Buscar

estudo de caso

Prévia do material em texto

Recicle e Brinque: Atividade lúdica realizada em escolas municipais 
participantes do Programa Comunidade Escola, pela Secretaria de Esporte, 
Lazer e Juventude da Cidade de Curitiba – PR. A sua metodologia busca a 
orientação quanto à educação ambiental e noções de sustentabilidade, através 
da atitude de transformar resíduos recicláveis em brinquedos.
E o segundo as oficinas do MOF em Duque de Caxias que visam formar artistas e crianças criativas a partir de uma grande mobilização de arte urbana. O conceito de cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista, pois se refere aos direitos e deveres do cidadão. Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.
556$&,&*
7#,5*,$'
',$,#" #
*'0',' $8'
9!:*5'
 .,7#,
Já no Paraná o projeto “Geração Atitude” desenvolvido pela Assembleia Legislativa o Paraná possui o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O programa busca despertar o interesse dos jovens em cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciários, Executivo e Legislativo. Propor a estudar a “educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente, pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição da camada de ozônio e suas consequências”. O objetivo principal é desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais. O ambiente escolar deve ser o lugar que ofereça espaço para que os estudantes mostrem suas melhores habilidades e potencialidades. Num ambiente onde sejam ouvidas e participativas, usar a estratégia de uma educação focada em integrar a opinião dos alunos.
Recicle e Brinque: Atividade lúdica realizada em escolas municipais 
Participantes do Programa Comunidade Escola, pela Secretaria de Esporte, 
Lazer e Juventude da Cidade de Curitiba. A sua metodologia busca a 
orientação quanto à educação ambiental e noções de sustentabilidade, através 
da atitude de transformar resíduos recicláveis em brinquedos.
E o segundo as oficinas do MOF em Duque de Caxias que visam formar artistas e crianças criativas a partir de uma grande mobilização de arte urbana. O conceito de cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista, pois se refere aos direitos e deveres do cidadão. Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos Já no Paraná o projeto “Geração Atitude” desenvolvido pela Assembleia Legislativa o Paraná possui o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O programa busca despertar o interesse dos jovens em cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento do Ministério Público. Propor a estudar a “educação ambiental na escola, conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente, pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição da camada de ozônio e suas consequências”. O objetivo principal é desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. Constatou-se que educação ambiental na escola é hoje o instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais.