Buscar

Atividade - paragrafação Rafaela, Venina e Suellen

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nomes: Rafaela, Venina e Suellen
 Curso: Educação Física- Licenciatura
 6° Período
ATIVIDADE - PARAGRAFAÇÃO
ATIVIDADE 1
Leia os dois blocos abaixo, A e B: o primeiro, com possíveis frases-núcleo; o segundo com o desenvolvimento de dois parágrafos. Selecione uma frase-núcleo como abertura para cada um dos parágrafos, de modo que o sentido deles seja completado com coerência. 
Bloco A – Possíveis frases-núcleo 
· A Organização das Nações Unidas prevê que, nos próximos 25 anos, o acesso à água pode ser a principal causa enfrentamentos a guerras na áfrica.
· Todos sabem que as cidades do estado de São Paulo têm água em abundância.
· A Tendência durou mais de um século – entre 1870 e 1990 a população da cidade de São Paulo não parou de crescer.
· Desde sua fundação, São Paulo nunca parou de crescer, acabando por tonar-se uma cidade complexa em sua multiplicidade de recursos e de problemas.
· O crescimento incessante de São Paulo – tanto no plano estadual quanto no municipal – foi muito ordenado em todos os aspectos, inclusive naquele referente ao abastecimento de água 
Bloco B – Parágrafos a serem completados com uma frase-núcleo selecionada entre as opções do Bloco A:
· Mas nem no futuro, nem tão longe de nós, já existe um conflito em curso pela mesma razão. A Grande São Paulo e a região metropolitana de Campinas dependem da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba-Capivari-Jundiaí. Se continuar no ritmo do consumo atual, daqui a poucos anos, uma das duas cidades terá de ceder. 
 Escobar, Herton. “Uma guarapiranga por dia”, em O estado de S. Paulo. 
 São Paulo: 17 ago.2008. Megacidades, p 83.
Resposta:´´Todos sabem que as cidades do estado de São Paulo têm água em abundância.´´
· Mas, há uns 18 anos, o movimento se reverteu. Nos últimos sete anos, a capital registrou crescimento anual de 0.4% E, na ultima década, 53 dos 96 distritos paulistanos perderam o equivalente a uma Londrina, que tem 460 mil habitantes. 
 Marchi, Carlos “Em declinio. Nascimentos e migrações diminuíram na região central” em 
 O Estado de S. Paulo. São Paulo: 19 ago2008. Megacidades, p.66.
Resposta: ´´A Tendência durou mais de um século – entre 1870 e 1990 a população da cidade de São Paulo não parou de crescer.´´
ATIVIDADE 2
Leia as frases-núcleo do Bloco 1, numeradas da I a III. Em seguida, examine os parágrafos do Bloco 2, nomeados de A a C. Depois, identifique a correspondência entre os dois blocos e redija três parágrafos – um para cada par – unindo as informações dos itens correspondentes.
Bloco 1 
· Em Grande sertão: veredas, um velho Riobaldo recupera, em um longo depoimento, o fio da vida.
· O balé da Cidade de São Paulo viaja em setembro para a Europa.
· Na história da arte, a palavra “gênio” se aplica a pouquíssimos criadores.
Bloco 2
· Da Vinci, Michelangelo, Picasso e alguns outros. Dentro desse time, existe um grupo ainda mais seleto. São os que somam à palavra “gênio” uma outra. “visionário”. Os gênios visionários influenciam gerações posteriores e, assim, definem toda uma era.
 Bravo, São Paulo: jul.2008, p.38.
 
· Na obra-prima de Guimarães Rosa, é a memória que organiza o mundo – são as miudezas da vida que desvendam o universo, são as “veredas” que abrem o caminho do “grande sertão”. Como se espelhassem essa travessia, os detalhes da vida de seu criador, além das anotações esparsas que ele deixou em vida, vêm sendo usados para desvendar a trajetória e a obra de um gênio brasileiro. 
 Bravo, São Paulo: jul.2008, p.58.
 
· Primeira parada? Barcelona. Mostram ali a coreografia que catalão Cayetano Soto desenvolveu especialmente para eles. Aquela dos 50 quilos de canela em pó no palco, por apresentação.
 Racy, Sonia. “Direito da fonte”, em O Estado de S. Paulo. São Paulo: 20jul.2008, p. d12.
Respostas:
I – B;
 Na obra-prima de Guimarães Rosa, é a memória que organiza o mundo – são as miudezas da vida que desvendam o universo, são as “veredas” que abrem o caminho do “grande sertão”. Em Grande sertão: veredas, um velho Riobaldo recupera, em um longo depoimento, o fio da vida. Como se espelhassem essa travessia, os detalhes da vida de seu criador, além das anotações esparsas que ele deixou em vida, vêm sendo usados para desvendar a trajetória e a obra de um gênio brasileiro.
II – C; 
 O balé da Cidade de São Paulo viaja em setembro para a Europa. Primeira parada? Barcelona. Mostram ali a coreografia que catalão Cayetano Soto desenvolveu especialmente para eles. Aquela dos 50 quilos de canela em pó no palco, por apresentação.
III – A; 
 Da Vinci, Michelangelo, Picasso e alguns outros. Dentro desse time, existe um grupo ainda mais seleto. São os que somam à palavra “gênio” uma outra.“visionário”. Na história da arte, a palavra “gênio” se aplica a pouquíssimos criadores. Os gênios visionários influenciam gerações posteriores e, assim, definem toda uma era.
ATIVIDADE 3
Identifique se os parágrafos a seguir são predominante narrativos, descritivos ou dissertativos. Justifique sua reposta.
· A mansão de Carybé, em Boa Vista de Brotas, mais parece um museu, tal a natureza e a categoria do que nela se encontra à mostra. Basta lembrar o retábulo espanhol, seiscentista, que ocupa toda uma parede da sala de visitas, Conserva praticamente intactas as doze pinturas originais [...].
 Amado, Jorge. O sumiço da santa. Rio de Janeiro: Record, 1922, p.108
Resposta: Descritivo
· [ A peça] Roda Viva [de Chico Buarque] foi um sucesso de público e, num primeiro momento, isso parecia provar que José Celso [ diretor do espetáculo] não só encontrara a forma de conscientizar pelo choque [...], como descobrira comercialmente o filão masoquista do público [...] O espectador gostava de apanhar e estava disposto a pagar por isso. José Celso dava a formula: “É preciso provocar o espectador, chamá-lo de burro, recalcado e reacionário”.
 Ventura, Zuenir. 1968 – O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p.93.
Resposta: Narrativo
· Vale lembrar que a importância maior da obra de Antonio Candido é que ele entende a literatura como a “arma” com a qual defende a dignidade humana. (Olgária Matos).
 Depoimento de Olegária Matos, em O Estado de S. Paulo. São Paulo: 20 jul.2008, p. D8
Resposta:Dissertativo
· Há entre os passageiros um velhinho estranho – seco, míope, bastante surdo, vestindo sempre de manhã à noite, quer chova que faça sol, o mesmo terno de cor indefinível; pontual em todas as refeições, não saltou na Bahia nem em Las Palmas.
 Bandeira, Manuel. “Diário de bordo”. Em Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1993, p. 526
 
Resposta: Descritivo
· [As cidades] abrem oportunidade para mais relacionamento culturais, sociais e econômicos. As pessoas são atraídas por causa dessas oportunidades. Ao longo da história, as cidades sempre foram centros de inovação e criatividade, porque elas aproximam as pessoas e proporcionam essa interação. Isso é muito bom. É por isso que Nova York é um lugar tão interessante. Porque ela é um centro cultural, um centro de inovação, uma cidade dinâmica, então as pessoas querem ir para lá. Você pode falar sobre um monte de coisas técnicas, mas a questão crucial de uma cidade é se aspessoas querem ou não morar ali
 Entrevista com Bill Mitchel, em O Estado de S. Paulo. São Paulo: 3 ago. 2008, p.107
Resposta:Dissetativo

Continue navegando