Buscar

Epidemiologia e a Bioestatística

Prévia do material em texto

· Primeiro pesquise um caso de epidemia que tenha ocorrido recentemente em algum lugar do mundo e descreva, com suas palavras, a data e o local de ocorrência e quais foram as possíveis causas desta de acordo com os órgãos de saúde pública. Como a Epidemiologia e a Bioestatística poderiam/podem evitar que novas epidemias surjam?
· Segundo, escreva a importância das vacinas no controle das epidemias e por que, em sua opinião, as taxas de vacinação vêm diminuindo no Brasil?
No momento estamos vivenciando um período crítico causado por uma epidemia de esfera mundial. O nome que se deu a esta doença é COVID-19, através de várias pesquisas realizadas por órgãos de saúde pública, foi identificado que os primeiros casos de CORONAVIRUS originaram-se no mercado de frutos do mar, na cidade de Wuhan, na China. As primeiras ocorrências foram relatadas em dezembro de 2019.
 A epidemiologia estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas. Então podemos dizer que sua função é propor medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação das doenças. Ela também pode trabalhar fornecendo indicadores que servem de suporte ao planejamento, administração e avaliação de ações da saúde. A bioestatística é o estudo aplicado da Estatística nas áreas da Biologia e da Medicina. Contudo, podemos dizer que seu objetivo é determinar se o fato ocorre de uma suspeita de um evento clínico específico ou a uma determina patologia com evidência científica.
A vacinação é essencial não só para o controle, mas também para a prevenção de diversas doenças epidemiológicas. Na minha concepção as taxas de vacinação no Brasil vêm diminuindo sim devido à falta de informação, conscientização e investimento por parte do governo.

Continue navegando

Outros materiais