Buscar

CONTEXTUALIZADA Avaliação Teoria e Prática 20202 B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
AVALIAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
PROFESSOR EXECUTOR: PRISCILLA MARIA SILVA DO CARMO PONTES
TUTOR: DEBORA DA SILVA SANTOS
ALUNO: LETICIA CHRISTIAN FERREIRA DE ALCANTARA - 01214723
Querido(a) aluno(a)!
Vamos agora elaborar a nossa quarta e última unidade atividade.
A LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior), sua função, basicamente, é orientar escolas e professores no processo de planejamento escolar, conteúdos, avaliações, etc.
Tendo como base o que foi estudado, comente sobre as orientações dessa lei, em relação a avaliação na Educação Infantil.
Depois dessa e de outras informações, escreva sua resposta com um limite de 30 (trinta) linhas, para que em breve o seu tutor faça a correção e lhe dê o retorno.
Agradeço pela sua interação e desejo sucesso em sua caminhada acadêmica.
Bom estudo!
Na Lei 9394/96 conhecida por leis de diretrizes e bases da educação (LDB) que tem como objetivo normatizar, estruturar, organizar o ensino no Brasil, no que diz em relação à avaliação na Educação o Infantil é proposto: Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, ou seja, não há repetência de ano letivo para a criança que não acompanhar o desenvolvimento previsto. Por um lado, diminuímos o problema da exclusão do aluno que acabava por desistir de seus estudos, após a nos de repetência. Por outro lado, passamos a ignorar o aluno que não aprende e consequentemente é excluído, pois não acompanha o conteúdo aplicado. 
Concluo que a avaliação se faz necessária, no contexto formativo, podendo o aluno e família ter noção real de seu aprendizado, inclusive acertos, para encontrar motivação para concluir seus estudos. Podemos dizer também que avaliar na educação infantil não é instrumento de retenção, mas de observar o desenvolvimento da criança nas atividades pedagógicas promovida pela professora e na interação do cotidiano mediando e favorecendo suas possibilidades na socialização, habilidades linguísticas, cognitivas, motoras, higiene e alimentação desenvolvendo uma conjuntura educativa nesta expectativa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/avaliacao-da-aprendizagem.pdf
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Implementac%CC%A7a%CC%83o-do-ProInfa%CC%82ncia-no-RS-Perspectivas-Poli%CC%81ticas-e-Pedago%CC%81gicas.pdf#page=200
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2076/como-fazer-a-avaliacao-na-educacao-infantil-seguindo-as-diretrizes-da-bncc
.

Outros materiais