Buscar

TÉCNICAS DE ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNICAS DE ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO
1. ENTREVISTA CLÍNICA: Também conhecida como psicoterapia ou aconselhamento, é um tipo de entrevista que busca ajudar o paciente num sentido de capacitação. Ele deve ser capaz de reconhecer, sentir e escolher se deve mudar ou não. 
 - FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NA ENTREVISTA:
· Externos: (Condições ambientais) 
Salas barulhentas ou ameaçadoras e interrupções durante a entrevista
· Internos: (Características do Psicólogo)
Desejo de ajudar, compreender a se mesmo (se conhecer) e saber ouvir e absorver.
- PSICODIAGNÓSTICO: É o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas. Para isso são utilizados testes, entrevistas e a observação do paciente.
-ANAMNESE: Anamnese em terminologia psicológica é o histórico do paciente, por sua própria lembrança (ou de alguém próximo a ele, como um pai). É a história do caso do paciente que é tipicamente recolhida através de perguntas de um profissional ou um questionário.
- ESCUTA ATIVA: Estabelecer contato com seu paciente para que ele perceba que você está ouvindo e compreendendo, e também deixá-lo confortável para falar sobre suas questões. Fazer perguntas, ter um clima externo agradável, não interromper e estimular o paciente a falar caracterizam a escuta ativa.
ERROS NA ESCUTA ATIVA: Quando deixamos de nos preocupar com isso e passamos a apenas escutar e não compreender, além dos fatores externos que influenciam no decorrer da entrevista, o paciente muito provavelmente se sentirá oprimido e desconfortável.
-TRANSFERÊNCIA: A transferência constitui a sobreposição de algo anterior a algo atual, alude à ideia de deslocamento ou da substituição de um lugar por outro. Ex.: O paciente transfere sentimentos de alguém do passado para o terapeuta.
-CONTRATRANSFERÊNCIA: É descrita como uma resposta emocional do analista aos estímulos provenientes do paciente, como resultado de sua influência sobre os sentimentos inconscientes do analista.
- ENTREVISTA NA EMPRESA (SELEÇÃO): A entrevista de seleção é utilizada em empresas e instituições (hospitais, universidades...) com o objetivo de buscar a pessoa adequada para preencher um cargo. Para se realizar uma entrevista de seleção é necessário.
· Realizar a análise do cargo que consiste em definir: O nome do cargo e os objetivos do cargo 
· Análise de atividades: definir quais atividades deverão ser feitas para atingir os objetivos do cargo.
· Especificar as habilidades e experiências necessárias para o cargo.
Após a análise de cargo é fundamental que se realize um roteiro de perguntas, além de que a análise antecipada do currículo também pode ajudar. 
-ENTREVISTA NA ESCOLA: A entrevista realizada pelo psicólogo na escola ocorre em um contexto de diagnóstico psicopedagógico. A escola (mais especificamente o professor) é o agente da demanda, ou seja, é ela, e não os pais, que percebe determinadas dificuldades dos alunos (problemas relacionados ao comportamento ou à aprendizagem, principalmente) e solicita os serviços do psicólogo.
· Antes da entrevista com o professor é necessário que se preencha uma ficha de encaminhamento contendo os dados do aluno e os aspectos de relacionamento do aluno na sala e entre os colegas e como o professor enxerga isso.
· O psicólogo deve estabelecer uma relação clara, funcional e positiva com o educador. A finalidade da entrevista é ajudar a criança dentro da aula. E nessa entrevista o psicólogo deverá entender a situação do aluno e como o professor lida com isso. Se necessário os pais do aluno serão chamados para conversar também.
· ENTREVISTA COM OS PAIS: Informar aos pais que, como psicólogos da escola do seu filho, estamos tentando colaborar com o professor em determinados aspectos que o preocupam. 
· Informar e explicar aos pais qual é a situação do seu filho na escola, tanto sobre os aspectos de rendimento escolar quanto sobre os aspectos de relacionamento e de comportamento.
· Obter dados e informações familiares e ainda ouvir as questões dos pais para que talvez isso possa ajudar na melhora do aluno.

Outros materiais