Buscar

contabilidade geral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Contabilidade Geral (CTB07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447020) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10869174
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma demonstração contábil de grande importância, que é o Balanço Patrimonial das empresas, é estruturado de acordo com as normas estabelecidas pela legislação brasileira e recentemente, com o advento da Lei nº 11.638/07 e Medida Provisória nº 449/08, o Balanço Patrimonial sofreu uma mudança na sua estrutura e forma de apresentação. Com relação à nova estrutura do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A incorporação do Realizável a Longo Prazo como subgrupo do Ativo não Circulante;
	 b)
	A extinção dos grupos específicos do Realizável a Longo Prazo e do Exigível a Longo Prazo.
	 c)
	A criação do subgrupo Intangível no Ativo não Circulante, cujos itens que o compõem serão destacados do Imobilizado;
	 d)
	A incorporação do Exigível a Longo Prazo e Caixa como subgrupo do Passivo não Circulante.
	2.
	Segundo Yamamoto et al. (2011), o Balanço Patrimonial é uma demonstração estática sobre a situação patrimonial e financeira da entidade, possibilitando a obtenção de indicadores de liquidez, endividamento, estrutura de financiamento, entre vários outros
possíveis. Com relação às mudanças na estrutura do balanço patrimonial, quanto ao benefício econômico futuro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das mudanças no Balanço é a extinção da nomenclatura Ativo Permanente, substituindo-a pela nomenclatura Ativo Intangível.
(    ) Com o advento da Lei nº 6.404/76, o Balanço Patrimonial sofreu uma mudança na sua estrutura e forma de apresentação.
(    ) Houve a incorporação do Exigível a Longo Prazo como subgrupo do Passivo não
Circulante.
(    ) O Ativo realizável a longo prazo passou a ser um subgrupo do Ativo Circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: YAMAMOTO, Marina Mitio et al. Fundamentos da Contabilidade: a nova contabilidade no contexto global. São Paulo: Saraiva, 2011.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V- F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	A empresa Lucro Certo Ltda. procedeu com o encerramento de suas contas de resultado em 31/12/X1 e, para tanto, inicialmente apurou a ocorrência do Lucro ou Prejuízo nesse período para, a partir de então, efetuar os lançamentos de zeramento. Quanto aos lançamentos para o momento do encerramento do exercício, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para o encerramento das contas de receitas, é realizada a transferência a débito de seu saldo e creditando na conta de resultados.
(    ) Ao apresentar prejuízo, o lançamento de encerramento não é realizado, considerando que a empresa não apresentou um resultado positivo e, consequentemente, não será contabilizado.
(    ) Para o encerramento das contas de resultado, a empresa necessita observar o seu saldo em caixa nesse período, que deverá ser adicionado do lucro ou deduzido do prejuízo do período.
(    ) Para realizar o encerramento das contas de despesas, a empresa transfere seu saldo a crédito, e o respectivo lançamento a débito é realizado na conta de resultado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Segundo Padoveze (2008), na contabilidade, o lado esquerdo da equação do equilíbrio é o Ativo, o qual compreende os elementos positivos do patrimônio. Entre os ativos existem os Ativos Não Circulantes, que são todos aqueles que não podem ser enquadrados na definição de Ativos Circulantes, em geral, por terem sua realização, certa ou provável, para após o término do exercício seguinte a apresentação do Balanço Patrimonial. Com relação ao Ativo Não Circulante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Ativo não circulante é formado por 3 subgrupos: investimento, imobilizado e intangível.
(    ) A conta estoques é classificada como parte do subgrupo investimento.
(    ) O surgimento do Ativo Não circulante adveio da substituição da nomenclatura Ativo Permanente.
(    ) O Ativo Realizável a Longo Prazo compreende elementos patrimoniais que mais facilmente se transformarão em dinheiro no subgrupo do Ativo Não Circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PADOVEZE, Clovis Luis. Contabilidade gerencial- Um enfoque em sistema de informação contábil. 5ª ed. São Paulo, Atlas, 2008.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	No grupo denominado "Passivo Circulante", são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando vencerem no exercício seguinte, isto é, no prazo de 12 meses seguintes ao do balanço. Sobre as contas existentes somente no "Passivo Circulante", classifique V para as sentenças verdadeiras e F as falsas:
(    ) Fornecedores, salários a pagar e estoques;
(    ) Impostos a recolher, salários a pagar e fornecedores;
(    ) Financiamento a pagar, salários a pagar, banco.
(    ) Empréstimos a pagar, fornecedores e contas a pagar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/passivo-circulante.htm>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Dentro da estrutura de balanço, de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e demais alterações, tanto o Ativo quanto o Passivo, dividem-se em Circulante a Não Circulante. Sobre o Passivo Circulante, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11638.htm>. Acesso em: 20 nov. 2018.
	 a)
	Salários a pagar, Fornecedores e Empréstimos a pagar.
	 b)
	INSS a Pagar, Caixa e Bancos.
	 c)
	Caixa Matriz, Caixa Filial e Fornecedores.
	 d)
	Caixa, Capital Social e Estoques.
	7.
	O Balanço Patrimonial consiste na demonstração, em determinada data, da situação financeira e patrimonial de uma entidade (HIRASHIMA, 2006). As contas patrimoniais são aquelas que representam, por meio do balanço patrimonial, a situação do patrimônio da empresa, dividindo-se em ativo e passivo. Essas contas patrimoniais são agrupadas no balanço patrimonial em grupos e subgrupos. Com relação às contas patrimoniais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Capital social, direitos a receber, custo de mercadoria venda e edificações.
(    ) Máquinas, equipamento, direitos de exploração e reservas de capital.
(    ) Duplicatas a receber, receitas de vendas, fornecedores e IPI a recuperar
(    ) Lucro acumulados, veículos, estoques e despesas com juros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HIRASHIMA, T. (org.) Guia para pesquisas de práticas contábeis: incluindo aspectos tributários relevantes. São Paulo: Atlas, 2006.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V- F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	Em sua estrutura, o Balanço Patrimonial é composto pelos grupos do Ativo e Passivo. Considerando somente o grupo do Ativo, este apresenta duas subdivisões: Circulante e Não Circulante. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ativo Circulante.
II- Ativo Não Circulante.
(    ) Neste subgrupo do Ativo estão elencadas todas as contas patrimoniais que a empresa possui e que apresentam liquidez inferior a uma ano.
(    ) Este subgrupo é composto também pelas contas de Imobilizado e Intangível.
(    ) Classificam-se neste subgrupo
contas contábeis, como o Caixa e Bancos.
(    ) As contas de Veículos e Terrenos são integrantes deste subgrupo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - I - II - I.
	 c)
	II - II - II -I.
	 d)
	I - II - I - II.
	9.
	As contas são a representação de elementos patrimoniais de natureza igual o semelhante que ocorram dentro da empresa (PADOVEZE, 2009). O Plano de Contas é um conjunto de contas em função do ramo de atividade e porte de cada empresa. Nele são apresentadas as contas, títulos e descrição de cada elemento com a finalidade de servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis (CREPALDI, 2010). Com relação aos cuidados necessários na elaboração do Plano de Contas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Necessita ser codificado.
(    ) A classificação segue a ordem do particular para o geral.
(    ) Não há necessidade de consultar os usuários.
(    ) deve ser limitado e não oferecer margem para ser ampliado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PADOVEZE, C. L. Manual da Contabilidade Básica. Contabilidade Introdutória e Intermediária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CREPALDI, S.A. Curso básico de contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	Os Atos e Fatos administrativos são acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Já Fatos administrativos são os acontecimentos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Analise o contexto da questão, verifique as informações a seguir, que foram extraídas de um balancete de verificação.
Agora, considerando o registro de um fato contábil permutativo envolvendo apenas contas do ativo, no valor de R$ 250,00, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O saldo das contas credoras aumentou.
	 b)
	O saldo das contas devedoras totalizou R$ 1.770,00.
	 c)
	O saldo das contas devedoras diminuiu.
	 d)
	No patrimônio líquido, houve aumento de R$ 250,00.
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais