Buscar

didatica ciclo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física
	Tarefa: Atividade Portfólio Ciclo 3 
	Nome: Nathaélli Ribeiro Chiquito Spyra
	RA: 8067650 
	Turma: DGEFL2001GRPA4O
	Parecer do Tutor: 
a) Descrição do Projeto: A década de 1980 torna-se um período relevante para o desenvolvimento da Educação Física em nosso país. De acordo com Darido (2003) é nesse período que o modelo hegemônico de ensino da Educação Física, baseado no paradigma esportivista, sofre críticas dos meios acadêmicos. Nesse momento passamos a observar a valorização dos conhecimentos científicos, a abertura de programas de pós-graduação na área, o retorno de muitos profissionais formados e titulados nos principais centros de pesquisa do mundo, a perspectiva da Educação Física como ramo da ciência da motricidade humana, eventos que encontram como pano de fundo o novo panorama político-social resultante do processo de abertura política. Esses acontecimentos contribuem, ao menos em nível retórico, para o rompimento com a perspectiva de valorização exacerbada do paradigma do desempenho como objetivo único na escola. Ainda segunda a autora, a partir daí surgem as abordagens de Ensino da Educação Física Escolar. Tais tendências foram idealizadas por alguns estudiosos da área que tinham o objetivo de fornecer subsídios para que houvesse a transformação da prática pedagógica mecanicista que os professores de Educação Física Escolar realizavam (DARIDO, 2003). É no âmbito das reflexões entorno dos conhecimentos relacionados à Didática e das abordagens de ensino da Educação Física Escolar que o presente projeto se inscreve. Para tanto, você deverá cumprir as seguintes estapas:
1ª Etapa – Na primeira etapa do Projeto, você deverá entrar em contato com um professor de Educação Física que atua na educação básica a fim de solicitar a realização de uma entrevista (ou aplicação de questionário). Nesse momento, cabe frisar ao professor que a referida entrevista será utilizada para fins acadêmicos. A entrevista pode ser realizada utilizando email ou uma rede social, não havendo, assim, necessidade de deslocamento do estudante para realização da atividade. O estudante está dispensado da coleta de assinatura do professor entrevistado.
2ª Etapa – Essa etapa consiste na realização da entrevista a fim de compreender a atuação do professor de Educação Física na educação básica e o conhecimento (ou não) declarativo acerca dos conhecimentos da Didática e das abordagens de ensino da Educação Física. Para tanto, na entrevista utilize as seguintes questões:
1) Há quanto tempo se formou em Educação Fìsica?
Me formei a 10 anos
2) Cursou em Faculdade particular ou pública?
Cursei a Educação Física Bacharelado em Universidade Pública e a Educação Física Licenciatura em Faculdade Privada.
3) Há quanto tempo atua profissionalmente na Educação Física escolar?
5 anos
4) Após a conclusão de seu curso de graduação, participou de algum programa de formação continuada na área? Qual(is)? Há quanto tempo?
Após me formar, participei de um curso de pós graduação em Educação Física Escolar, concluindo a 9 anos.
5) Atualmente, possui outra(s) ocupação(ões) profissional(is) ligada(s) a Educação Física? Qual(is)?
Sim, além da Educação Física Escolar, atendo como Personal Trainning, e também atendo empresas da cidade com Ginástica Laboral e Campeonatos internos nas empresas
6) Quais são as suas fontes de informação relativas à Didática?
7) Qual a importância dos conteúdos relacionados à Didática para a sua atuação profissional? Você conhece as abordagens de ensino da Educação Física Escolar? Se sim, quais? Em que momento teve contato com estes conhecimentos?
8) Quais as maiores facilidades encontradas no desenvolvimento de suas aulas?
9) Quais as maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas aulas?
Caso você tenha realizado uma entrevista, as respostas dever ser transcritas e incluídas em seu Projeto. Esse procedimento também vale para os questionários em que o próprio estudante anotou as respostas emitidas pelo(a) docente entrevistado(a). Se o professor respondeu ao questionário de próprio punho, a folha com as respostas deve ser digitalizada e anexada ao Projeto de Prática.
3ª Etapa – De posse dos dados da entrevista você deverá redigir um relatório que contemple todos os aspectos envolvidos na entrevista (Didática, abordagens de ensino da Educação Física, aspectos potencializadores e aspectos que causam dificuldades no desenvolvimento das aulas de Educação Física no contexto escolar) à luz da bibliografia estudada até o momento. 
 (
3
)

Outros materiais