Buscar

AAE I - Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso de EDUCAÇÃO FISICA
	NOTAS
P1:
	Avaliação: P1
	Data: 12-11-2020
	
	Disciplina: Nutrição
	Semestre: 2 Sem
	
	
PROFESSOR (a): Rosilma Salamoni
COORDENADOR: Prof. Altemir Luiz Dalpiaz
	Acadêmico(a):Diego Rodrigues
	RGM:114.1370
	
ATENÇÃO:
1) Celulares devem ser obrigatoriamente desligados durante a avaliação. 2) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 3) Questões objetivas; não rasure as alternativas, nem use corretivos sob pena da resposta ser anulada. 4) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 5) Utilize caneta para responder a avaliação, respostas a lápis serão desconsideradas. 6) Valor desta avaliação: 5 
BOA SORTE!
P1-
1-Uma jovem ingressou recentemente no time de handebol da sua universidade. Preocupada com sua alimentação e com seu desempenho físico nas competições, ela consultou um nutricionista com o objetivo de obter informações a respeito da relação entre o consumo de macronutrientes e a sua atividade esportiva. Considerando essa situação hipotética e a relação entre alimentação e desempenho físico, avalie se cada afirmativa a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F):
(F ) É recomendável o consumo de alimentos ricos em lipídios próximos ao horário da atividade física, pois esses alimentos favorecem o depósito do glicogênio hepático, considerado fonte de glicose para o exercício.
( V) A ingestão de carboidratos durante a atividade física pode retardar o surgimento da fadiga muscular, melhorando também o desempenho da esportista pela manutenção da glicemia durante o exercício.
( V) O consumo de bebidas energéticas com 6% a 8% da solução de carboidratos durante a atividade física é recomendável para a prática desse esporte.
( F) A jovem deve ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é a principal fonte de energia para esportes.
De cima para baixo, a sequência correta é:
a-	F, V, F, F. 
b-	F, F, F, F.
c-	F, V, V, F. 
d-	V, V, V, V.
e-	V, F, V, V.
2- Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e
oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos. Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.
COLUNA I
1. Monossacarídeo
2. Dissacarídeos
3. Polissacarídeo
COLUNA II
( 2) sacarose
(1 ) frutose
( 3) amido
(3 ) celulose
( 1) galactose
( 2) maltose
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.
b) 2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.
c) 3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.
d) 2 – 1 – 3 – 3 – 1 - 2.
e) 1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3.
3- O sistema gastrointestinal (SGI) serve para (1) digerir as proteínas, carboidratos e lipídeos dos alimentos e bebidas ingeridos; (2) absorver fluidos, micronutrientes e oligo elementos; e (3) fornecer uma barreira física e imunológica para micro-organismos, corpos estranhos e possíveis antígenos consumidos com o alimento ou formados durante a passagem do alimento pelo SGI. Além disso, o SGI desempenha diversas outras funções regulatórias, metabólicas e imunológicas que podem afetar o corpo inteiro. Explique os processos de Digestão, Absorção, Transporte e Metabolismo.
R. A digestão consiste em várias transformações em sequência, desencadeada por mediadores químicos, endócrinos e estímulos, desenvolvidos pelo aparelho digestivo a fim de possibilitar a melhor absorção dos alimentos. É definida como o conjunto de processos físicos (mastigação, deglutição e movimentos peristálticos) químicos (ação enzimática) que convertem os alimentos em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis, ocorrendo no interior do tubo digestivo.
Este processo tem início na boca, onde os alimentos sólidos são reduzidos a uma massa de menor tamanho, através da mastigação (ação trituradora dos dentes) e salivação, com auxílio da língua. Esses são digeridos ao se misturarem à saliva e suas enzimas secretadas pelas glândulas salivares. A principal enzima encontrada na saliva é a amilase salivar, que catalisa a hidrólise de polissacarídeos, tendo seu pH em torno de 6,4 a 7,5, o que facilita sua ação. Na saliva também se encontram outras enzimas, como a maltase e catalase, porém, em quantidade menor. O amido é digerido pela saliva, sendo degradado em oligossacarídeos e maltose.
E através da deglutição voluntária, o bolo alimentar é conduzido ao estômago. Neste órgão, é misturado com fluido ácido e enzimas proteolíticas e lipolíticas. A regulação da secreção cloridropéptica e o esvaziamento gástrico ocorrem através da ação de hormônios gástricos (gastrina, enteroglucagon e 5-hidroxitriptamina) e mediadores químicos do sistema nervoso autônomo (catecolamina e acetilcolina).
Ainda neste órgão, as glândulas cárdicas e pilóricas produzem um muco que lubrifica o bolo alimentar e protege a mucosa contra a ação das enzimas gástricas e do ácido clorídrico. Este ácido facilita a absorção do ferro, torna o pH adequado para digerir as proteínas, propicia a ativação do pepsinogênio em pepsina, e limita a fermentação microbiana, agindo contra germes.
Ao deixar o estômago, o quimo chega ao duodeno, sendo que nos primeiros 10cm, ocorrerá a maior parte da digestão. Neste órgão o PH é neutralizado pela grande secreção das glândulas de Brunner. Essa alteração do PH facilita a imediata ação das enzimas pancreáticas e ativação do tripsinogênio em tripsina.
Porém, para manter a osmolaridade do quimo semelhante à do plasma, é necessário que haja fluxos bidirecionais de íons e fluidos entre o meio interno e a luz intestinal.
Finalmente o processo de digestão do amido e das proteínas termina com a ação das enzimas do pâncreas e da borda em escova do intestino delgado. O suco pancreático tem o objetivo de neutralizar a acidez do bolo alimentar, sendo assim, seu pH varia de 7,8 - 8,2 devido ao alto teor de bicarbonato. Isso garante a ação das enzimas pancreáticas que agem em pH ligeiramente alcalino e neutro. As enzimas encontradas nesse suco são:
•Tripsina
•Quimotripsina
•Carboxi e amino-peptidase
•Amilase pancreática
•Lípase pancreática
•Ribonuclease
•Desoxirribonuclease
Por meio de movimentos peristálticos, o alimento transita pelo intestino, garantindo a digestão e absorção adequadas. Este movimento não promove a mistura do quimo às secreções digestivas
O suco intestinal é constituído por um muco responsável pela proteção da parede intestinal contra uma autodigestão, e por algumas enzimas, sendo seu pH aproximadamente entre 6,5 e 7,5
A passagem do quimo do lúmen para o meio interno (absorção), depende do contato com a superfície da mucosa do intestino. Os diferentes tipos de alimentos não são absorvidos por igual ao longo do tubo digestivo. Grande parte da absorção de glicose e aminoácidos, ocorre no segmento jejuno-íleo.
Já os macronutrientes, minerais, vitaminas, oligoelementos e a maioria da água são absorvidos antes de chegarem ao cólon. Neste segmento, são reabsorvidos os eletrólitos e alguns dos produtos finais da digestão. Os micronutrientes e a água não necessitam de digestão prévia, sendo absorvidos diretamente. O estômago e o intestino grosso também participam da absorção da água
Através da veia porta, a maioria dos nutrientes chegam ao fígado após serem absorvidos pelo trato gastrintestinal. No fígado, esses nutrientes poderão ser armazenados, transformados em outras substâncias ou liberados na circulação
Terminado este processo, os produtos de excreção são armazenados no intestino grosso temporariamente, sendo excretados pelo reto e ânus através do processo conhecido como defecação.
4- O exercício físico implica alterações metabólicas importantes no organismo, principalmente, no que se refere ao processo de síntese e degradação proteica no músculo esquelético. O processo de hipertrofia ocorre quando a taxa de síntese proteica muscular excede a taxa de degradação, acarretando um saldo positivo do balanço proteico muscular. “Para que o processo dehipertrofia ocorra de modo eficiente é necessária a correta associação entre treinamento e ingestão de nutrientes, principalmente proteína, no período pós-exercício”. Descreva quais possíveis efeitos do consumo em excesso de proteína:
R: Estudos recomendam que o uso dos suplementos proteicos, como a proteína do soro do leite, caseína ou a albumina da clara do ovo, deve estar de acordo com a ingestão proteica total. O consumo adicional desses suplementos proteicos acima das necessidades diárias (1,8g/kg/dia) não determina ganho de massa muscular adicional, nem promove aumento do desempenho, pelo contrário, podem levar a problemas renais e o excesso de proteína ser armazenado na forma de gordura.
5- De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2003) qual a recomendação de lipídios para um adulto e de ácidos graxos essências ( saturado, monoinsaturado e poli-insaturado) : 
R: Os lipídios são importantes para o nosso organismo porque fazem parte da estrutura celular, estão envolvidos com algumas funções hormonais, são essenciais para a absorção e utilização de vitaminas lipossolúveis, estão envolvidos na proteção térmica e contra choques mecânicos. Em razão de sua importância, recomenda-se o consumo entre 15 e 30% de lipídios em relação ao valor calórico total de uma dieta para pessoas pouco ativas ou sedentárias e entre 20%- 25% da ingestão energética diária para atletas. A gordura pode ser utilizada como fonte de energia adicional à dieta, devendo, porém, alcançar, no máximo 30% do valor energético total (VET). Estudos mostram que o elevado consumo de gordura, em torno de 35% do valor calórico total da dieta, prejudica o armazenamento de glicogênio muscular devido ao consequente menor consumo de carboidratos Por outro lado, um consumo inferior a 15% do VET causa inadequada absorção de vitaminas lipossolúveis e de ácidos graxos essenciais. Outras consequências negativas de alta ingestão de lipídios é a relacionada ao acúmulo de gordura no sangue e ao aumento do colesterol de baixa densidade (colesterol “ruim” ou LDL), uma das causas da formação de placas nos vasos sanguíneos e do maior risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e AVC. Para que se consiga o melhor aproveitamento deste macronutriente, é importante saber qual tipo e quanto de cada um a ser consumido na alimentação. A recomendação de consumo dos diferentes tipos de gordura são: menor de 10% de ácidos graxos saturados, 10% de monoinsaturados, 6% a 10% de gorduras poli-insaturadas e inferior a 1% de gordura trans. As gorduras insaturadas estão presentes em alimentos como óleos vegetais, azeites, peixes, abacate, castanhas, amendoim, nozes.

Continue navegando