Buscar

Perguntas e respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A porcelana odontológica convencional é uma cerâmica vítrea, que possui, como principais componentes químicos, minerais cristalinos tais como o feldspato, quartzo, alumina (óxido de alumínio) e, eventualmente, caolin e uma matriz vítrea, sendo considerada como material restaurador que possui características estéticas comparáveis as dos dentes naturais. Desta forma, procura-se o aperfeiçoamento da porcelana pura, tendo sido lançado no mercado sistemas totalmente cerâmicos para restaurações, como a nova geração de cerâmicas.  É de fundamental importância buscar a indicação correta dos materiais mediante as necessidades clínicas, sabendo dos seus limites, sendo essencial o conhecimento das vantagens e desvantagens.
 As cerâmicas odontológicas são materiais amplamente utilizados na clínica diária. Sobre esses materiais, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a.
São materiais friáveis que apresentam estabilidade de cor a longo prazo. 
b.
São materiais biocompatíveis que não apresentam resistência ao desgaste.
c.
Reagem com a maioria dos líquidos, gazes, substâncias alcalinas e ácidas.
d.
Apresentam alta condutibilidade térmica e elétrica.
e.
São materiais que apresentam grande dilatação e retração com a variação de temperatura
2 - O modelo de gesso deve ser uma representação fiel da realidade bucal do paciente. Ele servirá como orientador dos trabalhos e mediador da conversa entre técnico e cirurgião dentista – quem prepara o molde que permitirá a confecção dos modelos pelos laboratórios de prótese. Esse modelo orienta todo trabalho de prótese dentária, mas quando se trata de próteses fixas como laminados cerâmicos, lentes de contato dentais ou coroas, por exemplo, sua segmentação é imprescindível. Porque a região onde essas peças serão instaladas precisa ser analisada minuciosamente por quem irá confeccioná-las. Como conseguimos essa precisão? – com a troquelização do modelo. Troquelizar permite a remoção do elemento do modelo para trabalho em peças individuais com visão 360º e visualização precisa das linhas de término para sua correta demarcação. Posteriormente é possível fazer o encaixe da peça no modelo para testes de adaptação, analisando a harmonia em todo o conjunto. Cada elemento é trabalhado em um troquel, e cada detalhe importa.
 A confecção de modelos troquelados é essencial para a correta execução de trabalhos em prótese parcial fixa. Sobre essa técnica, é CORRETO afirmar que: 
Escolha uma:
a.
Não permite que seja realizado desgaste no gesso baixo da cervical do preparo.
b.
Está indicada somente para próteses parciais fixas unitárias.
c.
Tem por objetivo facilitar a visualização e o acesso ao término cervical. 
d.
Está contraindicada para a confecção de coroas totais indiretas em resina composta.
e.
Está indicada apenas para coroas venner.
3 - A porcelana dental, quando comparada a outros materiais estéticos tem uma superfície mais lisa e brilhante, a qual é atingida pelo glazeamento. Esse tratamento conhecido também por glaze ou vitrificação, é capaz de tornar sua superfície brilhante e polida, semelhante à de um dente natural. No entanto, durante os procedimentos .clínicos de instalação, o ajuste com pontas diamantadas é inevitável. Os desgastes são geralmente realizados para ajustes da oclusão, acabamento das margens das restaurações cimentadas, melhoria da aparência estética ou para correção de imperfeições de forma, textura e contorno, alterando, assim, a superfície da cerâmica glazeada. Uma das alternativas para se recuperar a lisura superficial perdida nas restaurações de cerâmicas é a realização de um novo glazeamento, o que acarreta no acréscimo de uma sessão clínica, visto que não é prática comum a presença de um forno para cocção de cerâmica nos consultórios odontológicos.  Além disso, o glaze apesar de ser um dos fatores importantes na estética, no que diz respeito à reflexão da luz, muitas vezes pode modificar o valor das restaurações, refletindo mais luz que os dentes naturais, criando um aspecto artificial
As coroas metalocerâmicas continuam sendo uma modalidade de tratamento restaurador bastante utilizadas pelos cirugiões-dentistas. Em relação à porcelana, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a.
A cocção é realizada sob baixas temperaturas.
b.
O glazeamento é importante, não apenas para conferir lisura estética, mas também para dar resistência superficial ao material. 
c.
A cocção das porcelanas feita a vácuo aumenta a quantidade de bolhas (porosidades) na massa.
d.
A cocção das porcelanas feita a vácuo não diminui a quantidade de bolhas (porosidades) na massa.
e.
Bolhas na massa, após a cocção, não diminuem a resistência do material.
4 - A boa moldagem pode ser obtida de muitas maneiras, mas não de qualquer maneira. Independente do material a ser utilizado, o resultado deveria ser bom, se a técnica adotada fosse correta. Considerando a importância dos materiais para moldagem e modelos, qualquer que seja o tipo de prática odontológica, seria conveniente avaliar as propriedades físicas, técnicas utilizadas, custo e disponibilidade no mercado. Além disto, a habilidade e a preferência pessoais do profissional também são fatores importantes no momento da escolha, considerando que a obtenção de um resultado excelente estaria mais na dependência da habilidade do profissional, do que necessariamente do material usado. Os silicones por adição apresentam resistência à ruptura e tempo de trabalho moderados, rápida recuperação elástica, sem cheiro ou gosto, podendo ser vazados até uma semana após a confecção do molde, sendo estáveis em soluções desinfetantes e disponíveis comercialmente em dispensadores automáticos. Entretanto, são hidrófobos e difíceis de serem vazados, relativamente caras, deficiente adesão à moldeiras, polimerização inibida pelo enxofre das luvas e pelos sulfatos de ferro e de alumínio, possuindo validade curta. O segundo vazamento do molde sempre produzia um modelo menos preciso que o inicial,  embora o material apresentasse resistência ao rasgamento similar ao silicone por condensação e ao poliéter. Os silicones por adição eram considerados borrachas sintéticas conhecidas como polivinilsiloxanos, cuja reação de presa não gerava subprodutos, razão da melhor estabilidade dimensional.
Imediatamente após realizar uma moldagem de dois pilares para a confecção de uma prótese fixa de três elementos, um cirurgião-dentista entrou em contato com o técnico em prótese dentária, relatando que estava enviando o molde ao laboratório para a confecção de modelo troquelado. De acordo com a guia de requisição do cirurgião-dentista, o material utilizado foi um silicone de adição. A conduta adequada para a confecção do modelo de gesso para esse material seria o vazamento:
Escolha uma:
a.
de 1 a 2 horas após a moldagem até 15 dias após a confecção do molde com gesso tipo IV. 
b.
imediato com gesso tipo IV.
c.
imediato até 15 dias após a confecção do molde com gesso tipo IV, desde que o molde seja mantido imerso em água nesse período.
d.
imediato com gesso tipo II.
e.
tardia até 20 dias com gesso tipo II.

Outros materiais