Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - pos (2)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
MBA DE GESTÃO DE PESSOAS
NOME DA DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA
TUTOR(A): RODRIGO BARBOSA OLIVEIRA E SILVA
ALUNO(A): WALMIR MARTINS COUTO JUNIOR
MATRÍCULA: 01050643
Olá, Alun@!
Seja bem-vindo! Vamos exercitar o conteúdo que foi abordado até o momento?
Ao longo da disciplina tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a gestão de carreira, sua evolução, conceitos e tantos outros aspectos. Vimos também que a área de gestão de carreira envolve a empresa e seus colaboradores. Dessa forma, as gerações comportamentais sofrem impactos dessa heterogeneidade na força de trabalho quando essa diversidade de gerações convive, diariamente, no ambiente corporativo.
A partir desse contexto, escolha um fato observado por você onde essa heterogeneidade de gerações e seus comportamentos demonstram os desafios e/ou possibilidades de superação impostas pelas diferentes gerações no ambiente de trabalho.
 As mudanças nas organizações influenciadas pela globalização tem contribuição efetiva de pessoas de diferentes gerações que compõem as empresas.
 A colaboração e a contribuição de cada geração favorecem para a sustentabilidade e a rentabilidade das organizações, empregando seus conhecimentos adquiridos em cada época a qual cada indivíduo representa. Os Baby Boomers que representa os nascidos entre 1950 e 1960, com um característica de forte mobilização entre os jovens, ideais de liberdade e com formação baseada pela comunicação da televisão, com o histórico a ocupação de posições significativas nas empresas. A geração posterior e definida como X nascidos entre 1960 e 1970 tinha como característica a imprevisibilidade do futuro e acompanharam o surgimento de celulares, computadores e internet. A geração Y dos nascidos entre 1980 e 1990 já tiveram a companhia de redes sociais, computadores o digital no lugar do papel, a busca incessante por tecnologias, uma forte característica é sentir-se desafiado com as mudanças do mercado de trabalho.
 Posteriormente entre os anos de 1995 e 2010 surgiu à geração Z, com forte característica de empreendedorismo e versatilidade dos horários eles já nasceram inseridos nas tecnologias, essa geração tem uma percepção diferente do mundo associando a vida real ao virtual, com conexão direta com os aparelhos eletrônicos. Por fim a geração ALPHA, nascidos após 2010 divergem das demais gerações, já nasceram com os novos estímulos para solucionar os problemas, pois são mais próximas e sensíveis as tecnologias.
O desafio é saber absolver de cada geração as potencialidades e seus pontos fortes, a experiência das gerações anteriores colabora com as chegam recente ao mundo empresarial e é essa junção de gerações que permite superar os desafios do mundo moderno. 
 
REFERÊNCIAS 
GOMES, Cristina – Diferentes gerações e uma liderança: aproveitando os novos desafios. 
https://asasdh.com.br/blog/diferentes-geracoes-e-uma-lideranca-aproveitando-os-novos-
desafios/ - Site acessado – 29/08/20.
ZAMPROGNA, Luana – O comportamento das gerações baby boomers, x e y e o reflexo na gestão de pessoas da empresa.
https://administradores.com.br/artigos/o-comportamento-das-geracoes-baby-boomers-x-e-y-e-o-reflexo-na-gestao-de-pessoas-da-empresa – Site acessado - 29/08/20. 
CASAROTTO, Camila – Dossiê das gerações: o que são as gerações Millennials, GenZ, Alpha e como sua marca pode alcançá-las.
https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/ – Site acessado – 29/08/20.

Continue navegando