Buscar

NEUROFISIOLOGIA DA DOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEUROFISIOLOGIA DA DOR
A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tal dano.
Geralmente ocorre em resposta a um estímulo nociceptivo que corresponde a um estímulo nocivo ou potencialmente nocivo detectado pelos órgãos dos sentidos denominados nociceptores. 
O componente cognitivo da dor se refere à capacidade de compreender e avaliar a dor e seu significado, e leva em conta os valores culturais, a atenção e as experiências e lembranças passadas 
O componente motivacional refere-se à vontade de se livrar ou até mesmo de aumentar a dor e está associado a fatores como raça e cultura. Já o componente afetivo refere-se a emoções ou sentimentos desagradáveis associados à dor. 
Às vezes, as pessoas relatam dor na ausência de danos teciduais ou qualquer outra causa fisiopatológica, em geral, por razões psicológicas.
Nocicepção e dor não devem ser confundidas, porque uma pode ocorrer sem a outra. 
Quando utilizamos analgésicos gerais para a remoção de terceiros molares inclusos, eles bloqueiam a dor, mas a nocicepção ainda pode ocorrer em resposta a procedimentos cirúrgicos, como a incisão. 
Já os anestésicos locais bloqueiam a atividade das fibras aferentes nociceptivas primárias, de modo que os sinais nociceptivos não chegam ao encéfalo. Portanto, os anestésicos locais bloqueiam tanto a nocicepção como a dor.
Nocicepção: Processo fisiológico de codificação e processamento neural de um estímulo nociceptivo. Refere-se à atividade em uma via nociceptiva.
A dor aguda é descrita como um alerta de que uma lesão ocorreu em uma parte do corpo e de que uma mudança de comportamento deve ocorrer com o intuito de manter o dano tecidual o mais controlado possível.
A dor crônica é geralmente definida como uma dor que persiste por pelo menos seis meses, e seu diagnóstico, bem como seu tratamento, é extremamente difícil.
FibraS aFerenTeS noCiCePTivaS PrimáriaS
Os tecidos orofaciais, como os dentes, a pele facial, a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura adjacente são inervados principalmente por ramificações do nervo trigêmeo. Esse nervo é constituído por fibras nervosas aferentes primárias de grande calibre envolvidas na condução da informação tátil e proprioceptiva.
Essas fibras têm seus corpos celulares no gânglio trigeminal e terminam como terminações nervosas livres nos tecidos periféricos. As terminações periféricas dessas fibras são ativadas por estímulos nociceptivos e são chamadas de nociceptores.
As fibras aferentes primárias A-δ são mielinizadas e conduzem para o encéfalo (veja abaixo) os sinais nociceptivos associados à dor rápida, aguda e bem localizada, enquanto as fibras aferentes primárias C são amielinizadas e associadas à dor lenta, difusa e mal localizada. 
Sensibilização periférica: Resposta aumentada e limiar nociceptivo reduzido das terminações aferentes nociceptivas à estimulação do seu campo receptivo (área da pele, mucosa ou tecido profundo, a partir do qual os seus receptores podem ser ativados por um estímulo).
A maioria dos sinais nociceptivos trigeminais é conduzida para o subnúcleo caudal que se estende para a medula espinal cervical, onde se funde com a coluna dorsal da medula. 
Os neurônios nociceptivos no subnúcleo caudal são de dois tipos: 
· neurônios convergentes, que respondem a estímulos não nociceptivos (p. ex., de toque), bem como aos estímulos nociceptivos aplicados em seu campo receptivo na região orofacial; 
· neurônios nociceptivos específicos, que respondem exclusivamente a estímulos nociceptivos mecânicos e térmicos aplicados em seu campo receptivo. 
Os subnúcleos oral e interpolar também recebem sinais nociceptivos e são importantes no processamento da dor orofacial, especialmente da dor perioral e intraoral.
Após uma lesão ou inflamação dos tecidos orofaciais, os impulsos nociceptivos conduzidos pelas fibras A-δ e C a partir dos tecidos periféricos podem resultar em uma liberação excessiva de substâncias neuroquímicas (p. ex., glutamato, substância P, ATP) e induzir uma cascata de eventos intracelulares em neurônios nociceptivos centrais, provocando o aumento de sua sensibilidade aos impulsos nociceptivos. 
Esse processo de hiperexcitabilidade é denominado sensibilização central e é definido como uma resposta aumentada dos neurônios nociceptivos do SNC a impulsos aferentes normais ou normalmente ineficazes (sublimiares). 
A sensibilização central pode levar a alterações neuroplásticas funcionais nos processos nociceptivos centrais, que contribuem para a dor crônica. 
Também pode resultar da ativação da glia no SNC e da disfunção dos sistemas endógenos de controle da dor.

Outros materiais