liga Chapecó ao rio grande do sul, estando apenas a 12 quilômetros de distância do centro da cidade.
Vale do rio Uruguai
Com certeza, você já ouviu falar do rio Uruguai, afinal, ele é um dos rios mais importantes do Brasil e também de países vizinhos, como o Uruguai e a argentina.
Apesar de ser um rio extenso — com cerca de 1.000 quilômetros de comprimento — pouquíssimos trechos são utilizados para navegação. Isso se deve à grande quantidade de corredeiras e hidrelétricas presentes na região. Porém, o que não falta no vale do rio uruguai são atrações turísticas para quem deseja contemplar a natureza.
Trilha do pitoco
Situada na linha alto capinzal — distante 28 km do centro de Chapecó — a trilha do pitoco é um dos principais pontos de ecoturismo de Santa Catarina.
O atrativo natural é composto por belas paisagens e 5 cachoeiras, que variam entre 8 e 45 metros de queda d´água. Logo na primeira já é possível nadar em uma piscina natural com água clara e limpa. Em seguida, é percorrido cerca de 3 quilômetros de trilha cujo destino final é um recanto ecológico utilizado para prática de rapel. A vista do alto do paredão é de tirar o fôlego!
Mirante da ferradura
A estrada que dá acesso à comunidade do alto capinzal caracteriza-se pela paisagem exuberante, rústica e repleta de araucárias. No local é possível vivenciar um pouco da história do ciclo da madeira, bem como dos primeiros moradores de Chapecó.
Descendo um pouco mais pela estrada de chão encontra-se o mirante da ferradura. Neste refúgio natural os visitantes podem observar e admirar toda beleza do vale. Dependendo das condições climáticas, você ainda assistirá aos primeiros raios de sol em meio à névoa que sobrevoa as águas. Imperdível!
Catedral de Santo Antônio
A catedral de Santo Antônio — também chamada de igreja matriz — foi inaugurada em 1956 e está localizada no centro da cidade. O projeto elaborado pelo arquiteto Cristiano Bettamin dispõe de 2 torres com 40 metros de altura, além de pinturas e vitrais exuberantes.
Atrás dela há uma pequena gruta com imagens de nossa senhora aparecida, nossa senhora das graças e nossa senhora das dores, onde diariamente inúmeros fiéis fazem as suas orações. Para os sortudos que tem a oportunidade de vê-la do alto, é possível observar que a catedral tem o formato de uma cruz.
O local fica aberto à visitação de segunda a sábado em 2 horários, um no período da manhã e outro à tarde.
Praça Coronel Bertaso
Apesar do clima ameno na parte da manhã, as tardes em Chapecó costumam ser de muito calor. E para refrescar nada melhor do que se sentar embaixo de uma árvore e tomar um sorvete. Neste contexto, a praça Coronel Bertaso pode ser uma ótima opção de lazer.
Bem arborizada, com um amplo espaço gramado e estrutura com bancos, a área que abriga o monumento o desbravador é o principal ponto de descanso para os turistas e moradores do município. Localizada ao ladoda catedral de Santo Antônio, a praça oferece acesso rápido a lanchonetes, comércio e demais serviços.
Museu de história e arte de Chapecó
O prédio histórico da prefeitura, assim como o desbravador, está localizado no centro da cidade. O estilo arquitetônico é da década de 1950. No local também funciona o museu de história e arte de Chapecó e o museu municipal Antônio Selistre de campos, que abrigam materiais indígenas das tribos kaingang e guarani.
Memorial Paulo de Siqueira
Localizado na base do monumento “o desbravador”, na av. Getúlio Vargas, centro de Chapecó /SC, o memorial Paulo de Siqueira acolhe uma parte do acervo de obras e objetos do artista, doado ao município pelo amigo DR. Lhunes Prieto.
Anteriormente denominado “galeria de artes Paulo de Siqueira”, pela lei n º 3.714, de 13 de janeiro de 1996, passou a “memorial” a partir de 13 de outubro de 2005, com a lei nº 4.891.
Desde sua inauguração, vem se constituindo importante espaço de visitação turística e de difusão da arte e cultura.
Paulo b. De Siqueira, nascido em 26 de julho de 1949, em Soledade/RS, filho de Maria Batista de Siqueira. Graças ao trabalho de sua mãe como cozinheira no instituto de educação em passo fundo, Paulo pôde estudar naquele educandário até o segundo ano do colegial. Desde cedo se destacou como exímio desenhista; gostava de caricaturar seus professores.
Galeria de artes Dalme Marie Grando Rauen
Localizada na praça Coronel Bertaso, o espaço permite que artistas locais e visitantes exponham suas obras. A galeria foi criada em 2002 e visa difundir e fomentar as artes visuais.
Museu da colonização de Chapecó
O museu da colonização de Chapecó foi efetivado no dia 06/04/2011 através da lei municipal nº 5.975, com o objetivo de divulgar e problematizar os aspectos históricos da colonização do município de Chapecó, apresentando as trocas e conflitos dos diversos grupos étnicos que participaram deste processo.
A colonização foi um empreendimento do estado em parceria com empresas privadas com o intuito de ocupar um espaço que era pensado pelo poder público como de vazio demográfico.
Nesse sentido, as empresas colonizadoras ficaram encarregadas de ocupar o local, através da divisão e comercialização das terras, para populações de descendentes de europeus, em sua maioria, vindos do rio grande do sul, conhecidos regionalmente como colonos. O processo colonizador, por outro lado, resultou na exclusão dos habitantes originários da região: os indígenas e as populações caboclas.
A exposição disposta neste museu, busca representar e discutir os diferentes grupos que participaram no movimento de colonização, bem como os aspectos históricos da casa, desde sua construção até o seu tombamento e dos grupos majoritariamente presentes no oeste de Santa Catarina, antes e após a chegada das empresas colonizadoras.
A importância da boa alimentação 
Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século. 
O que são alimentos 
Alimentos são todas as substâncias sólidas e líquidas que, levadas ao tubo digestivo, são degradadas e depois usadas para formar e/ou manter os tecidos do corpo, regular processo orgânico e fornecer energia. Mas devemos tomar cuidado com definições genéricas. Um exemplo: não existem alimentos perfeitos, ou seja , nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia. Também existem alimentos que só nos fornecem calorias vazias, ou seja, são concentrados em certas substâncias que se transformam apenas em energia após a digestão, como é o caso das bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Os nutrientes
Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Também podemos dizer que os nutrientes são os produtos dos alimentos depois de degradados. Assim, os alimentos são digeridos para que os nutrientes sejam absorvidos (processo pelo qual os nutrientes chegam ao intestino e, daí passa para o sangue, agindo sobre o organismo).
As caloria 
A caloria é a unidade de calor usada na nutrição. Esta unidade de calor é a medida de energia liberada a partir da “queima” (digestão) do alimento e que é então utilizada pelo corpo. Cada nutriente fornece diferentes quantidades de energia (caloria). Quanto maior for a variedade de nutrientes que um alimento tiver, maior será o seu valor nutricional (equilíbrio entre qualidade e quantidade). Assim, os alimentos são divididos em grupos, pelas semelhanças que apresentam, sendo uma delas a concentração de nutrientes.
Os carboidratos 
Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo. A ingestão de carboidratos evita que as proteínas dos tecidos sejam usadas para o fornecimento de energia. Quando isso ocorre, há comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos, que são as funções importantes das proteínas. Os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os simples são moléculas menores de carboidratos e estão presentes em alimentos como o açúcar e o mel. Podem também ser resultados da digestão dos carboidratos complexos. Os carboidratos complexos são moléculas maiores, que levam mais tempo para serem absorvidas, já que, antes disso, precisam ser transformadas em carboidratos simples. Estão presentes nos pães, arroz, milho e massas.
As gorduras e o colesterol 
As gorduras ou lipídeos são os principais fornecedores de energia, além dos carboidratos. Também são responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção de algumas vitaminas ( a, d, e, k) e produzir uma sensação de saciedade depois das refeições. 
As gorduras podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. As de origem animal geralmente são sólidas à temperatura ambiente e as de origem vegetal são líquidas. 
O tão falado colesterol não é um tipo de gordura. É um composto parecido com esse nutriente e que participa de vários processos orgânicos envolvendo os lipídeos. Conhecido como um vilão, o colesterol tem, na verdade, importantes funções, como estruturação das células, formação de hormônios e de vitamina d. 
O colesterol só é prejudicial quando ingerido em excesso, acumulando-se no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Existem dois tipos de colesterol, o “bom” e o “ruim”, embora esses não sejam os termos mais apropriados. O colesterol “ruim”, chamado ldl, é aquele que se acumula no sangue. O “bom”, chamado hdl, é responsável por retirar o colesterol “ruim” do sangue e levá-lo até o fígado para ser destruído. 
Todos nós temos os dois tipos de colesterol e existe um nível sanguíneo normal para cada um deles. Dependendo do tipo de gorduras que ingerimos, a concentração sanguínea desses elementos pode aumentar ou diminuir (quanto mais hdl e menos ldl, melhor). 
Exemplos de alimentos que podem aumentar nosso hdl e diminuir nosso ldl: óleos de milho, soja, oliva, canola, açafrão, girassol, margarinas feitas com os óleos citados e azeitonas. Devemos evitar alimentos como manteiga, gordura animal (banha), carnes gordurosas (com banha, pele ou couro), frituras, gordura hidrogenada, óleo de coco e leite integral. A leitura do rótulo dos produtos é muito importante para que possamos conhecer os ingredientes dos alimentos e escolher o melhor para nosso caso. 
Isso acontece também com as gorduras, que se transformam em ácidos graxos (moléculas menores de gordura) quando são digeridas pelo organismo. Nos alimentos, os ácidos graxos podem ser encontrados como poli-insaturados, monoinsaturados e saturados. Os ácidos graxos poli-insaturados são importantes para o organismo porque diminuem o colesterol “ruim”e aumentam o “bom”. Encontramos os poli-insaturados principalmente nos peixes e em óleos vegetais como os de soja, canola, girassol, açafrão, milho e oliva. 
Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no azeite, abacate e no óleo de canola. Assim como os poli-insaturados, também diminuem o colesterol “ruim”. Segundo alguns estudos, pode-se dizer até que os ácidos graxos monoinsaturados têm um efeito mais eficaz do que os poli-insaturados.
Os ácidos graxos saturados são responsáveis pelo aumento de colesterol sanguíneo. Algumas fontes são desses ácidos são a gema do ovo, carnes em geral, vísceras e óleo de coco esta classificação é importante porque, dependendo do tipo e quantidade de ácidos graxos que ingerimos certos lipídeos e o colesterol são ou não acumulados no organismo. Outra importante classificação de gorduras é feita segundo sua essencialidade. Um nutriente é chamado “essencial” quando o organismo não consegue produzi-lo. Deve, então, ser fornecido pela alimentação. 
Os “não essenciais” podem ser produzidos pelo organismo, e, portanto não precisam ser fornecidos pela dieta. Os ácidos graxos essenciais são os poli-insaturados das famílias denominadas ômega 3 e ômega 6. Esses tipos de gordura são necessários para o desenvolvimento cerebral em fetos e para a manutenção da integridade das membranas celulares, além de participarem ativamente do sistema imunológico (melhorando ou deprimindo a resposta imune), reduzirem os níveis de gorduras do sangue (prevenindo doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial) e melhorarem a circulação sanguínea, entre outras funções. São encontrados principalmente em animais marinhos, óleos de peixe e óleos vegetais.
As proteínas
As proteínas são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas entram na constituição de qualquer célula, sejam células nervosas no cérebro, células sanguíneas ( hemácias), células dos músculos, coração, fígado, das glândulas produtoras de hormônio ou quaisquer outras. As proteínas ainda fazem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico corporal, participam ativamente de inúmeros processos metabólicos e de muitas outras funções do corpo. Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose para fornecer energia. O excesso de consumo de proteína pode causar prejuízos, como a sobrecarga de trabalho no fígado e nos rins, aumento da excreção de cálcio e de outros minerais. 
O excesso de calorias na forma de proteínas se transforma em gordura, sendo depositada nos tecidos. Quem pratica exercícios mais pesados, como musculação, raramente irá precisar de suplementação de proteínas, pois a ingestão aumentada de alimentos irá garantir a quantidade de proteínas necessária ao bom funcionamento do organismo.
Vitaminas
Podemos encontrar as vitaminas nas frutas, vegetais e em alimentos de origem animal. Elas são importantes na regulação das funções do nosso organismo, ou seja , são indispensáveis para o seu bom funcionamento, contribuindo para o fortalecimento do nosso corpo e evitando gripes frequentes e outras doenças. Por isso, são essenciais para ajudar as proteínas a construir e/ou manter os tecidos e os processos metabólicos. 
O organismo precisa de quantidades muito pequenas de vitaminas para realizar as suas funções vitais. A suplementação alimentar não é necessária. É só ter uma alimentação equilibrada, isto é, saudável, para conseguir uma quantidade adequada de todas as vitaminas. 
Mas atenção. Só porque precisamos de vitaminas apenas em pequena quantidade, não significa que não precisamos nos preocupar se a nossa alimentação está ou não nos fornecendo as vitaminas necessárias para uma vida saudável. Na verdade, quando nossa alimentação está desequilibrada, facilmente apresentamos carências de micronutrientes (tanto de vitaminas quanto de minerais). Isto pode acontecer porque o organismo humano não possui a capacidade de fazer grandes reservas de micronutrientes. O excesso é tóxico e grande parte é eliminada pelas fezes ou urina. Assim, se passamos por longos períodos de alimentação incorreta certamente vamos apresentar carências de vitaminas e minerais.
	VITAMINAS
	FUNÇÃO
	FONTE
	VITAMINA A
	É RESPONSÁVEL PELA ADAPTAÇÃO DA VISÃO AO ESCURO;
PROTEGE A PELE E MUCOSAS;
É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES.
	GORDURA DO LEITE, FÍGADO, GEMA DO OVO, MANTEIGA, VEGETAIS;
VERDE-ESCUROS E ALARANJADOS COMO BRÓCOLIS, COUVE, CENOURA E ABÓBORA.
	VITAMINA D
	CONTROLA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO E DO FÓSFORO; REGULA A FORMAÇÃO E A RECONSTITUIÇÃO DOS OSSOS E DENTES.
	FÍGADO, GEMA DE OVO, LEITE ENRIQUECIDO. A PESSOA DEVE FICAR EXPOSTA AOS RAIOS SOLARES PARA QUE HAJA PRODUÇ ÃO DE VITAMINA NO ORGANISMO.
	VITAMINA E
	CONTRIBUI PARA O BOM ESTADO DOS TECIDOS; 
AUXILIA NA DIGESTÃO DAS GORDURAS; 
E ATUA COM ANTIOXIDANTE.
	ÓLEOS VEGETAIS, VEGETAIS VERDE-ESCUROS COMO ESPINAFRE, GERME DE TRIGO, GEMA DE OVO, GORDURA DO LEITE, NOZES.
	VITAMINA K
	É FUNDAMENTAL PARA A COAGULAÇ ÃO SANGÜÍNEA E PARTICIPA DO METABOLISMO DE MINERAIS, COMO CÁLCIO E FERRO.
	FÍGADO, Ó LEOS VEGETAIS, VEGETAIS VERDES. TAMBÉM É PRODUZIDA PELAS BACTÉRIAS DO INTESTINO.
	VITAMINA C
	AUXILIA NA ABSORÇ ÃO DO FERRO; PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE COLÁGENO E DO PROCESSO DE CICATRIZAÇ ÃO; 
E AUMENTA A RESISTÊNCIA CONTRA CERTAS DOENÇAS COMO A GRIPE.
	ACEROLA, LIMÃO, LARANJA, ABACAXI, MARACUJÁ, MORANGO, VERDURAS.
	VITAMINA B1
	É IMPORTANTE PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS MÚSCULOS E DO CÉREBRO.
	AVES, PEIXES, LEITE E DERIVADOS, CEREAIS, VERDURAS.
	VITAMINA B2
	A CONTRIBUI PARA O BOM ESTADO DAS MUCOSAS E DA VISÃO E ACELERA A CICATRIZAÇÃO.
	LEITE E DERIVADOS, CEREAIS, CARNES, FÍGADO.
	VITAMINA B3
	PARTICIPA DO METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS E DAS PROTEÍNAS E É ESSENCIAL NAS REAÇ ÕES DE OBTENÇ ÃO DE ENERGIA.
	CARNES, PEIXE, AMENDOIM, GRÃOS, OVO, LEITE, LEGUMINOSAS COMO LENTILHA E FEIJÃO.
	VITAMINA B5
	AJUDA A TRANSFORMAR OS NUTRIENTES EM ENERGIA E É IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO.
	PRESENTE EM QUASE TODOS OS ALIMENTOS. O TERMO "PANTO" TEM ORIGEM GREGA E SIGNIFICA "TUDO".
	VITAMINA B6
	PARTICIPA DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS E DOS GLÓ BULOS VERMELHOS (CÉLULAS DO SANGUE).
	CARNES, OVO, LEITE, FÍGADO.
	VITAMINA B8
	AUXILIA NA DIGESTÃO DE GORDURAS E PARTICIPA DE VÁRIAS REAÇ ÕES COM A VITAMINA B5.
	CARNE, LEITE, CEREAIS, OVO, NOZES E CASTANHAS.
	VITAMINA B9
	FUNDAMENTAL NA DIVISÃO CELULAR, ESPECIALMENTE DAS CÉLULAS DO SANGUE; ATUA NO METABOLISMO DO DNA.
	FRUTAS, FÍGADO, CEREAIS, VERDURAS CRUAS, CARNES
	VITAMINA B12
	AJUDA A FORMAR AS CÉLULAS VERMELHAS DO SANGUE E AS MOLÉCULAS DE DNA.
	CARNES, PEIXES, LEITE E DERIVADOS.
A pirâmide dos alimentos
Nem sempre sabemos se estamos comendo com variedade, moderação e equilíbrio. Para tornar isso mais simples, o departamento de agricultura dos estados unidos criou a pirâmide dos alimentos, um instrumento educativo que pode ser facilmente usado pela população. A pirâmide mostra o que devemos comer no dia-a-dia. Não é uma prescrição rígida, mas um guia geral que nos permite escolher uma dieta saudável e conveniente, que garanta todos os nutrientes necessários para o nossa saúde e bem-estar.
A pirâmide original foi baseada nas necessidades energéticas e nutritivas de indivíduos adultos
É importante salientar que a posição dos alimentos na pirâmide não se dá por importância e sim por necessidade e quantidade. Assim, o grupo dos pães, por exemplo, não é mais importante que o dos vegetais. Apenas deve ser consumido em maior quantidade para suprir as necessidades do organismo. Cada grupo apresenta um nutriente principal, de modo que as necessidades variam (o organismo precisa de maior quantidade de carboidratos que de vitaminas e minerais e por isso os alimentos do grupo dos pães devem ser consumidos em maiores quantidades e assim por diante).
Os grupos de alimentos da pirâmide 
Na pirâmide os alimentos estão divididos em seis grupos básicos. O número de porções de cada grupo que devemos consumir diariamente está recomendado na pirâmide de alimentos. Confira:Grupo dos pães , cereais, massas e vegetais c:
 Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. O ideal é consumir cerca de 6 a 11 porções por dia.
Porção: 1 fatia de pão ou 1 pão francês; 1 xícara de cereal ou massa cozidos; 1 pedaço grande de vegetal c; 5 a 6 biscoitos salgados.
Grupo dos vegetais e grupo das frutas: 
Esses dois grupos apresentam funções semelhantes. Chamados de alimentos reguladores, eles são muito importantes pois fornecem todas as vitaminas e minerais de que precisamos. Além disso, também são ricos em fibras. Devemos comer de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas todos os dias.
Porção: 1 xícara de vegetais folhosos crus; 1 xícara dos demais vegetais cozidos ou crus e picados
1 fruta ou fatia média; 1 xícara de fruta picada ou cozida; 1 de xícara de suco de frutas
Grupo do leite e derivados:
 São importantes fontes de cálcio. Devemos consumir cerca de 2 a 3 porções diárias.
Porção: 1 xícara de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo.
Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes:
 O principal nutriente deste grupo é a proteína, essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do nosso organismo. Prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe sem couro. O melhor é comer as carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O número de porções indicado a cada dia é de 2 a 3.
Porção: 2 a 3 colheres de carne moída; 1 fatia pequena de carne; 1 coxa de frango; 1 filé de peixe pequeno; _ xícara de feijões; 1 ovo; 1/3 xícara de nozes
Grupo dos açúcares e gorduras:
Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade. Não existe indicação do número de porções para este grupo, mas a recomendação de consumo moderado.
Entenda os princípios de a pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida.
Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas. Dessa forma, ela permite visualizar o quê e o quanto se deve comer. Ela indica ainda o consumo adequado de água e da prática de exercício físico, como parte de hábitos saudáveis. Se aplicando, de forma geral, às pessoas que não tenham problema de saúde.
Composição de a pirâmide alimentar
Na base da pirâmide, estão a água e a atividade física. Compondo a maior parte do corpo humano, a água é um nutriente essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, além das reações químicas em geral e manutenção da temperatura corporal.
Recomenda-se de acordo com a pirâmide alimentar, uma ingestão de aproximadamente dois litros de água por dia, nos intervalos das refeições. A atividade física aliada a uma alimentação saudável é de grande importância para melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde. Recomenda-se, portanto, no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. Mas lembre-se! Consulte um profissional capacitado a lhe ajudar.
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em:
Energéticos – constituídos pelos carboidratos;
Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes);
Construtores – constituídos pelas proteínas de origem vegetal e animal;
Energéticos extras – compostos pelos açúcares e gorduras em geral, que devem ser ingeridos de maneira restrita. Além da água.
Meios de Transporte
Os meios de transporte servem para transportar pessoas e cargas de um lugar para outro. São meios de transporte: carro, trem, ônibus, barco avião, cavalo, bicicleta, etc.
Os meios de transporte são o reflexo da sociedade. Conforme o homem evoluía, a maneira de se transportar se transformava. Primeiro, a necessidade o fez pensar em meios básicos para ajudá-lo a construir botes para atravessar rios e usar animais como força de tração. Depois, a ciência o auxiliou: foram construídos meios de transportes mais rápidos, mais seguros e que chegavam cada vez mais longe, a ponto do homem conseguir chegar ao espaço.
Quando se trata de transportar pessoas, o automóvel é o principal meio de transporte. Ele se tornou mais popular quando a indústria automobilística se instalou no país na década de 50. Desde então, o acesso se tornou maior, assim como o número de carros nas avenidas. A consequência de tantos carros nas ruas gerou os congestionamentos e também altos índices de acidentes nas estradas.
Apesar da evolução dos meios de transporte, o excesso de carros, ônibus e caminhões se transformou em um problema nos últimos anos. As grandes cidades possuem grande fluxo de pessoas circulando todos os dias. O tráfego por terra tem ficado mais lento, conforme o número de carros aumenta e o transporte coletivo não consegue suprir às necessidades da população: são lotados, circulam em quantidade insuficiente, não cumprem os itinerários e são muito mais lentos. Além disso, cresceram as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, ocasionado pela queima de combustíveis fósseis e responsáveis por grande parte da poluição do ar nas cidades.
Existe três principais tipos de transportes:
Transporte aquático:
Porto embarcações de navios
Um dos mais antigos meios de transportes conhecidos. Por meio dos rios, que são verdadeiros caminhos naturais, o homem primitivo conseguiu penetrar o interior dos continentes, povoando estes locais e realizando o transporte de mercadorias de um ponto ao outro.
A profundidade dos rios, o relevo e o clima são os fatores que mais influenciam no grau de navegabilidade de um rio, no entanto, a engenharia moderna por meio da construção de diques, represas e barragens conseguiu contornar grande parte destes problemas melhorando e facilitando a navegação em diversos rios do planeta.
Vantagens do transporte fluvial. Baixo custo operacional, grande capacidade de carga e baixo custo energético.
Transporte marítimo
Após conquistar os rios o homem sentiu vontade de ir além e passou a explorar os oceanos. O transporte marítimo evoluiu muito ao longo de milhares de anos, atualmente existem navios capazes de transportar mais de 450 mil toneladas em uma única viagem.
No passado o transporte marítimo era o principal meio de locomoção das pessoas de um ponto a outro do planeta, mas alguns anos após a segunda guerra mundial o transporte aéreo passou a ser o principal meio de locomoção utilizado pelas pessoas que desejavam ir de um continente a outro. Todavia os navios ainda continuam sendo o principal e o mais barato meio de transporte de mercadorias de um ponto a outro do planeta.
Vantagens do transporte marítimo. O transporte marítimo pesado necessita de grandes e organizadas estruturas portuárias. A navegação marítima exige uma gestão organizacional eficiente nos portos, e estes por sua vez, necessitam de manutenções constantes, sendo elas as principais dificuldades deste meio de transporte.
Mas apesar das dificuldades citadas acima, o transporte marítimo apresenta a melhor relação custo beneficio no transporte de cargas, devido à imensa capacidade de carga e ao baixíssimo custo total do transporte.
Transporte terrestre:
Transporte ferroviário
Após a invenção do trem a vapor no século XVII diversos países progrediram imensamente, a construção das ferrovias movimentou as economias locais e o transporte de mercadorias passou a ser realizado em uma velocidade nunca antes vista.
Vantagens do transporte ferroviário - Dentre os meios de transportes terrestres, o ferroviário é aquele que apresenta uma maior capacidade de carga com baixos custos operacionais e energéticos. No entanto, o transporte ferroviário possui a desvantagem de necessitar da construção prévia das ferrovias, as estradas de ferro, por onde o trem vai circular.
Transporte rodoviário:
Ônibus caminhão transporte terrestre
Após a invenção do automóvel no século XX, o transporte rodoviário passou a ser um complemento do transporteferroviário para transportar pessoas e mercadorias. No entanto, alguns países optaram por dar mais ênfase ao transporte rodoviário do que ao ferroviário, como é o caso do Brasil.
Vantagens do transporte rodoviário. O transporte rodoviário possui a desvantagem de ser mais caro que o transporte ferroviário e se comparado a este, possui altíssimo custo energético.
Por outro lado, os ônibus e caminhões são mais flexíveis e ágeis e podem chegar a lugares distantes e de difícil acesso de forma rápida e eficiente.
Transporte aéreo:
Aeroporto pouso e decolagem de aviões
É o mais rápido meio de transporte da atualidade. O transporte aéreo foi inventado no século 20 e desde sua invenção o avião vem se modernizando e ficando mais eficiente a cada dia.
Atualmente possuímos aviões que são capazes de levar centenas de toneladas de forma velocíssima e segura. No entanto, a principal desvantagem do transporte aéreo é a alta necessidade energética e grande necessidade de infraestrutura de suporte.
Estes são os tipos de transportes existentes na atualidade. Conhecer cada um deles é importante para fazer sempre a melhor escolha, considerando suas possibilidades e necessidades.
Sinais de pontuação
Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.
1. Ponto (.)
O ponto pode ser utilizado para:
a) Indicar o final de uma frase declarativa:
Acho que Pedro está gostando de você.
b) Separar períodos:
Ela vai estudar mais tempo. Ainda é cedo.
c) Abreviar palavras:
V. Ex.ª (Vossa excelência)
2. Dois-pontos (:)
Deve ser utilizado com as seguintes finalidades:
a) Iniciar fala de personagens:
Ela gritou:
– Vá embora!
b) Anteceder apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.
Esse é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade.
Anote meu número de telefone: 863820847.
c) Anteceder citação direta:
É como disse Platão: “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.”
3. Reticências (...)
Usa-se para:
a) Indicar dúvidas ou hesitação:
Sabe... Preciso confessar uma coisa: naquela viagem gastei todas as minhas economias.
b) Interromper uma frase incompleta sintaticamente:
Talvez se você pedisse com jeitinho...
c) Concluir uma frase gramaticalmente incompleta com a intenção de estender a reflexão:
Pedofilia, estupros, assassinatos, pessoas sem ter onde morar, escândalos ligados à corrupção... assim caminha a humanidade.
d) Suprimir palavras em uma transcrição:
“O Cristo não pediu muita coisa. (...) Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” (Chico Xavier)
4. Parênteses ( )
Os parênteses são usados para:
a) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e, também, podem substituir a vírgula ou o travessão:
Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc (1871).
Numa linda tarde primaveril (meu caçula era um bebê nessa época), ele veio nos visitar pela última vez.
5. Ponto de exclamação (!)
Em que situações utilizar:
a) Após vocativo:
Juliana, bom dia!
b) Final de frases imperativas:
Fuja!
c) Após interjeição:
Ufa! Graças a Deus!
d) Após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo:
Que lástima!
6. Ponto de interrogação (?)
Quando utilizar:
a) Em perguntas diretas:
Quando você chegou?
b) Às vezes, pode ser utilizada junto com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:
Não acredito, é sério?!
7. Vírgula (,)
Esse é o sinal de pontuação que exerce o maior número de funções, por isso aparece em várias situações. A vírgula marca pausas no enunciado, indicando que os termos por ela separados não formam uma unidade sintática, apesar de estarem na mesma oração.
A seguir confira as situações em que se deve utilizar vírgula.
a) Separar o vocativo:
Marília, vá à padaria comprar pães para o lanche.
b) Separar apostos:
Camila, minha filha caçula, presenteou-me com este relógio.
c) Separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado:
Os políticos, muitas vezes, visam somente os próprios interesses.
d) Separar elementos de uma enumeração:
Meus bolos prediletos são os de chocolate, coco, doce de leite e nata com morangos.
e) Isolar expressões explicativas:
Faça um bolo de chocolate, ou melhor, de chocolate e morangos.
f) Separar conjunções intercaladas:
Os deputados não explicaram, porém, o porquê de tantas faltas.
g) Separar o complemento pleonástico antecipado:
Havia no rosto dela ódio, uma ira, uma raiva que não possuía justificativa.
h) Isolar o nome do lugar na indicação de datas:
São Paulo, 10 de Dezembro de 2016.
i) Separar termos coordenados assindéticos:
Vim, vi, venci. (Júlio César)
j) Marcar a omissão de um termo:
Maria gosta de praticar esportes, e eu, de comer. (omissão do verbo gostar)
Antes da conjunção, como nos casos abaixo:
k) Quando as orações coordenadas possuem sujeitos diferentes:
Os políticos estão cada vez mais ricos, e seus eleitores, cada vez mais pobres.
l) Quando a conjunção “e” repete-se com o objetivo de enfatizar alguma ideia (polissíndeto):
Eu alerto, e brigo, e repito, e faço de tudo para ela perceber que está errada, porém nunca me escuta.
m) Utilizamos a vírgula quando a conjunção “e” assume valores distintos que não retratam sentido de adição (adversidade, consequência, por):
Teve febre a noite toda, e ainda está muito fraca.
Entre orações:
n) Para separar as orações subordinadas adjetivas explicativas:
Amélia, que não se parece em nada com a Amélia da canção, não suportou seu jeito grosseiro e mandão.
o) Para separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas, com exceção das orações iniciadas pela conjunção “e”:
Pediu muito, mas não conseguiu convencer-lhe.
p) Para separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal:
A casa, tão cara que ela desistiu da compra, hoje está entregue às baratas.
q) Para separar as orações intercaladas:
Ficou doente, creio eu, por conta da chuva de ontem.
r) Para separar as orações substantivas antepostas à principal:
Quando me formarei, ainda não sei.
8. Ponto e vírgula (;)
a) Utiliza-se ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens:
Para preparar o bolo vamos precisar dos seguintes ingredientes:
1 xícara de trigo;
4 ovos;
1 xícara de leite;
1 xícara de açúcar;
1 colher de fermento.
b) Utilizamos ponto e vírgula, também, para separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula:
“O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso." (O Visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)
9. Travessão (—)
O travessão deve ser utilizado para os seguintes fins:
a) Iniciar a fala de um personagem no discurso direto:
Então ela disse:
— Gostaria que fosse possível fazer a viagem antes de Outubro.
b) Indicar mudança do interlocutor nos diálogos:
— Querido, você já lavou a louça?
— Sim, já comecei a secar, inclusive.
c) Unir grupos de palavras que indicam itinerários:
O descaso do poder público com relação à rodovia Belém—Brasília é decepcionante.
d) Substituir a vírgula em expressões ou frases explicativas:
Dizem que Elvis — o rei do rock — na verdade, detestava atuar.
10. Aspas (“”)
As aspas são utilizadas com os seguintes objetivos:
a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:
A aula do professor foi “irada”.
Ele me pediu um “feedback” da resposta do cliente.
b) Indicar uma citação direta:
“Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala.” (O prazer de viajar- Eça de Queirós)
Observação: Quando houver necessidade de utilizar aspas dentro de uma sentença onde ela já esteja presente, usa-se a marcação simples ('), não dupla (““).
Geometria
Geometria é uma palavra de origem grega que significa: “geo”, terra, e “metria”, que vem da palavra “métron” e significa medir. Sendo assim, a Geometria é uma ciência que se dedica a estudar as medidas das formas de figuras planas ou espaciais, bem como sobre a posição relativa das figuras no espaço e suas propriedades.
Os matemáticos que realizam os estudos relacionados com a Geometria são chamados de geômetras. Ao longo da história da Geometria, que se constituiu como ciência organizada na Grécia Antiga, destacaram-se geômetras como Arquimedes, Descartes, Tales de Mileto, Euclides (considerado o pai da Geometria), entre outros. A esses estudiosos, que formularam axiomas, postulados e teorias, podemos atribuir descobertas e criações como:
Descobertas e criações de grandes geômetras:
A área sob o arco de uma parábola (Arquimedes);
A aproximação do valor numérico do número pi (Arquimedes);
O volume de superfícies de revolução (Arquimedes);
Sistema de coordenadas (Descartes);
A união da geometria com a álgebra, o que resultou na geometria analítica (Descartes);
O diâmetro que divide o círculo em duas partes iguais (Tales de Mileto);
Os ângulos opostos pelo vértice são iguais (Tales de Mileto);
Geometria euclidiana (Euclides).
Como a Geometria é uma área de estudos muito extensa, podemos dividi-la nas seguintes subáreas:
 Subáreas da Geometria:
Geometria analítica: relaciona a álgebra e a análise matemática com a geometria;
Geometria plana: também chamada de Geometria Euclidiana, estuda o plano e o espaço baseando-se nos postulados de Euclides;
Geometria Espacial: realiza o estudo de figuras tridimensionais. Nessa área de estudo, é possível calcular o volume de um sólido geométrico.
Conteúdo de Geometria visto no Ensino Fundamental
→ Ponto
→ Reta
→ Plano
→ Ângulos
→ Operações com ângulos
→ Posições relativas entre retas
→ Posições relativas entre reta e plano
→ Posições relativas entre plano e plano
→ Triângulos
→ Teorema de Pitágoras
→ Lei dos senos
→ Lei dos cossenos
→ Relações métricas do triângulo
→ Teorema de Tales
→ Quadriláteros
→ Polígonos
→ Poliedros
→ Prismas
→ Pirâmides
→ Circunferência
→ Círculo
→ Cone
→ Cilindro
→ Corpos esféricos
→ Perímetro
→ Áreas de regiões planas
→ Volume
→ Distância
→ Plano cartesiano.
 
 DADOS GERAIS DO PROJETO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
INSTITUIÇÃO: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
PROFESSORA DA TURMA: Lucelia A. Bonfante Concatto
TURMA: 4º ano
CARGA HORÁRIA: 24h
ACADÊMICA RESPONSÁVEL EM APLICAR O PROJETO: Alessandra Alves de Oliveira
TEMÁTICA/CONTEÚDOS: 
PORTUGUÊS: 
Oralidade: conversas e entrevista sobre os assuntos trabalhados. 
Conteúdo/Escrita: pontuação.
Análise linguística: pontuação e sentido do texto (emprego dos sinais: nas frases afirmativas, interrogativas e exclamativas); uso da vírgula (na escrita e na leitura).
MATEMÁTICA: 
Grandezas e medidas: geometria. (sólidos geométricos)
CIÊNCIAS: 
Alimentação.
Tipos de alimentação e suas funções.
Alimentos e seus nutrientes.
Pirâmide alimentar.
Alimentação equilibrada e boa higiene como sinônimos de uma boa saúde.
Alimentação saudável (saúde).
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Espaço ( produção econômica do município)
Meios de transporte do município.
OBJETIVO GERAL: 
Em português os alunos conheceram quais os pontos e sinais podem usar em nossos textos e diálogos, sendo assim capazes de identificar onde e quando devemos usa-los.
Já em matemática iremos aprender sobre geometria – formas geométricas, sendo assim o aluno serão capazes de identificar as formas classificara-las em plaina e espacial, reconhecendo assim como elas estão presentes em nosso cotidiano.
Também em história e geografia iremos trabalhar sobre nosso município e seus meio de transporte e pontos turísticos assim o aluno saberá identificar o que nossa cidade proporciona aos turistas e o que usamos para nos locomover.
Partindo para a área de ciências proporcionando ao aluno o conhecimento sobre os alimentos e seus componentes assim tendo em vista uma conscientização através da pirâmide alimentar sobre a quantidade e quais alimentos devemos consumir em maior e menos quantidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
PORTUGUÊS: 
Oralidade:
Desenvolver a relação entre o pensamento e palavra. Capacidade de compreensão de textos em geral interpretando-os e refletindo a cerca dos mesmos.
Desenvolver a oralidade e uso da linguagem em diferentes momentos, individual e coletivo.
Conteúdo/Escrita: 
Estabelecer condições de produção textuais levando em consideração os sinais de pontuação.
Análise linguística: 
Trabalhar com conceitos gramaticais por meio de observação, análise e comparação de aspectos linguísticos presentes em textos.
MATEMÁTICA:
Identificar e representar os sólidos geométricos.
Associar as formas com objetos do dia-a-dia.
Compreender a diferença entre os sólidos geométricos. 
CIÊNCIAS:
Reconhecer a ingestão de alimentos como uma necessidade básica dos seres humanos, compreendendo como reposição de energia e prevenção de doenças.
Reconhecer que uma dieta balanceada contém nutrientes necessários para manter a saúde.
Conhecer e identificar a origem dos alimentos.
Diferenciar e entender os grupos alimentares.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA:
Identificar os principais meios de transporte de nosso município.
Relacionar os meios de transportes mais usados pela comunidade.
Identificar quais os pontos turísticos de nossa cidade.
METODOLOGIA: 
Apresentáreis-me para a turma, que sou estagiaria da UNOPAR e irei dar aula para eles durante 7 dias.
Apresentarei o tema que iremos trabalhar em história que são sobre os pontos turísticos de nossa cidade. Para iniciar conversaremos sobre os pontos turísticos em que conhecem, após passarei no quadro para copiarem, um texto onde fala sobre um resumo de Chapecó e seus pontos turísticos que trabalharemos. 
Iremos trabalhar individualmente cada ponto turístico, começaremos pelo desbravados, onde através de um texto impresso iremos fazer a leitura e socialização sobre o mesmo, após responderam a uma pergunta e socializar com a turma sua resposta.
•	Por o que o monumento o desbravador é composto?
Após trabalharemos sobre a arena conda, onde receberam um texto impresso para lermos, e iram responder uma pergunta e socializar com a turma.
•	A arena conda pode ser contada em três fases quais são elas?
Trabalharemos o museu da colonização de Chapecó, onde receberam um texto impresso para lermos e discutirmos com a turma, após responderam a pergunta.
•	Em que dia foi efetivado o museu e sobre qual lei?
Apresentarei o tema que vamos trabalhar em ciências sobre a alimentação, por meio de uma conversa os alunos poderão expor o que conhecem dos alimentos, após por meio de pequenos textos vamos entender menos o que são os alimentos os nutrientes, as calorias, os carboidratos, as gorduras, colesterol proteína e vitaminas. Após iremos fazer uma tabela com as vitaminas aonde colocaremos qual a função de cada vitamina em nosso organismo e em quais alimentos podemos encontra-los.
Após conversaremos sobre os componentes dos alimentos e explanaremos duvidas, como tema de casa ficaram 5 questões:
1-	Descreva sobre o que são alimentos?
2-	O que é nutriente?
3-	O que é calorias?
4-	Aonde podemos encontrar vitamina D?
5-	Aonde podemos encontrar vitamina A?
As questões serão corrigidas na próxima aula.
Apresentarei para os alunos que iremos trabalhar em geografia sobre os meios de transporte de nossa cidade, através de uma roda de conversa iremos interagir e relatar o que conhecemos por meio de transporte e quais podem encontrar em nossa cidade, levarei fotos para que possamos identificar os meios de transportes.
Passarei um texto no quadro que diz o que são os meios de transportes, após entregarei para que colem no caderno uma imagem onde diz os tipos de meio de transportes como terrestre, aéreo e aquaviário e tambémlistaremos quais podem encontrar em nossa cidade e passarei um texto pequeno caracterizando cada um em nossa cidade;
Após entregarei a eles uma Xerox com alguns meios de transporte para que possam colorir.
Apresentarei o tema que iremos trabalhar em português sobre pontuação e vírgula.
Para começar passarei um texto sobre sinais de pontuação, os alunos vão ler e após iremos identificar quais pontos encontramos no diálogo.
Iremos trabalhar cada ponto em especifico: ponto final, interrogação, exclamação e dois pontos. Assim com o conceito e exemplo sobre cada um como devemos usar. 
Apresentarei o tema para a turma que vamos trabalhar em matemática sobre geometria, perguntarei o que eles conhecem pelo termo geometria, após explicarei que podemos encontrar a geometria plaina e a geometria espacial.
Iremos identificar as formas geométricas planas: o que são e cada uma. Irei levar para os alunos impresso as formas geométricas para que possam colar no caderno e colocar seu conceito ao lado.
De tema de casa ficara três atividades que iremos corrigir na aula seguinte.
Aula de português dando sequencia a trabalhar sobre pontuação. Iremos identificar e caracterizar sobre os pontos de reticências “três pontos”, aspas e travessão.
Após trabalharemos sobre a vírgula, seu conceito e quando deveremos utiliza-la, trabalharemos também sobre o ponto e vírgula aonde o identificaremos e onde podemos usar.
Relembraremos o que já havíamos estudado em português sobre os pontos que já trabalhamos e ou exemplos, após iremos fazer uma atividade aonde os alunos iram observar a cena e formar frases utilizando os sinais de pontuação.
Aula de leitura (acompanharei a turma ate a biblioteca), após levarei um lençol para colocarmos no chão da área coberta e fazermos uma roda de leitura aonde contarei a história “amizade e respeito” conversaremos sobre ela e os alunos iram expressar o que compreenderam da mesma.
Dando continuidade a aula de matemática. Na aula iremos corrigir o tema da aula anterior e explanar as duvidas, logo após iremos iniciar trabalhar sobre geometria espacial, onde trabalharemos o conceito sobre o assunto e após individual cada um.
Trabalharemos sobre esfera, cubo, cone e pirâmides. Onde os alunos receberam Xerox das formas e escreveram ao lado seu conceito.
Relembraremos o que já aprendemos em matemática sobre as formas geométricas e faremos uma atividade aonde terão que identificar as formas geométricas.
Após irei juntar a turma em três alunos, darei para eles palito e gominha de comer colocarei uma forma no quadro e a equipe que realizar a construção da forma mais rápido estando correta e sabendo identificar ela ganhara um pirulito. Após quem quiser poderá comer as gominhas
Em português iremos realizar uma atividade aonde colocaram a pontuação no texto com base no que já estudamos. 
(com atividade adaptada com menos tempo de concentração para aluno autista).
Relembraremos quais os pontos turísticos já trabalhamos em história, e iremos trabalhar sobre mais alguns pontos turísticos aonde veremos sobre a Praça Coronel Bertaso, a catedral, Vale do Rio Uruguai, o Museu de História e Arte e a Trilha do Pitoco.
Após responderemos algumas questões
•	Qual a extensão do rio Uruguai?
•	Por quantas cachoeiras a trilha do pitoco e composta?
•	O que o museu de história e arte de Chapecó abriga?
•	Quais são as imagens que podemos encontrar na gruta da catedral?
•	Ao lado de que a praça pode ser encontrada?
Para iniciar a aula de ciências iremos corrigir o tema da aula anterior, após iremos iniciar trabalhar sobre a pirâmide alimentar, irei passar no quadro o conceito dobre a pirâmide.
Após iremos montar a pirâmide irei levar os ingredientes que compõe a pirâmide e os alunos irem ter que monta-la assim irei explicando a eles sobre o que vai a cada andar da pirâmide, após iremos fazer uma salada de fruta para nos deliciarmos.
RECURSOS: 
Fotos;
Imagem;
Quadro;
Canetão;
Xerox;
Folha A4;
Lençol;
Livros;
Pirulito;
Palito;
Gominha;
AVALIAÇÃO: 
Através da observação e registros será avaliado se o aluno:
•	Reconhecem quais são os pontos turísticos de nossa cidade;
•	Reconhece os sinais de pontuação e quando devemos usa-los;
•	Conhecer as formas geométricas plainas e espaciais;
•	Demostra interesse com o assunto;
•	Reconhece os níveis de a pirâmide alimentar;
•	Identifica os meios de transportes utilizados em nossa cidade;
•	Reconhece a importância da utilização dos pontos em textos e diálogos;
PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
PROFESSORA DA TURMA: LUCELIA A. BONFANTE CONCATTO
TURMA: 4º ANO
ACADÊMICA: ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 23/10/2019
CRONOGRAMA: 
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS:
CIÊNCIAS: 
Alimentação.
Tipos de alimentação e suas funções.
Alimentos e seus nutrientes.
Alimentação saudável (saúde).
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Espaço (produção econômica do município): pontos turísticos.
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
CIÊNCIAS:
Reconhecer a ingestão de alimentos como uma necessidade básica dos seres humanos, compreendendo como reposição de energia e prevenção de doenças.
Reconhecer que uma dieta balanceada contém nutrientes necessários para manter a saúde.
Conhecer e identificar a origem dos alimentos.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA:
Identificar quais os pontos turísticos de nossa cidade.
METODOLOGIA: 
· 07h 45min às 08h 30min – Educação Física ( acompanharei a turma)
· 08h 30min às 09h 15min – Me apresentarei para a turma, que sou estagiaria da UNOPAR e irei dar aula para eles durante 7 dias.
Apresentarei o tema que iremos trabalhar em história que são sobre os pontos turisticos de nossa cidade. Para iniciar conversaremos sobre os pontos turisticos em que conhecem, após passarei no quadro para copiarem, um texto onde fala sobre um resumo de Chapecó e seuspontos turisticos que trabalharemos. 
· 09h 15min às 10h – Dando continuação, iremos trabalhar individualmente cada ponto turistico, começãoremos pelo desbravados, onde atravez de um texto impresso iremos fazer a leitura e socialização sobre o mesmo, após responderam a uma pergunta e socializar com a turma sua resposta.
Por o que o monumento o desbravador é composto?
Após trabalharemos sobre a arena condá, onde receperam um texto impreso para lermos, e iram responder uma pergunta e socializar com a turma.
A arena condá pode ser contada em 3 fases quais são elas?
Trabalharemos o museu da colonização de chapecó, onde receberam um texto impresso para lermos e discitirmos com a turma, após responderam a pergunta.
Em que dia foi efetivado o museu e sobre qual lei?
· 10h às 10h 15 min – Intervalo
· 10h 15min às 11h – apresentarei o tem que vamos trabalhar a alimentação, por meio de uma converça os alunos poderam expor o que conhecem dos alimentos, após por meio de pequenos textos vamos enterder menos o que são os alimentos os nutrientes, as calorias, os carboidratos e as gorduras.
· 11h às 11h 45min – continuamos a aula e iremos continuar aprendendo sobre colesterou proteina e vitaminas. Após iremos fazer uma tabela com as vitaminas aonde colocaremos qual a função de cada vitamina em nosso organismo e em quais alimentos podemos encontralos.
Após conversaremos sobre os componentes dos alimento e explanaremos duvidas, como tema de casa ficara 5 questões:
1) Descreva sobre o que são alimentos?
2) O que é nutriente?
3) O que é calorias?
4) Aonde podemos encontrar vitamina D?
5) Aonde podemos encontrar vitamina A?
As questões serão corrigidas na próxima aula.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
•	folha A4;
•	quadro branco;
•	canetão;
•	régua;
AVALIAÇÃO: 
•	Conhecer os alimentos;
•	Demostra interesse com o assunto
•	Identifica os pontos turísticos;
•	Reconhece aonde podemos encontrar cada vitamina;
•	Reconhece quais são as vitaminas;
•	Reconhece os sintomas da dengue
•	Demostra o que já conhecia do assunto;
•	Reconhece alimentos os nutrientes, as calorias, os carboidratos e as gorduras, colesterol proteína;
ANEXOS: 
História:
	PONTOS TURISTICOS DE CHAPECÓ.
FUNDADA EM 1917, CHAPECÓ ERA HABITADA APENAS POR ÍNDIOS KAINGANG QUANDO OS PRIMEIROSTROPEIROS E IMIGRANTES COMEÇARAM A CRUZAR A REGIÃO. HOJE, O MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE POSSUI CERCA DE 180 MIL HABITANTES E É A CAPITAL BRASILEIRA DA AGROINDÚSTRIA E TURISMO DE NEGÓCIOS.
PORÉM, NOS ÚLTIMOS ANOS O TURISMO DE LAZER VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO. ISSO SE DEVE, PRINCIPALMENTE, AO FATO DA CIDADE DISPOR DE UMA EXCELENTE INFRAESTRUTURA HOTELEIRA E UM AEROPORTO COM VOOS PARA OS PRINCIPAIS CENTROS URBANOS. COM TEMPERATURA MÉDIA DE 25ºC DURANTE O ANO, O CLIMA SUBTROPICAL PROPORCIONA PASSEIOS AGRADÁVEIS PELOS MONUMENTOS, BALNEÁRIOS E BELEZAS NATURAIS DO LOCAL.
TRABALHAREMOS SOBRE ALGUNS POTOS TURISTICOS:
· MONUMENTO O DESBRAVADOR
· ARENA CONDÁ
· ESTÂNCIA DAS ÁGUAS
· VALE DO RIO URUGUAI
· TRILHA DO PITOCO
· MIRANTE DA FERRADURA
· CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO
· PRAÇA CORONEL BERTASO
· MUSEU DE HISTÓRIA E ARTE DE CHAPECÓ
· MEMORIAL PAULO DE SIQUEIRA
· GALERIA DE ARTES DALME MARIE GRANDO RAUEN
· GRUTA DE SEDE FIGUEIRA
· MUSEU DA COLONIZAÇÃO DE CHAPECÓ
	MONUMENTO O DESBRAVADOR
O MONUMENTO O DESBRAVADOR É UMA HOMENAGEM AOS PRIMEIROS COLONIZADORES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR CHAPECÓ. INAUGURADA EM 1981, A OBRA — DO ARTISTA PLÁSTICO PAULO DE SIQUEIRA — TEM 14 METROS DE ALTURA E PESA 9 TONELADAS.
ELA É COMPOSTA PELA FIGURA DE UM GAÚCHO SEGURANDO UM MACHADO NA MÃO DIREITA QUE SIMBOLIZA O TRABALHO. POR SUA VEZ, A MÃO ESQUERDA CARREGA UM LOURO QUE REPRESENTA AS CONQUISTAS DOS DESBRAVADORES. EM SUA BASE ENCONTRA-SE O POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS ONDE VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS SOBRE OS PASSEIOS.
LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE, O MONUMENTO É O CARTÃO-POSTAL OFICIAL DO MUNICÍPIO E UM DOS PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS.
	ARENA CONDÁ
A HISTÓRIA DA ARENA ONDE TREINA O FAMOSO TIME DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL PODE SER CONTADA EM 3 FASES. EM 1973, FOI INAUGURADO O CAMPO DE FUTEBOL PARA QUE OS JOVENS DESPORTISTAS DA REGIÃO TIVESSEM UM LUGAR PARA DISPUTAR AS PARTIDAS.
POSTERIORMENTE, O LOCAL FOI BATIZADO DE ESTÁDIO REGIONAL ÍNDIO CONDÁ, CUJO NOME É UMA HOMENAGEM A UM IMPORTANTE CACIQUE DA TRIBO KAINGANG. DEVIDO À NECESSIDADE DE SE TER UM ESPAÇO MAIS CONFORTÁVEL PARA OS TORCEDORES, EM 2009, PARTE DO ESTÁDIO FOI DEMOLIDO PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SETORES.
HOJE, A ARENA CONDÁ TEM UM CAMPO DE 8.428,35 M² E CAPACIDADEPARA 25 MIL VISITANTES. LOCALIZADO NO CENTRO DE CHAPECÓ, ELE É UMA EXCELENTE OPÇÃO DE PASSEIO TANTO PARA OS QUE AMAMFUTEBOL QUANTO PARA AQUELES QUE APENAS DESEJAM CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CIDADE.
Ciências: 
	ALIMENTOS
ALIMENTOS SÃO TODAS AS SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS E LÍQUIDAS QUE, LEVADAS AO TUBO DIGESTIVO, SÃO DEGRADADAS E DEPOIS USADASPARA FORMAR E/OU MANTER OS TECIDOS DO CORPO, REGULAR PROCESSO ORGÂNICO E FORNECER ENERGIA.
	 NUTRIENTES
NUTRIENTES SÃO TODAS AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE FAZEM PARTE DOS ALIMENTOS E QUE SÃO ABSORVIDAS PELO ORGANISMO, SENDO INDISPENSÁVEIS PARA O SEU FUNCIONAMENTO. TAMBÉM PODEMOS DIZER QUE OS NUTRIENTES SÃO OS PRODUTOS DOS ALIMENTOS DEPOIS DE DEGRADADOS. ASSIM, OS ALIMENTOS SÃO DIGERIDOS PARA QUE OS NUTRIENTES SEJAM ABSORVIDOS.
	CALORIA
CALORIA É A UNIDADE DE CALOR USADA NA NUTRIÇÃO. ESTA UNIDADEDE CALOR É A MEDIDA DE ENERGIA LIBERADA A PARTIR DA “QUEIMA” (DIGESTÃO) DO ALIMENTO E QUE É ENTÃO UTILIZADA PELO CORPO. CADA NUTRIENTE FORNECE DIFERENTES QUANTIDADES DE ENERGIA (CALORIA). QUANTO MAIOR FOR A VARIEDADE DE NUTRIENTES QUE UMALIMENTO TIVER, MAIOR SERÁ O SEU VALOR NUTRICIONAL.
	CARBOIDRATOS
OS CARBOIDRATOS OS CARBOIDRATOS SÃO NUTRIENTES QUE FORNECEM ENERGIA PARA O NOSSO ORGANISMO. OS CARBOIDRATOS PODEM SER SIMPLES OU COMPLEXOS. OS SIMPLES SÃO MOLÉCULAS MENORES DE CARBOIDRATOS E ESTÃO PRESENTES EM ALIMENTOS COMO O AÇÚCAR E O MEL. PODEM TAMBÉM SER RESULTADOS DA DIGESTÃO DOS CARBOIDRATOS COMPLEXOS. OS CARBOIDRATOS COMPLEXOS SÃO MOLÉCULAS MAIORES, QUE LEVAM MAIS TEMPO PARA SEREM ABSORVIDAS, JÁ QUE, ANTES DISSO, PRECISAM SER TRANSFORMADAS EM CARBOIDRATOS SIMPLES. ESTÃO PRESENTES NOS PÃES, ARROZ, MILHO E MASSAS.
	GORDURAS
AS GORDURAS OU LIPÍDEOS SÃO OS PRINCIPAIS FORNECEDORES DEENERGIA, ALÉM DOS CARBOIDRATOS. TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS POR PROTEGER OS ÓRGÃOS CONTRA LESÕES, MANTER A TEMPERATURA DO CORPO, AJUDAR NA ABSORÇÃO DE ALGUMAS VITAMINAS ( A, D, E, K) E PRODUZIR UMA SENSAÇÃO DE SACIEDADE DEPOIS DAS REFEIÇÕES.
AS GORDURAS PODEM SER TANTO DE ORIGEM ANIMAL QUANTO VEGETAL. AS DE ORIGEM ANIMAL GERALMENTE SÃO SÓLIDAS À TEMPERATURA AMBIENTE E AS DE ORIGEM VEGETAL SÃO LÍQUIDAS.
	COLESTEROL
COLESTEROL NÃO É UM TIPO DE GORDURA. É UM COMPOSTO PARECIDO COM ESSE NUTRIENTE E QUE PARTICIPA DE VÁRIOS PROCESSOS ORGÂNICOS ENVOLVENDO AS GORDURAS. CONHECIDO COMO UM VILÃO, O COLESTEROL TEM, NA VERDADE, IMPORTANTES FUNÇÕES, COMO ESTRUTURAÇÃO DAS CÉLULAS, FORMAÇÃO DE HORMÔNIOS E DE VITAMINA D. O COLESTEROL SÓ É PREJUDICIAL QUANDO INGERIDO EM EXCESSO, ACUMULANDO-SE NO SANGUE, O QUE AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
O COLESTEROL “RUIM”, CHAMADO LDL, É AQUELE QUE SE ACUMULA NO SANGUE. O “BOM”, CHAMADO HDL, É RESPONSÁVEL POR RETIRAR O COLESTEROL “RUIM” DO SANGUE E LEVÁ-LO ATÉ O FÍGADO PARA SER DESTRUÍDO.
	AS PROTEÍNAS
AS PROTEÍNAS SÃO COMPONENTES NECESSÁRIOS PARA O CRESCIMENTO, CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO DOS TECIDOS DO NOSSO CORPO. ELAS ENTRAM NA CONSTITUIÇÃO DE QUALQUER CÉLULA.
O EXCESSO DE CONSUMO DE PROTEÍNA PODE CAUSAR PREJUÍZOS, COMO A SOBRECARGA DE TRABALHO NO FÍGADO E NOS RINS, AUMENTO DA EXCREÇÃO DE CÁLCIO E DE OUTROS MINERAIS.
	VITAMINAS
PODEMOS ENCONTRAR AS VITAMINAS NAS FRUTAS, VEGETAIS E EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL. ELAS SÃO IMPORTANTES NA REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES DO NOSSO ORGANISMO, OU SEJA , SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O SEU BOM FUNCIONAMENTO, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DO NOSSO CORPO E EVITANDO GRIPES FREQÜENTES E OUTRAS DOENÇAS. POR ISSO, SÃO ESSENCIAIS PARA AJUDAR AS PROTEÍNAS A CONSTRUIR E/OU MANTER OS TECIDOS.
	VITAMINAS
	FUNÇÃO
	FONTE
	VITAMINA A
	É RESPONSÁVEL PELA ADAPTAÇÃO DA VISÃO AO ESCURO;
PROTEGE A PELE E MUCOSAS;
É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES.
	GORDURA DO LEITE, FÍGADO, GEMA DO OVO, MANTEIGA, VEGETAIS;
VERDE-ESCUROS E ALARANJADOS COMO BRÓCOLIS, COUVE, CENOURA E ABÓBORA.
	VITAMINA D
	CONTROLA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO E DO FÓSFORO; REGULA A FORMAÇÃO E A RECONSTITUIÇÃO DOS OSSOS E DENTES.
	FÍGADO, GEMA DE OVO, LEITE ENRIQUECIDO. A PESSOA DEVE FICAR EXPOSTA AOS RAIOS SOLARES PARA QUE HAJA PRODUÇ ÃO DE VITAMINA NO ORGANISMO.
	VITAMINA E
	CONTRIBUI PARA O BOM ESTADO DOS TECIDOS; 
AUXILIA NA DIGESTÃO DAS GORDURAS; 
E ATUA COM ANTIOXIDANTE.
	ÓLEOS VEGETAIS, VEGETAIS VERDE-ESCUROS COMO ESPINAFRE, GERME DE TRIGO, GEMA DE OVO, GORDURA DO LEITE, NOZES.
	VITAMINA K
	É FUNDAMENTAL PARA A COAGULAÇ ÃO SANGÜÍNEA E PARTICIPA DO METABOLISMO DE MINERAIS, COMO CÁLCIO E FERRO.
	FÍGADO, Ó LEOS VEGETAIS, VEGETAIS VERDES. TAMBÉM É PRODUZIDA PELAS BACTÉRIAS DO INTESTINO.
	VITAMINA C
	AUXILIA NA ABSORÇ ÃO DO FERRO; PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE COLÁGENO E DO PROCESSO DE CICATRIZAÇ ÃO; 
E AUMENTA A RESISTÊNCIA CONTRA CERTAS DOENÇAS COMO A GRIPE.
	ACEROLA, LIMÃO, LARANJA, ABACAXI, MARACUJÁ, MORANGO, VERDURAS.
	VITAMINA B1
	É IMPORTANTE PARA O BOM FUNCIONAMENTO DOS MÚSCULOS E DO CÉREBRO.
	AVES, PEIXES, LEITE E DERIVADOS, CEREAIS, VERDURAS.
	VITAMINA B2
	A CONTRIBUI PARA O BOM ESTADO DAS MUCOSAS E DA VISÃO E ACELERA A CICATRIZAÇÃO.
	LEITE E DERIVADOS, CEREAIS, CARNES, FÍGADO.
	VITAMINA B3
	PARTICIPA DO METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS E DAS PROTEÍNAS E É ESSENCIAL NAS REAÇ ÕES DE OBTENÇ ÃO DE ENERGIA.
	CARNES, PEIXE, AMENDOIM, GRÃOS, OVO, LEITE, LEGUMINOSAS COMO LENTILHA E FEIJÃO.
	VITAMINA B5
	AJUDA A TRANSFORMAR OS NUTRIENTES EM ENERGIA E É IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO.
	PRESENTE EM QUASE TODOS OS ALIMENTOS. O TERMO "PANTO" TEM ORIGEM GREGA E SIGNIFICA "TUDO".
	VITAMINA B6
	PARTICIPA DO METABOLISMO DAS PROTEÍNAS E DOS GLÓ BULOS VERMELHOS (CÉLULAS DO SANGUE).
	CARNES, OVO, LEITE, FÍGADO.
	VITAMINA B8
	AUXILIA NA DIGESTÃO DE GORDURAS E PARTICIPA DE VÁRIAS REAÇ ÕES COM A VITAMINA B5.
	CARNE, LEITE, CEREAIS, OVO, NOZES E CASTANHAS.
	VITAMINA B9
	FUNDAMENTAL NA DIVISÃO CELULAR, ESPECIALMENTE DAS CÉLULAS DO SANGUE;ATUA NO METABOLISMO DO DNA.
	FRUTAS, FÍGADO, CEREAIS, VERDURAS CRUAS, CARNES
	VITAMINA B12
	AJUDA A FORMAR AS CÉLULAS VERMELHAS DO SANGUE E AS MOLÉCULAS DE DNA.
	CARNES, PEIXES, LEITE E DERIVADOS.
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
PROFESSORA DA TURMA: LUCELIA A. BONFANTE CONCATTO
TURMA: 4º ANO
ACADÊMICA: ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 24/10/2019
CRONOGRAMA: 
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade: conversas e entrevista sobre os assuntos trabalhados. 
Conteúdo/Escrita: pontuação.
Análise linguística: pontuação e sentido do texto (emprego dos sinais: nas frases afirmativas, interrogativas e exclamativas); uso da vírgula (na escrita e na leitura).
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Meios de transporte do município.
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade:
Desenvolver a relação entre o pensamento e palavra. Capacidade de compreensão de textos em geral interpretando-os e refletindo a cerca dos mesmos.
Desenvolver a oralidade e uso da linguagem em diferentes momentos, individual e coletivo.
Conteúdo/Escrita: 
Estabelecer condições de produção textuais levando em consideração os sinais de pontuação.
Análise linguística: 
Trabalhar com conceitos gramaticais por meio de observação, análise e comparação de aspectos linguísticos presentes em textos.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA:
Identificar os principais meios de transporte de nosso município.
Relacionar os meios de transportes mais usados pela comunidade.
METODOLOGIA: 
· 07h 45min às 08h 30min – apresentarei para os alunos que iremos trabalhar sobre os meios de transporte de nossa cidade, através de uma roda de conversa iremos interagir e relatar o que conhecemos por meio de transporte e quais podemos encontrar em nossa cidade, levarei fotos para que possamos identificar os meios de transportes.
· 08h 30min às 09h 15min – passarei um texto no quadro que diz o que são os meios de transportes, após entregarei para que colem no caderno uma imagem onde diz os tipos de meio de transportes como terrestre, aéreo e aquaviário e também listaremos quais podemos encontrar em nossa cidade e passarei um texto pequeno caracterizando cada um em nossa cidade;
Após entregarei a eles um Xerox com alguns meios de transporte para que possam colorir.
· 09h 15min às 10h – Educação física (acompanharei a turma)
· 10h às 10h 15 min – Intervalo
· 10h 15min às 11h – apresentarei o tema que iremos trabalhar sobre pontuação e vírgula.
Para começar passarei um texto sobre sinais de pontuação, os alunos vão ler e após iremos identificar quais pontos encontramos no diálogo.
· 11h às 11h 45min – continuando iremos trabalhar cada ponto em especifico: ponto final, interrogação, exclamação e dois pontos. Assim com o conceito e exemplo sobre cada um como devemos usar.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
Fotos;
Quadro;
Canetão;
Imagem;
AVALIAÇÃO: 
•	Conhecer os meios de transportes;
•	Demostra interesse com o assunto
•	Identifica os sinais de pontuação;
•	Reconhece a importância do uso dos pontos;
ANEXOS: 
GEOGRAFIA E HISTÓRIA:
	MEIOS DE TRANSPORTE
OS MEIOS DE TRANSPORTE SERVEM PARA TRANSPORTAR PESSOAS E CARGAS DE UM LUGAR PARA  OUTRO. SÃO MEIOS DE TRANSPORTE: CARRO, TREM, ÔNIBUS, BARCO AVIÃO, CAVALO, BICICLETA, ETC.
OS MEIOS DE TRANSPORTE SÃO O REFLEXO DA SOCIEDADE. CONFORME O HOMEM EVOLUÍA, A MANEIRA DE SE TRANSPORTAR SE TRANSFORMAVA. PRIMEIRO, A NECESSIDADE O FEZ PENSAR EM MEIOS BÁSICOS PARA AJUDÁ-LO A CONSTRUIR BOTES PARA ATRAVESSAR RIOS E USAR ANIMAIS COMO FORÇA DE TRAÇÃO. DEPOIS, A CIÊNCIA O AUXILIOU: FORAM CONSTRUÍDOS MEIOS DE TRANSPORTES MAIS RÁPIDOS, MAIS SEGUROS E QUE CHEGAVAM CADA VEZ MAIS LONGE, A PONTO DO HOMEM CONSEGUIR CHEGAR AO ESPAÇO.
QUANDO SE TRATA DE TRANSPORTAR PESSOAS, O AUTOMÓVEL É O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE. ELE SE TORNOU MAIS POPULAR QUANDO A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA SE INSTALOU NO PAÍS NA DÉCADA DE 50. DESDE ENTÃO, O ACESSO SE TORNOU MAIOR, ASSIM COMO O NÚMERO DE CARROS NAS AVENIDAS. A CONSEQUÊNCIA DE TANTOS CARROS NAS RUAS GEROU OS CONGESTIONAMENTOS E TAMBÉM ALTOS ÍNDICES DE ACIDENTES NAS ESTRADAS.
APESAR DA EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE, O EXCESSO DE CARROS, ÔNIBUS E CAMINHÕES SE TRANSFORMOU EM UM PROBLEMA NOS ÚLTIMOS ANOS. AS GRANDES CIDADES POSSUEM GRANDE FLUXO DE PESSOAS CIRCULANDO TODOS OS DIAS. O TRÁFEGO POR TERRA TEM FICADO MAIS LENTO, CONFORME O NÚMERO DE CARROS AUMENTA E O TRANSPORTE COLETIVO NÃO CONSEGUE SUPRIR ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO: SÃO LOTADOS, CIRCULAM EM QUANTIDADE INSUFICIENTE, NÃO CUMPREM OS ITINERÁRIOS E SÃO MUITO MAIS LENTOS. ALÉM DISSO, CRESCERAM AS EMISSÕES DE GASES QUE CONTRIBUEM PARA O EFEITO ESTUFA, OCASIONADO PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DA POLUIÇÃO DO AR NAS CIDADES.
EXISTEM TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE TRANSPORTES:
	EM NOSSA CIDADE NOSSOS MEIOS DE TRANSPORTES SÃO:
1. OS CARROS 
1. AS MOTOS
1. AS BICICLETAS
1. OS ÔNIBUS.
1. OS AVIÕES
	CARROS E MOTOS:
SÃO UM DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS COMUM EM NOSSA CIDADE, SE SAÍMOS PARA OBSERVAR EM NOSSO PÁTIO VAMOS ENCONTRAR INÚMEROS CARROS E MOTOS.
O CENTRO DA CIDADE, SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, AINDA CONSEGUE ABSORVER BEM O FLUXO. OS PROBLEMAS ESTÃO NOS BAIRROS, JÁ QUE A ESTRUTURA NÃO COMPORTA O NÚMERO DE CARROS. INFRAÇÕES TAMBÉM SÃO FREQUENTES. NÃO É DIFÍCIL ENCONTRAR MOTORISTAS EM ALTA VELOCIDADE E SEM CINTO DE SEGURANÇA.
	BICICLETA:
AS BICICLETAS ESTÃO TOMANDO LUGAR EM NOSSA CIDADE ALÉM DE SEREM SUPER. ECONÔMICAS ELAS NOS PROPORCIONAM O BEM ESTAR DE NOSSA SAÚDE, USADA NORMALMENTE POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA IR E VIR DA ESCOLA, MERCADOS, PASSEIOS, ETC.
ALGUMAS EMPRESAS DE CHAPECÓ VÊM DISPONIBILIZANDO AOS SEUS FUNCIONÁRIOS O USO DE BICICLETAS COLETIVAS. COMO POR EXEMPLO, A ANGELLIRA É UMA EMPRESA DE RASTREAMENTO QUE DISPONIBILIZA A SEUS FUNCIONÁRIOS BICICLETA PARA QUE POSSAM SE EXERCITAR E DIMINUIR O USO DOS CARROS E MOTOS.
	ÔNIBUS:
EM NOSSA CIDADE TEMOS O TRANSPORTE COLETIVO QUE É REALIZADO PELA AUTO VIAÇÃO, HOJE SÃO EM MEDIA 20 LINHAS DE TRANSPORTE PARA OS DIVERSOS BAIRROS DE CHAPECÓ, A PASSAGEM DO ÔNIBUS CUSTA R$ 3,25. HOJE MUITAS PESSOAS USAM ESSE MEIO PARA VIR E IR DE TRABALHO E FACULDADE, ESCOLA.
TAMBÉM PODEMOS ENCONTRAR OS ÔNIBUS EM QUE VÃO PARA O MEIO RURAL DE NOSSA CIDADE, O MAIS COMUM QUE ENCONTRAMOS SÃO AQUELES QUE BUSCAM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESCOLAS, GERANDO ASSIM PARA ESSES ALUNOS MAIOR FACILIDADE NA BUSCA DO ENSINO.
	AVIÕES:
OS AVIÕES SÃO CONSIDERADOS MEIOS DE TRANSPORTE DE NOSSA CIDADE PÔR ELES NÃO CIRCULAM DE BAIRRO PARA BAIRRO DA CIDADE E SIM COM O TRANSPORTE PARA OUTRAS CIDADES, NOSSO AEROPORTO HOJE REALIZA VIAGENS PARA QUASE TODO O BRASIL, VIAGEM MAIS COMUM É A VIAGEM DE CHAPECÓ PARA FLORIANÓPOLIS E DE CHAPECÓ PARA SÃO PAULO.
PORTUGUÊS: 
	SINAIS DE PONTUAÇÃO
SE FORMOS OBSERVAR UM DIÁLOGO ENTRE PESSOAS, PERCEBEMOS QUE ELAS UTILIZAM DE GESTOS, PAUSAS PARA EXPRESAR SUAS IDEIAS.
MAS SERÁ QUE QUANDO LEMOS ESTE DIÁLOGO, DE QUE MANEIRA OS GESTOS E PAUSAS SÃO APRESENTADOS? OBSERVE:
A MENINA PERGUNTOU O QUE SUA MÃE FAZIA.
ELA RESPONDEU:
--ESTOU FAZENDO BRIGADEIRO PARA SUA FESTA DE ANIVERSÁRIO.
--NOSSA MÃE QUE LEGAL! VOU CONVIDAR TODOS OS MEUS AMIGOS PARA PARTICIPAREM!
SUA MÃE FALOU:
--FICAREI MUITO CONTENTE COM A PRESENÇA DELES!
	
NO DIÁLOGO IDENTIFIQUEMOS SINAIS DE PONTUAÇÃO VEREMOS PARA O QUE ELES SERVEM:
. PONTO FINAL: INDICA FIM DE FRASE.
EXEMPLO: MARIA ADORA IR AO CINEMA.
? PONTO DE INTEROGAÇÃO: INDICA PERGUNTA.
EXEMPLO: VOCÊ QUER PASSEAR COMIGO?
! PONTO DE EXCLAMAÇÃO: INDICA ALEGRIA, EXPANTO, IRRITAÇÃO, MEDO E TRISTEZA.
EXEMPLO: QUE DELICIA! ESSE BOLO É MARAVILHOSO!
AI, QUE TRISTEZA!
NÃO FAÇA ISSO, POR FAVOR!
: DOIS PONTOS USADOS PARA:
1. FAZER EXPLICAÇÃO SOBRE ALGO.
EXEMPLO: GOSTARIA DE FAZER ALGO DIFERENTE: VIAJAR PARA A PRAIA.
1. INDICA UMA REAÇÃO.
EXEMPLO: NO MEU COLÉGIO HÁ: QUDRA DE ESPORTES, PISCINA E SALÃO DE FESTAS.
1. INDICA FALA DE UM PERSONAGEM EM UM DIÁLOGO.
EXEMPLO: MAMÃE DISSE: FILHO TOME CUIDADO!
PLANO DE AULA 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
PROFESSORA DA TURMA: LUCELIA A. BONFANTE CONCATTOTURMA: 4º ANO
ACADÊMICA: ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 25/10/2019
CRONOGRAMA: 
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade: conversas e entrevista sobre os assuntos trabalhados. 
Conteúdo/Escrita: pontuação.
Análise linguística: pontuação e sentido do texto (emprego dos sinais: nas frases afirmativas, interrogativas e exclamativas); uso da vírgula (na escrita e na leitura).
MATEMÁTICA: 
Grandezas e medidas: geometria. (sólidos geométricos)
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade:
Desenvolver a relação entre o pensamento e palavra. Capacidade de compreensão de textos em geral interpretando-os e refletindo a cerca dos mesmos.
Desenvolver a oralidade e uso da linguagem em diferentes momentos, individual e coletivo.
Conteúdo/Escrita: 
Estabelecer condições de produção textuais levando em consideração os sinais de pontuação.
Análise linguística: 
Trabalhar com conceitos gramaticais por meio de observação, análise e comparação de aspectos linguísticos presentes em textos.
MATEMÁTICA:
Identificar e representar os sólidos geométricos.
Associar as formas com objetos do dia-a-dia.
Compreender a diferença entre os sólidos geométricos. 
METODOLOGIA: 
· 07h 45min às 08h 30min – apresentarei o tema para a turma que vamos trabalhar sobre geometria, perguntarei o que eles conhecem pelo termo geometria, após explicarei que podemos encontrar a geometria plaina e a geometria espacial.
· 08h 30min às 09h 15min – Iremos identificar as formas geométricas planas: o que são e cada uma, irei levar para os alunos impresso as formas geométricas para que possam colar no caderno e colocar seu conceito ao lado.
De tema de casa ficara 3 atividades que iremos corrigir na aula seguinte.
· 09h 15min às 10h – dando sequencia a trabalhar sobre pontuação. Iremos identificar e caracterizar sobre os pontos de reticências “três pontos”, aspas e travessão.
· 10h às 10h 15 min – Intervalo
· 10h 15min às 11h – após trabalharemos sobre a vírgula, seu conceito e quando deveremos utiliza-la, trabalharemos também sobre o ponto e vírgula aonde o identificaremos e onde podemos usar.
· 11h às 11h 45min – Educação física (acompanharei a turma)
RECURSOS METODOLÓGICOS:
Xerox;
Quadro;
Canetão;
AVALIAÇÃO: 
•	Conhecer as formas geométricas planas;
•	Demostra interesse com o assunto
•	Identifica os sinais de pontuação;
•	Reconhece a quantidade de lados das formas geométricas;
ANEXOS: 
MATEMÁTICA: 
	GEOMETRIA – FORMAS GEOMETRICAS
FORMAS GEOMETROCAS SÃO O FORMATO DAS COISAS AO NOSSO REDOR, ESTUDO DA GEOMETRIA DEDICA-SE A OBSERVAR AS FORMAS, TAMANHO E DIMENÇÃO DAS FIGURAS PRESENTE NO ESPAÇO.
	
CÍRCULO: SÃO FIGURAS PLANAS FORMADAS POR
UMA CIRCUNFERÊNCIA E POR TODOS OS PONTOS
DE SEU INTERIOR.
QUADRADO: FIGURA PLANA FORMADA POR QUATRO LADOS IGUAIS E ANGULOS DE 90°.
RETÂNGULO: FIGURA PLANA FORMADA POR QUATRO LADOS DOIS MENORES E DOIS MAIORES.
TRIÂMGULO: FIGURA PLANA FORMADA POR 3 LADOS 
PENTÁGONO: FIGURA PLANA QUE POSSUE 5 LADOS IGUAIS
HEXÁGONO: FIGURA PLANA QUE POSSUE 6 LADOS IGUAIS
TRAPÉZIO: FIGURA PLANA FORMADO POR 4 LADOS SENDO ELES DOIS IGUAL, UM MENOR E UM MAIOR 
PARALÉLOGRAMA: FIGURA PLANA FORMADA POR 4 LADOS SENDO DOIS MAIOR E DOIS MENOR, COM UMA INCLINAÇÃO.
LOSANGO: FIGURA PLANA COM 4 LADOS IGUAIS POREM DOIS ANGULOS DITERENTE
PORTUGUÊS: 
	...RETICÊNCIAS “TRÊS PONTOS”: INDICA UMA INTERUPÇÃO DE PENSAMENTO QUE E QUE HÁ CONTINUAÇÃO.
EXEMPLO: EU GOSTO DE VOCÊ, MAS...
“” ASPAS: INDICA FALA DE OUTRA PESSOA NO MEIO DO TEXTO OU UMA GÍRIA.
EXEMPLO: “AS PESSOAS SÃO COM PÁSSAROS” DIZIA UM IMPORTANTE POETA.
- TRAVESÃO: INDICA FALA DE OUTRA PESSOA OU PERSONAGEM.
EXEMPLO: LUCIA PERGUNTOU:
- POR QUE VOCÊS ESTÃO BRIGANDO?
, VÍRGULA: SEMPRE QUE QUISERMOS INDICAR UMA PEQUENA PAUSA NA LEITURA.
*PARA SEPARAR NOME PRÓPRIO DE LUGAR SEGUIDO DE DATA.
EXEMPLO: CHAPECÓ, 20 DE AGOSTO DE 2019
*PARA INDICAR MAIS DE UMA AÇÃO OU OBJETO.
EXEMPLO: FOMOS AO CINEMA, TOMAMOS SORVETE, VISITAMOS O BOSQUE E DEPOIS VOLTAMOS PARA CASA.
*SEPARAÇÕES DE EXPRESSÕES EXPLICATIVAS, CONTINUATIVAS, OU CORRETIVAS. COMO ISTO É, POR EXEMPLO, ALIÁS, ETC.
IDEIA DE CORREÇÃO: AMANHA, OU MELHOR, DEPOIS DE AMANHA, VIAJAMOS PARA A CASA DOS MEUS AVÓS.
IDEIA DE EXPLICAÇÃO: SÃO MUITAS AS UTILIDADES DA VÍRGULA, POR EXEMPLO: SEPARAR ELEMENTOS EXPRESSOS EM UMA IDEIA.
; PONTO E VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA MAIOR QUE A VÍRGULA.
EXEMPLO: DEVEMOS ESTUDAS BASTANTE; ESSA SEMANA TERÁ AVALIAÇÃO TODOS OS DIAS.
PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO: E.E.B PROFESSORA LUIZA SANTIN
PROFESSORA DA TURMA: LUCELIA A. BONFANTE CONCATTO
TURMA: 4º ANO
ACADÊMICA: ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 28/10/2019
CRONOGRAMA: 
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade: conversas e entrevista sobre os assuntos trabalhados. 
Conteúdo/Escrita: pontuação.
Análise linguística: pontuação e sentido do texto (emprego dos sinais: nas frases afirmativas, interrogativas e exclamativas); uso da vírgula (na escrita e na leitura).
MATEMÁTICA: 
Grandezas e medidas: geometria. (sólidos geométricos)
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS: 
Oralidade:
Desenvolver a relação entre o pensamento e palavra. Capacidade de compreensão de textos em geral interpretando-os e refletindo a cerca dos mesmos.
Desenvolver a oralidade e uso da linguagem em diferentes momentos, individual e coletivo.
Conteúdo/Escrita: 
Estabelecer condições de produção textuais levando em consideração os sinais de pontuação.
Análise linguística: 
Trabalhar com conceitos gramaticais por meio de observação, análise e comparação de aspectos linguísticos presentes em textos.
MATEMÁTICA:
Identificar e representar os sólidos geométricos.
Associar as formas com objetos do dia-a-dia.
Compreender a diferença entre os sólidos geométricos. 
METODOLOGIA: 
· 07h 45min às 08h 30min – relembraremos sobre os pontos que já trabalhamos e ou exemplos, após iremos fazer uma atividade aonde os alunos iram observar a cena e formar frases utilizando os sinais de pontuação.
· 08h 30min às 09h 15min – aula de leitura acompanharei a turma ate a biblioteca após levarei um lençol para colocarmos no chão da área coberta e fazermos uma roda de leitura aonde contarei a história “amizade e respeito” conversaremos sobre ela e os alunos iram expressar o que compreenderam da mesma.
· 09h 15min às 10h – libras ( acompanharei a turma)
· 10h às 10h 15 min – Intervalo
· 10h 15min às 11h – dando continuidade na aula iremos corrigir o tema da aula anterior e explanar as duvidas, logo após iremos iniciar trabalhar sobre geometria espacial, onde trabalharemos o conceito sobre o assunto e após individual cada um.
· 11h às 11h 45min – continuando a aula trabalharemos sobre esfera, cubo, cone e pirâmides. Onde os alunos receberam Xerox das formas e escreveram ao lado seu conceito
RECURSOS METODOLÓGICOS:
Xerox;
Folha A4;
Lençol;
Livros;
Quadro;
AVALIAÇÃO: 
•	Conhecer as formas geométricas espaciais;
•	Demostra interesse com o assunto;
•	Identifica quando devemos usar a pontuação em uma frase;
•	Reconhece com o que se parece cada forma geométrica;
ANEXOS: 
PORTUGUÊS: 
MATEMÁTICA:
	
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
SÃO ESTUDADAS COM BASE NA GEOMETRIA ESPACIAL, SENDO CARACTERIZADAS POR APRESENTAREM UMA FIGURA EM TRÊS DIMENSÕES (TRIDIMENSIONAL). DESTA FORMA, ATRAVÉS DA GEOMETRIA ESPACIAL É POSSÍVEL DETERMINAR O VOLUME DE OBJETOS SÓLIDOS.
CILINDRO: CONSISTE NUMA FIGURA SÓLIDA ALONGADA E ARREDONDADA QUE POSSUI O MESMO DIÂMETRO AO LONGO DE TODO O SEU COMPRIMENTO.
CONE: O CONE POSSUI UMA BASE CIRCULAR FORMADA POR SEGMENTOS DE RETA QUE TÊM UMA EXTREMIDADE NUM VÉRTICE COMUM. ESTA FIGURA GEOMÉTRICA ESPACIAL TAMBÉM POSSUI A SUA ALTURA CARACTERIZADA PELA DISTÂNCIA DO VÉRTICE DO CONE AO PLANO DA BASE.
CUBO: É UMA FORMA SÓLIDA COMPOSTA POR SEIS FACES QUADRADAS DE IGUAL TAMANHO. 
ESFERA: CONSISTE NUMA FORMA GEOMÉTRICA SÓLIDA FORMADA POR UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA FECHADA CONTÍNUA, SENDO QUE TODOS OS PONTOS POSSUEM A MESMA DISTÂNCIA A PARTIR DO SEU PONTO INTERIOR.
	
 
PIRÂMIDE : UMA PIRÂMIDE É UM CONJUNTO DE SEGMENTOS DE RETA CUJAS EXTREMIDADES SÃO TODOS OS PONTOS LIMITADOS

Continue navegando