Buscar

ATIVIDADE 1 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 532023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Observe as imagens a seguir:
   
Fontes:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7as-brincando-brincadeira-1349887/. Acesso em: 20 jun. 2023.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7a-brincando-na-%C3%A1gua-885298/. Acesso em: 20 jun. 2023.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/menina-e-menino-ao-ar-livre-2725649/. Acesso em: 20 jun. 2023.
Após o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 (2020–2021), a comunidade científica passou a debater, de forma mais assídua, a importância da interação das crianças com ambientes abertos, em especial, com elementos da natureza. Os estudos decorreram da constatação do atraso no desenvolvimento motor e linguístico de crianças nascidas durante a quarentena, mas também nas falhas de aquisição de habilidades de crianças maiores.
Considerando o exposto, acerca da relação entre ambiente e desenvolvimento motor, discutido na Unidade III do material de estudo, produza um texto dissertativo de 10 a 20 linhas que justifique a veracidade da afirmação acima.
As atividades ao ar livre proporcionam experiências sensoriais e motoras únicas, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força nas crianças. Todos nos sabemos que a natureza oferece um ambiente rico em estímulos visuais e auditivos, favorecendo a aquisição da linguagem e o desenvolvimento cognitivo e motor de nossas crianças, quanto mais contato com a natureza mais eles aprendem. 
Para crianças mais velhas, a interação com ambientes abertos e elementos da natureza contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação, resolução de problemas e empatia. Sabemos que essas habilidades são fundamentais para o crescimento saudável e o bem-estar emocional das crianças. Com a pandemia onde foi proibido o contato com outras pessoas que nao fosse da familia, favoreceu para que as criancas ficassem retidas em seu mundinho.

Outros materiais