Buscar

Atividade de Estágio para Educação Infantil

Prévia do material em texto

Atividade de Estágio para Educação Infantil
Nome do Estudante: Daiana Gleicy Soares Ferreira
RA: 1837087
Turma :
Polo: Oriximiná
Relatório sobre a entrevista realizada com a Professora Jeane Pinheiro Soares
Relatório
No dia nove de outubro de dois mil e vinte, realizei entrevista com a professora Jeane Pinheiro Soares, por meio remoto no aplicativo de celular WhatsApp, atuante no Ensino Infantil-Pré II, com idade de quatro(04) a cinco(05) anos, tendo um tempo de serviço há quase (18) dezoito anos, com formação em Licenciatura Plena em Pedagogia, em Escola Pública Municipal, na cidade de Óbidos estado do Pará.
 Ela relatou, em entrevista, que recebeu várias orientações, apoio e ajuda da equipe gestora da escola para desenvolver tanto as atividades que seriam impressas e depois enviadas as residências dos estudantes; como para uso de uma plataforma para aulas online. Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia, a professora relatou que, o planejamento é feito de forma individual com suporte da equipe coordenadora da escola, via aplicativo celular, trabalhando com uma rotina mensal de forma impressa entregue aos pais de cada discente e informado quais atividades a serem desenvolvidas.
 A escola buscou se adaptar aos projetos que eram desenvolvidos presencialmente para a forma remota, se adequando no momento atual que nos encontramos. Trabalhando de maneira eficaz especificamente preferindo materiais recicláveis para atividades lúdicas como: tampas das embalagens, casca de ovos, caixas de papelão, copos descartáveis e etc. Contudo a facilitar compreensão familiar, para que não dificulte na realização das atividades, utilizando também celular, internet, notebook, rede sociais e aplicativos para montagens de vídeos. 
O desenvolvimento das atividades são feitas em sua residência, mas quando se necessário dirige-se até a escola para gravar também ao ar livre ou em alguns cômodos da escola, dependendo sempre do assunto abordado com os alunos. Questionada como é o modo de avaliação de cada aluno, a professora relatou que é avaliado através de fotos e vídeos repassadas pelos pais ou responsáveis. As aulas são feitas de formas remotas, com duração de 04(quatro) horas matutina e 04(quatro) horas vespertinas e as vezes noturno dependendo da necessidade de cada família, por meio de mensagens de textos, ligações e vídeos chamadas , cumprindo sempre a carga horária que se faziam necessárias presencialmente.
Durante esse período da pandemia verificou uma melhor forma para facilitar o trabalho das famílias, como por exemplo o uso de cronogramas das atividades, pois assim as famílias ficam cientes das atividades a serem repassadas no dia, entregando sempre pela manhã e ficando a família incumbida de realizar durante todo o dia.
Um das maiores dificuldades encontradas nesse período é conscientizar os pais sobre a importância do ensino aprendizagem das crianças, pois infelizmente ainda existem muitos que não estão dando importância para esse novo método de ensino, colocando dificuldades sobre o uso da tecnologia, assim como todos os professores tiveram com os pais não seriam diferentes, pois existem casas com três alunos de series diferente com apenas um aparelho de celular, sem contar que não se sabe exatamente por quanto tempo essa pandemia irá durar, e as crianças tem o direito de terem uma educação, embora com tantas dificuldades. Outra questão muito importante nesse período é excesso de estresse das crianças dentro de casa, pois dizem que querem ir para escola, querem ver os outros alunos, citando até que os próprios pais não são professores; nesse momento a professora tem que interceder com várias estratégias lúdicas adequadas de jogos e movimentos, para trabalhar a coordenação motora, equilíbrio e lateralidade, que chamem atenção das crianças, para que possam voltar e se animar e dar continuidade das atividades diárias.
O que facilitaria uma qualidade melhor de ensino seria as aulas presenciais, mas que infelizmente nesse momento ainda não é possível. Então com apoio da família é fundamental, pois são eles que estão fazendo o papel do professor dentro de casa, ou seja, está também nas mãos dos pais essa responsabilidade de ensinar seus filhos no processo de ensino. 
Existem muitos fatores que são importante nesse intercambio entre escola e família, primeiramente a falta de responsabilidade dos pais na vida escolar dos seus filhos, sempre ouve essa grande falha da família, tanto presencialmente quanto agora remotas, o que se confirmou de fato quem esta envolvido no aprendizado dos seus filhos. Um agravante é a internet que é de péssima qualidade em nosso município, com oscilações diárias o que dificulta a interação entre professor e família, respeitando também que os responsáveis dos alunos têm seus trabalhos diários, o que deve se levar em conta várias situações nesse aspecto, como por exemplo o cansaço físico, o grau de escolaridade da família, o tempo disponível e outras.
Por fim, a professora relatou que embora existam vários contratempos, estão cumprindo essa missão que os foi destinada que é educar e ensinar de forma remota, não podendo jamais abandonar os alunos com discursos de que a educação remota é ruim ou que não se deve adquirir algum conhecimento por meio dela. Sabendo que as crianças tem um forma de se adaptar em novas situações e durante esse período da pandemia não seria diferente, e que o compromisso é fazer-se presente como uma forma de encontro, da troca, da escuta e da conexão, não buscando somente boas performasse, mas sim como uma grande experiencia de vida .

Continue navegando