Buscar

ESCOLAS PÚBLICAS X PARTICULARES

Prévia do material em texto

ESCOLAS PÚBLICAS X PARTICULARES
Há uma grande diferença entre escolas públicas e privadas. Não apenas na qualidade de ensino, mas também nas partes de infraestrutura, métodos, organização e cobranças de rendimento dos alunos. Claro que há escolas particulares que não são tão boas e há públicas que são referência. No entanto, de maneira geral, os alunos da rede privada têm melhores desempenhos.
Considerando 10% das escolas com as maiores notas no Enem 2017, 18% são públicas e 82% são particulares. Vale dizer que todas as públicas nesse grupo de elite são federais ou estaduais de ensino técnico, segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo feito com dados do MEC. No outro extremo, entre 10% das escolas com menores notas, todas são públicas.
O mesmo estudo mostra que a média geral de todos os participantes do Enem do ano anterior foi de 514,65. Entretanto, 70% das escolas públicas ficaram abaixo desse patamar. Já entre as escolas particulares, somente 2% tiveram desempenho inferior.
A média das escolas privadas foi de 591,25, mais de 90 pontos acima da média da rede pública, que responde por oito em cada dez alunos do ensino médio. A diferença na nota pode ser observada em todas as disciplinas, mas o grande abismo está em matemática.
Das escolas públicas com dados calculados, 80% têm nota de matemática inferior a 518,5, média geral de todos os participantes da prova nessa disciplina. Nas outras áreas, esse percentual varia de 69% a 72%.
A pesquisa mostra ainda outro desafio das escolas públicas, que é fazer com que os alunos prestem a prova do Enem e tentem ingressar no ensino superior. Só 38% das 19.490 escolas públicas de ensino médio do país tiveram mais da metade dos alunos no Enem 2017. Das 8.271 privadas, 75% atingiram esse patamar.
Vale lembrar que o Enem é porta de entrada para praticamente todas as universidades federais e para algumas estaduais, como a USP. Além disso, o exame é critério para bolsas do ProUni e para o Fies. Tanto as federais quanto a USP têm programas de reserva de vagas para alunos de escolas públicas.

Continue navegando

Outros materiais