Buscar

AD2 NOTA 10 Psicologia 2020 2 CEDERJ UNIRIO

Prévia do material em texto

Maria da Conceição Silva
 20216080072 Volta Redonda
AD2 - 2020.2 
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Coordenação: Prof.ª FÁTIMA SCAFFO
Prezado(a) aluno(a), leia atentamente as instruções abaixo:
 
· Procure desenvolver respostas claras que demonstrem seu conhecimento sobre as questões sem cópia do material didático ou de sites que contenham questões semelhantes.
· Caso use algum trecho, o coloque entre aspas ou ao final da citação, coloque entre parênteses nome do autor e ano da publicação.
· Respostas com plágio não receberão pontuação.
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras.
· Salve sua avaliação como WORD ou PDF para postar na plataforma.
Ótimo desempenho!
Questão 1 (Aula 10) – (vale 3,0)Disserte sobre a formação de identidade, 
Segundo Erikson considerando Suas três dimensões.
R: Segundo Erikson, a formação da identidade é um processo de reflexão e observação, na maior parte feita de maneira inconsciente. Esse processo ocorre em todos os s níveis do funcionamento mental, onde o indivíduo julga a si próprio com base no julgamento dos outros, se comparando aos de mais. Erikson afirma que a identidade é composta por três dimensões: Universal é geneticamente de terminada, constituída de um conjunto de impulsos e pulsões, que faz com que os seres humanos se assemelhem em sentimentos e motivações básicas. Individual caracteriza traços particulares do temperamento de cada ser. Social que marca o nosso pertencimento a um grupo, engloba as características que nos assemelham aos nossos pares sociais e culturais. 
Questão 2 (Aula 10) – (vale 2,0) Baseando-se na teoria de Erikson apresente 
relação entre conflito de identidade versus confusão de identidade.
R: 5.a idade Identidade versus Difusão ou Confusão (12-18 anos) A construção da identidade é a fundamental neste estádio. A identidade constrói-se através da experimentação de vários papéis possíveis, o que vai permitir ao adolescente reconhecer-se como pessoa única e distinta de todos os outros. Se não consegue definir os papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis. Integra coerentemente diferentes papéis e identidades. É neste estádio que se vive a experiência da moratória psicossocial, que consiste no período de espera e de experimentação de vários papéis. É um período de pausa e procura de papéis de adulto que melhor se adequam a si próprio. Questionamento: Quem sou eu? Formação de uma identidade pessoal; reconhecimento de papéis a seguir. A possibilidade negativa da solução desta crise implica que o adolescente se sinta isolado, vazio, ansioso e indeciso, vivenciando sentimentos de confusão/difusão de quem ainda não descobriu a si próprio e não sabe o que pretende, tendo dificuldade em fazer escolhas e tomar decisões.
Questão 3 (Aula 11) – (vale 3,0)Denominada Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, embora tenha privilegiado os aspectos genéticos e, portanto, biológicos, foi considerada interacionista. A epistemologia em Piaget relaciona-se mais à teoria do conhecimento. Suas questões básicas são, portanto, a construção do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência, organizando o desenvolvimento infantil em uma série de estágios sequenciais. Tudo é construído paulatinamente. Considerando as afirmações acima esclareça como ocorre o desenvolvimento humano para a teoria de Piaget.
R: Segundo Piaget para que o desenvolvimento humano ocorra existem 2 elementos básicos: os fatores Invariáveis e variáveis. Os fatores invariantes ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas sensoriais e neurológicas que permanecem ao longo da sua vida. São essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais. O indivíduo carrega duas marcas inatas tendência natural à organização e à adaptação. Os fatores variantes: sendo um elemento que se transforma no processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda. Sendo assim a inteligência não é herdada, mas sim que ela é construída no processo interativo o entre o homem e o meio ambiente físico e social em que ele estiver inserido. Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no de correr das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles: No primeiro estágio, compreendendo nascimento até os 2 anos de idade , o da inteligência sensório motora, que vai do nascimento aos 2 anos de vida, o pensamento é expresso em ato, em ação. No segundo estágio, que compreende o período dos 2 aos 6 anos de idade , o da inteligência representativa ou pré - operatório, a criança já substitui um objeto por uma representação simbólica do mesmo. Isso ocorre em crianças entre 2 e 6 anos de idade . No terceiro estágio, o das operações concretas, que compreende o período dos 7 aos 11 anos, a criança sofre uma mudança qualitativa: ela pode substituir as relações reais por ações virtuais, ou seja, a ação pode se dar apenas de forma interiorizada. O pensamento, que antes se originava somente na ação real e efetiva, no contato com as coisas, torna se um pensamento cuja origem está no interior, mas que não perderá sua qualidade de ser, ainda, uma ação. Ela necessita da presença concreta dos objetos para poder raciocinar. No quarto estágio, o das operações formais, que compreende do período dos 11 aos 14 anos, a criança consegue desprender-se dos dados imediatos; seu raciocínio pode basear -s e em abstrações, e não mais apenas em dados da realidade; essa abstração é que lhe permitirá avaliar hipóteses sobre diversas possibilidades.
Questão 4 (Aula 12) - (vale 2,0) Nesta aula você vai encontrar importantes informações sobre alguns autores conceberam a aprendizagem. Descreva 4 dos fatores pedagógicos considerados por Melchior (2001) como importantes para a aprendizagem.
R: A aprendizagem é afetada por fatores de diversas naturezas: físicos, ambientais, cognitivos, afetivos, culturais e socioeconômicos, e está sustentada por três instâncias: família, escola e o próprio aluno, que se complementam. No âmbito pedagógico, podemos destacar as influências do professor, da relação entre os alunos, dos métodos de ensino e do ambiente escolar. 
• Presença de liderança do professor – o professor precisa adequar seu estilo de liderança ao grupo, às necessidades do momento e aos objetivos propostos.
• Apoio e participação dos pais – é fundamental a união do governo, da escola e da família na busca de alternativas para a minimização dos fatores que afetam negativamente a aprendizagem.
• Acompanhamento e avaliação do aluno – fatores que, associados à avaliação, são decisivos no sucesso escolar.
• O papel do professor – além de ser fundamental na aprendizagem, deve sofrer questionamento contínuo e reflexivo.

Continue navegando