Buscar

AV1 DIREITO CIVIL V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 - DIREITO CIVIL V / 2020.2 (DIREITO CIVIL V (CCJ0225/3584785) 1001)
1. Pergunta - Joaquim(jogador) te procurou e explicou que está com o casamento marcado para o dia 12/10/2020, mas nessa data foi convocado pelo seu time para um jogo e não tem como comparecer na celebração. Ele já conversou com o noivo (Paulo), que ficou bastante chateado e não quer remarcar - mesmo que comemorem depois. Como advogado o que você sugere para solucionar o problema dos nubentes, sem fazer a remarcação? Explique e aponte o dispositivo legal.
2. Pergunta - Atualmente, tem-se a horizontalização dos deveres e direitos matrimoniais ? Explique sua resposta (com SUAS palavras)
3. Pergunta - Fernanda e Gustavo, ambos com 15 anos, se conheceram desde o ensino infantil, e agora decidiram conversar com os pais para contar-lhes o desejo de casarem. A família comemorou em um agradável almoço, contudo quando foram até o cartório para formalizar a união, foi informado que não será possível. Explique para o casal e os familiares o motivo de não puderem concretizar esse ato solene e se existe algo que possa ser feito.
4. Pergunta - Camila quando completou 18 anos de idade, descobriu ser irmã de Gabriel, 16 anos, filho de um relacionamento extraconjugal de seu pai com Eleonor. Gabriel por diversas vezes tentou se aproximar de Camila, que se nega a manter qualquer contato com ele afirmando não ser ele seu parente, pois não possuem qualquer grau de parentesco entre si. Camila tem razão? Explique sua resposta.
5. Pergunta - Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos foram casados e felizes, mas minha mãe acabou morrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama tardiamente descoberto e que lhe retirou a vida em pouquíssimos meses. Eu tinha um relacionamento muito bom com João e, após superarmos a morte prematura da minha mãe acabamos descobrindo que tínhamos muita coisa em comum. Resultado, começamos a namorar em 2008 e, em 2009 resolvemos casar. Fizemos todo o procedimento de habilitação para o casamento e, naquele mesmo ano, casamo-nos. Neste mês, no entanto, fomos surpreendidos por uma ação declaratória de nulidade do casamento proposta pelo Ministério Público que afirma que a lei proíbe o nosso casamento em virtude do parentesco. Amo João e depois de tantos anos juntos não posso acreditar que nosso casamento esteja sendo questionado. O Ministério Público tem legitimidade para propor essa ação? Nunca tive nenhum um vínculo de parentesco com João, como esse fato pode estar sendo alegado? Justifique suas explicações.

Outros materiais