Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Substitutiva 1 (1) docx ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

4/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Segunda Licenciatura em Pedagogia 
Semestre: 1º 
Disciplina: 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) SUBSTITUTIVA 1 - referente às aulas 1 a 4
Professor: Marlene Paula Piovezani
ORIENTAÇÕES 
O arquivo está em PDF, para entregar o aluno deverá abrir um arquivo em WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as respostas (excluir essa informação caso o professor coloque o arquivo em WORD)
As Atividade respondidas de forma correta terão o valor de 1 ponto a 1,5 por anotação correta
1º) Leia as afirmações abaixo e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. (1,0)
( F ) Segundo Santana e Bergamo (2005, p.2), os surdos sempre foram “historicamente estigmatizados, considerados de menor valor social, pois não possuíam a característica eminentemente humana: a linguagem oral e suas virtudes cognitivas”.
( V ) Quando uma criança nascia com problemas físicos ou algumas doenças crônicas, eram consideradas “defeituosas” pelo povo da Grécia Antiga e jogadas do alto de um penhasco.
( V ) As práticas visuais ganharam força e divulgação. Em 1880, em um evento que reuniu representantes educacionais de vários países, o Congresso de Milão, o oralismo foi oficialmente instituído como método para educação dos surdos.
( V ) Devido ao estigma de deficiência e inferioridade gerado pela visão clínica e a impossibilidade de utilizar uma língua de sinais, o sujeito surdo não só perdeu muito em sua educação formal como também em suas relações sociais e oportunidades no trabalho. 
2º) Saindo das modalidades tradicionais de educação de surdos que trabalham com a ‘normalidade’ ou ‘métodos clínicos’ ou que usam outros ‘métodos de regulação’, entramos na modalidade da diferença. Fundamentar a educação de surdos nesta teorização cultural contemporânea sobre a identidade e a diferença parece ser o caminho hoje, segundo Perlin & Strobel (2006, p. 28). Disserte sobre essa modalidade. (1,0)
R:Hoje tal posição mudou e os espaços surdos na educação se revestem de significados com o trabalho pensado dentro de certas tradições históricas, e atuais que renovam o espaço da educação do surdo. 
De nosso ponto de vista os fundamentos da educação passam a ser teorizados a partir dos espaços da cultura surda, que pode ser definida como sendo: história cultural, língua de sinais, identidades diferentes, leis, pedagogia surda, literatura surda, e outros jeitos de ver o mundo ou seja dos espaços de Estudos Culturais e em Estudos Surdos. Estes oferecem possibilidades de teorizar não são mais a partir do tradicional cujo estilo de pensamento era fundamentalmente particular para o qual as proposições surdas eram empíricas. 
3º) A perspectiva inclusiva da educação também contribuiu para o reconhecimento da importância da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no âmbito escolar. A conquista da disciplina nas Universidades e Faculdades mediante a Lei, regulamentada pelo Decreto nº 5.626, foi uma grande abertura para os estudos sobre surdez. O que diz Skliar (2010, p. 52) sobre isso? Comente. (1,0)
R:A língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos, e o fato de constituir-se em comunidade significa que compartilham e conhecem os usos e normas de uso da mesma língua, já que
interagem cotidianamente em um processo comunicativo eficaz e eficiente. Isto é, desenvolveram as competências linguísticas e comunicativa - e cognitiva - por meio do uso da língua de sinais
própria de cada comunidade de surdos. Contudo, a comunidade surda é considerada uma minoria linguística dentro de um país onde a grande maioria dos cidadãos faz uso de uma língua oral.
4º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
Devido a um processo de lutas pela conquista dos múltiplos direitos da comunidade surda, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – foi reconhecida no Brasil, amparada pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Esta conquista evidenciou a participação efetiva das pessoas surdas nos espaços de cidadania como escola, sociedade, igrejas e outros, resultando como principal indicativo de independência. 
 PORQUE
Dentre as várias modificações e questionamentos que a sociedade tem experimentado, mediante as discussões contemporâneas e tendo a educação dos surdos como alvo, a importância da LIBRAS e a diferença se apresentam em destaque diante das afirmações e reconstruções sociais vigentes.
a - ( v ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
5º) Leia atentamente as afirmações e assinale somente a que estiver correta. (1,0)
A-( f ) A comunidade surda é considerada uma maioria linguística dentro de um país onde a grande maioria dos cidadãos faz uso de uma língua oral, a Língua Portuguesa. 
B-( v ) As festas, os jogos, os campeonatos, as sedes organizadas por surdos são formas de interação social e linguística, mas não garantem a formação da comunidade surda brasileira com uma língua própria (QUADROS, 2009, p. 11).
C-( v ) A comunicação é um fator de interação onde predomina a língua, no caso da comunidade surda, a língua de sinais. É através da língua que trocamos ideias relacionamo-nos um com outro, a partir disso quebramos barreiras e solidificamos a inclusão.
D-( v ) A LIBRAS é a língua de sinais que se constituiu mecanicamente na comunidade surda brasileira. 
6º) A primeira Lei que indica a educação de todas as pessoas com deficiência no ensino regular é a Constituição Federal de 1988, que salienta em seu artigo 208 que é dever do Estado a garantia de “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Quais são esses documentos.
R: Artigos 7º, XXXI, 23, II, 24, XIV, 37, VIII, 203, Ve 208,III. 
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
III- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
7º) Entre as políticas sociais, situa-se a política educacional. Garcia (2007, p. 132) salienta que “[...] pensar a política educacional implica pensar práticas sociais vividas por sujeitos concretos que representam forças sociais diferenciadas e em luta constante” Defina o que significa política educacionais.
R: A partir da Lei n10.436/2002 que veio a Políticas Públicas, que surgiu para que o aluno aprenda a própria língua, que tenha o acompanhamento de um professor intérprete, favorecendo as pessoas surdas, pois o MEC disponibilizou o AEE (atendimento educacional especializado), políticas públicas é uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais, que quer dizer também o Estado em ação.
8º) As Leis e Documentos oficiais orientam que o aluno surdo esteja regularmente matriculado no ensino regular, com o acompanhamento de um professor intérprete e frequente a sala de recursos quando dela precisar, como por exemplo, para aprender a própria Língua de Sinais. Todavia, até então o Brasil não havia ainda oficializado a LIBRAS como a Língua de comunicação e mediação da aprendizagem do surdo. Quando isso acontece e quais os documentos oficiais que garantem essa proposta?(1,0) .
R: Essa lei abre espaço para que os surdos possam ser incluídos na sociedade, reconhecidos como cidadãos portadores de culturas, valores, e que são sujeitos que não precisam mais ser visto como \u201canormais\u201d ou deficientes, apenas diferentes, LIBRAS trouxe a comunicação que foi um fator de interação onde predomina essa língua, ela ter sido reconhecida por essa Lei hoje podemos ver que houve uma grande mudança na sociedade. E também teve uma conquista muito grande para os sujeitos surdos, os direitos enquanto cidadão, a participação nosespaços de cidadania como escolas, igrejas, mercado de trabalho, universidades e ainda estabelece Libras como língua natural, e é também uma disciplina nas faculdades.
9º) Sabe-se que dois documentos foram fundamentais para que novas propostas educacionais relacionadas a surdez, fossem implantadas em nosso país. Dessa maneira, leia cada afirmação abaixo e complete adequadamente a qual cada uma delas faz parte.
(A) Lei 10.436/2002
(B) Decreto 5.626/2005
( B ) Indica que a formação de docentes para o ensino da LIBRAS deve ser realizada em nível superior, e deve priorizar as pessoas surdas;
( B) Define pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiência visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da LIBRAS;
( A ) Salienta que a LIBRAS não substitui a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
( B ) Orienta para que os sistemas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal incluam nos cursos de formação de Educação Especial, Fonoaudiologia e Magistério, o ensino da LIBRAS;
10º) A proposta atual do MEC para promover a efetiva inclusão do aluno surdo no ensino regular, considera importante destacar, algumas ações que foram e/ ou tem sido operacionalizadas através da SEESP (Secretaria Nacional de Educação Especial) que tratam diretamente da questão da surdez. Apresente quais são essas ações.
R:Para a formulação da política de ensino às pessoas com deficiência auditiva, o MEC quer promover fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias em todos os estados ealém das aulas para o níveis fundamental e médio, formar profissionais surdos e ouvintes no curso bilíngue de pedagogia, experiência pioneira na América Latina, a modalidade, em breve, vai funcionar também pelo sistema de Ensino a Distância (EAD). “Já vem sendo estudada a criação de 14 polos no país, em localidades que ainda estão sendo definidas. 
Ótima atividade.