Buscar

Atividade de Sistematização I

Prévia do material em texto

Atividade de Sistematização I
Iniciado: 29 abr em 3:05
Instruções do teste
Parte superior do formulário
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 10,25 pts
Atualmente, no Brasil, o ganho de peso e a obesidade representam uma ameaça crescente à saúde, constituindo um desafio para os profissionais da área. Para a prevenção e o controle desse problema, necessita-se de uma abordagem integrada que contemple os vários fatores envolvidos na gênese da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA:
Grupo de escolhas da pergunta
A forma hierárquica é a que permite melhor avaliar os fatores relacionados à prevenção e ao controle do ganho de peso e da obesidade.
Existe uma rede de fatores que expressam as múltiplas interações entre saúde, mercado global de alimentos, mídia, processos de urbanização, perfil de educação e acesso aos transportes e ao lazer.
O consumo de alimentos com elevada densidade energética representa, é o único fator relacionado à obesidade na população.
Abordagens de prevenção e controle da obesidade bem-sucedidas, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, devem ser focalizadas em estratégias comportamentais.
É preciso interromper o processo de globalização para que seja possível controlar a epidemia da obesidade.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 20,25 pts
Nos últimos 50 anos, a transição epidemiológica e demográfica trouxe grandes mudanças no padrão alimentar da população brasileira. Assinale a alternativa com as alegações CORRETAS:
I - Com a transição epidemiológica, a migração do campo para a cidade possibilitou maior acesso aos alimentos, melhorou o nível de escolaridade da população e o saneamento básico.
II - Por conta disso, a desnutrição teve uma queda, assim como a mortalidade infantil e o déficit de estatura em adultos.
III - O acesso aos alimentos na cidade possibilita que a população tenha uma ótima qualidade de vida, visto que tem uma boa qualidade e é possível atingir as calorias por meio do alto consumo de frutas, verduras e hortaliças.
IV - Mesmo com o consumo de industrializados, a saúde da população permanece cada vez melhor com o aumento da tecnologia e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e naturais.
Estão CORRETAS:
Grupo de escolhas da pergunta
I, II, II e IV estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Estão corretas I, II e IV.
Estão corretas I, II.
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 30,25 pts
Assinale Verdadeiro ou Falso para as questões a seguir a respeito do processo de transição nutricional:
( ) A transição nutricional sofreu influência das mudanças epidemiológicas e da estrutura etária da população.
( ) A transição nutricional é o processo que corresponde as mudanças ao longo do tempo de padrões nutricionais da população.
( ) Os padrões nutricionais são determinados pela estrutura na dieta e alteram a composição corporal e o perfil de saúde e nutrição da população.
( ) O Aumento da Escolaridade materna e a mudança de grande parte da população para o campo, nos últimos 50 anos, levou ao aumento do consumo de alimentos industrializados devido à praticidade e à durabilidade.
( ) A incidência de anemia, bócio e desnutrição reduziram drasticamente ao longo dos últimos anos.
Grupo de escolhas da pergunta
V – V –F – F – F.
F – F – V – F – F.
V – V – V – F – F.
F – V – V – F – F.
V – V – V – F – V.
 
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 40,25 pts
A crescente incidência das Doenças Cardiovasculares (DCV), no último século, incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nessa evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama de saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus, obesidade e dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar esses fatores está relacionado à mudança comportamental e adesão a um plano alimentar saudável. Com base no texto e considerando um plano alimentar cujo objetivo é diminuir os fatores de risco que possam contribuir para o aumento de ocorrência das DCV, avalie as afirmações a seguir:
I - O consumo de fibras alimentares resulta em benefícios diretos para a redução das DCV, por melhorar a tolerância à glicose e auxiliar no controle do Diabetes Tipo 2.
II - O consumo gordura saturada e colesterol ajuda na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.
III - A carência de minerais, associada ao excesso de sódio na alimentação, pode estar relacionado a níveis mais altos de Pressão Arterial.
IV - O maior consumo de frutas e vegetais pode reduzir o risco para DCV.
É CORRETO APENAS o que se AFIRMA em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, III e IV.
Apenas I e III.
II, III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I e II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando