Buscar

projeto de ensino : uso da midias nas aulas de língua portuguesa

Prévia do material em texto

5
 (
Nadja 
Janayara
 
da Silva 
) (
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
) (
O ensino da g
ramática
 com o hino nacional: Uma 
proposta para o 6
° ano
) (
Arapiraca
201
9
)
 (
Nadja Janayara da Silva 
)
 (
O ensino da gramática com o hino nacional: Uma 
proposta para o 6
° ano
)
 (
Projetode Ensino 
apresentado à Unopar, como requisito parcial 
à conclusão
 do Curso d
e
 Letras.
Docente supervisor
: 
)
 (
Arapiraca
201
9
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1	TEMA DO PROJETO	3
2	JUSTIFICATIVA	3
3	SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA	4
4	OBJETIVOS	4
5	PROBLEMATIZAÇÃO	4
6	CONTEÚDOS CURRICULARES	4
7	O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)	5
8	TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO	5
9	RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS	5
10	AVALIAÇÃO	5
CONSIDERAÇÕES FINAIS	6
REFERÊNCIAS	7
** Após concluir o seu projeto, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao projeto, seguindo à risca as orientações do Manual de Orientações para Elaboração do Projeto de Ensino em Letras. **
INTRODUÇÃO
Sabe-se que há muito tempo vem sendo discutido sobre a importância do ensino da gramática na escola, tendo em vista para alguns que não há necessidade de se ensinar as estruturas formais de uma língua para quem desde cedo já a domina, se tratando de língua materna, sem falar no desinteresse do público no que se refere a aprendizagem da língua como em sua forma descritiva ou seja gramatical, sendo perceptível a deficiência na escrita mesmo em uma sociedade contemporânea, onde o melhor ingresso que temos para o mercado de trabalho são concursos, onde exige-se muito dos concorrentes um vasto conhecimento de gramática.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano e em fortalecer as habilidades necessárias para sua vida profissional futura, para isso é necessário que o professor adote em sua prática diária, métodos inovadores, que proporcionem aos seus alunos muito mais que entendimento de regras aplicáveis em sua escrita, mas um conhecimento amplo de linguagem que o leve ao êxito.
São notórias as dificuldades que o docente enfrenta em sua trajetória, mas cabe ele transformar essas dificuldades em uma experiência de aprendizagem, procurando rever os pontos negativos e positivos, sondando e intervindo quando necessário; saindo da aplicabilidade do que é rotineiro e indo a busca de resultados vultosos.
Nossa proposta é trabalhar a gramática utilizando o hino nacional para a turma de 7° ano do ensino fundamental em uma atividade diferenciada para que chame atenção ao mesmo tempo em que traga resultados.
TEMA DO PROJETO
O projeto: O ensino da gramática com o hino nacional: Uma proposta para o 6° ano foi idealizado pensando nas dificuldades que atualmente enfrentamos em sala, alunos que chegam ao 6° ano sem muitas habilidades na escrita e segue assim nos anos posteriores.
Escolher um tema como gramática é envolver muita complexidade, pois bem sabemos que tantas regras fazem muitas vezes até o próprio professor ter que se reciclar a cada dia quanto ao estudo dessa área, o que é notório que como docentes precisamos estar aptos e sem dúvidas, preparados para quais quer questionamento do aluno em sala.
Entendendo que preparamos indivíduos para vida, precisamos nos ater aquilo que lhe preparara para ter sucesso, e isso implica se dar bem em provas de universidades, concursos entre outras portas para ter êxito na vida. 
Por isso pensamos esse projeto, nossa atenção é de fato chamar atenção e poder fazer uma reflexão sobre a linguagem utilizada nesse meio e o quanto eles podem aprender com tudo isso.
JUSTIFICATIVA
De acordo com Possenti (2004, p.63), “a noção de gramática é controvertida: nem todos os que se dedicam ao estudo desse aspecto das línguas a definem da mesma maneira.”. Isso significa que nem todos os estudiosos da “norma” conseguem definir o conceito de gramática, porém para Possenti (idem) “gramática é o conjunto de regras”.
A gramática, quando considerada um conjunto de regras, é a determinação do uso de normas as quais são essenciais para o perfeito uso da língua materna.
Parafraseando Houaiss (2004), a gramática é o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada.
Atualmente com o uso das redes sociais de comunicação virtual os jovens tendem a usar muito abreviações, isso porque aparentemente é mais fácil, porem o resultado disso é a dificuldade de escrever e entender o que envolve a língua.
 Segundo a fala de Willian R. Cereja, é de suma importância o ensino de gramática, levando em conta os métodos de ensino para essa área, sendo citado o método lúdico e dinâmico. Afirma que não há necessidade de descomedimento nas especificidades da gramática descritiva, reflete acerca do ensino nos dias atuais, sendo uma perspectiva textual e discursiva é possível ir com o ensino mais além, como prática sociais, mostrando as diversas maneiras de relacionamento fazendo com que o discente construa o sentido da palavra entendendo que não é único, podendo ter variação segundo a situação. Aponta que a escola tem o dever de ensinar a gramática para que o aluno tenha domínio sobre a norma- padrão, pois são relevantes para utilização do indivíduo nas mais diferentes situações sociais das quais ele participará.
 Segundo Elenice de Campos, especialista no ensino de Língua Portuguesa, a questão sempre levantada é ensinar ou não gramática e como fazê-lo, Segundo estudos há bastante preocupação do professor que por seus insucessos em sala de aula tem por desejo tornar suas aulas significativas, até como desenvolver estratégias de Ensino-Aprendizagem que de fato produzam conhecimento lingüístico, de maneira a mudar o conceito de que portuguesa é uma matéria difícil e monótona, há também uma inquietação quanto a não cair na tradição da gramática puramente normativa.
 Destacamos aqui três tipos de gramática: Linguagem como expressão de pensamento. (Saussure)
 Tal concepção preconiza que a expressão se dá inicialmente no interior da mente dos indivíduos e a exteriorização dependerá da capacidade do homem organizar a lógica do pensamento. Ou seja, o que importa é expressar as ideias, aquela que aponta: é certo falar assim? Está errado dessa forma?, esta é a gramática normativa.
 Gramática na visão integracionista é ligada a concepção de linguagem enquanto instrumento de comunicação ou expressão de pensamento por meios de atividades que contempla o ensino dos aspectos-morfológicos, sintáticos, lexicais, semânticos de forma mecânica e passiva, são regras que por sua complexidade fazem com que o aluno caia no famoso ‘’ decoreba’’, e isso passou por tempos a imagem de que o Português é uma matéria impertinente. Linguagem como forma de interação- é definida como processo de interação onde o indivíduo atua, age por meio da linguagem não só para exteriorizar o pensamento, mas por ser agente de interação comunicativa, anda presente o ensino tradicional da gramática.
 Linguagem como instrumento de comunicação- nessa área a língua passa a ser vista como código, um conjunto de signos com regras e tem o papel de transmitir uma mensagem ou um emissor a um receptor. A concepção se dá por meio do falante e do ouvinte- aqui a gramática descrita
Diante desses conceitos percebemos que precisamos tomar uma posição quanto a linha que desejamos seguir, se adotamos o tradicional ou inovamos para um método que traga mais resultado.
 Até hoje nos deparamos com uma realidade de professores que ainda querem viver uma experiência tradicional, não que essa experiência não seja válida, todavia há métodos muito eficazes que vem se desenvolvendo ao longo dos anos, onde se obtémresultados significativos.
 Tendo em vista que vivemos em mundo onde tudo é questionável, a posição dos alunos é assim a maneira que todos deveríamos agir como seres críticos que somos; refletir e questionar nos leva a um desenvolvimento de entendimento de mundo. Fazer relação entre os conteúdos e ensinar a gramática através de textos, desenvolve várias habilidades, dentro da percepção de leitura, interpretação e escrita; ambos podem ser trabalhados juntos haja vista que façamos ligação e saibamos o método certo, evitando o baralhamento na mente dos discentes. Se levarmos em consideração as metodologias inovadoras a se aplicar como aulas lúdicas, interativas, associando os conteúdos a realidade mais próxima do discente, não só a gramática mas quaisquer conteúdo, perceberemos que os resultados serão significativos, pois o ser humano é movido por estímulos, quando pois o que lhe é apresentado faz sentido e de alguma forma o acrescenta.
 Bem sabemos que a realidade da sala de aula nos dias de hoje, não são das melhores, nos deparamos com uma juventude que visa o futuro, em sua grande maioria focam-se nos atributos que a tecnologia vem apresentando. Trata-se de uma geração que pouco se incomoda com a escrita, perceptível nos diálogos que nos deparamos nas redes sociais. Conhecendo esse fato, de que maneira podemos atrair esses jovens para aprender a Língua e suas especificidades?
 Hoje com ajuda da mesma tecnologia da qual fazem o mau uso, podemos extrair muitas informações que nos acrescentará, trocar experiências com outros profissionais, ou até mesmo usar como ferramenta em sala de aula, o importante é buscarmos os melhores meios para transmitir os conteúdos oferecidos pela matriz curricular e desenvolver as habilidades que se fazem necessárias de acordo a faixa etária atribuída.
 Constatamos que a gramática foi e sempre continuará sendo um suporte valioso no meio da linguagem, quanto a realidade daqueles que buscam mais entendimento e crescimento em alguma área, todavia que não nos limitemos a empregar viciosamente e voltar ao tradicional, assim desestimulando nossos alunos.
 Devemos inovar, usar o lúdico, desafiar, propor interação em grupo; é possível sim proporcionar aulas agradáveis, trabalhar a leitura, a escrita e a interpretação, isso requer muito esforço e muita dedicação mas nos levará a resultados notáveis.
SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA
	O projeto será destinado aos alunos do 9º ano do Ensino de Educação Básica do Fundamental.
OBJETIVOS
· Promover reflexVariaçãolingüística
· Identificar os elementos da narrativa;
· Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
PROBLEMATIZAÇÃO
	
A língua portuguesa é um dilema para muitos alunos, onde o fator primordial para todos os docentes que á ensina é desenvolver em seus alunos o gosto e o prazer em ler e escrever, trazendo com esses conteúdos chave outras competências importantíssimas como a interpretação, variações linguísticas, concordância verbal e nominal, coesão e coerência fatores que a muita tempo é falta de sono de tantos profissionais.
A realidade em muitas salas de aulas hoje em dia, são alunos que chegam ao 6º ano que ainda estão no processo de alfabetização, alunos que conclui o 9º ano do Ensino Fundamental não consegui realizar uma boa interpretação e ao chegar no Ensino Médio precisando desenvolver a habilidade em produção textual.
Esse projeto ele vem para alavancar o animo e gosto desses alunos muitas vezes desmotivados, a práticas primordiais para a formação do individuo. E o que se busca com essa ideia é inovar as praticas educacionais ao passar os conteúdos que compõem a grade curricular desse alunado. Ensinar de forma objetiva mesclando o real com o fictício é a carta na manga desse projeto, uma vez que o mesmo integre o aprender ao lazer que é sem dúvida a forma mais gostosa de adquirir conhecimento.
Mostrar que os grandes atores que interpretam bons papéis, só é possível por causa de uma boa ideia gerada por uma mente brilhante de autores, em especial quando se tratam de brasileiros valorizando o que é nosso. 
A curiosidade é uma das chaves que movimenta muitos componentes dessa clientela, da mesma forma que ao assistir um filme, seriado ou novela e acaba o bloco ficam ansiosos e curiosos para ver o próximo desfecho, poderá ser feito isso usando, por exemplo, obras que chegaram as telonas usando ambas as ferramentas metodológicas como livro impresso e o filme retratando a mesma, propondo que parte seja vista e estudada por meio do processo audiovisual e outra da leitura da obra, o que não deixaria de incentivar o hábito de ler e em especial obras literárias.
Buscar o interesse desses jovens alunos é uma busca incessável dos professores, em especial os docentes de língua portuguesa. 
CONTEÚDOS CURRICULARES
	
O projeto se norteará diante dos seguintes conteúdos curriculares:
Gêneros textuais;
Variações Linguísticas;
Linguagem formal e informal;
Fonema;
Morfologia;
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)
O projeto será trabalhado diariamente nas turmas visando os conteúdos expostos logo acima. Inicialmente será apresentado as varias formas do gênero textual, apresentando por meio de slides os mesmos e suas características. Nesse momento será destacado os audiovisuais como telenovelas e filmes, apresentar a quantidade de profissionais envolvidos e a função que cada um deles desempenha.
Irá ser apresentado como fonte de estudo a novela senhora do destino, onde será estudado as variações linguísticas e estudo de fonemas trocados ou substituídos em algumas falas. O assunto será explanado e logo após, será mostrada cenas da novela para evidenciar as marcas linguísticas de alguns personagens da trama com interpretação escrita e socialização.
Na segunda parte do projeto será trabalhado com livros, obras nacionais e filmes elaborados a partir das mesmas. A proposta é fazer aflorar nos alunos o gosto pela leitura, mostrando cenas do filme para extinga-los a conhecer toda a obra fazendo-os ler livros de diferentes títulos, atividade essa que se dará em grupos que se reuniram para ler e conhecer todo o livro. As equipes apresentaram os livros estudados, e logo após será proposta uma produção individual onde eles serão os autores, e mudarão o final da história de acordo com sua criatividade trabalhando a escrita e os aspectos linguísticos utilizados pelos alunos. Na aula seguinte os alunos apresentarão suas versões individuais.
Por fim para se trabalhar a linguagem formal e informal será dramatizado cenas do seriado Chaves, do filme Lisbela e o prisioneiro, da novela Malhação e de um livro estudado pegando cenas do filme, para fechar com chave de ouro.
TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto durará um tempo de 10-horas/aula em cada turma trabalhada o mesmo.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Humanos:
Professores;
Alunos;
Materiais:
Textos;
Pesquisas;
Filmes;
Uso do Datashow;
Caneta;
Caderno/realização de produção;
Quadro/branco;
Material de ornamentação para as dramatizações de conclusão do projeto com trechos de obras, filmes e novelas.
AVALIAÇÃO
	Dar-se-á individualmente e coletivamente com a participação dos alunos nos debates, interpretações, produções e atividades propostas dentro e fora da sala de aula, visando boa realização e conclusão do projeto e é claro apoderando-se de novos conhecimentos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que diante de uma era de conectividade onde existem várias redes sociais e aplicativos que nos permitem interação, e meios de comunicação que nos permitem um leque de possibilidades á se trabalhar, há muitos pontos positivos nisso, porem há também os negativos e são eles que viraram barreiras para o discente avançar, pois com tantos recursos eles acabam dispersos para estarem ligados ao novo, e aos desafios que lhes são lançados como estratégias para chamar atenção.
Diante dissoo professor deve rever suas práticas e começar a utilizar todos os recursos que então aí como instrumentos, devemos ser de fato um mediador entre o aluno e o conhecimento e não ‘’aquela’’ maquina de reprodução.
Refletimos, analisamos e entendemos o quanto nossa responsabilidade quanto mediadores do conhecimento entre o aluno e o mundo que o cerca é grande, podemos constatar que cada vez mais a tecnologia vem avançando e trazendo milhões de possibilidades de interação e aprendizagem.
Entendemos que os desafios sempre aparecem, todavia devemos superar nossas próprias expectativas e avançar, perpassando tanto sabedoria quanto formando críticos sejam eles leitores, escritores, futuros profissionais de qualquer área que seja escolhida, nosso papel é guiar da melhor forma.
Há diversas maneiras de interação, e o ser humano nunca esta satisfeito, ele procura sempre mais, por isso em nossa proposta colocamos sempre a reflexão, o debate e a ação, pois são base para um desenvolvimento com perspectiva de mudança.
REFERÊNCIAS
Apresentar as referências citadas nos textos construídos para o projeto. Citar apenas as referências utilizadas, seguindo, por exemplo, o modelo a seguir: ** Apague essas informações após incluir o seu texto **
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.

Mais conteúdos dessa disciplina