Buscar

Administração de Recursos Humanos - AVFinal1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de Recursos Humanos - AVFinal
1.Pergunta: Chiavenato (2015) salienta que a gestão de pessoas se divide em seis processos. Relacione a coluna da esquerda que apresenta os processos de gestão de pessoas, com a coluna da direita, que destaca suas descrições.
1. Agregar pessoas
() Atividades de higiene e segurança, qualidade de vida, relação com empregados e sindicatos.
2. Aplicar pessoas () Atividades de manter um banco de dados e sistema de informações gerenciais.
3. Recompensar pessoas () Atividades são treinamentos, desenvolvimento de aprendizagem e gestão do conhecimento.
4. Desenvolver pessoas () Atividades de recrutamento e seleção.
5. Manter pessoas () Atividades de remuneração, benefícios e incentivos.
6. Monitorar pessoas () Atividades de modelagem de trabalho e avaliação de desempenho.
Assinale a sequência correta.
5.6.4.1.3.2
2. Pergunta: O treinamento pressupõe uma relação de instrução X aprendizagem, onde, aprender é modificar o comportamento em direção ao que foi instruído. A necessidade de treinarem empregados novos ou recém-promovidos fica evidente em qualquer empresa que queira se adequar aos novos rumos da administração moderna. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/tecnicas-de-treinamento/24289 >. Acesso em: 16 ao 2020.
Tendo como base os estudos sobre treinamento, qual alternativa apresenta a técnica de treinamento onde o instrutor solicita aos treinandos uma análise escrita de um case?
Estudo de caso.
3.Pergunta: Uma boa liderança é capaz de gerar um ambiente muito mais produtivo e eficaz. Para que esse cenário se estabeleça, é essencial que o líder se empenhe em ser alguém diferenciado, que realmente preza pelo trabalho seu e do outro.
A partir do conteúdo estudado sobre estilos de liderança, assinale a alternativa que apresenta uma característica do estilo de liderança orientado.
Auxilia e motiva os liderados para atingir os objetivos estabelecidos de forma eficiente.
4 Pergunta: Segundo Chiavenato (2004), talentos são pessoas dotadas de competências, ou seja, são pessoas que possuem conhecimento, habilidades, julgamento, e atitudes que são constantemente reforçados, atualizados e recompensados. Contudo, não se pode abordar o talento isoladamente como um sistema fechado. Sozinho ele não vai longe, pois precisa existir e coexistir dentro de um contexto que lhe permita liberdade, autonomia e retaguarda para poder se expandir. Disponível em: < https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/talentos-humanos/#:~:text=E%20as%20empresas%20que%20pretendem,entre%20outras%20estrat%C3%A9gias%2C%20pois%20segundo >. Acesso em: 16 ao 2020.
A partir das informações apresentadas no texto, e o estudo sobre talento humano, qual alternativa se refere ao conjunto de conhecimento, habilidades e capacidade dos indivíduos e tem valor econômico para a organização?
Capital intelectual.
5.Pergunta: A moderna gestão de pessoas é composta por um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos que planejam, organizam, dirigem e controlam o trabalho e a atuação das pessoas na organização.
A partir dos estudos sobre políticas e práticas de gestão de pessoas, é correto o que se afirmar em:
O processo de recompensar pessoas procura incentivar o trabalho, de modo que elas possam satisfazer suas necessidades pessoais.
6. Pergunta: A técnica de seleção mais utilizada é a entrevista. Não corresponde aos seus objetivos:
Identificar competências que o candidato precisa desenvolver em treinamento.
7.Pergunta: Os benefícios sociais, segundo Chiavenato (2010), podem ser classificados quanto a sua exigência legal, quanto a sua natureza e aos seus objetivos. Quanto a sua exigência legal, os benefícios são divididos em dois grupos. Quais são? 
Benefícios legais e benefícios espontâneos.
8. Pergunta: Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho (MARRAS, 2001, p. 145). O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por algumas etapas. Assinale o que não corresponde a uma etapa do processo de treinamento.
Definição de métodos de aprendizagem.
9.Pergunta: Uma _______________ é o conjunto de normas e diretrizes que orienta a administração de cargos e salários da organização. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Política salarial.
10.Pergunta: Grupo pode ser conceituado como o conjunto de duas ou mais pessoas reunidas, de forma interdependente ou interativa, que se reúnem visando a um objetivo em comum. Os grupos podem ser classificados segundo sua evolução. Assinale a alternativa que não apresenta um estágio de evolução do grupo.
Subordinação

Outros materiais