Buscar

RESUMO AVALIAÇÃO SECUNDÁRIA E TRM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AVALIAÇÃO SECUNDÁRIA
INVESTIGAÇÃO DETALHADA, LOGO APÓS A AVALIAÇÃO PRIMÁRIA, PODE SER FEITO NO APH.
Consta de: Histórico, Quantificação dos sinais vitais (caso não tenha sido feita ainda), Exame físico, Avaliação neurológica(Avaliação sensorial, Motora, ECG, Pupilas) Exames complementares.
Histórico: 
Sintomas;
Alergias;
Medicamentos de uso habitual;
Passado médico/prenhez/cirurgia prévia;
Líquidos e alimentos;
Eventos relacionados.
RESUMO TRAUMA RAQUIMEDULAR
COLUNA CERVICAL
TIPO DE LESÃO: PRIMÁRIA- ocorre no momento do impacto, podendo causar compressão da medula e ainda interrupção da oferta de sangue.
SECUNDARIA: ocorre após o trauma, causado por: edema, isquemia, lesão por fragmentos osseos e lesões por manejo inadequado.
Concussão – Causa interrupção temporária das funções da medula;
• Contusão – Pressupõe lesão ou sangramento dos tecidos. Também pode causar interrupção temporária das funções da medula distal à lesão;
Choque medular: fenômeno imprevisível após a lesão da medula resultando em perda da função sensitiva e motora, flacidez e paralisia e perda dos reflexos abaixo do nível da lesão.(PHTLS)
Compressão – pressão exercida sobre a coluna causada normalmente por edema. Sua consequência é a isquemia da área afetada.
• Laceração – o tecido é lacerado ou cortado.
Transecção Completa- Os efeitos são confirmados 24 h após a lesão, a maioria resulta em paraplegia ou quadriplegia(tetraplegia)
Transecção Incompleta- Hiperextensão da cervical é a causa mais comum. Síndrome de Brown Sequard: Causado por ferimentos penetrantes; Perda das funções do lado afetado (motora, vibração, movimento e posição); Dor e temperatura do lado oposto.
Avaliação: deve se iniciar pelos mecanismos do trauma e mesmo quando não apontarem lesão na coluna, so deve descartar após um exame detalhado.
As principais causas de traumas fechados de coluna são:• Adulto – colisão de veículos, acidentes de mergulho em lugares rasos, acidentes com motocicletas e quedas.• Crianças – quedas de bicicleta, atropelamento e quedas de lugares altos.
Traumas Penetrantes:• Em geral, as consequências se manifestam no momento do trauma;• Contudo, a equipe deve ter cuidado especial o manejo do doente; • Podem haver lesões secundárias.
Indicativos de TRM
• Lesão na cabeça com qualquer tipo de alteração no nível de consciência;• Danos em capacetes;• Lesão contusa importante no tronco ou em clavículas;• Fraturas por impacto ou desaceleração nas pernas ou quadris;• Lesões significativas na área da coluna.
É indicado imobilizar em coluna em situações de ferimentos penetrantes que tenham queixas, contusos que tenham alteração do estado neurologico (déficit ou sintoma neurologico), dor, sensibilidade ou deformação anatomica da coluna.

Continue navegando