Buscar

PORTFOLIO DISFUNÇÃO ORGANICA

Prévia do material em texto

Cristiane Nascimento Cabral da Silva
RA
Disfunção Orgânica
Trabalho apresentado ao    Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Rio de Janeiro
2020
Atividade no Portfólio Objetivos
 • Estudar as principais disfunções metabólicas, bem como suas causas e consequências no organismo.
 • Compreender os benefícios da prática regular de atividade física para combater essas disfunções. 
• Possibilitar o entendimento das diretrizes acerca da prescrição de atividade física para o tratamento de tais doenças. 
Descrição da atividade 
De acordo com as leituras indicadas e a citação a seguir, responda as questões indicadas e disponibilize suas considerações no Portfólio: 
Os efeitos benéficos do exercício físico têm sido demonstrados na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, na resistência à insulina, no diabetes, na dislipidemia e na obesidade. O condicionamento físico deve ser estimulado para todas as pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida (GUIMARÃES E CIOLAC, 2004).
1. Trace um programa de exercícios para um paciente portador de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de Jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente. 
É importante que as atividades sejam feitas sempre no mesmo horário, para evitar oscilações da glicemia e o mesmo deve ser definido para que não coincida com o pico de ação dos glipoceminantes. Frequência de 3 vezes na semana. Aquecimento - atividade aeróbica de baixa intensidade por cerca de 5 minutos (jump, ergométrica andar de bicicleta ou caminhar na esteira); Alongamento muscular - cerca de 5 minutos (preparar os músculos que serão utilizados na sessão de exercícios de resistência); Musculação - exercícios com cerca de 10 repetições para cada duas sessões, com foco tanto em membros superiores quanto inferiores; começando devagar e aumentando a intensidade a medida que o organismo do paciente for permitindo. Resfriamento - cerca de 5 a 10 minutos de caminhada leve;
Exemplo uma semana de treino: caminhar duas vezes na semana e no outro dia musculação ou pilates (que ajuda a musculatura do corpo a ficar mais firme o que acaba ocasionando a regulação da glicose e aumentando a flexibilidade quer muitas vezes e afetada em pessoas diabéticas). Recomendações- utilizar calçados especiais, verificar com frequência o estado dos pés (surgimento de bolhas, por exemplo) e que o paciente nunca pratique nenhuma atividade física sozinho. Se o paciente estiver acima do peso, é necessário que ele emagreça, o que acaba ajudando a baixar a glicose, assim ele deve treinar mais pesado e por mais tempo.
1. Diversos estudo revelam que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente, masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial. 
Foco em exercícios de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica; Frequência = Três (3) vezes na semana; Em cada sessão realizar: Aquecimento - cerca de 5 minutos - esteira, caminhada leve; Exercício aeróbico - aproximadamente 30 minutos de corrida ou subir e descer escadas; Exercícios de resistência (musculação) - tanto membros inferiores quanto superiores. Séries de oito (8) repetições com carga 50% abaixo a da resistência máxima de peso do indivíduo; Alongamento  - ao final da série de exercício (aproximadamente de 5 minutos). 
Resultando em maior controle da pressão arterial (sistólica e diastólica) sem a necessidade de uso de medicamentos. Melhoria na qualidade de vida sob aspectos físicos (disposição, energia, resistência) e mental.
Pontuação A atividade vale de 0 a 1,0 ponto. Critérios de avaliação Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios: • O aluno que fizer qualquer tipo de cópia (plágio) terá a sua atividade anulada e não terá outra oportunidade de refazer a atividade. • Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT. • Compreensão dos textos estudados. ©️ Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde Claretiano - Centro Universitário | 15 • Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias. • Identificação dos conceitos-chave dos conteúdos estudados. • Originalidade no texto, sem similaridades com o meio virtual, sendo que as atividades assim entregues não serão aceitas. • Deverá seguir a seguinte formatação: corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12. Margens: direita: 2 cm / esquerda: 3 cm / superior: 3 cm / inferior: 2 cm, texto justificado. 4

Continue navegando