Buscar

ESTAGIO 1 unopar

Prévia do material em texto

HENRIQUE PEREIRA DA COSTA
Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
licenciatura em educação física
	
RELATÓRIO DO estágio
Estágio Curricular em Educação Física I: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Esperantina-PIEsperantina-PI
2020
2020
HENRIQUE PEREIRA DA COSTA
RELATÓRIO DO PLANO DE TRABALHO: Estágio Curricular em Educação Física I: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Educação Física.
Esperantina-PI
2020
SUMÁRIO
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	5
2	REGIMENTO ESCOLAR	6
3	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	7
4	PLANO DE AÇÃO	8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS	9
6 REFERÊNCIAS	10
3
INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular Obrigatório de Gestão do Curso de Educação Física da UNOPAR almeja a reflexão sobre a relação entre prática e teoria, bem como as dificuldades e desafios durante esse processo, no contexto da Gestão, propicia ao estudante contato direto com a realidade educacional. Observando a gestão escolar para fundamentar um plano de ação para escola fictícia e propor o desenvolvimento da mesma, após reuniões e deliberações em conjunto com a direção e supervisão, ser formulado e implantado um projeto para sanar as dificuldades encontradas, de modo que a família e a comunidade possa ter voz ativa na escola, nos processos de desenvolvimento, contribuindo com os saberes e fazeres da instituição.
1 
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.
A Escola é sem igual e é indispensável o planejamento de todas as pessoas da comunidade escolar e local. A opinião de cada conselheiro precisa ser valorizada e o olhar dos pais é importante para a aprendizagem dos seus filhos, por meio de um estabelecimento de ensino que proporcione um ambiente favorável e com condições de permanência.
 Os professores observam a escola com a visão de quem ensina e almeja condições adequadas de trabalho para ofertar o aprendizado aos discentes, os funcionários também têm muito a contribuir com o sucesso escolar e os alunos são os usuários da escola, que são o propósito de todos estarem ali. 
Quando a direção escolar compreende a importância, compartilha de todos os momentos da escola com representantes que almejam uma escola de qualidade, onde os segmentos são representados com suas peculiaridades, mas com um objetivo em comum, que é a qualidade do aprendizado. A produtividade dos alunos tende a melhorar cada vez mais, pois eles estarão cada vez mais envolvidos com a escola. Por permitir a participação de toda a comunidade, inúmeros benefícios serão trazidos a todo o processo educacional.
A participação efetiva só ocorrerá se os docentes conhecerem realmente suas funções na escola e se forem estimulados pelo gestor. Assim, a função do diretor, na atualidade é a de gestor, que não mais direciona sozinho, mas que gerencia a escola coletivamente, com a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares. O diretor, precisa atuar como articulador do processo ensino aprendizagem, focando na qualidade educacional do alunado.
2	REGIMENTO ESCOLAR
1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? 
R: Estabelecer regras que definem a organização da escola, estabelecendo normas que deverão ser seguidas, ou seja, os direitos e deveres dos alunos e alunas. 
Dá característica para a escola, faz om que as pessoas que estão no âmbito escolar em cargos e funções possam entender quais são as suas atribuições no dia a dia, com matrizes e diretrizes direcionadas para a melhoria da aprendizagem do aluno.
2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
R: Explicitar como estão organizados os grupos na instituição, os critérios e a nomenclatura utilizados nesta organização bem como o número de crianças e educadores destinados a cada turma, a estrutura básica da escola, quantidade de salas, quais cursos a escola oferta, quais os segmentos de ensino, organização, funcionamento, composição e atribuições (calendário escola, horário de funcionamento, período de férias). Como ocorre a avaliação, matrícula, transferência e cancelamento (período e condições em que ocorrem). Fins e objetivos da instituição, que geralmente são os mesmos da legislação. Princípios de convivência devem ser pautados em uma gestão de participação ativa de professores, comunidade, alunos, pais, de forma democrática, que resulte em um ensino de qualidade.
10
3	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
1. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.
R: Planejamento escolar, analisar o desempenho dos educadores, cuidar da qualidade do ensino, administrar, cuidar das finanças da escola, prestar contas a comunidade, manter a escola limpa e organizada, conhecer a legislação e as normas da secretaria de educação para reivindicar ações junto a esse órgão, gerenciar e articular o trabalho de todos os colaboradores da escola. Deve promover a democracia dentro do ambiente escolar, estimular os pais a estarem sempre presentes dentro da escola.
2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.
R: Saber orientar, motivar e ouvir os docentes. Deve prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável. Estimular os docentes, pois quanto mais estimulados, serão mais produtivos. A parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola, que é a aprendizagem dos alunos. Atender os alunos e docentes, de forma respeitosa. Compreendendo suas necessidades e buscando soluções para qualquer obstáculo.
4	PLANO DE AÇÃO
	Descrição da situação-problema
	-Dificuldade de aprendizagem;
-Demora no processo de avaliação;
–Evasão escolar;
 -Pais que não acompanham a vida escolar de seus filhos.
	Proposta de solução
	-Propiciar trocas de informações com professores anteriores;
 -Acompanhamento dos professores durante a aula;
-Reuniões com os pais abordando a importância da participação diária dos alunos durante o ano letivo. 
	Objetivos do plano de ação
	-Reaproximar as famílias das questões pertinentes a nossa escola; - Melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
	Abordagem teórico-metodológica
	Análise feita a partir da Gestão Participativa Democrática e Gestão Pedagógica.
	Recursos
	Recursos existentes na escola. 
	Considerações finais
	Buscamos diferentes maneiras de conseguir a participação ativa dos pais e demais membros da comunidade escolar no cotidiano da instituição, através das reuniões. O que vai contribuir na melhoria do aprendizado, ajudar a entender a necessidade de cada aluno. Através de planejamento com os docentes, buscar a resolução dos obstáculos encontrados em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tratamos sobre como a escola é regida, das normas que prevalecem em seu funcionamento e convívio entre diretor, docentes e alunos. Em seguida, sobre a atuação diretiva, na execução de suas funções frente à escola, mantendo a equipe que compõe o âmbito escola sempre motivado no foco principal de toda instituição de ensino, que é a qualidade do aprendizado. A elaboração de um plano de ação fictício, que foi desenvolvido com o objetivo de aproximar os pais da escola, eximir a evasão escolar e a dificuldade na aprendizagem, dando espaço de fala para todos. Entendendo assim, as necessidades do aluno e isso irá se concretizar com o envolvimento da família e a escola.
REFERÊNCIAS
BERNADO, Elisangela da Silva; BORDE, Amanda Moreira; CERQUEIRA, Leonardo Meirelles. Gestão e democratização da escola: Desafios e possibilidades de uma construção coletiva. RPGE-Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22, n. esp. 1, p. 31-48, Mar. 2018.

Continue navegando