Buscar

Atividade 03 - Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 03 – Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Questão 1
A seguir você lerá chamadas de reportagens que foram amplamente debatidas no cenário brasileiro ao se problematizar o papel da escola sobre a educação sexual.
 
“Menina escreve bilhete após palestra em escola denunciando o pai por abuso sexual” “Já fui abusada pelo meu pai, isso pode ser denúncia?”, escreveu a criança de 10 anos".
 
DETLINGER, J. Pais e filhos uol. Set/2018.
 
“Após palestra em escola de Manaus, criança denuncia tio por estupro. A estudante tem 7 ano​s e decidiu denunciar o tio após assistir uma palestra. O crime ocorreu na Zona Norte”
 
LANDAZURI, D. Violência Sexual. Emtempo. Maio/2019.
Notícias como estas indicam o papel diferenciado que a escola tem no processo de proteção à criança. Sendo o espaço que esta frequenta por um longo período é esperado que se construa vínculos de respeito e confiança capazes de garantir que a criança consiga se expressar mesmo diante de tamanha violência. No entanto, pode acontecer da criança não conseguir expressar explicitamente o que está acontecendo com ela. Neste contexto o olhar do profissional em contato com a mesma vai ser fundamental para reconhecer se algo não vai bem.
 
Elaborado pelao autor, 2020.
Considerando o papel dos profissionais da educação no processo de identificação de sinais de abuso, analise as afirmativas a seguir:
​I – Os abusos de qualquer ordem pouco impactam na rotina escolar do aluno, cabendo a escola denunciar por questões morais e de responsabilidade social.
II – O abuso sexual que deve ser notificado as organizações competentes são os que envolvem contato físico, pois são estes que causam danos severos.
III – Alteração de peso, comportamento infantilizado, isolamento repentino, roupas destoantes da estação podem ser indicativos de abuso.
IV – Comportamento sexualizado, resistência em ir embora para casa e medo repentino de contato físico podem indicar abuso sexual.
É correto o que se afirma em:
a) I, II, apenas.
b) II, III, apenas.
c) III, IV, apenas. X
d) II, IV, apenas.
e) I, II, III, apenas.
Questão 2
Jordana tem 12 anos e chega ao serviço de psicopedagogia após ter reprovado pela segunda vez o 6º ano. Com histórico prévio de reprova no 3º ano, a escola encaminha a criança ao atendimento especializado com a justificativa que a aluna era pouco interessada, opositora e com dificuldades severas em matemática. Após minuciosa avaliação a profissional julgou pertinente alinhar com a professora estratégias de manejo para atenuar o comportamento opositor.
Elaborado pelo autor, 2020.
Considerando os níveis de intervenção no campo da saúde mental e manejo com crianças com transtornos, podemos afirmar que esta prática se constitui em:
a) Uma ação de prevenção primária.
b) Uma ação de prevenção secundária. X
c) Uma ação de prevenção terciária.
d) Uma prática parental negligente.
e) Uma prática de monitoria negativa.
Questão 3
Na atualidade é comum compartilhar nas redes sociais dicas de como fazer as mais diversas coisas, como emagrecer, gestão financeira, maquiagem, educação, etc. Quando pensamos em maneiras de orientar a educação de crianças e adolescentes um dos recursos a se pensar são as práticas parentais. Apesar do nome, práticas parentais são estratégias que norteiam o modo de educar em diferentes ambientes, logo, podendo ser usadas no contexto escolar.
GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre as práticas parentais, podemos afirmar que:
a) A monitoria propicia tranquilidade ao adulto responsável por verificar a segurança da criança e compreensão de limites por parte delas ao serem orientadas no que deve ou não fazer. X
b) A monitoria garante o aprendizado de limites e responsabilidade mesmo diante a ausência de consequências, sejam elas positivas ou negativas, aos comportamentos dos indivíduos.
c) A disciplina relaxada impacta positivamente no desenvolvimento da criança pois a coloca como aquela que é capaz de se autogerir independente das ações executadas.
d) A monitoria negativa implica em adequada avaliação dos limites da criança entendendo-a como corresponsável pelo seu comportamento, de modo que regras excessivas são desnecessárias.
e) A negligência fortalece a autoestima da criança, pois ao se investir pouco afetivamente na criança, ela tende a se superar para sentir-se digna de receber afeto e reconhecimento.
Questão 4
A epistemologia genética é a teoria que apresenta de forma sistematizada o processo do desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Considerada pioneira pelo foco dado a inteligência como processo gradativo e adaptativo, tomava como referência o processo maturacional do desenvolvimento e sua relação com as demandas do ambiente para a sistematização dos estágios do conhecimento formal.
 
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2016.
Analise as afirmativas abaixo, considerando a teoria referenciada.
I – O raciocínio lógico formal apresenta-se como uma construção possível no período sensório-motor, pois neste o indivíduo já consegue estabelecer relações pautadas no pensamento hipotético dedutivo.
II – Dotada de inteligência prática, a criança no período sensório motor age sobre o mundo explorando os objetos e sistematizando esquemas de ação objetivando decodificar os objetos.
III – O pensamento da criança no período pré-operatório é marcado por equívocos de lógica pois seus raciocínios são direcionados pelas experiências particulares e centralizados em aspectos perceptivos.
É correto o que se afirma em:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) I, II.
e) II, III. X
Questão 5
Durante o atendimento de um paciente em sua clínica, o psicopedagogo responsável pelo caso percebeu alterações comportamentais significativas como agressividade, irritação, oposição e desinteresse acentuado pelas atividades escolares. Investigando junto ao paciente e a família, o profissional averiguou que a conduta da criança passou mudar após os jogos interescolares. Após várias conversas o profissional aplicou uma técnica de desenho no qual a criança desenhou o seguinte: um estádio cheio de pessoas o chamando de perna de pau, vaias escritas por todo o desenho; na sequência um banheiro onde há uma criança chorando e várias outras chamando-a de perdedor; por fim um refeitório no qual as crianças estão alegres e uma está isolada chorando. Investigando os desenhos a criança relata a psicopedagoga que desde os jogos os colegas de turma têm o culpado por terem perdido o jogo e estão agredindo verbalmente todos os dias.
Elaborado pelo Autor, 2020.
Considerando o caso citado, analise as afirmativas a seguir.
I – A criança está sofrendo bullying por parte dos colegas de turma o que justifica a alteração do comportamento.
II – Cabe ao profissional notificar e orientar a escola e a família do que está ocorrendo visando o bem-estar da criança.
III – Casos de bullying devem ser tratados somente quando é evidenciado queda no desempenho escolar da criança.
É correto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I, II. X
e) II, III.
Questão 6
D. W. Winnicott (1896-1971) nasceu na Inglaterra, estudou medicina e logo nos primeiros anos sentiu despertar em si uma atração pela infância. Conheceu a psicanálise por acaso, mas decidiu fazer análise pessoal. Em 1923, começou a trabalhar em dois hospitais psiquiátricos em Londres, nos quais se manteve por 40 anos atendendo crianças. Precursor e modelo para a psiquiatria infantil dinâmica, focou seu trabalho na análise da díade mãe-filho.
 
BRENTANO, I. F. Donald W. Winnicott (1986-1971). In: GOLSE, B.(orgs). O desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998, p. 75-88.
 
Em nosso estudo vimos que o desenvolvimento emocional infantil perpassa na concepção de Winnicott pela importância do vínculo com a mãe. Com base no exposto, consideramos que esta relação é fundamental para a criação de
um self integrado, avalie as afirmativas abaixo:
 
I. A forma como a mãe maneja seu bebê não interfere na qualidade dessa díade entre ela e seu filho.
II. A forma como o bebê é cuidado possibilitará a constituição da representação do esquema corporal.
III. Para ter funcionalidade psíquica quanto ao objeto transacional, a mãe não pode se ausentar nunca da presença da criança.
IV. Ao nascer o bebê não tem um self estruturado, desta forma, é necessário que a mãe tenha dedicação intensa para garantir uma sensação de tranquilidade e bem-estar para a criança.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e IV, apenas. X
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Questão 7
A interação família e escola acontece em vários níveis. Ambas são instituições culturais criadas pelos homens para protegê-los e ampará-los. Como sistemas que interagem, a criança trafega entre essas instituições trazendo em si a bagagem psicossocial que aprende e apreende em cada uma, determinando sua forma de atuação em ambas.
 
GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da Silva Araújo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
 
Sabemos que a educação e o relacionamento entre família e escola deve ser amistoso, ancorado em uma concepção de que a escola atua para além do campo cognitivo. Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir.
  
I. A escola desempenha papel fundamental como um espaço para aprender formas mais saudáveis e integrativas de relacionamento baseadas no respeito e reciprocidade.
II. Ao se estabelecer regras para as crianças é preciso cuidado, quando se estabelecem muitas regras, elas acabam por ser burladas. Regras para serem cumpridas devem fazer sentido.
III. Quando um profissional vai emitir um parecer sobre um aluno, é importante que tenhamos consciência e conhecimento da realidade daquele aluno, pois os fatores ligados à sua família interferem em seu rendimento e relacionamento na escola.
IV. Atualmente muitos pais não sabem como lidar com seus filhos, e por agirem de forma inadequada refletem que a agressividade é um comportamento certo. Esta situação interfere na escola, podendo levar as crianças utilizarem a violência para resolver seus conflitos.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV. X
Questão 8
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como sendo a situação de perfeito bem-estar físico, mental, social e espiritual do sujeito. Em nosso estudo vimos à importância de compreender o corpo, a mente e o convívio social de forma integrada. Vimos também que a família é a primeira instituição socializadora da criança, mas é na escola que a criança vai ser inserida na cultura geral da sociedade. Quanto à escola e sua relação com a saúde mental dos indivíduos ali inseridos, analise as afirmativas a seguir.
I. Na escola a criança reproduz o que vive em outros ambientes.
II. Aos profissionais da educação é essencial oportunizar no espaço escolar a experiência de respeito ao desenvolvimento psíquico saudável dos sujeitos.
III. A escola tem compromisso com a saúde mental de seus alunos, uma vez que ela é palco de socialização e é na escola que as crianças vão vivenciar toda uma gama de emoções, como amizade, solidariedade, rivalidade, ciúmes, competitividade, inveja, entre outros.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III. X
Questão 9
No ambiente escolar as crianças e adolescentes passam a conviver com diferentes normas sociais e valores morais. Estas diferenças culturais são fonte de grande crescimento e por isso entende-se que a Escola é a segunda instituição socializadora. Comportamentos como empatia com a diversidade social, amizade, solidariedade são alguns dos aspectos desenvolvidos que podemos citar.
GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
​
Considerando o papel da escola no que tange o desenvolvimento integral das crianças, marque F para falso e V para verdadeiro.
I – O ambiente escolar propicia a identificação de problemas no desenvolvimento precocemente favorecendo o prognostico das crianças.
II – Projetos que problematizam a vida dos deficientes físicos junto a população normal são exemplos de prevenção primária na escola.
III – Atendimento diferenciado para sujeitos vítimas de violência doméstica ou portadores de transtornos são exemplos de prevenção primária.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
a) V, V, F. X
b) V, F, V.
c) F, V, F.
d) F, F, V.
e) F, F, F.
Questão 10
Catarina e Thiago são pais dos gêmeos Gustavo e Henrique (8 anos). Com o aconselhamento da escola os pais procuraram auxílio com um profissional da Psicopedagogia, pois os gêmeos não apresentavam comportamento adequado para o ambiente escolar. Com base nos atendimentos do psicopedagogo, o profissional constatou que o estilo parental adotado pela família não favorecia o amadurecimento emocional dos gêmeos, o que desencadeou um comportamento de que tudo seria permitido.
 
Elaborado pela professora, 2019.
 
Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina avalie as alternativas que reflete o estilo parental adotado pela família exposta acima:
a) Os pais adotaram um estilo parental negligente, marcado pelo abandono dos filhos à própria sorte.
b) Os pais não adotaram nenhum estilo parental, por isso os filhos têm enfrentado problemas comportamentais.
c) Os pais adotaram um estilo parental permissivo, pois acreditam que as crianças devem ser criadas em liberdade total e sem regras. X
d) Os pais apresentam um estilo parental de autoridade, pois impõe aos seus filhos tantas regras que esta repressão é extravasada na escola.
e) Os pais adotaram um estilo parental democrático, construindo junto com os seus filhos experiências emotivas que transformam suas condutas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando