Buscar

Atividade avaliativa - 2 cap bioquimica - estética UP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Responda as atividades a seguir.
1 O metabolismo da glicose é muito complexo, portanto é dividido em várias etapas. Quais são as principais etapas?
A glicose tem papel central no metabolismo celular. É dividido em duas etapas: A primeira é chamada de fase preparatória e a segunda etapa é chamada de fase de pagamento. 
2. Para que ocorra a quebra inicial da molécula de glicose, gasta-se energia, que corresponde a 2 ATP, e esta será restaurada na etapa seguinte. Portanto, o que é a glicólise?
A glicólise é essencial para a produção de energia dos organismos. É a via metabólica central usada em todos os tecidos para a produção de ATP, sem o envolvimento de oxigênio.
3 - Na fermentação alcoólica ocorre a conversão de piruvato a etanol e CO2, envolve duas vias: a 1ª via é de descarboxilação com a liberação de CO2 e a 2ª é a reoxidação do NADH em NAD+, portanto o produto final é a formação de uma fermentação de 2 carbonos de etanol, CO2 e NAD+. O piruvato perde dióxido de carbono produzindo etanol, processo utilizado pela enzima piruvato-descarboxilas e enzima álcool-desidrogenase. O destino mais comum é a via da glicólise anaeróbica onde o piruvato é reduzido a duas moléculas de ATP. Este processo é também conhecido como fermentação láctica.
4 - O complexo ciclo de Krebs produz energia na forma de equivalentes de elétrons reduzidos (o NADH e FADH2) que por fim será utilizada como síntese de energia. Portanto, o que é o ciclo de Krebs?
O ciclo de Krebs é uma das etapas do metabolismo da respiração celular, que começa com a glicólise que gera 2 ácidos pirúvicos, ou piruvatos. Ele aumenta a chance de extração de energia da molécula de glicose que é quebrada depois de ingerido os alimentos.
5 - Por meio da cadeia transportadora de elétrons os complexos são responsáveis pelas reações de oxirredução, tendo como importância estrutural a presença dos citocromos e da ubiquinona, ocorrendo transferência de prótons e elétrons transportados por NAD+ e FAD para o oxigênio. No processo de respiração celular a ATP sintase é responsável pela etapa de fosforilação oxidativa. Qual é a importância da cadeia transportadora de elétrons e da fosforilação oxidativa?
A fosforilação é a forma de energia usada pelas células para realizar os processos biológicos, os elétrons ricos em energia capturados na glicólise e no ciclo de Krebs devem ser convertidos para ATP. A cadeia de transporte de elétrons e a fosforilação oxidativa geram 38 ATPs por cada molécula de glicose nos procariotos e 36 ATPs em eucariotos, porque uma parte da energia é perdida quando os elétrons passam através das membranas mitocondriais. 
6 - A glicose é considerada uma molécula de fácil obtenção de ATP, no entanto a concentração sanguínea circulante derivada da absorção dos alimentos é mantida a certo limite. Para que esse suprimento não seja interrompido, o organismo precisa de uma reserva de glicogênio. A quantidade de glicogênio do fígado diminui rapidamente, esgotando-se no primeiro dia de jejum. Assim, outra via é necessária após períodos maiores nos quais carboidratos não são ingeridos. Qual é o nome desta via metabólica?
É a via glicolítica, uma via central, quase universal de catabolismo de carboidratos. 
7 - O colesterol, apesar de ser considerado um dos “vilões” para a saúde humana, é fundamental para a síntese de vários compostos orgânicos, tais como membrana plasmática e precursor de hormônios esteroides. Apesar de ser uma molécula grande, esta substância é formada a partir dos átomos de carbono do mevalonato, por meio da polimerização das moléculas de acetil-CoA.
8 - De acordo com o capitulo de histologia responda a questão a seguir:
O ácido hialurônico é amplamente utilizado para preenchimentos estéticos de rugas e sulcos, apesar de as proteínas fibrosas levarem a fama pelo feito (procedimento conhecido como “ preenchimento com colágeno”). Como esta molécula recebe a ligação das GAG, que são hidrofílicas, aumentam a hidratação das camadas superficiais da pele. Ainda, após período breve de inflamação aguda, a associação dos agrecanos como os fatores de crescimento estimulam a formação dos fibroblastos jovens na área da aplicação. De acordo com esta informação responda os itens a seguir:
Descreva sobre a origem do tecido conjuntivo
A origem do tecido conjuntivo vem do mesoderma, o folheto germinativo intermediário dos tecidos embrionários. A partir do mesoderma surgem as células multipotentes do embrião chamadas de células mesenquimais que se transferem para diferentes partes do corpo. Assim, após esse processo originam diferentes tipos de tecidos conjuntivos.
Enumere as fibras presentes na matriz do tecido conjuntivo e cite as principais características de cada uma.
1. Fibras colágenas: São as fibras mais abundantes no tecido conjuntivo, são flexíveis e possuem alta resistência à tração. São conhecidos pelo menos 20 tipos de fibras colágenas que se diferenciam principalmente pela composição química, morfologia e distribuição. 
2. Fibras elásticas: São mais finas que as fibras colágenas, são extremamente elásticas, constituídas pela proteína elastina e as glicoproteínas fibrilinas e emilina. São produzidas pelos fibroblastos e pelas células musculares lisas, e atuam limitando a distensibilidade do tecido. 
3. Fibras reticulares: São fibras extremamente finas, formadas principalmente por colágeno do tipo III. São predominantes no processo da cicatrização e formação de tecido cicatricial.
Explique como ocorre a biossíntese do colágeno. Descreva também sobre as células responsáveis por esta síntese e as organelas celulares necessárias.
A biossíntese do colágeno ocorre intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos. É exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes obtém a estrutura em tripla hélice. Cada molécula de colágeno é formada pela a glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina. 
Quais as principais funções do tecido nervoso? E qual sua importância para estética.
O tecido nervoso possui a atribuição de coordenar funções dos órgãos especializados, permite ao corpo responder às mudanças contínuas no seu ambiente interno e externo, pois é uma rede de comunicações interligadas que se distribui pelo organismo formado pelo tecido. O tecido nervoso possui enorme importância para estética, já que transmite os impulsos nervosos e consequentemente coordena todas as atividades dos organismos.

Continue navegando